Roteiro em Amsterdam e outras dicas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

atualizado em setembro/22

roteiro Amsterdam

Nice to meet you. I’marcia! Neste post relato esta breve viagem à capital da Holanda, dou dicas e compartilho nosso roteiro por Amsterdam em 3 dias. No final do post, sugestões de bate-voltas e outras cidades para conhecer no país e nesta região da Europa.

Foram dias de primavera frios e chuvosos. Não gosto de dias chuvosos. Não gosto de frio molhado. E demorou para eu gostar de Amsterdam. Meus pés molhados devem ter sido os culpados. Mas comprei uma bota impermeável, vesti várias camadas de roupas e compramos um guarda-chuva “de casal”, porque a sombrinha que levei não era páreo para a chuva incessante. E pé na poça para ver e sentir essa cidade de difícil definição, pois é muitas em uma só. Acho que só me apaixonei pela cidade quando voltei a SP e fiquei pensando nela, no calor do inverno de 2014.

Além das fotos, das lembranças materiais e imateriais trazidas, depois desta viagem a Amsterdam também adquiri o hábito de comer stroopwafel e de fumar maconha – ahahaha, brincadeirinha, era só pra testar se você está mesmo lendo.

E por falar nisso, sim, Holanda foi pioneira na liberação da erva, e quando estivemos lá ainda não havia lojas do produto como vemos hoje em alguns estados americanos e países europeus, e visitar uma coffeeshop era uma atração turística e uma das coisas para se colocar no roteiro em Amsterdam. As vitrines eram muitos bonitas, arrumadas caprichosamente como qualquer outra loja.

coffeeshop Amsterdam

Como chegar a Amsterdam

Amsterdam fica na parte ocidental da Holanda, país entre a Bélgica e a Alemanha. E você sabia que o nome original do país é Países Baixos? 

Do Brasil, há voos diretos para o aeroporto internacional Schiphol (sigla AMS) a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, pela holandesa KLM, mas também é possível voar com outra companhia aérea fazendo conexão. Use o Google Explore Flights, Kayak, Skyscanner para pesquisar.

Para quem já está na Europa, o trem é uma boa opção. Chegamos a partir de Bruges, Bélgica, com troca de trem na bela estação de Antuérpia.  

como chegar Amsterdam

Leia as dicas sobre trem entre Paris, Bruges e Amsterdã

A estação central de Amsterdam fica num edifício muito bonito (foto acima) e fiquei impressionada com a quantidade de bicicletas estacionadas. Bem-vindo, você realmente está em Amsterdam!

Amsterda estacionamento bike
O estacionamento de bicicletas ao lado da Centraal Station

Para o centro de Amsterdam

Da estação de trem, preferimos caminhar, já que nosso hotel ficava a menos de 1 km da estação de trem. Além disso, já nos proporcionaria uma primeira perspectiva da cidade.

Se seu hotel for um pouco mais longe, você pode tomar o tram, o trem de superfície tipo bondinho. Há udas paradas na frente da estação: à direita partem os trams das linhas 1, 2, 5, 13 e 17 e à esquerda os das linhas 4, 9, 16, 24 e 26.

Do aeroporto ao centro também é possível chegar até a Estação Central de trem. A estação fica no subsolo do aeroporto e é bem sinalizado. Os bilhetes (€5,50) são vendidos em máquinas de autoatendimento no saguão de chegadas do aeroporto. A viagem dura apenas 15 minutos.

Baixe o app 9292 para se informar sobre horários e custos do transporte público na Holanda.

Onde Ficar em Amsterdam

Amsterdam se divide em 7 regiões: Niuwe Zijde, Oude Zijde, Plantage, Grachten GodelZuid, Downtown, Bairro dos Museus e Jordaan. Escolhendo qualquer uma delas você estará bem localizado e servido de transporte público.

Amsterdam tem cara de cidade grande, tem muita gente, mas é bem pequena tendo por referência as grandes capitais do Brasil. Além disso, é plana e há sinalização com indicação dos pontos turísticos por toda parte.

roteiro Amsterdam

Escolhi um hotel bem no centro, a 700 metros da estação de trem e a 200 metros da praça principal, a Dam Square. O Best Western Dam Square fica numprédio histórico e sua entrada ao lado do tradicional De Drie Flechjes.

