De Orlando a Cabo Canaveral

IMG_0086

Nossa terceira visita a Orlando e ainda não tínhamos esticado rumo ao Leste para conhecer o Kennedy Space Center, centro de visitantes que se orgulha em frisar que não se tratar de um parque temático, mas sim um centro educativo sobre a aventura (e desventuras) do homem no espaço.

No Brasil nossos meninos não têm o sonho de ser astronautas, mas imagino que para os american boys visitar o KSC seja o mesmo que é para as meninas conhecer as “princesas” na Disney. E foi com esse espírito que escolhemos um dia chuvoso para ir até lá.

O passeio foi uma surpresa, pois há muito o que fazer e aprender. Minha impressão foi a de que os americanos devem aprender na escola sobre as viagens espaciais, tamanha a desenvoltura que o guia vestia para explicar sobre os foguetes e as missões. Eu faltei nessa aula, repete, por favor!

Mesmo que você não tenha interesse no assunto,  programe-se e chegue cedo. Não gostei muito do site oficial e acabei não me programando. O Guia do Visitante recebido na entrada do parque é mais didático e de fácil visualização.  Por isso, caros leitores e caras leitoras, segue foto do mapa do complexo para vocês entenderem melhor e se programarem.

IMG_0081
O detalhe na parte inferior direita mostra todo o complexo, centro de visita e o Edifício Histórico onde se controlavam os lançamentos de foguetes e onde eles eram montados

Como Chegar

Quase todo mundo aproveita  a viagem a Orlando para visitar o KSC, afinal, apenas 72 km separam um destino do outro, numa viagem tranquila. Com fácil acesso a partir de Orlando, pegue a FL-408 E (sentido leste), depois a saída para a FL-50 E e finalmente a 405 S (também chamada de Columbia Blvd). Nesse ponto você já avista o edifício da NASA e as plataformas de lançamento de foguetes e a emoção vai aumentando… A Columbia Blvd vira NASA Causeway, uma ponte sobre as águas do Atlântico (estilo Key West, mas sem o glamour ehehe).

Placas orientarão o bolsão de estacionamento, que custa 10 dólares.

20140227_152310
NASA Causeway. Eu disse que o dia estava feio!

 

O Que Fazer

Há dispositivos de áudio para visita guiada, mas placas explicam detalhadamente sobre cada foguete, pedra lunar, traje de astronauta – em Inglês (acho uma falta de respeito estar em uma língua apenas, mas isso é conversa para outro post).

Rocket Garden, avistado logo ao cruzar o portão de entrada, onde em vez de flores você  encontrará foguetes e cápsulas dos projetos Mercurt, Gemini e Apollo.  Emocionante caminhar pela ponte e imaginar o que sentiam os astronautas quando por ela caminhavam rumo ao foguete. Há tours guiados 4 vezes ao dia, todos pela manhã.

IMG_0096
Não teve como, me lembrei do seriado americano Jeannie é um Gênio ao ver a cápsula!

IMG_0092


Cinemas IMAX.
Incluso no ingresso regular, o cinema tem duas salas para exibir dois filmes de 45 minutos cada. Programe-se para fazer pela manhã, pois se você embarcar no Tour de ônibus pela manhã e almoçar por lá não terá tempo para assistir. Infelizmente perdemos por 5 minutos e não havia sessão posterior…

IMG_0102
Ônibus que faz o tour pelo KSC e the real thing. o último parte às 2h30


KSC Tour
: Incluso no ingresso regular, o passeio é feito em ônibus que parte a cada 15 minutos e leva os turistas até o Centro da Apollo/Saturno V. O guia é o próprio motorista (muito simpático, por sinal). No caminho, um deles nos mostrou um peixe-boi e um ninho de águia-careca, ave símbolo da América, que segundo ele estivera naquele poste há 30 anos. O ônibus percorre o edifício onde os foguetes são montados, as plataformas de lançamento e o super veículo que os transporta até elas. O visitante pode desembarcar para fazer uma visita autoguiada, com tempo de permanência livre.
Se a fome apertar, tem um restaurante fast food, mas com vista para foguetes!

DSC_0603
Vista a partir do restaurante. Não é todo dia que você se alimenta assim!
IMG_0106
Veículo que transportava os foguetes do Centro de Montagem até a plataforma de Lançamento

20140227_125307

IMG_0109
Sala de comando tal qual era nos anos 1960. Lá temos a experiência de ouvir e sentir o tremor do lançamento de um foguete
20140227_130718
Traje usado nos treinos de astronautas, ainda em terra e na Terra

 

Além da exposição do foguete Saturn V, há uma sala com várias relíquias do projeto Apollo, uma pedra lunar que pode ser tocada pelo visitante e duas atrações especiais: a que simula o lançamento de foguete a partir da sala de controle e uma encenação da chegada do homem à Lua. Meio breguinha para nós, emociona os mais velhos que viveram a era da Corrida Espacial.

De volta ao Visitor Complex, você ainda tem muito o que fazer: Space Shuttle Atlantis, Shuttle Launch Experience, Angry Birds Space Encounter, Astronaut Enconter, Exploration Space, Eye of the Universe (exposição de imagens feitas pelo telescópio Hubble), Astronaut Memorial. As crianças menores podem gastar a energia que ainda têm no play dome, um playground coberto próximo à saída.

Quanto Custa

Há vários tipos de ingresso, com experiências diferentes. Compramos os nossos no ATM ao chegar, pagando 50 dólares (plus tax) cada no cartão de crédito, em fev/14. A maioria das atrações estava inclusa: KSC Bus Tour, Imax 1 e 2, Encontro com Astronauta, Shuttle Launch Experience, Exploration Space.

IMG_0082
recibos do estacionamento e da entrada, além dos cartões de ingress

 

Como adquirir o ingresso

Você pode comprar ao chegar lá, na bilheteria ou nas máquinas de autoatendimento, ou pelo site oficial do KSC.

IMG_0085

Na saída, a poucos quilômetros do complexo central, fica o US Astronaut Hall of Fame, com acesso incluso do bilhete regular.

Se você tiver disposição para ver e experimentar tudo o que é oferecido, perceberá que um dia não é suficiente.

 

 

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s