O que há por baixo de Veneza?

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Veneza aterro

Como Veneza foi aterrada

Veneza era um conjunto de 65 ilhas, na região de Vêneto, noroeste da Itália. O povo começou a ir para lá muito antes das gôndolas e dos turistas, no século V, quando aquelas terras, ou águas, pertenciam ao Império Bizantino (ah, por isso a arquitetura!). Tudo bem até aqui?

Quatro séculos depois, Veneza tornou-se independente e como era um lugar com vista para um mar verde e lindo, o Adriático (versão pessoal da blogueira), ficou super populoso e precisou-se de mais espaço. Como acontece em muitas ilhas, onde não há terra, aterra-se!

No século XI, Veneza já era um dos reinos mais ricos e rota de comércio marítimo entre o Ocidente e o Oriente. Mas um baixinho porreta chamado Napoleão conquistou o território (acho que esse cara inventou o War, mas ocupado com as guerras não patenteou, dançou!) no final do século XVIII e só em 1866 é que Veneza passou a ser parte da Itália, quando o país da bota e a Áustria assinaram um acordo de paz.

Veneza no tempo de Marco Polo
Veneza no tempo de Marco Polo em 1271

MAS COMO ASSIM, ATERRA-SE? É, eu sempre fico impressionada com a engenharia de pirâmides, templos, canais, torres em épocas ‘sem tecnologia’. Mas vamos à obra:

  • Milhares de pilares de madeira (olha o desmatamento aí, gente!) de 3 a 4,5 metros foram fincados em argila compactada e – pasmem: são os mesmos que estão lá até hoje! A explicação é que por não terem contato como ar, não apodrecem. Minha mente inquieta fica imaginando se alguém confere isso de vez em quando. Dá um filme-catástrofe legal de Hollywood, hein?
  • Sobre os pilares foram dispostas tábuas, que receberam pedras calcárias provenientes do outro lado do Adriático, onde hoje é a Croácia. A ideia, que funcionou, era barrar a passagem da água e então aterrar com material vindo do fundo dos canais.
  • Depois paredes de tijolos foram levantadas para marcar os limites da ilha e vários pequenos canais se formaram.
20150510-IMG_0893

Outras curiosidades sobre Veneza

  • em frente ao Palácio Ducal, onde hoje é a Praça San Marco, havia um porto que foi aterrado no século XII?
  • nos últimos 100 anos Veneza afundou mais de 20 centímetros? foram 7,5 cm em função da elevação do nível das águas e mais de 15 cm em razão da compressão natural do solo somada à exploração de poços artesianos – e à quantidade de turistas (?)
  • o número de turistas em Veneza é supero o de moradores? Não é à toa a instituição de taxa para turistas de bate e voltas.
  • existem 409 pontes em Veneza – e eu achando que tinha cruzado muitas!
canais de Veneza
  • os canais pequenos têm profundida de 2 metros?
  • o Canal Grande tem 106 metros de largura?
  • a ponte Rialto foi inaugurada em 1591, a primeira sobre o Grande Canal
  • no século XIII a Praça San Marco foi pavimentada com ladrilhos em padrão de espinha e tinha linhas que organizavam o mercado local? No século XVIII houve nova reforma (puxa, assim as lojas de material de construção não resistem! cinco séculos entre uma obra e outra?!) e no seguinte mais uma, para alívio do Castorama, C&C, Telhanorte…
  • o diminutivo de Veneza é Venezuela
  • Veneza tem 6 bairros, chamados Sestieri (San Marco, Cannaregio, Santa Croce, Castello, San Polo, Dorsoduro) e a numeração das casas não é de acordo com a rua, mas do bairro
  • a palavra ciao tem origem veneziana. As pessoas se cumprimentavam dizendo “s-ciavo vostro”, que significa “seu servo, a suas ordens” e com o passar do tempo ficou “s-ciao” e finalmente “ciao”. Vosmecê sabia disso?

Interessante, né? Mas eu ainda prefiro te dizer que Veneza é uma cidade apaixonante, apesar da multidão, da aparência decadente, da comida ruim, dos preços altos. Gosto tanto que dói!

Ciao!

San Marco
San Marco

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Adorei seus comentários e curiosidades sobre a bela Veneza. Estou no barco, a caminho do aeroporto, me despedindo da cidade, passei quatro dias incríveis aqui. (Só discordo da comida ruim, eu dei sorte, comi muit bem!)

  2. Adorei a postagem! também adoro Veneza, que sempre me toma tal qual um mistério, por mais que se explique sua construção…
    Tenho visitado teu blog quase diariamente, pois além de gostar do que você escreve, me identifico à posição de “mulher casada viaja”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.