Trem Paris-Bruxelas-Bruges-Antuerpia-Amsterdã

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Bom demais viajar de trem e se for entre Paris e Amsterdã, com paradas na Bélgica, melhor ainda! Encontre aqui dicas para comprar bilhetes de trem destes trechos, relato das viagens a partir do aeroporto Charles de Gaulle de Paris até Bruges e Amsterdam, passando por Bruxelas e Antuérpia. Conto um pouco sobre minha passagem (olha o trocadilho aí, gente!) por estas estações de trem e dou dicas de como proceder no embarque.

trem-Paris-Amsterda-bruges
Euzinha, na bela estação de Antuérpia

Cometi o pecado dos viajantes apressados: agarrei uma oferta de passagem SP-Paris ida e volta sem negociar uma SP-Amsterdã-Amsterdã-Paris-SP, que teria feito a viagem render mais. Que sorte a minha! Tive a chance de aprender como viajar de trem pela Europa e conhecer algumas lindas estações de trem – e outras nem tanto, mas todas com pontualidade britânica!

Outro pecado (ou virtude, se você é viciada em viagem como eu) dos viajantes é o “já que”.  “Já que estou indo a Amsterdã, por que não dar uma paradinha na Bélgica?” E dá-lhe passagem de trem!

Bruges pontos turísticos
Market, a praça principal de Bruges

Estação de trem do aeroporto Charles de Gaule

Após todo o desembaraço de passaporte e bagagem, tomamos um trem gratuito que liga o Terminal 1 ao 2 do aeroporto Charles de Gaule, o principal de Paris. É do terminal 2 que partem os trens de alta velocidade.

trem Paris-Amsterda

Os trens são modernos, e com bastante espaço para malas. Outra coisa boa é que não há vão entre o vagão e a plataforma, nem as escadinhas que em trens antigos dificultam nossas vidas.

Já no terminal 2, o grande lobby de espera do Aeroporto CDG tem lanchonetes, banheiros, bancos simpáticos para espera com luminárias que trazem aconchego e uma mostra da paixão dos franceses pelas bikes: um posto de recarga de celular que funciona a pedaladas!

CDG estação terminal de trem
Lobby da estação de trem do CDG e a simpática recarga We Bike
aeroporto de Paris CDG estação de trem

Dá tempo para fazer uma boquinha? O terminal tem algumas opções de refeições rápidas e rachamos nossa primeira baguete (€5) da viagem no Autogrill Gare Roissey.

Qual plataforma e vagão?

Fique de olho no painel do lobby que, cerca de 40 minutos antes da saída de seu trem, exibirá a qual plataforma você deve se dirigir.

como é viajar de trem na Europa
Na estação CDG, indicação do vagão em painel na plataforma

Já na plataforma, é preciso conferir no seu bilhete em qual vagão está seu assento. Na aerogare do CDG, tem painel eletrônico na plataforma com esta informação, mas em outras estações que conheci não existe esse painel, então o ideal é encontrar um funcionário funcionário ou alguém que te informe isso para você se postar à espera do trem.

trem na Europa
A orientação do número do vagão só chega junto com o trem

Não deixe de ler Viagem de trem na Europa: dicas essenciais para uma primeira vez sem perrengues

Validando o bilhete

validar-bilhete-trem
valide seu bilhete na plataforma

A validação de seu bilhete é muito importante e ela é feita em geral na cabeceira da plataforma ou no acesso às escadas rolantes que levam às plataformas e é feito como mostra a foto acima. Certifique-se de que o carimbo foi estampado, porque a tinta pode estar acabando e ficar muito fraco. Se isso acontecer, procure outra máquina. Caso você não tenha validado, poderá receber uma multa caso um fiscal apareça – e eles aparecem, acredite.

Aqui no Mulher Casada Viaja tem um post dedicado a Regras de Bagagem de Trem na Europa

Comprando os bilhetes

Este item ia ficar muito longo, então fiz post próprio (trem: como comprar bilhetes) com passo a passo para comprar bilhetes, principalmente porque não há página em Português no site que vende as passagens do trem de alta velocidade, conhecido como TGV. Te espero lá!