Ficar no velho centro é vantajoso por ser perto de muitas das atrações, principalmente numa primeira vez para cumprir o roteiro clássico em Amsterdam. Por outro lado, a região central é muito movimentada. Então, se quiser um pouco mais de paz, escolha um hotelzinho gostoso em frente a um canal, do Singel em diante.

O Dikker & Thijs Hotel é um exemplo, com quartos com vista para o canal Prinsengracht. Nota 8.2 no Booking.com. Se você preferir um apartamento, também de frente para esse canal, o Prinsenhuis tem cozinha equipada, 38 m2 que acomodam até 4 pessoas e tem nota 8.7.

onde ficar em Amsterdam
vista para o canal Prinsengracht, no Dikker & Thijs Hotel

Fora do centro, mas na região do Vondelpark e dos museus Rijksmuseum e Van Gogh, o Conservatorium tem nota 9, mas quartos mais luxuosos e amplos, de 36m2 – e que banheiro:

hotel em Amsterdam

Melhor época para viajar para Amsterdam

O verão está cada vez mais quente e nos países do norte da Europa eles não estão preparados para isso. Em muitos lugares não há ventilador ou ar condicionado, então pese se o verão é mesmo a época que você quer ir a Amsterdam. Por outro lado, os canais estão em festa!

Mas eu acho que a primavera e o outono são as melhores épocas, porque são épocas fora da alta temporada, quando tudo fica cheio e mais caro. Além disso, na primavera você pode conferir os jardins do parque Keukenhof, em geral do final de março a meados de maio.

O blog Juju na Trip tem dicas de Amsterdam em Janeiro!

Nosso Roteiro em Amsterdam

O roteiro que organizei inclui algumas das principais atrações de Amsterdam, a maior parte do tempo nós gastamos caminhando sem destino certo, acho Amsterdam linda, com seus canais e arquitetura, e é tão diferente de outras cidades que também têm canais… Mas mais abaixo sugiro museus e outras coisas para fazer na cidade e perto dela.

uma das muitas casas-barco de Amsterdam

Dia 1

Como chegamos à tarde, ficamos perto do hotel e visitamos a Praça Dam, um dos pontos turísticos principais e onde você também pode começar seu roteiro por Amsterdam.

O Palácio Real (Koninklijk) era no século 17 o maior palácio da Europa e hoje é onde acontecem recepções oficiais a governantes de outros países e outros eventos governamentais. O interior do palácio pode ser visitado (10h-17h, exceto às segundas) desde que não haja nenhuma programação oficial.

roteiro Amsterdam

Ao lado do Palácio fica a Igreja Nova (Nieuwe Kerk), construída no século 15 e restaurada, é a igraja mais importante da Holanda, onde acontecem as coroações e casamentos reais. Abre diariamente das 10h às 18h e até as 22h às quintas.

Em frente ao Palácio Real, fica o Magna Plaza, e mesmo que você não curta shopping centers, não deixe de conferir seu interior. Construído no final do século 19, funcionou como sede dos correios até 1987, e foi reinaugurado após recuperação de sua fachada e adequação do interior para instalação de lojas comerciais. Abre das 10h às 19h, mas às 11h às segundas e às 12h aos domingos. Na quinta fecha às 21h.

roteiro Amsterdam

Depois caminhamos pelas ruas observando as fachadas e chegamos até Oude Kerk, a igreja mais antiga de Amsterdam, construída no século 13. Seu interior sofreu diversas alterações, a mais drástica durante a Reforma Protestante. A esposa de Rembrandt, Saskia van Uylenberg, está sepultada em seu interior. Pode-se subir e ver esta parte de Amsterdam do alto. Abre de Segunda a sábado das 10h às 18h e aos domingos das 13h-17h30.

Já estava escurecendo quando chegamos ao bairro da Luz Vermelha, uma coisa bizarra ainda nos dias de hoje. Cuidado: não se deve fotografar diretamente uma “janela”, pois pode ser ofensivo para as moças. Eu fiz uma foto de longe para registrar, mas ainda me lembro de muitas delas.

