O que Fazer em Cusco e impressões

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Plaza de Armas Cusco
Plaza de Armas, a principal da cidade

Pode não ter o mesmo glamour de Machu Picchu, mas Cusco é uma cidade marcante. Trago aqui informações de o que fazer em Cusco e minhas impressões, como parte de nossa viagem ao Peru, quando visitamos também Lima, Águas Calientes e Machu Picchu.

Chegando e Cusco

E chegou o dia de embarcar para Cusco e a emoção aumentou, afinal, a partir de Cusco saem os trens com destino a Machu Picchu, o objetivo principal da viagem. Mas isso não tira o brilho de Cusco, cidade interessante e que não merece ser apenas parada para Machu Picchu.

Cusco significa “umbigo do mundo” e era o centro administrativo do império inca. Fica no Vale Sagrado dos Incas e a partir dessa cidade de 300.000 habitantes é possível chegar a várias ruínas incas, percorrendo distâncias de no máximo 32 km, ou seja, bate-volta tranquilinho.

O vôo entre Lima e Cusco é rápido (1h20) e muito interessante, pois você vê o brilho das janelinhas no alto das montanhas e fica imaginando “não é possível que sejam casas, como é que se chega até ali, no alto dessas montanhas? E como é que se vive ali, no alto das montanhas?” Quando você se aproxima de Cusco e o avião vai perdendo altitude é que realiza que muitas cidades ficam a 2.000, 3.000 metros acima do nível do mar – o que justifica o nome povos andinos. Cusco está a 3.400 acima do nível do mar. Caminhe com um soroche desses!

Lima a Cusco

O pouso foi uma atração, pois sobrevoamos parte da cidade, o estádio Inca Garcilaso de la Vega (inca com nome de espanhol?), referência dos brasileiros do mal de altitude devido às partidas do Brasil por lá. A impressão que tive é a de que o avião ia parar em um topo de montanha qualquer, porque tudo é com relevo – Cadê esse aeroporto, gente?! Então o avião fez uma curva quase tocando uma das montanhas e pousou.

O aeroporto parece um terminal de rodoviária, pequeno e simples. “Tá sentindo algo?”, perguntávamos um ao outro, na expectativa do soroche. Nada – ainda… Traslado ao hotel tranquilo, primeira impressão da cidade (árida, quente – era quase meio dia no final de abril), chegada ao hotel, checked in e pumba! Soroche, o “mal de altitude” chegou.

Soroche = mal de altitude

No primeiro dia em Cusco tivemos uma sensação de zumbido constante nos ouvidos, leve dor de cabeça e cansaço, muito cansaço. A princípio subíamos quatro degraus e ficávamos ofegantes. É por isso que se aconselha aos viajantes que fiquem vários dias em Cusco para se acostumarem à altitude e não fazerem nada que demande esforço no primeiro dia caso tenham trilhas a enfrentar.

Nem todos sentem sintomas leves: um carioca que viajava com a esposa ficou acamado e nem conseguiu ir a Machu Picchu, coitado! Mas ele foi a exceção: a cidade estava cheia de turistas de todas as nacionalidades, classes sociais e idade, um clima muito gostoso, que eu sentiria ainda mais em Águas Calientes, por ser um vilarejo.

Atualização: Na verdade é porque amo esse clima de montanha de mochilas nas costas e botas de trekkin. Depois do Peru, estivemos em vários destinos de montanhas, como Torres del Paine, Montanhas Rochosas, Montanhas Dolomitas, Alpes alemães, Alpes Julianos, e hors concours Alpes da Suíça

No dia seguinte os efeitos do soroche estavam amenizados. Mas é claro que aproveitei para tomar chá de coca! Ir a Cusco e não beber chá de coca é como ir a Lima e não tomar pisco sour!

chá de coca soroche

O que fazer em Cusco

Nossa primeira “atração turística” em Cusco foi Convento de Santo Domingo, ou Q’Orikancha, na língua quechua, localizado na Av. Sol. Contratamos uma guia local credenciada que nos acompanhou na visita, o que foi bem interessante, pois ela estava disponível para nós, apenas, e respondia a nossas dúvidas e perguntas. O ingresso custou 10 soles, mas não tenho registro do valor pago à guia, sorry!

Cusco templo do sol
Repare nos muros: as pedras lisas e perfeitamente assentadas (sem rejunte) são inca. As demais, coloniais.

