O que fazer em Fortaleza: entre o sol nascente e o sol poente

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Neste post você encontra sugetões de o que fazer em  Fortaleza e quais passeios para bate-voltas ou esticadas a partir da capital do Ceará.

Quando minha filha já estava grandinha o suficiente para encarar o trecho Fortaleza-Jericoacoara, resolvemos conhecer Fortaleza. Para ela, o que interessava era que estávamos indo ao Beach Park. Para mim, era Jeri, então acabamos vendo Fortaleza como uma conexão e em conexões sempre ficam pontos a visitar e acabamos não conhecendo muitas das belas praias do litoral Cearense, que se divide em Leste e Oeste. Entenda:

Fortaleza o que fazer e ver
LitoralCanoaQuebrada

Chegamos em Fortaleza num feriado prolongadíssimo de 15 a 20 de novembro de 2012 + 2 dias “matados” no início e no final do feriado, ou seja, o tempo de um pacote regular, só que tinha uma Jericoacoara no meio. Tinha que ter.

iracema fortaleza hotel
Fortaleza onde ficar hotel

Nosso hotel, o Sonata Iracema, ficava no canto da Praia de Iracema, que é imprópria para banhos, então fomos de taxi até a Praia do Futuro, muito frequentada por turistas e locais, famosa por suas “barracas”, que na verdade são restaurantes à beira-mar com serviço de praia. Algumas têm uma infra impressionante, com piscina com  toboágua, ótimo para quem tem crianças. A praia é bonita, tem os famosos ambulantes nordestinos (eu me divirto, mas tem gente que se incomoda), ouvi dizer ser um bocado insegura, tem oferta descarada de serviço da mais antiga das profissões, e por aí vai.

No caminho, passamos pela Praia de Mucuripe e Fagner cantou As Velas do Mucuripe em minha memória. Descobri que se tratava de um porto e de um local farto em pesca (daí a música!) e que ainda é um lugar ótimo para comprar peixe – inclusive para turistas, pois as barracas fritam o camarão na hora pra você!

Fiquei impressionada com o tamanho da “barraca”. Trata-se de um restaurante com muuuuitas mesas, piscinas, toboáguas, espaço aquático para as crianças de fazer inveja a muitos clubes. Passamos o dia ali, à sombra dos coqueiros, pés na areia, bebericando, deixando nossa filha ser feliz tendo um gostinho do que a esperaria no Beach Park. É, porque para nós estava muito chato o calor, pés na areia, pouca roupa e cervejinha gelada (rsrsrs). OK, eu comecei com um drink porque adoro essas bandeirinhas em comes e bebes! kkkk

Fortaleza Praia do Futuro barracas

À noite, de volta a Iracema, fomos caminhar pelo calçadão da Av. Beira Mar, onde algumas barraquinhas são montadas para venda de artesanato e outras de alimentos. Deve ser muito gostoso morar perto do mar e poder caminhar, correr, andar de skate, de bicicleta, levar os filhos para andar de triciclo – e todo mundo faz isso, ao mesmo tempo e no mesmo espaço do calçadão, então é preciso ficar ligado o tempo todo para não ser atropelado em plena calçada.

No segundo dia, caminhamos pelo centro velho de Fortaleza para conhecer o Mercado Central de Fortaleza e o Centro Cultural Dragão do Mar. Em alguns pontos, a calçada simplesmente desaparecia. Havia sujeira pelas ruas, fezes humanas e moradores de rua pelas praças. A sensação era de insegurança e muita gente atesta que se trata de um lugar perigoso. Dois casais europeus caminhavam perto de nós e fiquei imaginando o que estariam pensando de nosso lindo e tão mal tratado Brasil…

À tarde, a orla da Av. Beira Mar estava tomada pela população (descobri depois, cerca de 500 mil), e o trânsito na avenida simplesmente parou – porque os carros “estacionavam” em plena rua para assistir ao espetáculo da Quadrilha da Fumaça. Além de Proclamação da República, era Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Adoro quando “ganho” esses bônus em dias festivos!

Feriado 15 novembro em Fortaleza
Feriado 15 novembro em Fortaleza
Foto do g1

Na manhã seguinte, pegamos a van que nos levou a Jericoacoara. Seguem mais dicas sobre Fortaleza:

Onde Ficar em Fortaleza

Eu sempre busco avaliações de hotéis no TripAdvisor e faço a reserva pelo Booking.com e foi assim que escolhi o Sonata de Iracema, localizado na Avenida Beira-Mar, próximo à Ponte dos Ingleses, o que significa que não está no ponto mais movimentado e central do calçadão da praia de Iracema.