Além das vitrines vivas, há sex shops e todo o tipo de objetos, museus, atrações como o tema sexo.

roteiro Amsterdam luz vermelha

Dia 2

Caminhamos até Bloemenmarkt, o tradicional mercado de flores que funciona no canal Singel desde 1862. Além de flores você encontrará ótimos queijos e souvenires.

roteiro Amsterdam flores

Sem rumo certo, andamos pela rua comercial para procurar um calçado mais forrado (leia o item Compras) e apreciamos canais, fachadas, ruas do bairro Jordaan.

roteiro Amsterdam canais

À noite, degustação em cervejaria Bekeerde Suster (Kloveniersburgwal, 6).

Dia 3

Começamos o dia cedo: logo após o café da manhã no hotel, tomamos o tram (2 ou 12) para a região dos Museus. Se você estiver hospedado no centro, é possível caminhar, pois são pouco mais de 2 km a partir da Praça Dam.

Primeiro garantimos nosso ingresso para o Museu Van Gogh, então fomos fazer a clássica foto com o letreiro Iamsterdam e o Rijksmuseum ao fundo, a que abre este post.

Eu já tinha visto algumas obras de Van Gogh ao vivo, mas seu museu é muito didático e acho a visita essencial para quem é fã do pintor. No item Compras eu falo sobre a loja do museu, também.

roteiro Amsterdam museu Van Gogh

Depois do Museu Van Gogh, fizemos umas fotos no túnel de árvores que tem na Muesumplein e almoçamos no Cobra Cafe, com vista para o letreiro IAmsterdam e o lindo Rijksmuseum.

roteiro Amsterdam

Caminhamos até o Vondelpark, o parque urbano de Amsterdam, aberto ao público desde meados do século 19. Com uma área próxima de 500m2, além de passear podemos ver pontes, lagos, jardins, estárucas, inclusive uma de Picasso, coreto e parque para crianças. A entrada é gratuita e o parque fica aberto 24 horas.

roteiro Amsterdam parque

Não sei se ainda está lá o letreiro I amsterdam, mas achei engraçado que no Museu fica super lotado e ali estava tão vazio!

roteiro Amsterdam parque

E como não parou de chover, fizemos o passeio de barco pelos canais de Amsterdam assim mesmo. Passeios de barco em cidades que oferecem esta opção, como Paris, Bruges, Estrasburgo, Veneza, permitem uma nova perspectiva dos edifícios e nos levam a lugares aonde nossos cansados pés não chegariam. Acho muito bom fazer este tipo de passeio no final do dia para descansar enquanto ainda fazemos turismo ou para terminar o dia, quando a energia já está mais baixa. E os canais de Amsterdam são protagonistas do turismo da cidade e de qualquer roteiro em Amsterdam.

roteiro Amsterdam canais

Nosso tour começou ao lado da estação central, e vi muitos prédios que ainda não tinha avsitado, como o Nemo, o Eye (museu do cinema) e eclusas e pontes. São 1280 pontes, e uma das mais pitorescas é a Magere, uma ponte levadiça.

O dia 4 foi apenas para ver que o sol tinha dados as caras, mas era hora de partir.

Ingressos para Museus e outras Atrações de Amsterdam

Não sei você, mas se eu tenho pouco tempo numa cidade, em geral prefiro me programar com um roteiro pronto e os ingressos na mão. Nauqela época eu ainda não me planejava como hoje, e perdi algumas atrações importantes que poderiam ter entrada no roteiro em Amsterdam. Veja a lista e pode confiar nos links, são lugares onde eu compro e têm parceria com o blog.

Rijksmuseum

O Rijksmuseum (Museumstraat 1) é o museu nacional holandês, com acervo artístico e histórico. Abre diariamente das 9h às 17h. Reserve de 2 a 3 horas para a visita.

roteiro Amsterdam museus

Heineken Experience

Hoje visitar cervejarias virou lugar comum, mas a Heineken foi pioneira ao idealizar este tour que é um dos mais populares de Amsterdam. Veja como é o tour da Heineken Experience no blog Let’s Fly Away, e compre seu ingresso na Tiqets.

