10 motivos para ir ao Peru

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Peru é um país rico em natureza e história e tem Machu Picchu como seu maior e mais popular atrativo. Fui para conhecer a cidade inca, mas descobri outras maravilhas também – embora ainda haja muitas mais. Neste post listo 10 motivos para ir ao Peru, caso você precise de incentivos.

Peru-o-que-fazer-visitar

Se você acha que Machu Picchu é só para jovens e/ou aventureiros que se arriscam no Trem da Morte (trem que liga Quijarro a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia) ou que é preciso carregar uma mochila por 4 dias pela Trilha Inca e isso te manteve longe da possibilidade de conhecer essa maravilha histórica, cultural e natural, saiba que esta pode ser uma viagem bastante confortável.

Peru Machu Picchu com conforto
página do meu álbum de scrapbooking do Peru

Como adoro viajar, as cidades mais visitadas e as maravilhas do mundo estão na minha lista e um dia perguntei para meu marido “Vamos para Machu Picchu?” Ele, que raramente se empolga com meus impulsos de viajante, respondeu em uma só surpreendente palavra, mesmo que sem muita emoção: “Vamos”. E foi assim que começou uma das minhas mais belas e surpreendentes viagens.

Meio correndo, para aproveitar o feriado de primeiro de maio, comprei um pacote de uma operadora denominado Peru Express (eu não tinha muito tempo, mesmo!), com aéreo pela Taca, traslados, um tour por Lima incluso, hospedagem, seguro.

Com tudo pronto, nenhum preparativo, certo? ERRADO! Se você gosta de viajar, vai ler blogs, revistas, depoimentos de quem já foi, comprar guias, etc. para começar a viagem antes da data escolhida.

Não ganho nada do governo peruano para divulgar o país, mas recomendo muito essa viagem, simplesmente porque tem um pouquinho de tudo. Vou colocar algumas fotinhos para dar água na boca e enumerar esses pouquinhos em 10 motivos para ir ao Peru:

1. Sobrevoar a Cordilheira dos Andes

Você sobrevoa a Cordilheira dos Andes, uma emoção única sujeita a turbulências. Também é possível ver ao longe as casas e terraços de agricultura no topo das montanhas, costume do império inca.

Como é sobrevoar os Andes

2. Culinária Peruana

Se ficar uns dias em Lima, se surpreenderá com a boa comida e linda apresentação dos pratos. E a preços acessíveis para os padrões de SP. E nos restaurantes de Cusco também!

Peru Lima onde comer

3. O inusitado trânsito de Lima

Lima vai te fazer lembrar do trânsito caótico da Índia ou do Cairo (tem até Tuk tuk, aquele triciclo motorizado), o que é uma atração a mais. E de quebra, você vai achar que os motoristas de São Paulo ou do Rio de Janeiro são educadíssimos! É buzina pra todo lado e por qualquer coisa.

trânsito em Lima Peru

4. Pirâmides em Lima

Outra coisa tão pertinho de casa, aqui na América do Sul: pirâmides. Lima tem no meio do centro da cidade!

Peru pirâmides

5. As pessoas

Na minha opinião, o motivo mais enriquecedor: andar pelas ruas de Cusco e observar os hábitos dos locais, onde a cultura inca se faz mais presente, embora seja uma cidade populosa e cheia de turistas. Ou eu tive sorte por ser uma data festiva e o povo tinha saído das montanhas…

Cusco Peru

6. A viagem de trem entre Cusco e Machu Picchu

A viagem de trem pela Peru Rail: que delícia acompanhar a mudança de vegetação de altitude para floresta tropical ao som da música peruana, tendo na ida a expectativa de conhecer a cidade sagrada inca e no retorno a alegria de tê-la conhecido.

Peru Machu Pichu de trem
O Vista Dome, de Machu Picchu a Cusco

7.  Tomar as bebidas locais

Tomar inca cola (onde mais você beberia um refrigerante com esse nome?) e pisco sour, este último, aprendi, divide a origem com Chile, numa disputa que não tem fim…

pisco sour Peru
Nem tava feliz por ter conhecido Machu Picchu

8. Sentir os efeitos do soroche

Bem, isso é bom para quem não chega a passar mal, claro, pois o soroche, ou mal de altitude, deixou um colega de viagem de cama, de tanta tontura que sentia em Cusco. Tomar chá de coca, chupar bala de coca, mascar a folha de coca, tudo isso pode ajudar e é muuuuito inusitado.

Cusco coca
Balinha de coca
20130428_183206
Chá de coca industrializado!

9. Conhecer a bela arquitetura colonial de Lima

Lima não é uma cidade tão querida pelos brasileiros, mas eu gostei muito dos dois dias passados lá e de apreciar a arquitetura colonial no centro e mesmo a renovada orla marítima no bairro Miraflores.

