Outono e o Fall Foliage em NY

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

atualizado em setembro de 2022

outono em NY
foto de Peperminting, by Pixabay

O Outono em NY é título de filmes e cenário para inúmeros filmes românticos. E realmente é muita beleza natural por m2 mesmo o meio de uma das maiores metrópoles do mundo, no Central Park. Fomos além e rodamos pelo interior do estado de Nova Iorque. Veja como fazer essas paisagens saírem das telas e entrar nas recordações de viagem.

Quem vai a Nova Iorque sabe que as opões de o que fazer, comprar, comer por lá são infinitas e a cada visita tem algo novo rolando na ilha de Manhattan. No final deste post tem uma lista dos artigos com roteiro dia a dia e um guia para quem vai no outono a NY ou em qualquer outra época.

Quando é outono em NY

Enquanto no hemisfério sul, onde está o Brasil, temos a primavera, na mesma época o hemisfério norte está vivendo seu outono. E algumas árvores típicas de países como Estados Unidos, Canadá, Japão, norte da Europa apresentam o chamado Fall Foliage, efeito em que as folhas sofrem transformação em sua coloração, variando de amarelo, laranja, bronze, vermelho, dependendo da espécie e da região em que estão plantadas.

Além disso o calor e as chuvas – ou a falta delas – que antecedem o outono também influenciam na intensidade das cores e no período de pico. Se tiver sido muito quente e seco, é possível que as folhas fiquem marrons antes de apresentarem as fases das cores. Na Europa, por exemplo, é comum a coloração amarelada e apenas os países nórdicos são presenteados com o vermelho.

GaPa sul Alemanha outono
Sul da Alemanha em outubro

Em minhas pesquisas, li alguns relatos meio frustrados de quem esperava rodar dezenas ou centenas de quilômetros com vista para o colorido das árvores. Isso é muito comum, porque vemos em redes sociais, filmes e vídeos apenas um recorte de um todo, e nos iludimos achando que o caminho todo será assim.

Além das condições ideias que citei acima, precisamos nos lembrar que não são todas as árvores que têm as folhas coloridas no outono, embora na América do Norte elas sejam bem abundantes. Vou citar algumas delas, embora nem todas sejam endêmicas do Leste, onde curti o outono em NY. Vários tipos de bordo, como o vine mapple e o sugar mapple, o álamo (vi muitos nas Montanhas Rochosas do Canadá), carvalho vermelho, Sassafras.

Outra questão é que um mesmo estado pode variar em semanas o pico, por causa da altitude, principalmente. Manhattan, por exemplo, é o último a ter o pico no estado de NY. Se não coincidir com a época, faça como eu: alugue um carro na Rentcars e corra atrás das cores. Se você gosta de natureza, não vai se arrepender!

outono em NY
Uma das lindas estradas do interior de NY, quando fomos ao Minnewaska State Park

Leia NY: Bate-Volta a Minnewaska State Park, onde conto como foi nossa viagem para ver as cores do outono em NY.

Minnewaska nova iorque
O Minnewaska, em bate-volta a partir de NYC

Como planejar a viagem para o Fall Foliage?

É um desafio planejar uma viagem internacional para um desses países com o objetivo de pegar o pico das cores, caso você não possa ficar um período maior que 15 dias. Mas pelo menos nos Estados Unidos há vários sites especializados que fazem o mapeamento por região ano a ano e com um mês de antecedência é possível ter uma previsão certeira.

Caso você precise se programar com maior antecedência, o mapa abaixo representa uma média das datas em que ocorre o processo, mas vale conferir os websites de cada região e no ano de sua viagem, por todos os motivos que citei. Em 2022, eu usei o do Parque Nacional Smokey Mountains, que fica na Carolina do Norte.

outono em NY

Voos em promoção

Eu sempre digo que quanto mais distante a viagem do início do planejamento, menor será o impacto no seu bolso, mas às vezes é possivel encontrar voos bem baratos com poucos dias de antecedência. Em setembro de 2022, por exemplo, a United Airlines tinha ofertas de voos a paritr do RJ e SP para Boston e Chicago por R$ 2.900 para períodos de final de setembro a início de novembro, com duração de 10 dias ou mais, visitando as duas cidades.

