Roteiro New York: dia 1 – Midtown com Times Square, NYC Library e mais

Se você está planejando sua viagem a NYC, não deixe de ler os posts relacionados a planejamento, roteiro e dicas. Os links estão no final desta publicação.

A ilha de Manhattan é plana em quase sua totalidade e relativamente fácil de se localizar, por isso esta parte do roteiro foi feita a pé. Além do mais, a arquitetura merece ser observada de pertinho, então não se esqueça de olhar para o alto de vez em quando, pois muitas fachadas são belíssimas. Distâncias mais longas ou dedos com bolhas (calçado confortável é seu grande amigo) pedem táxi ou metrô. Uma amiga perguntou se vale a pena usar os ônibus turísticos. Vale, dependendo de seu perfil. Eu gosto da liberdade de parar e fotografar algo que me encanta e de cima de um ônibus isso não é possível – hop in, hop off, mas nem tanto, né! Mas já usei desses ônibus turísticos de dois andares em Londres (claro!) e foi bom, porque não tinha feito um planejamento para visitar a cidade e o tour ajudou a me localizar. Outra vantagem é poder ficar sentadinho enquanto se observa a cidade.
Manhattan dicas
Entendendo a ilha de Manhattan
A Quinta Avenida (grudadinha no Central Park, essa área retangular verde aí no mapa) divide a cidade entre East (leste) e West (Oeste) e as ruas são, em sua maioria, numeradas em ordem crescente em direção ao Norte. Na parte mais antiga da cidade, ao Sul, até mais ou menos os bairros Greenwich e East Village, as ruas têm nomes e não são planejadas (paralelas), mas mesmo assim não é difícil se localizar.
88

DIA 1
Midtown e região da Times Square
– Quinta Avenida (lojas da Apple, The Plaza, FAO Schartz – eu fui em outro dia, porque estava hospedada pertinho, então pode ser uma boa incluir a FAO aqui)
– St. Patrick Cathedral
– MoMa
– Park Avenue
– Grand Central Terminal
– Chrysler e News Building
– ONU
– Biblioteca de Nova Iorque
– Bryant Park
– Times Square
Top of the Rock, no Rockfeller Center
O primeiro dia foi bem proveitoso, pois nosso voo chegou no JFK por volta das 6h. Se você chegar mais tarde, vai precisar cortar algumas atividades ou trocas o roteiro.
Chegando ao hotel na rua W59th (sabe o Plaza? Ficamos ao lado. Adoro fazer essa brincadeira!), deixamos nossa bagagem na recepção e tiramos um pouco do peso das bolsas que levaríamos, colocando o que não seria usado nas malas, pois o check in seria só depois das 15h. Veja com seu hotel se há cobrança de taxa caso precise fazer o mesmo – que não deveria acontecer, vamos deixar claro!
rua 5-0013

Percurso de 35 minutos a pé (até o Grand Central)

Caminhamos pela W 59th em direção à 5th Ave. e por ela até encontrar a St. Patrick, na esquina com a East 50th, mas a igreja estava sendo restaurada. A Catedral é a maior igreja católica dos Estados Unidos e como toda catedral, ostenta bela arquitetura e obras de arte.
Quer trocar a igreja por um museu? Vá ao MoMa, na 11 W 53rd St. Sempre ponho na lista e acabo não indo!

Durante o percurso você vai observando a arquitetura, as vitrines das lojas, os edifícios que “já vi em algum lugar!”. Difícil é tentar manter o ritmo dos nova iorquinos enquanto a gente tenta observar tudo de uma só vez! Aliás, já houve certa polêmica quando um grupo chamado Improv Everywhere pintou na calçada da Quinta Avenida duas  faixas dividindo-as entre turistas e nova-iorquinos. Não seria uma má ideia, se já não houvesse as faixas  de ida e de volta criadas pelo bom-senso!

new-yorkers-vs-tourists

Ao cruzar a E 47th, entramos nela e caminhamos até a Park Avenue, tendo já a vista do Helmsley Building, em um dos trechos mais fotografados de NYC.
Ilha de Manhattan

grand central

A entrada principal do Grand Central, que permite descer as escadarias de mármore, fica na E 42nd St com a Park Ave. Além do grande e bonito saguão (observe o teto abobadado com os signos do zodíaco), o terminal de trem e metrô conta com praça de alimentação, lojas e até um mercado de carnes, frutas, legumes, peixes… aproveite e abasteça-se de berries, como morango, framboesa, mirtilo.

Grand Central NY

Outono no Mercado do Grand Central Terminal
Outono no Mercado do Grand Central Terminal

DSC_1679
Grand_Central_Terminal_Park_Ave_viaduct_Summer_Streets

Você pode continuar pela E42st e conhecer um dos edifícios mais bonitos de NY, o Chrysler Building. Entre e aprecie a arquitetura art deco, presente até nas portas dos elevadores.

Também na E 42th st. (#220) fica o News Building, cujo saguão serviu de locação para os filmes do Super Homem na década de 80. Se quiser caminhar até East River, pela E44 st, vai conhecer a sede da ONU, que tem muitas obras de arte, entre elas os painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, presente do Brasil, que na minha opinião já valem a visita.

