Fotos de Viagem

Aposto que você tira um monte de fotos de suas viagens e elas ficam em alguma nuvem ou atolando a memória do seu pc! Quanto desperdício! Fotos lindas de momentos únicos e você as guarda tão guardadas que nunca as vê! Bem, cada um na sua, mas eu adoro ver fotos e acho que elas podem contar histórias de uma forma bem legal: scrapbooking.

Scrap paper é aquele papel que sobrou e você reutiliza pra fazer continha de matemática ou lista de supermercado. Essa é a ideia original, mas agora há um mercado enorme, feiras e lojas especializadas em scrap que deixam as mulheres malucas. Você pode gastar uma nota em papel e acessórios, ferramentas e enfeitinhos ou pode fazer páginas mais simples.

Se você prefere tecnologia, existem lojas de scrap digital, onde você compra layouts, papéis, letras, enfeites, tudo virtual, decora uma página digital e salva em algum lugar ou imprime. Essa opção é legal para enviar por e-mail ou postar nas redes sociais.

Também dá pra fazer vídeos no movie maker ou outro programa.

IMG_0725

Eu particularmente gosto do artesanal, pois é bem relaxante cortar, colar, pintar, fazer layouts. O scrap tradicional tem relevo, textura, cheiro… As páginas têm 30 X 30cm, mas você pode fazer o formato que quiser. Os álbuns são relativamente caros, mas você pode comprar páginas avulsas (de papel e também a página de plástico que envelopa seu trabalho, para proteger) e montar o seu. Personalizar a capa dá um look todo especial!

IMG_0749
Capa do álbum feita por mim

Mas como este é um blog de viagem, escrevo dicas do que fazer para montar um álbum que conte a história de sua viagem:

1. journaling: essa palavra não tem a ver com jornalismo, mas com diário. É o registro do que aconteceu durante o dia. Observações que servirão para você legendar fotos ou resumir o espírito da viagem, o que sentiu, o que deu super certo e os perrengues. Pode ser um caderninho e caneta ou em um aplicativo do seu celular ou tablet. Hoje é possível pesquisar na Internet “o que era mesmo esse monumento”, quando você volta, mas tem sempre algumas coisas que é legal anotar, especialmente se você tem um blog de viagens (rsrsrsrs).

IMG_0748

IMG_0747

2. como você viu nas páginas que fotografei, é importante colocar data (a gente sempre esquece quando foi, com o passar do tempo) e legendar monumentos.

3. Eu gosto de incluir mapas e moedas, como se fosse uma reportagem falando do lugar. Isso é bem útil depois de alguns anos, quando a gente não se lembra onde fica exatamente o hotel ou a cidade.

IMG_0755

4. Durante a viagem, não se esqueça de guardar tíquetes, panfletos, recibos, bilhete de embarque para somar a suas páginas. Com eles, você não precisa ficar anotando nome da cia. aérea ou do restaurante legal onde comeram.

74778_3517702754402_128073789_n
guias dos parques, cartão do hotel, tag de bagagem, tudo na contra capa do álbum

 

O que você faz com suas fotos de viagem?

 

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s