O atendimento foi bom e o café da manhã incluso na diária melhor ainda. Fizemos um jantar lá e também aprovamos. Quanto ao quarto, o box do banheiro é um problema, pois é bem pequeno – e todo os hóspedes reclamam disso, não sou a única. Não espere uma boa piscina, pois é pequena e sombreada a maior parte do tempo, além de a vista das janelas do edifício vizinho serem todas voltadas para essa área. Tem wifi e 3 computadores para uso dos hóspedes. A vista de todos os quartos é para a praia, ponto alto a ser observado. Volto a frisar que a praia é imprópria para banhos.

Praia Iracema Fortaleza hotéis

O que Fazer em Fortaleza

Praia do Futuro. Fica a 11 km do centro e é a praia utilizada tanto por turistas como pelos locais por ser limpa e bonita. As barracas com estrutura como restaurantes, duchas de água doce, cadeiras e espreguiçadeiras contribuem para essa preferência. As mais conhecidas são Chico do Caranguejo, Guarderia Brasil,  Itapariká e Crocobeach. Em minhas pesquisas antes da viagem,  muita gente diz que a região é bastante insegura, tanto de dia como de noite.

Ponte dos Ingleses. É um belo pier de deck de madeira (não temos muitos no Brasil, não é?). Como quase em todo Brasil, tem sujeira pelo chão e bagunça. Poderia ter alguma informação turística sobre sua construção. Os jovens fazem a festa pulando de pilar em pilar e saltando ao mar. Pode ser divertido, mas é perigoso e nada é feito pelo policiamento local.

O que fazer em Fortaleza
A Ponte dos Ingleses: ótima para ver o por do sol

Mercado Central de Fortaleza. Não tem frutas ou produtos in natura locais e, pelo que entendi, desde 1931 foi proibida a venda de legumes, frutas e carnes no Mercado (hein?). Well, de novo, pelo que entendi do mal escrito texto sobre sua história no site oficial do Mercado, houve preferência para exposição de artigos artesanais e em 1997 um novo prédio foi oferecido para abrigar o Mercado Central, tal como o conhecemos hoje, com rampas, escadas e elevadores e um vão livre central. Os visitantes encontram as tradicionais rendas cearenses, artigos de couro, camisetas e mil bugigangas, além da castanha de caju, licores, cachaça… Feche os olhos para a sujeira, a falta de manutenção e divirta-se puxando conversa com os vendedores. Não há muita variedade e muitos produtos nem são artesanais, mas essa parece ser uma tendência mundial. Site oficial aqui.

Mercado de Fortaleza dicas

– Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também no final da década de 1990, foi inaugurado o espaço cultural com salas para shows, galerias de arte, teatro, cinema e planetário, contribuindo para a revitalização do bairro de Iracema.

À noite, a região é mais visitada devido aos bares que ficam em seu entorno, em casarões restaurados.

Theatro José de Alencar. Só apreciar os vitrais coloridos e a estrutura metálica do teatro inaugurado em 1910  já vale a visita, mas confira a programação para quando estiver na cidade. Os jardins só saíram do papel em 1975, com projeto de Burle Marx. De terça a domingo há visitas guiadas.

Beach Park. Distante cerca de 30 km de Fortaleza, na praia de Porto das Dunas, no município vizinho Aquiraz. Pela proximidade, é bem possível fazer um bate-e-volta. Veja  o post Beach Park e o Hotel Acqua Beach Park 

Cumbuco. Vencendo a mesma distância, você chega a dunas e lagoas, em um parque de diversão mais natural, com passeios de jangada e bugue e o delicioso esquibunda. Mas jet-skis, banana boats, kitesurf e windsurf também dão as caras por lá.

Quem esteve em Fortaleza e deixou dicas mais recentes é a Carol do blog Vamos por aí, confira!

Canoa Quebrada

Considerada uma das praias mais bonitas do nordeste brasileiro, Canoa Quebrada fica a 163 quilômetros de Fortaleza, o que a torna uma boa opção de esticada ou, para quem só tem este jeito, de bate-volta. Leia as dicas completas no blog Destinos Notáveis.

E você, tem dicas para compartilhar sobre Fortaleza? Deixe aí nos comentários que outros leitores poderão aproveitá-las.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.