O que NÃO Fazer em Veneza

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

20150509-IMG_0624

É fácil encontrar sugestões de o que fazer em Veneza quando se planeja uma viagem para lá: dicas pipocam em revistas impressas, blogs, sites turísticos, afinal é um dos destinos mais famosos do mundo, procurado por mochileiros e magnatas. E gente como eu, que arrasta a mala de rodinha pelas ruas estreitas de Veneza depois de subir com ela no barco, descer com ela do barco… Eu sei, eu sei, uma das coisas a não fazer é carregar mala grande.

O QUE NÃO FAZER EM VENEZA

O que não fazer na Piazza San Marco

A Praça de São Marcos é o centro popular de Veneza e tenho ao menos cinco sugestões do que não fazer por lá: 

  • não comer ou beber ali porque tudo é caro e há pontos mais charmosos e tranquilos;
  • não dar mole, pois há muitos batedores de carteira;
  • não vestir roupas que deixem ombros, colo ou pernas desnudos quando for entrar na Basílica;
  • não alimentar os pombos e muito menos deixá-los comer em sua mão;
  • não servir de alvo aos pombos (eu sei, essa não dá pra evitar). Eu sou tão chique, mas tão chique, que nunca levei coco de pombo na cabeça no Brasil, mas tomei duas vezes em uma mesma viagem pela Itália: em Siena e… na Praça de São Marcos.
Ficar boquiaberto na Basília pode
Ficar boquiaberto na Basília pode

Não fazer bate e volta

Eu sei que hotel em Veneza é caro, mas se puder durma ao menos uma noite por lá. A cidade fica mais calma e vazia antes das 9h e depois das 18h, justamente porque todos estão vindo de ou voltando a seus hotéis em Mestre. A dica é não fazer bate-volta a partir de outra cidade  pois não dá pra sentir Veneza em apenas um dia e você cometerá a injustiça de dizer que Veneza não te encantou. Sério, como pode não encantar? Só se você não tiver tido chance, mesmo.

Não fique apenas nos pontos turísticos

Não fique apenas nos pontos turísticos e ruas principais. Perca-se. Sei que isso vale para muitas cidades, mas aqui a coisa é séria! Você só se encontra em Veneza quando se perde. É chavão, todo mundo sugere, mas como é gostoso sentir isso na pele…

Veneza viagem

Não se desconecte

Nunca, jamais, saia para vagar por Veneza sem um app de mapa e o endereço de seu hotel. É outro chavão dizer que Veneza é um labirinto, mas é isso mesmo. Perder-se é essencial, mas encontrar-se é necessário!

Não tenha um ataque cardíaco durante a acqua alta

Quando a maré sobe e parte da cidade inunda, fenômeno popularmente conhecido como acqua alta, os barcos-ambulâncias não passam por baixo da maioria das pontes! Brincadeiras à parte, não se assuste, o fenômeno acqua alta é bem comum, principalmente no inverno, mas é raro chegar a ponto de impossibilitar a passagem de barcos.

Não caminhe entre as duas colunas da Praça de São Marcos

Esta é uma superstição local, pois era onde as execuções ocorriam e acredita-se que passar entre elas dá azar.

Veneza Praça de São Marcos
Vai que dá azar…

Café em pé

Vai tomar um cafezinho? Não se sente ou pagarás caro por isso. Não, não é uma maldição ou superstição, mas tomar café em pé no balcão pode custar 4 vezes menos, dependendo da localização.

Não assassine o italiano

Não tente falar italiano simplesmente usando sufixos (tipo caminhone para caminhão) e sotaque de novela da Globo ambientada na Mooca. Sim, tem gente que faz isso, acredite.

Não dê atenção a ambuantes

Sei que é uma tremenda falta de educação, mas aja como se os vendedores ambulantes fossem invisíveis. Ao primeiro sinal de interesse de sua parte, eles te perseguem insistentemente, gritando o preço, principalmente os vendedores de bolsas falsificadas (que são lindas, mulheres, resistam! rsrsrs). 

Não ouça gente que se acha

Não entre na conversa de blogueiro-cabeça que diz que andar de gôndola é muito turístico, é clichê, etc. Faça o que te faz feliz, mesmo que isso custe € 80. Seja feliz ouvindo o gondoleiro entoar O Sole Mio enquanto você se lembra da propaganda do sorvete Gelato (nossa, entreguei minha idade agora!).

Não se reprima

Canta, Dança, sem parar… OK, talvez dançar seja meio exagerado, mas não deixe de cantar junto com o gondoleiro ao menos uma que todo mundo sabe:

Volare, oh oh, cantare, oh oh oh oh. nel blu dipinto di blu, felice di stare lassù…  

A blogueira que vos fala entoando um Volare
entoando um Volare

Não fique na mão

Não esqueça de levar power bank, de carregar as baterias, de levar um tripezinho para fotografias noturnas caso ainda opte por câmeras fotográficas. Ou faça como eu, que esqueci o tripé e improvisei apoiando a câmera no corrimão.

Veneza à noite


E você, tem alguma dica do que não fazer em Veneza? Deixe aí nos comentários.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Concordo em gênero, número e grau! Ótimo post 🙂 Estive em Veneza no carnaval passado e não vejo a hora de voltar para me perder por lá. Como me perdi, rsrsr! Passei dois dias e meio e ainda assim faltou tempo.

  2. Você explicou com exatidão o que não fazer! Eu acrescentaria não usar salto, nunca! E não comprar máscaras ou “lembranças” sem certificação da Itália! Máscaras venezianas são feitas de papel marchê e não de plástico. Custas o dobro, mas são as verdadeiras, Pior do que fazer coisas “clichês”, é trazer produto falsificado ou imitações. Ao se perder nas vielas, encontrará certamente artesãos e é lindo vê-los trabalhar. Não vá a Murano só para comprar um souvenir. Na ilha onde se fabrica o vidro do mesmo nome, é mais caro( isso porque pra você eles vão vender uma peça e pros revendedores 1000. Uma dica boa: há uma Albergheria que fica dentro de Veneza e vale a pena ficar lá porque o preço é mais justo e é um apartamento.

    1. Oi, Paula. Saltos altos deveriam estar em todas as listas, pois não combinam com sightseeing! Boa dica sobre as máscaras. Eu fui a Murano na minha primeira vez e no post eu falei que não vale a pena, na minha opinião. Vou dar uma olhada nessa Albergheria, valeu mais essa dica! Abraços

      1. Na minha mala não falta nunca tênis, e daqueles de academia, rs. Na verdade já viajo com ele. Tenho dificuldade em escolher + outro sapato para usar em locais mais “sociais”. Levo bota? Mocassim? Sapatilhas? A dificuldade em épocas e locais mais frios, o ideal são botas, mas que podem ser desconfortáveis, ocupar muito espaço, serem pesadas. Já comprei + de 5 botas pretas, e sempre tenho dúvidas. Acho ideal as sapatilhas, mas qdo não é uma época e lugar + frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.