Trem: Luzes, Câmera, Ação!

Quando planejava uma viagem a Paris-Bruges-Amsterdam de trem, escrevi um post sobre minha primeira vez nesse tipo de transporte, indo de Paris a Londres. Me lembrei da segunda, a caminho de Machu Picchu e percebi que as recordações eram tão saborosas que valia a pena estudar um pouco mais sobre trens e suas belíssimas estações.

Como não queria um tom de Wikipedia, pensei em compilar imagens de estações de trem que haviam servido para cenas de filmes e foi assim que cheguei até aqui. Espero que gostem, pois para mim foi uma viagem deliciosa!

Placa na Estação em que os irmãoes Lumiére fizeram o filme do trem chegando à estação
Placa na Estação em que os irmãos Lumiére fizeram o filme do trem chegando à estação

Marco do cinema, a cena de 50 segundos dos irmãos Lumiére, de 1895, em que um trem é filmado chegando à estação La Ciotat, perto de Marseille, está na minha primeira lembrança.
O efeito causado na plateia (sair correndo achando que o trem os atropelaria) pode ser comparado com o mesmo que tivemos nos primeiros bons filmes em 3D? Não tenho vergonha de admitir que tentei segurar a Sininho (Tinker Bell) na primeira vez que assisti a um 3D na Disney. Maior mico, mas sempre vejo gente fazendo o mesmo por lá! lumiere

O belo filme A Invenção de Hugo Cabret, cujo personagem principal vive em uma estação  parisiense dos anos 1930, teve o relógio inspirado no Museu D’Orsay, originalmente uma estação de trem, e há na estação do filme elementos das Gare de Lyon e Montparnasse. O historiador consultado para o filme revela que Méliès trabalhara na Gare Montparnasse, mas como a estação original não existe mais, o set de filmagem foi 80% baseado na Gare du Nord, uma vez que filmar na própria estação não foi permitido. A cena do descarrilhamento de trem no sonho de Hugo é referência ao acidente ocorrido em 1895, na Gare Montparnasse. Se você já esteve em Canela, RS, deve ter visto algo parecido com a foto abaixo, no museu que lá existe.

O descarrilhamento na Montparnasse, Paris
O descarrilhamento na Montparnasse, Paris

Intriga Internacional, Homens de Preto, Eu sou a Lenda e O Poderoso Chefão, entre outros tantos, tiveram cenas na Grand Central Terminal, em Manhattan. Construída em 1913, a elegante estação tem mais plataformas do que qualquer outra no mundo: 44! O legal é chegar lá e ficar vagando lembrando-se das cenas dos fimes…

grand central terminal
Grand Central Terminal, NYC

Minha queridinha, a St Pancras, em Londres, sobre a qual falei no post Paris-Londres de trem, foi cenário para filmes  e shows da TV inglesa. O mais recente, a comédia romântica I give it a year (não conheço o título em Português). O  mais famoso, Harry Potter e a Câmara Secreta.

Fachada da St Pancras, Londres
Fachada da St Pancras, Londres

A plataforma de embarque para Hogwarts, entretanto, “localiza-se” na estação King’s Cross. Veja a fila para fotografar!

Sua fotinho garantida na plataforma 9 3/4. Fonte: ww.movie-locations.com/
Sua fotinho garantida na plataforma 9 3/4.


Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai

Conhecida como Terminal Vitória, a estação gótica finalizada em 1888 é uma das únicas estações de trem reconhecidas pela UNESCO. Aparece no filme Quem quer ser um Milhionário, que apesar do título meio Silvio Santos em português é um ótimo filme.

stations-mumbai_2465107k
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai, Índia

Gare du Nord, Paris, é a estação mais movimentada da Europa, com 190 milhões de passageiros por dia! Inaugurada em 1846, é uma das mais antigas do mundo ainda em uso. Apareceu em diversos filmes, entre eles A Identidade Bourne e Ocean’s Twelve.

A bela fachada da Gare du Nord, Paris
A bela fachada da Gare du Nord, Paris

A cena em que a gente estica todos os músculos das pernas e pés em que uma mãe tenta descer as escadarias da estação com o carrinho de seu bebê em Os Intocáveis foi feita na Chicago Union Station, estação subterrânea cujo átrio tem 34 metros.

Union Station, Chicago
Nas pesquisas, achei websites (em Inglês) que listam filmes envolvendo trens, caso haja interesse:

http://www.railserve.com/trainmovies/

http://www.goletadepot.org/trains_movies.php

http://www.totalfilm.com/features/25-surprisingly-awesome-movie-train-scenes

Algumas fotos acima foram retiradas do site que lista vinte das mais belas estações de trem do mundo. http://www.telegraph.co.uk/travel/journeysbyrail/9834174/The-worlds-most-spectacular-railway-stations.html?frame=2465115,

E para quem curte a dupla viagem-cinema, um site com diversas locações: http://www.movie-locations.com

Você se lembra de algum filme com cenas rodadas em estações de trem? Deixe seu comentário!

Anúncios

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s