Primeira ou segunda classe na viagem de trem entre Paris e Amsterdã?

Se a diferença do valor for irrisória, vale a pena a primeira classe, que tem wifi (embora lento) e serviço de bordo com suco e um lanchinho inclusos no custo. As poltronas reclinam um pouquinho. E só. Se a viagem for curta, acho que não vale a pena nem se a diferença for pequena.

De Paris a Amsterda de trem
O lanche da primeira classe do trecho Amsterdam-Paris (3 horas de viagem)

Malas nos trens

O espaço destinado a malas médias e grandes é bem reduzido e se o trem estiver cheio de gente que também teve a mesma ideia de viajar com malas grandes você pode ficar sem espaço apropriado para armazená-las durante a viagem. Por isso diz-se tanto que se for viajar de trem pela Europa, deve-se levar uma mala de bordo (aquelas que não precisam ser despachadas no avião) ou tipo sacola, que podem ser acomodadas no compartimento acima de sua cabeça no vagão. Ou uma mochila, claro. 

Os degraus do trem são estreitos e altos e dificultam entrar com as malas. Eu costumo colocar a mala primeiro de depois subir. Ah, e não tem essa de ser ajudada por homens, não. Eles não tem nenhum senso de cavalheirismo, afinal, nos quisemos direitos iguais e parece que neste aspecto conquistamos.

trem bagagem mala de mao
a mala de bordo cabe no espaço acima dos assentos

Vantagens do trem sobre o avião

Viajar de trem tem três grandes vantagens sobre o avião:

1. não requer intervalo grande antes do embarque porque não há tantos procedimentos de segurança (algumas estações têm raio-X para a bagagem);
2. as estações são próximas dos de regiões centrais, diferentemente dos aeroportos que em geral são afastados;
3. você senta e aprecia a vista.

Tirando fotos da paisagem

Mas tirar fotos da paisagem é um desafio nos trens de alta velocidade, pois quando você vê a cena, ela se foi e sua câmera nem ligada está! Resultado: reflexos do vidro, elementos indesejados, horizonte torto, imagens tremidas. Lembre-se de ajustar a câmera para o modo esporte (aquele cujo ícone é um homenzinho correndo), que tira fotos em velocidade, e selecione disparo contínuo, assim ao menos uma vai ficar boa.  Aproxime a câmera o máximo possível do vidro para evitar os reflexos e nunca use o flash. Como você pode ver nas fotos abaixo, só aprendi isso depois…

avião ou trem da França a Holanda
Curso para fotografar em TGV já!
term ou avião França a Bélgica
Paisagem borrada pelo TGV: um q de impressionismo ahaha

Pontualidade dos trens

Se seu bilhete diz que seu trem partirá às 19h08, acredite! Eles chegam minutos antes, embarcamos e tentamos espremer as malas no tal compartimento. E o trem parte no horário exato, por isso não enrole e suba assim que as portas se abrirem. Ah, em alguns trechos, a porta do vagão não abriu automaticamente, então foi preciso apertar o botão que fica na porta para abri-la.

As estações de trem entre Paris e Amsterdã

Nem todas as estações são lindas, mas espera-se que sejam convenientes. Dos trechos que percorri nesta viagem, a do CDG de Paris é de longe a melhor. A de Amsterdã tem citações sobre viagem impressas nos encostos dos bancos, e bitucas de cigarro aos montes nos trilhos. Bem Amsterdã, não acham?

Quando chegamos a Bruxelas Midi para pegar o trem para Bruges, tive a sensação de estar em uma estação do leste europeu (pela língua incompreensível e pela ausência de modernização). Ali, mais um obstáculo: escadas, ou seja, carregue sua mala ou acabe com as rodinhas. Escolhi preservar a coluna. E não é que as rodinhas resistiram?! Outro problema é o frio. A estação tem cobertura apenas na plataforma, mas o vento forte tira qualquer morador de país tropical do sério. Imagine no inverno!! Foi a pior estação, na minha opinião.

estaçao trem belgica
A estação de Bruxelas: sem glamour ou modernização

A estação da pequena Bruges é mais amigável ao viajante. O saguão é quentinho e há escadas rolantes.