Museu Van Gogh

Museu Van Gogh, onde se aprende em uma visita muito mais do que os livros te contaram. Comprei o ingresso na loja da praça bem antes de o museu abrir. Quando abriu, já se formava uma longa fila, por isso garanta seu ingresso com guia de áudio incluso ao comprar na Tiqets.

rotiero Amsterdam

Museu de Anne Frank

Um dos museus mais visitados de Amsterdam é a casa onde viveu escondida a família da adolescente autora do livro O Diário de Anne Frank, durante a perseguição nazista. Os ingressos são vendidos antecipadamente online no site oficial ou na bilheteria, e as filas costumam ser longas, o espaço pequeno. A Tiqets e o Get your Guide têm excursões com guias, mas que não incluem o custo do ingresso.

Madame Tussards

O museu de cera mais famoso do mundo também está em Amsterdam Fica na Dam Square e abre das 10h às 18h. Compre seu ingresso para o Madame Tussauds na Tiqets, onde eu costumo comprar os meus.

Passeio de Barco nos Canais

Por mais que você tenha caminhado, não deixe de fazer o passeio de barco pelos canais. O passeio nos barcos fechados clássicos, com guia de áudio (tem português) podem ser comprados no Get your Guide aqui. Abaixo há outros tipos de embarcações, abertas, para dias de sol e calor:

Ônibus turístico de dois andares

Os tradicionais ônibus de dois andares presentes na maioria das grandes idades turísticas, os hop-on, hop-off, também podem ser uma boa opção para quem não quer ou não gosta de caminhar e/ou tem pouco tempo em Amsterdam. O ingresso inclui áudio guia (tem em português) e permite descer em 10 pontos turísticos. Compre seu hop on hop off na Tiqets

roteiro Amsterdam ônibus turístico
as paradas do ônibus hop on hop off

Aluguel de Bibicleta

Se eu tivesse bastante prática – e se não tivesse chovido tanto – iria querer alugar uma bicicleta. Eu não cansava de me encantar com a quantidade delas pelas ruas, e ainda mais com as crianças que aos 3 anos já sabiam andar de bike sem rodinhas de apoio. Gente pedalando e segurando guarda-chuva. E desde 2019 é proibido pedalar e usar o smartphone ao mesmo tempo.

roteiro Amsterdam

Zoológico, Planetário e Museu de Ciência

Se vai com crianças, inclua no roteiro em Amsterdam o Artis, o complexo de zoológico, planetário e borboletário. Tome o tram 14 na Estação Central para chegar.

O Museu de Ciência de Amsterdam é conhecido como Nemo e fica num estiloso edifícil que lembra um navio. Tratta-se de um museu da tecnologia interativo.

Compras em Amsterdam

A Kaverstraat é a rua de maior comércio, com lojas internacionais como Mango, Zara, Guess, Desigual, entre muitas outras. Um tipo de loja de departamento com preços acessíveis, legal para comprar stroopwafels, é a Hema e tem uma na Kaverstraat, também. Decoração e itens para casa mais acessíveis, como latinhas, garrafas de leite retrô, capas de almofada, gaiolas, etc., na Xenos, na Niewendijk 202.

Se quiser itens mais diferenciados, vá ao Jordaan, onde vi alguns antiquários e lojas com coisas fofas para mulheres românticas (gaiolas, penduricalhos, moldurinhas…).

Mas se você é mais chique e tem a conta bancária com mais dígitos, nos arredores da Leidesplein e especialmente na P.C. Hooftstraat, você encontrará as melhores grifes internacionais , como Hermees, Hugo Boss, Louis Vuitton.

Mesmo se não for ao Van Gogh Museum (o que seria uma pena!), vá à lojinha do lado de fora, na Museumplein. A oferta de produtos é um pouco menos do que a loja que fica dentro do Museu. Além de livros, tem guarda-chuvas (claro!), echarpes, camisetas, louças, canecas, uma variedade imensa de artigos com impressões de trabalhos de Van Gogh.

Bulbos de tulipas, tamancos, ímãs de geladeira e outras lembrancinhas (comprei pantufas-tamancos de pelúcia, uma delícia!) podem ser adquiridos no Mercado de Flores, embora haja lujinhas em toda cidade.

