Vamos a las compras en Cancún

Oiê! Após os básicos sobre hospedagem, transporte, fuso, moeda, entre outros, no post Sorria, você está na Bahia! Gargalhe em 3,2, 1, você está em Cancun!, vou falar neste post sobre compras em Cancun. Não sou ávida compradora como muitas brasileiras, e se você é do tipo que troca uma praia ou passeio por um corredor de shopping, não vai encontrar isso aqui, sorry. Eu acabei comprando uma bolsa na Zara (que chegou às lojas de SP só um ano depois, mas não que me importe rsrsrs) e óculos de sol Ralph Lauren na Sunglass Island. No mais, foram lembrancinhas apenas (um ímã a mais na minha geladeira!)

Fora da Zona Hoteleira:

– Mercado 28, já citado no post anterior, fica no centro da Old Cancun, ideal para souvenirs bem mais em conta do que em zonas turísticas. Eu queria ter ido, mas a piscina tava tão boa…

Plaza las Americas . Mais ao estilo dos shoppings que temos por aqui, é o shopping onde você vai encontrar os mexicanos e no qual há menos turistas. Tem loja da Liverpool e Sears. Chegamos lá de ônibus e voltamos de taxi. Foi tranquilo andar pela redondeza e uma experiência a mais, já que o bairro não é turístico (ficamos uns 5 minutos esperando para atravessar uma rua movimentada e não havia semáforos ou faixas de pedestre). Também foi quando pegamos o taxi que citei no posto anterior, pois os taxis da zona hoteleira são mais discretos…

Na Zona Hoteleira (no 7):

 La Isla. É o mais bacana na minha opinião, e o melhor para ir com crianças.  Seus corredores são ao ar livre (falei que Cancun é muito americanóide, lembra? O La Isla lembra os outlets de Orlando!) ,  tem um aquário, uma loja da Lego super legal com amplo espaço para os pequenos montarem suas próprias criações, tem uma área para interagir com golfinhos, um ônibus anfíbio que passeia pelas ruas de Cancun e depois entra na lagoa, o Cancun Duck Tour, imagine a emoção das crianças!  Além disso, o shopping conta com inúmeras lojas (Zara, Tommy Hilfiger, Lacoste, Ralph Lauren, Apple, Diesel) e restaurantes (Planet Hollywood e Starbucks). Fica no km 12,5, do lado oposto aos hotéis.

O La Isla tem até Gôndolas para passeios por seus canais
O La Isla tem até Gôndolas para passeios por seus canais

Caracol Plaza. Nos pareceu bem vazio e com poucas lojas atrativas. É nesse shopping que tem um playground onde minha filha ficou brincando enquanto fazíamos as compras rápidas de souvenirs (veja post Sorria você está…) – aliás, lá é uma boa opção para lembrancinhas como camisetas, ímãs de geladeira, pimenta Tabasco, tequila… Fica no km 8,5, mesma calçada dos hotéis.

Kukulcan Plaza, no km 13. Não conheci este, mas é o shopping das grifes (Cartier,  Fendi, Louis Vuitton, Montblanc, Salvatore Ferragamo, Swarovski, Swatch, Carolina Herrera, Ultrafemme).  Entendeu porque eu não fui? rsrsrs

f6[1]

Não se esqueça de solicitar seu recibo nas lojas para requerer, no aeroporto de Cancun, o retorno do imposto pago em tierras mexicanas, o Tax Back, que pode ser reclamado por qualquer estrangeiro que realizou compras de bens duráveis no México. Pensei que seria uma perda de tempo, mas fomos rapidamente atendidos em um guichê e o valor creditado em nosso cartão posteriormente. O único incoveniente foi o deslocamento de um ponto ao outro do aeroporto quando se tem pouco tempo antes do vôo, por isso, largue a piscina, a vista do mar, a areia que não esquenta sob o sol, as margueritas e chegue com boa antecedência ao aeroporto (easier said than done!). Eis as regras:

  • As compras que você realizou devem ter um valor acima de $ 1.200,00 MN pesos (já com IVA incluído) por loja, pagos até $3.000,00 MN pesos á vista ou sem limite com o cartão de credito por ticket fiscal, ou poderá juntar vários tickets fiscais da mesma loja durante a sua viagem.

  • Deve solicitar um comprovante fiscal no caixa, em cada compra que fizer.

  • Antes de chegar ao aeroporto, trazer cópias do seu passaporte, do cartão de embarque e do Documento Migratório.

  • Apresente nos postos de atendimento Tax Back localizados nos aeroportos os seguintes documentos:
    Passaporte, Cópia do Documento Migratório (FMT), Faturas, tickets da compra.

  • Se o valor da compra for igual ou acima de $5. 000,00 MN pesos, deverá apresentar mercadoria nas lojas de Tax Back localizadas no aeroporto;

  • Número da conta e instituição, cartão de credito, débito ou serviços na qual se realizará o depósito da devolução dos seus impostos.

  • O valor da devolução será depositado 40 dias após apresentar os documentos. Você poderá acompanhar o trâmite deste reembolso, através do seu número de protocolo em www.taxback.com.mx

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

É necessário entregar uma cópia do seu documento migratório para poder tramitar a devolução do IVA. Algumas companhias aéreas recolhem este formato na hora do check-in. Por isso, é necessário trazer a cópia para poder solicitar a devolução dos impostos nos postos de atendimento do Tax Back.

PRODUTOS ISENTOS DA DEVOLUÇÃO DE IMPOSTOS

  • Consumo e serviços (hotéis, restaurantes, taxis, passagem aérea, etc.)

  • Produtos perecíveis

  • Livros

  • Medicamentos

  • Bebidas alcoólicas abertas

Fonte: http://www.taxback.com.mx/taxback_get.php?language=3

No próximo post, mais informações para su vacación en Cancún!

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s