trem bruges belgica
Saguão da Estação de Brugges, Bélgica

Mas quem leva o troféu de majestosa é a de Antuérpia, onde fizemos conexão entre Bruges-Amsterdã.

trem Belgica
A linda estação Antuérpia
Paris-Amsterda trem
A majestosa estação de Antuérpia, Bélgica

A Gare du Nord, em Paris é bem simples, mas convenientemente em… Paris. Três estações depois estávamos a uma quadra do hotel na região do Parque de Luxemburgo.

como é viajar de trem na França
Homem Casado Viaja, na Gare du Nord, em Paris

Leia dicas de babagem, emissão de bilhetes, tipos de bilhete, como localizar a plataforma, e outras em  transporte terrestre-Viajar de trem.

Planeje sua viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

19 respostas

    1. Oi, Felipe, o tempo para pegar as malas e passar na imigração vai depender da época, do horário, ou seja, não tem uma resposta certa pra isso, mas calcule no mínimo 2 horas (e agradeça se for só isso).

  1. Olá, preciso comprar minha passagem de bruges para amsterdam mas a conexão na Antuérpia tem apenas 9min de intervalo entre um trem e outro. Sendo que chego na plataforma 1 e o trem seguinte é na plataforma 22. Procurei no Google todo e não acho esse tipo de informação. Sabe me dizer se são no mesmo andar? Se 9min dá tempo? Obrigada

    1. Oi, Claudia, Aconteceu o mesmo comigo na Itália, intervalo pequeno para mudar de plataforma. Arrisquei e acabei perdendo o trem, mesmo tendo a estação de Florença um só andar. Em Atuérpia, são 3 andares, então sugiro que você espere um trem com intervalo maior. Além disso, a estação de Antuérpia é linda e você vai querer fotografá-la! Aqui tem mais informação: https://www.b-europe.com/Travel/Practical/Station%20information/Antwerpen-Centraal#nav_6f4f417a-9205-4ab5-977e-ba549a249a60

  2. Que bom que deu tudo super certo. Estou indo a lua de mel em novembro, fiz ingles por 3 anos mas lembro pouquíssimas coisas, quero ir de Paris a Amsterdam, em Amsterdam ficar 2 noites e de la dar um pulo em Bruxelas e retornar a Paris. Acha que terei grandes dificuldades por não falar inglês? tem alguma dica de como economizar com passagens etc? bjos

    1. Oi, Gizele, que lua de mel 10! Olha eu iria pra Bruges em vez de Bruxelas. Ou se vc tiver tempo, faça as duas. Quanto ao Inglês, por que vc não faz umas aulas particulares antes de ir pra desenferrujar? ajuda bastante. Do contrário, conheço genet que viaja sem falar inglês e sobrevive. Pra economizar em passagens a dica é comprar assim que ficam disponíveis, pois as tarifas são mais baratas, geralmente 60 dias antes da data da viagem. Não tem milagre. rsrsrs
      Espero que sua viagem seja linda. Volte pra nos contar! E bom casório!

      1. Obrigada, volto e conto sim. Valeu a dica, achou que vou incluir Bruges em meu roteiro. Com relação a passagens tanto de trem quanto de metro, existe passaporte, já pesquisei bastante mas ainda não tirei nenhuma conclusão se vale ou não a pena.

  3. Vejo em vc um pouco de mim… Descobrir no susto, vivendo é muito mais emocionante!!! Hoje, com esses sites e blogs é muito mais fácil ter uma idéia do que vai se encontrar por lá, comprar passagens, reservar pontos turísticos e mais… Quando viajei a primeira vez com meu marido, há alguns anos atrás, sem tanta facilidade, fomos com um mapa tosco na mão, uma passagem de ida e volta e dez dias de hotel reservado numa agência!!! Sem grandes informações, sem conhecer a cidade e nada de experiência com malas, lugares ou pessoas…
    Mesmo viajando sempre, adoro ler seus posts, ver suas fotos e lembrar de onde fui ou aguçar onde quero ir!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.