Os queijos também estão por toda parte. Em frente ao Mercado de Flores você vai encontrar várias lojas.

Onde Comer em Amsterdam

Infelizmente além das duas opções que sugiro abaixo, não fizemos nenhuma refeição que valesse a menção. Comemos a la carte e em buffet, menu turístico e pizza, pratos com carne, nada estava assim uma Bratemp.

Na cervejaria autêntica-não-turística, De Bekeerde Suster (Kloveniersburgwal 6, perto da Neuwmarkt), fomos provando as que o atendente nos sugeria. A de que mais gostei foi a Manke Monik. Pedimos uma tábua de queijo (kaasplankle) e uma porção do croquete que eles dizem ser o “prato típico” de lá.

Mesmo que o café da manhã esteja incluso no seu hotel, vá a esta casa de chá para uma sobremesa ou para comer o menu do café da manhã às 5 da tarde como fizemos, no Greenwoods Singel (singel 103). Como tudo em Amsterdam, é bem pequena e se vê o cozinheiro preparando os alimentos. Eu comi eggs Benedict e até hoje nunca provei outro tão gostoso. O maridão foi de breakfast Veggie e pedimos também um cheesecake.

Agora, não deixe de comer o stroopwafel, biscoito formado por duas finas partes de massa com textura quadriculada, unidas por uma espessa calda, em formato de disco. Aqui no Brasil eu compro no Sam’s Club.

Confira as dicas do blog Fui ser Viajante: Pratos típicos da Holanda: comida holandesa para provar na viagem

Outras dicas

  • Em 27 de abril se comemora o Dia do Rei, e Amsterdam vira uma festa laranja!
  • Caso você sonhe em conhecer os campos de tulipas no parque Keukenhof, viaje entre final de março e de maio.
  • Coffee shop não vende café, viu? Até tem em alguns, mas se quiser fumar maconha legalmente, visite um.
  • Não se esqueça de que é preciso contratar um seguro viagem para entrar em qualquer país do espaço Schengen. Temos parceria com a Seguros Promo, que garante desconto para leitores do Mulher Casada Viaja.
  • Um museu que não está entre os mais visitados, mas um queridinho dos fãs do cinema, o Eye fica em frente à estação central, mas do outro lado do canal. Pra chegar lá é só tomar o ferry na saída para Ijzide. Abre de Dom a Quinta das 10h às 22h e sextas e sábados até as 23h.
  • Note as luminárias de rua, as placas das casas com desenhos representando a atividade comercial exercida ali, e os diferentes tipos de acabamento que os telhados recebem, que são chamados de pescoço. Além disso, repare os ganchos existentes no último andar, que servem para içar móveis e no passado alimentos e outros items que eram armazenados no sótão.
roteiro Amsterdam

Outras cidades para entrar no roteiro próximas a Amsterdam

Leia sobre Bruges, cidade que entrou no nosso roteiro na mesma viagem a Amsterdam, uma das mais lindas da Europa.

E quem tem mais de 3 dias pode incluir no roteiro outras cidades da Holanda:

Tours e excursões perto de Amsterdam

Agora, com tantas informações para montar seu roteiro para a viagem a Amsterdam, acabe de organizar sua viagem, leia abaixo:

Planeje sua Viagem Aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

26 respostas

  1. Que post mais completo, amei. Como estou em um prcesso para fazer um intercâmbio ano que vem na Holanda, já estou aqui pesquisando tudo sobre o país e esse post veio em uma boa hora. Agora, que loucura é aquela do estacionamento de bicicleta, kkkkk, irado. Não imaginava que era tão popular assim a ponto de ter congestionamento. Se tudo dá certo, ano que vem ou em 2018, estarei no país andando de bike kkkk, seja com chuva ou com sol 😉

    Beijos

  2. Curti o roteiro sem bike por motivos de… não sei andar de bicicleta, hahaha. Sempre fico meio frustrada vendo os passeios lindos que dá pra fazer em Amsterdam. Sonho conhecer! E espero daqui pra lá aprender a andar de bike, hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.