A dica é seguir buscadores de ofertas, como o SkyScanner, ou baixar app como o Melhores Destinos e Passages Imperdíveis. Eu gosto de usar o serviço do Google e até agora não entendo porque ele não aparece quando fazemos busca no Google, é preciso digitar a URL: https://www.google.com.br/travel/explore.

Hospedagem para curtir o outono em NY

Quanto à hospedagem, pode ocorrer o mesmo, de um hotel liberar tarifas mais baixas para fechar os últimos quartos, mas em geral acabamos tendo muito menos opções de hospedagem do que se reservarmos com antecedência de meses.

O ideal é fazer reservas com cancelamento gratuito, e você tem esta opção no Booking.com, o site que uso para reservar de hotéis a apartamentos.

Outra coisa que encarece hospedagem é a realiação de eventos na cidade ou de feriados. Em outubro, os Estados Unidos têm na segunda segunda-feira do mês o feriado Columbus Day, e os preço vão para o alto por ser um fim de semana prolongado.

Então, pese o custo benefício. Se presenciar as cores do outono em NY é uma das coisas de sua bucket list, com certeza vale investir um pouco mais para realizar esse sonho.

outono em NY

O Processo de Pigmentação das Folhas no Outono

Todo mundo lembra das aulas de Ciências e da clorofila, que permite às plantas capturar o sol e produzir energia pelo processo de fotossíntese, não é?

Quando o clima esfria no outono, a clorofila deixa de ser produzida. Os pigmentos amarelos e laranja, sempre presentes por baixo da camada verde das folhas, têm a chance de aparecer quando o verde diminui. O mecanismo que resulta o vermelho é mais complexo de ser entendido pelos cientistas por causa da energia que a árvore precisa para produzir a cor em um momento em que as folhas estão para cair.

A forto abaixo é um exemplo de como nem todas as árvores atingem o pico na mesma época.

árvores no parque estatual Minnewaska, em New Paltz, NY
árvores no parque estatual Minnewaska, em New Paltz, NY
fall foliage outono em NY
que interessante ver estas folhas parcialmente descoloridas
fall foliage NY

Outono no Central Park em NY

Estive em Nova Iorque de 8 a 14 de outubro de 2014. As árvores em Manhattan apresentavam folhagem amarelada e bordos (a árvore cuja folha é o símbolo do Canadá) já estavam alaranjados no meu último dia na cidade.

Embora o Central Park tenha algumas nessas árvores, cerca de 300 delas foram derrubadas durante a tempestade provocada pelo furacão Sandy, em 2012. Esta foi a explicação para o parque não estar tão colorido como eu esperava, como nos filmes de outono em NY. Meu preferido é Harry e Sally…

Vista do Central Park no outono
Vista do Central Park no hotel Park Lane

E você curte o outono? Conta pra mim algum destino colorido que você conheça.

Mais Dicas de Nova Iorque

Nova Iorque: guia para planejar sua viagem

NY roteiro em 5, 6, 7 dias

Roteiro New York: Midtown e Times Square

Roteiro New York – dia 2: Upper West Side e Museu História Natural

Roteiro Nova Iorque – dia 3: Staten Island, Downtown, Memorial11 setembro, Times Sqaure

Roteiro Nova Iorque – Central Park e Museum Mile

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends

Aeroporto La Guardia e o voo Delta SP-NY-SP


Planeje sua Viagem Aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. oi Márcia… fui atraída para este texto! Eu amo o outono, minha estação do ano favorita, sempre, justamente pelas cores. Suas fotos estão lindas! Eu voltei há pouco da cidade de Nova York, estive lá no outono também e achei a cidade belíssima, com as cores desta bela estação.

    Contudo não sabia de um monte de coisas que você conta por aqui, como o mapeamento de regiões, picos e afins. Gostei muito e outono agora terá ainda mais encanto para mim! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.