Mas antes do tour começar, fiquei observando o jardim, as pedras do muro que sustentam o templo e as pessoas que passavam as horas sob o sol de Cusco (sim, eu ainda observo antes de fotografar!). O clima é gostoso, mas sinto um incômodo ao ver as pedras do período colonial sobrepostas às do período inca, um símbolo concreto, palpável e à ista de todos da imposição do conquistador espanhol. É fácil racionalizar e compreender que sempre foi assim, the winner takes it all, mas quem disse que incômodo é racional…

Embora algumas ruelas pavimentadas com granito bruto tenham me lembrado as Cidades Históricas mineiras, no Brasil do século 16 não havia templos e palácios como aqui, então a aculturação não está visível na arquitetura. Talvez pelourinhos sejam uma evidência que me deixam com o sentimento que tive ali, enquanto minha cabeça girava pelo soroche.

Cusco o que fazer
igreja Cusco Peru
Impressionante a diferença entre os cortes colonial e  inca

Não se engane pelo nome do Convento achando que encontrará a religião católica lá. Hoje o que está em evidência é a cultura inca. Nos jardins do Convento você pode observar vários blocos de pedra largados. Os pesquisadores não conseguiram explicar a onde pertenciam mas a precisão do corte impressiona. Eram os Deuses astronautas? Alienígenas do Passado? Não sei, mas em Machu Picchu o guia local nos explicou que houve tentativas contemporâneas de cortar as rochas tal qual era feito durante o Império Inca e mesmo com a tecnologia de que dispomos hoje não se obteve sucesso. Mistério…

Cusco Jardim Sagrado Inca
o que fazer em Cusco
Decoração colonial

A foto acima mostra como os espanhóis decoravam as paredes do antigo templo inca: gesso e pinturas. Este é o único exemplar remanescente e foi recentemente restaurado.

Cusco dicas
Cusco criança
A menina estava chupando uma pedra. Tentamos conversar com ela, mas não conseguimos. E cadê a mãe?

Ao redor do templo, além do jardim, você encontrará alguém disposto a ser fotografado com sua alpaca em troca de alguns soles.

alpaca alvaro-163604

Optamos por permanecer na cidade pois tínhamos apenas uma tarde e uma manhã em Cusco, com horário apertado para o trem para Águas Calientes e o vôo para Lima, no retorno. Quem dispõe de mais tempo adquire o Boleto Turístico no Centro de Informações Turísticas na Av. Sol, optando pelo passe válido por 10 dias a 130 soles, com visitas ao Vale Sagrado dos Incas – Pisaq, Chinchero, Ollantaytambo, ou somente o City Tour, por 70 soles. Este último inclui não só as atrações da cidade, mas Saqsayhuaman (aprendi que a pronúncia é parecida com a do Inglês sexy woman – ficou mais fácil!), Qenqo, Puka Pukkara e Tambomachay.

Alpacas X llamas

Aliás, qual a diferença entre lhamas e alpacas, perguntei por lá. A alpaca possui o pelo mais macio e em maior quantidade, embora seja quase metade do tamanho da lhama,  por isso é usada na obtenção da lã, enquanto a lhama é mais usada para carga (e corte, me disseram depois). Você sabia que 85% da população mundial de alpaca está no Peru?

Cusco Praça Central
A Plaza de Armas e Pachacutec, o imperador Inca

Impressionou-se com a quantidade de igrejas em Ouro Preto-MG ou Roma-Itála? Em Cusco chega a ser engraçado, pois é uma a cada quadra! A Plaza de Armas abriga a Catedral e  a Compañia de Jesús. A Catedral foi construída sobre o Palácio Inca Wiracocha, entre 1579 e 1679 e nela foram usadas pedras extraídas dos muros da Fortaleza de Saqsayhuaman. No centro da praça, um chafariz com estátua de Pachacutec, o mais importante imperador Inca.

dicas de Cusco Peru
Cusco onde comer
Cusco passeios e atrações
roteiro Cusco

O que comprar em Cusco

Se você gosta de trabalho em tear, vai querer visitar a Associação de Tecelões, também na Av. Sol, onde poderá observar a habilidade desses profissionais. O centro traz ainda uma série de lindas fotos sobre a passagem da vida na cultura andina, como cerimônias de casamento e funerais e, claro, sobre o processo de fiar a lã das alpacas.

No mais, para quem tem pouco tempo, o gostoso é passear pelas ruas e observar os “locais” e fazer umas compras – comprei mantas quentinhas e lindas que uso no sofá no inverno, e transformei um pano bordado em um quadro e outro na capa de meu álbum de scrapbook do Peru.

