Roteiro New York – dia 2: Upper West Side e o Museu de História Natural

O dia 2 descrito aqui faz parte de uma viagem a NY com roteiro de 5 ou 6 dias, em outubro/2014. Sugiro que leia os demais posts relacionados a esta viagem. Os links para esses posts estão no final desta publicação.

Entendendo a ilha de Manhattan
A Quinta Avenida (grudadinha no Central Park, essa área retangular verde aí no mapa) divide a cidade entre East (leste) e West (Oeste) e as ruas são, em sua maioria, numeradas em ordem crescente em direção ao Norte. Na parte mais antiga da cidade, ao Sul, até mais ou menos os bairros Greenwich e East Village, as ruas têm nomes e não são planejadas (paralelas), mas mesmo assim não é difícil se localizar.

88

DIA 2
Upper West Side

Central Park (parte oeste):
1.
 Strawberry Fields Forever – Central Park, próx. W 72nd Street
2. The Lake 3. Bow Bridge

– American Museum of Natural History – Central Park West com W79th st.
– Dakota Building –  1 w72nd st
– Columbus Circle
– Lincoln Center – W 65th St com Amsterdam (10th Ave.)

No segundo dia, sono atrasado pelo voo noturno, cansaço pelo bate perna do primeiro dia, mas quem é casada com quem acorda cedo, não tem jeito! Agradeci pelo marido casado viaja  ter me acordado para ver o dia nascendo, levantei cambaleando, peguei a câmera, tirei uma única foto e voltei pra cama. A foto ficou “ótima”!

6h50: eu disse que estava meio dormindo, olha o foco!
6h50: eu disse que estava meio dormindo, olha o foco!
Depois das 8h melhorou. As árvores ainda sombreadas pelos edifícios do Leste da ilha
Depois das 8h melhorou. As árvores ainda sombreadas pelos edifícios do Leste da ilha

A manhã estava linda e aproveitamos para caminhar até o Museu de História Natural, usando as trilhas do Central Park West. Era dia 9 de outubro, aniversário de John Lennon, e eu queria ver o que rolava por lá. Um cara tocava canções dos Beatles e de John Lennon no violão em troca de moedas. Algumas pessoas depositavam flores no monumento Imagine, presente da cidade de Nápoles (Itália). Strawberry Fields, espaço de 2 acres no Central Park, foi restaurado para ser homenagem a Lennon, assassinado ali pertinho em 1980. Entre as plantas da área, estão arbustos de… morangos.

Homenagem a Lennon
Homenagem a Lennon

Continuamos pelo parque, admirando a paisagem verde e a de concreto. O som dos carros nas ruas próximas e eu ali entre as árvores do Central Park me trouxeram Simon and Garfenkul cantando: “The sounds of the city sifting through trees settle like dust on the shoulders of the old friends…” Que trilha sonora linda para um passeio no parque!

central park brigde
A Bow Bridge, uma das pontes originais
folhas de outono
folhas de outono

Quando o lago estreitar, é hora de pegar a trilha que sairá na  W77th, onde fica o Museu Americano de História Natural. Você pode comprar o ingresso na hora e o autoatendimento é mais rápido, com pagamento em cartão. Adultos pagam $27 e crianças de 2 a 12 anos: $16. Não pegamos nenhuma fila.

IMG_0107
A fachada do American Museum of Natural History. Eu sei, saíram mais os ônibus escolares, mas foram olhos de professora…

Eu raramente compro City Pass quando viajo porque gosto de ficar mais pelas ruas do que em museus. Dizem que em Paris e Roma você não pega fila se está com esses passes, mas aqui havia uma fila para quem tinha o passe. Em Amsterdam e Paris vi a mesma coisa. Faça suas contas e veja se vale mesmo a pena comprar um passe, levando em conta o quanto vai usá-lo e o tempo de filas. Essa até que não era grande…

IMG_0112
Fila para portadores do City pass

Se você dispõe de pouco tempo ou não quer ficar o dia todo no museu, visite o website oficial e planeje sua visita. E por falar em tempo…

IMG_0163
O didático relógio para explicar quando o homem surgiu na Terra
IMG_0178
Satisfação ao encontrar ao vivo o que aprendeu nos livros: Lucy
Uma das áreas mais populares, a dos dinos
Uma das áreas mais populares, a dos dinos
Ótima maneira de aprender
Ótima maneira de aprender
museu 5-0173
A influência cultural dos filmes americanos com certeza fez com que minha filha curtisse mais NY do que curtiu cidades da Europa, por exemplo

IMG_0132 IMG_0183

Não se esqueça que anexo ao Museu há o Planetário Hayden, cujo ingresso você pode comprar no mesmo bilhete. Eu acho que com tanta tecnologia em nossas casas a apresentação do planetário não impressionou muito minha filha, mesmo tendo cadeiras que tremiam, muito escuro e barulho.