Lima dicas

10. Machu Picchu, claro

Esta foto você já viu mais de mil vezes, mas quando se depara com a cidade inca, com os sons, os cheiros e um silêncio respeitoso e emocionado que todos fazem ao vê-la pela primeira vez, observando-a do alto da montanha, como se estivessem prestando uma homenagem em respeito a ela. Quando você chegar lá, você vai querer tirar uma foto, também, para ser só mais uma. Mas será a sua! Você esteve lá.

machu picchu Peru
A clássica, mas SUA foto de Machu Picchu

Estas foram algumas das minhas experiências, mas tem muitas belezas no Peru e quem listou algumas delas foi a Vivian do Viva Viaje, em Peru muito mais que Machu Picchu.

Se você tiver mais tempo que tivemos, inclua em seu roteiro as Linhas de Nazca. As meninas do blog Estrangeira fizeram e contam tudo no post Sobrevoo das Linhas de Nazca.

E o que dizer do maior lago da América do Sul? A Bruna do ótimo Expressinha deixa as dicas em Lago Titicaca – Uma lindeza em Puno, Peru.

Mais dicas do Peru

Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 2: Lima

Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 3: Cusco

Machu Picchu, Cusco, Lima parte 4: Machu Picchu e Peru Rail

Machu Picchu, Cusco, Lima – parte 5: Águas Calientes

Planeje sua viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. O Peru é mesmo incrível! Eu viajei pra lá no esquema pobre/trem da morte/mochila nas costas e foi maravilhoso também kkkkk só não comi tanta comida gostosa pq fiquei vivendo de miojo no hostel, uma pena 🙁

  2. Adorei as dicas! Tenho muita vontade de conhecer tudo, principalmente a parte dos sítios arqueológicos, contudo, ainda não fiz essa viagem porque tenho um garotinho de apenas 3 anos. Será que consigo fazer esse roteiro com ele?

    1. Oi, Simone! A primeira coisa que eu faria seria perguntar a opinião do pediatra, por causa da altitude de Cusco (4 mil acima do nível do mar), que traz certo desconforto, como dor de cabeça e em algumas pessoas enjoo. Em Machu Picchu não senti os efeitos do soroche, apenas um pouco mais de cansaço. Anda-se bastante para conhecer a cidade inca sagrada, mas com calma e respeitando o tempo do seu filho, não haveria problema. Leve alimentos e água, pois se precisar disso no meio da cidade é um desgaste ter que ir até a portaria para comprar algo. A viagem de trem é muito tranquila, também. Como eu disse, é só uma questão de saber como crianças podem se sentir e levar medicamentos apropriados como prevenção. O mal de altitude diminui conforme seu corpo se acostuma a ele, então acho prudente passar alguns dias em Cusco antes de seguir viagem de trem a Machu Picchu. Abraços!

  3. Leio e releio seu post sobre MP!!! Estou planejando ir com meus filhos de 20 e 10 anos em setembro (é uma boa época?),pretendo ficar três dias inteiros, só estou confusa com os passeios rsrs, preciso pesquisar mais!!! Estávamos na duvida entre Cuzco e El Calafate, depois de ver as fotos das geleiras fique mais dividida!!! Mas decidimos primeiro por Cuzco e ano que vem vamos para El Calafate!!!
    Abs Andreia

    1. Ah, Andreia, dúvida cruel! rsrsrs. Peru foi uma das viagens mais lindas que já fiz, mas amei o Sul da Patagônia e principalmente Torres del Paine, no Chile. E eu também li e reli sobre o Peru em um blog que adoro e sugiro que você leia também, o Sunday Cooks. Eles explicam direitinho sobre o clima: http://sundaycooks.com/2012/08/29/melhor-epoca-para-visitar-machu-picchu/. Se você gosta de passeios nessa linha, vou te dar mais opções: O Parque Yosemite na Califórnia (http://mulhercasadaviaja.com/?s=Yosemite) e a Icefields Parkway (http://mulhercasadaviaja.com/2014/06/26/icefields-parkway-a-estrada-nas-rochosas-canadenses/), uma estrada que corta parques nas Rochosas canadenses. Boa viagem, mande suas fotos lá no Facebook depois!

  4. Lindo seu depoimento sobre Lima, Cuzco e Machu Picchu!! Senti exatamente dessa maneira minha primeira ida por lá! É tudo tão lindo, tá mágico!! Voltei e voltarei sempre! Há muitas coisas para se ver e aprender nas montanhas de Cuzco e arredores! Abraços, Sonia.

    1. Oi, Sonia! Sempre digo que é uma das viagens mais lindas que já fiz, mas eu tehno uma lista enorme de lugares para conhecer e não dá pra ficar voltando para todos que gosto (rsrsrs), quem sabe daqui uns anos… abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.