Peru compras

Claro que luvas, gorros (sabe aquele que cobre as orelhas, que você compra e só usa por lá mesmo?), malhas, cachecóis valem super a pena, além das lembrancinhas tradicionais, como alpacas-ímas de geladeira (cada lugar que visito, trago um ou dois ímãs rsrsrs). Ah, o algodão peruano é muito macio e durável, pode comprar camisetas de olhos fechados nas barraquinhas!

Dica de lembrancinha: tem filhos ou sobrinhos? Traga uma alpaca-brinquedo, feita com a própria lã. Mas em casa quem gosta mais é minha shi tzu, deve ver alguma semelhança na pelagem…

Cusco dicas
Praça no final da Av. Sol, em frente ao Sonesta

Um galpão no final da Av. Sol abriga o Centro Artenasal de Cusco, com várias barraquinhas de mais do mesmo. Eu achei maior diversidade e bons preços nos arredores da Praça São Francisco. Pechinche sempre! Mas às vezes as mercadorias são tão em conta que eu ficava até envergonhada em pechinchar.

Há uma grande oferta de drogas em Cusco. Por isso, na Plaza de Armas, por exemplo, se um ambulante se aproxima para vender doces ou aquarelas, a Polícia de Turismo (!) apita e ele se afasta.

Cusco segurança
A elegante Polícia do Turismo

Cusco em dia de festa

Nosso último dia no Peru foi em Cusco, depois de voltarmos de Machu Picchu e Águas Calientes. Era o feriado de 1º de Maio e a cidade estava em festa, com desfiles de comerciantes, manifestantes socialistas e, claro, danças, música e trajes típicos.

Cusco  1 de maio
Cusco festa
Cusco música típica
Festa av Sol Cusco

Onde comer em Cusco

No primeiro dia, almoçamos em um restaurante na Plaza de Armas, mesmo sabendo que eles não eram bons (tinha lido dicas em blogs), pois eu queria mesmo era comer paisagem e o restaurante ficava no segundo andar de uma das casas em frente à Catedral. A comida não era ruim, mas não tinha nada de especial.

À noite, fomos ao Incanto, restaurante recomendado com ambiente agradável, silencioso, bom atendimento, pizza deliciosa! Gastamos 104 soles e consumimos 1 pizza, 1 suco natural, 1 água, 1 pisco sauer, semifredo e torta de maçã, essa linda aí da foto.

Tarta Tartin do Incanto
Tartin do Incanto

Onde Ficar em Cusco

Ficamos no Sonesta, no final da Av do Sol, bom para se dormir com sossego e caminhar até os principais pontos turísticos. Hotel moderno, bonito, com camas confortáveis. Não tem ar condicionado, mas nos forneceram ventilador, porque embora a temperatura caísse para 10 graus à noite, o quarto estava bem quente. Café da manhã bom e variado, falta maior variedade de pães, mas os ovos são feitos na hora, ao seu estilo. Funcionários atenciosos, mas alguns tinham dificuldade em entender Português e Inglês.

Eu sempre reservo hotel pelo site de buscas e reservas Booking.com. Use este link para pesquisar hotéis em Cusco.

hotel em Cusco
quarto do Sonesta em Cusco

Não deixe de ler os posts sobre esta viagem ao Peru. E visite o blog Ares do Mundo se quiser um roteiro completo do Peru.

Então, você tinha ideia destas coisas para fazer em Custo em tão pouco tempo?

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Dá vontade de ir mesmo…. as fotos ficaram lindas e o texto muito bom. Estou aprimorando o meu espanhol e o Peru é minha “cereja” no bolo latinoamericano… Continue escrevendo. Bjs Cilene

      1. Mas que texto? Vc leu meu blog/diário sobre a viagem que fiz a Lisboa em abril/2013? Escrevi para me “corresponder” com a família que ficou aqui (eles nem deram a devida atenção…) quem sabe vc goste… leia: numardegente.blogspot.com.br

        Mas depois que voltei, achei que o blog ficou sem razão de ser e não escrevi mais… bjs Cilene

          1. Olá, eu não me incomodo não… já ‘aceitei’ que o que caiu na rede não tem volta… mas só que os meus escritos terminaram… acho que fiz um blog muito direcionado e depois ele ficou sem função… preciso fazer outro, mais aberto… mas tenho que ter um tema… uma ideia… enfim, como se diz em inglês: be my guest… (isso mesmo??) bjs Cilene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.