Economia e imersão cultural: B&B, AirBnB e aluguel de temporada

Terceiro e último post sobre hospedagem, da série Vou viajar, e agora?, desta vez falo sobre dois tipos de hospedagem que vêem conquistando muitos brasileiros: o aluguel de um quarto ou de casa/apartamento inteiro e a estadia em B&B.

AIRBNB
Este tipo de hospedagem tem gerado uma briga com proprietários de hotéis, porque isentos de impostos e uma equipe grande de funcionários conseguem atrair turistas pelo preço mais em conta. O mais famoso é o site airbnb. Você se cadastra gratuitamente no site, preenchendo seu perfil com capricho, pois os proprietários sentirão mais confiança para abrir suas portas para você, concorda? Depois faz a busca do local de suas férias, seleciona data (ou deixa em aberto) e número de hóspedes e o tipo de acomodação que busca (quarto inteiro, compartilhado, espaço inteiro, se permite que se fume, crianças ou pets, etc.). Toda comunicação é feita pelo site. As avaliações de quem se hospedou são fundamentais para te ajudar na escolha. Não deixe de fazer essa importante parte da pesquisa.

Atualização: depois de escrever, tive minha primeira experiência alugando um apartamento em Viena e escrevi a avaliação e dei dicas de como escolher um apartamento pelo AirBnB neste post.

chato ficar assim, com vista pra Torre. Apartamento disponível no Airbnb
chato ficar assim, com vista pra Torre. Apartamento disponível no Airbnb

B&B
B&B é 
abreviatura para Bed and Breakfast, ou seja, Cama e café da manhã, os serviços oferecidos por este tipo de hospedagem. Em geral é administrada diretamente pelos proprietários e o quarto fica na casa deles, mas pode haver um responsável à frente, o que pode tornar menos pessoal a experiência. Confira alguns sites, mas não deixe de ler avaliações de quem já se hospedou:

🏨 B&B internacional
🏨 B&B nacional
🏨  B&B nos Estados Unidos
🏨 outro site de B&B& internacional
20140603_212106 20140603_215251 20140603_212308

B&B em que ficamos na região do Loire, França
B&B em que ficamos na região do Loire, França

Tem sido relativamente comum o aluguel de casas em Orlando, por exemplo. Os sites abaixo vão além da terra do Mickey e listam imóveis em quase todo mundo:
🏨 Homeaway
🏨 Aluguel de temporada
🏨 Vacation Rentals

Vantagens de cada opção de hospedagem
Aluguel de quarto ou casa toda
Boa opção para imóveis grandes, cujo aluguel pode ser rachado entre os amigos ou famílias que o ocuparem. Também é boa escolha para quem viaja desacompanhado, cujos custos de quartos em hotéis costumam ser altos. Você pode usar a cozinha para preparar sua própria refeição, economizando também aqui. Boa oportunidade para fazer amigos e aprender sobre a cultura, história e hábitos locais e chance de praticar uma língua estrangeira com um “nativo” se ficar com o morador. Assista a este vídeo (em Inglês) promocional do airbnb que explica como funciona.

Cuidados: Verifique se o proprietário que aluga o quarto estará no imóvel e se ele dispõe de outros quartos para alugar. Alguns apartamentos viram hospedarias ou albergues. Atenção se é isso que você procura. Confira a credibilidade do proprietário lendo as avaliações de quem se hospedou no imóvel. O site mais famoso do mundo para aluguel de quartos é o airbnb. Dei uma olhadinha no Reclame Aqui e encontrei algumas queixas. Faça sua pesquisa!

B&B
É uma boa oportunidade para saber mais sobre a cultura e hábitos locais e fazer novos amigos – e praticar uma língua estrangeira, se for o caso.
Dependendo do B&B, o custo pode ser o mesmo de um hotel de rede, mas a ambientação será sempre mais caprichada ou ao menos mais pessoal. O Café da manhã muitas vezes é feito pelos anfitriões, trazendo um ar de receptividade que hotel nenhum garante.
E você, tem alguma dica sobre um dos tipos de hospedagem tratados neste post? Deixe seu comentário!

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s