Como eu já tinha visitado esses prédios antes e principalmente porque precisava de algum estímulo para minha filha que já morria de tédio pré-adolescente, saindo do terminal fomos direto para a Biblioteca de Nova Iorque, de volta à 5th Ave. (5 minutinhos de caminhada). O salão principal de leitura que ocupa o equivalente a dois quarteirões estava fechado, que pena. Como eu gosto de arquitetura -às vezes não sei se olho pro prédio ou pra exposição em museus! Mas há algumas jóias, como uma bíblia impressa por Gutenberg provavelmente em 1450, no Gottesman Exhibition Hall.

A fachada da Biblioteca de Nova Iorque
A fachada da Biblioteca de Nova Iorque
IMG_0035
A Bíblia impressa por Gutenberg

Biblioteca de Nova Iorque

 

OK, se você não se interessa em conhecer a biblioteca, pode aproveitar para usar os banheiros e o wi fi gratuito. A entrada é gratuita.

library 5-0029
Teto de um dos salões da NYC Public Library

NYC Library

Atrás da biblioteca fica um oásis chamado Bryant Park, perfeito para quem viaja com crianças. Tem carrossel a $3 que funciona o ano todo. Ali mesmo na praça você pode pegar uma revista com a programação do vai rolar na temporada. No verão teve Festival de filmes exibidos ao ar livre, brincadeiras para adultos como Dança das Cadeiras, espetáculos de dança, música e teatro. Aulas de línguas e de yoga gratuitas também são oferecidas. Durante o outono e inverno um rinque de patinação é montado no gramado. Uma estante oferece livros. Isso, para mim, é primeiro mundo!

bryant  3-0054

E mesmo que não tenha crianças, vale sentar-se e observar os nova-iorquinos, especialmente na hora do almoço, quando a praça fica cheia e as pessoas se encontram para comer, bater papo ou jogar.

Pernas cansadas encontram repouso no Bryant Park
Pernas cansadas encontram repouso no Bryant Park
O Carrossel do Bryant Park
O Carrossel do Bryant Park

Depois de uma pausa para almoço, caminhamos para a Times Square (cerca de 10 minutos) para levar a Ju conhecer a  Toys R Us e a Disney de NYC. Tem também loja da M&M para os chocólatras. Como gosto de brinquedos, fiz um post só para essas lojas. Link no final desta publicação.

Quem não se encanta!
Uma das áreas da Toys R Us
DSC_1778
Até a estação do metrô é iluminada como um teatro!

Eu particularmente não gosto da Times Square. É muita muvuca e luz demais pro meu gosto – e não tem nada a ver com o fato de ser turística demais. A Torre Eiffel é turística e eu adoro! Mas é gostoso ver os turistas – não tem gente mais feliz do que turista! O calçadão é muito legal, com mesas e cadeiras de metal que, embora não sejam confortáveis, ajudam o turista a descansar – não tem gente mais cansada do que turista!

Se você nunca assistiu a um show na Broadway, sugiro que o faça. É como ir à Estátua da Liberdade ou ao Central Park. Dicas legais de como comprar ingressos, aqui.

foto-galeria-materia-620-ur

Da Times Square, você pode se dirigir para o Rockfeller Center, que tem a Loja da Lego, a Sacks e o mais famoso pôr do sol, no Top of the Rock, Rockfeller Center (aquele da famosa árvore de natal), na W50th St entre a 5th e 6th avenues. O ingresso básico custa $29 e você pode ver a cidade do alto de 70 andares, num terraço envidraçado. Acho que vale a pena se o dia estiver limpo. Se quiser ver o por do sol, chegue com antecedência, pois as filas costumam ser grandes.

IMG_4184-big

Quer descansar num lugar agradável, vá para o Channel Gardens, um corredor com fontes e flores em frente ao Edifício General Electric, no Rockfeller Center.

Da Times Square nós fomos para o hotel pois nem tínhamos feito o check in ainda! Morremos com a vista do quarto, tomamos um banho merecido, relaxamos um pouco e saímos para jantar.

central park view-1902

Refeições

Café da manhã: como o café do avião foi medonho, reforçamos no Green Café (36 W58th Street)

Almoço: xi, não lembro o nome do restaurante que na verdade era uma grande Deli na região da Times Square, sorry.

Jantar: ótima descoberta, restaurante Academia Barilla (1290 Avenue of the Americas). Acolhedor, tranquilo, com comida deliciosa e a bom preço. O atendimento também foi rápido e simpático.

original_composit-001-barilla-finedininglovers

Se você vai ficar na muvuca da Times Square, encontrará restaurantes temáticos, como o Planet Hollywood e o Hard Rock. Jantamos uma noite no Olive Garden, sempre uma boa opção, com comida boa e acessível – e muuuuitos brasileiros, além de muuuuita espera. O Olive Garden da  696 Avenue of the Américas é mais tranquilo e menor que o da Times Square.

Veja preços de refeições e de outros itens em Nova Iorque: Planejando sua Viagem.

Posts Relacionados (clique sobre o título para ser direcionado)

Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends

Nova Iorque: planejando sua viagem

NY em 5, 6, 7 dias

Roteiro New York – dia 2: Upper West Side

Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown

Roteiro Nova Iorque – dia 4

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Outono e o Fall Foliage em NY

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Aeroporto La Guardia e o voo Delta SP-NY-SP

Gostou das dicas? Então convide um amigo a conhecer o blog Mulher Casada Viaja. Compartilhe o que você fez em NY deixando seus comentários logo abaixo. Outras pessoas poderão se beneficiar deles.

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s