Como deixamos o museu por volta das 17h (!), almoçamos por lá. Caso você tenha restrições alimentares ou se quiser dar uma espiada no menu de cada lanchonete (há 4 opções), visite o site clicando aqui.

Caminhamos em direção ao Columbus Circle, pela Central Park West, de onde avistamos  o YMCA (Village People, gente!), o Dakota Building, o Twin Towers e até decoração de Halloween.

O Dakota, locação do filme O Bebê de Rosemary e última morada de John Lennon
O Dakota, locação do filme O Bebê de Rosemary e última morada de John Lennon
Decoração caprichada de Halloween
Decoração caprichada de Halloween
Twin Towers, vistas do Central Park
Twin Towers, vistas do Central Park

No número 55 da Central Park West, fica o prédio que foi cenário para o Caça-Fantasmas (Ghostbusters), filme dos anos 1980.

Também na Central Park West, mas com a 62th, as Twin Towers, de 1931, onde moraram Groucho Marx, Marilyn Monroe,  Dustin Hoffman, Paul Simon e onde Madonna foi proibida de morar!

Depois desses parágrafos, a revista Caras vai me contratar! rsrsrs

Olha o Caminhão do Sorvete, igualzinho aos desenhos...
Olha o Caminhão do Sorvete, igualzinho aos desenhos…

67__Fountainforblade[2074]
O Metropolitan Opera House com seus arcos
Depois de um sorvete observando a Columbus Circle, discutimos se deveríamos passear de carruagem ou não. Não. Voltamos ao hotel para banho e saímos para jantar.

Se você não usou todo seu tempo no museu, pode entrar na W64th St até o Lincoln Center (W 65th St com Amsterdam (10th Ave.), complexo de espetáculos de dança e música. Dê uma olhada na programação no site oficial e programe uma peça off broadway ou um show. Se não, a visita pode garantir fotos muito bonitas no anoitecer.

Refeições

Café da manhã: Le Pain Quotidien (922 7th Ave.). Sabe quando você, mulher, vê aquele sapato lindo na vitrine e entra na loja imediatamente? Comigo é com pães. Como sofro em cidades onde não encontro pães do tipo francês ou italiano! Então entrei nesse restaurante como o Pica-pau atrás da nuvenzinha de cheiro. Pedi uma baker’s basket, que daria para uma família! Meu marido pediu uma fritspinach, uma espécie de omelete com espinafre, que não aprovou. E a Ju foi de waffle. 3 chocolates quentes. Achei o clima legal (embora muito ruidoso), com mesa grande que promove a convivência entre as pessoas, potes de geléia compartilhados, mas ninguém dirigia os olhos aos vizinhos, mantendo-os em seus grupos. Talvez seja legal para quem já está em grupo. Não foi uma refeição barata ($47 mais gorjeta), mas era muita comida!

A vitrine que me fisgou
A vitrine que me fisgou

Almoço: lanche no museu.

Jantar: Pazza Notte (1375 6th Ave.). Italiano, claro. O clima era de happy hour e extremamente ruidoso. Precisamos usar o celular para enxergar o cardápio (rsrsrs). Bom para azarar!

Veja preços de refeições e de outros itens em Nova Iorque: Planejando sua Viagem.

Se gostou das dicas, convide um amigo para conhecer o blog. Se tem perguntas ou quer acrescentar dicas, deixe seu comentário logo abaixo.

Posts Relacionados (clique sobre cada título para ir ao respectivo post)

Nova Iorque: planejando sua viagem

Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends

NY em 5, 6, 7 dias

Roteiro New York: dia 1

Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown

Roteiro Nova Iorque – dia 4

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Outono e o Fall Foliage em NY

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Aeroporto La Guardia e Delta NY-SP NY

Anúncios

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s