Ano novo pelo mundo

     Happy-New-Year

Outro dia ouvi o Ricardo Freire, meu blogueiro-ídolo, dizendo que em nenhum país se comemora tão festivamente a passagem de um ano para outro como no Brasil. E falou sobre a crença brasileira na magia de termos uma nova chance com o início de um novo ano, como bem explica o poema atribuído erroneamente a Drummond, que escreveu, sim, um poema sobre Ano Novo, mas não este:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

…”

Claro que esse renascer não é exclusividade nossa, mas a festa é tão intensa e o sentimento de renovação tão verdadeiro nos corações e mentes de nosso povo que parece ter sido criado por aqui. Talvez ampliado pela alegria do início do verão, férias de muita gente e estação mais alegre, talvez pelo coincidir com um novo ano escolar, talvez pelo visual de todos de branco… ou talvez por tudo isso junto.

E aí vêm resoluções de ano novo, planos e sonhos renovados, recauchutados ou cirurgicamente modificados, promessas que nem sempre são cumpridas. Eu acho essa esperança inocente linda, justamente por ser tão infantil e desprovida de qualquer explicação ou lógica. Acredito no poder do pensamento e no quanto o universo pode conspirar, sim, para que algo aconteça. Pena que em Dezembro, em vez de usarmos nossas horas vagas para reflexão, estamos cada vez mais envolvidos em discutir onde vai ser a festa, quem vai levar o peru e disputando espaço nos corredores dos templos de consumo para comprar presentes. Aqueles que no final das contas vão parar num canto do armário ou ser reciclados, porque muitas vezes não têm nada de pessoal.

Com a proximidade da data, pensei em escrever sobre como se comemora a passagem do ano em alguns países. Fogos de artifício estão presentes em todas as capitais, mas pular ondinha e vestir branco acho que é exclusividade nossa. Além disso, o clima quente favorece a festa e tudo fica mais alegre. Talvez venha daí essa esperança de “que tudo se realize no ano que vai nascer; muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. E essa música é muito mais legal do que a música-símbolo da data nos países falantes de inglês, Auld Lang Syne, que fala de não esquecer velhos amigos e de reencontrá-los. Melodia triste para uma data tão festiva.

Você deve se lembrar de suas aulas de Geografia, então sabe que devido ao fuso-horário o Ano Novo chega primeiro em países como Nova Zelândia, Austrália, Japão e China e as últimas a recebê-lo são as ilhas do Alaska entre outras pouco conhecidas de nós brasileiros.

Eu sempre passei as festas de final de ano no Brasil, junto à família ou amigos. Coisas de descendente de italiano e de canceriana, então embarquei nessa viagem através de imagens de algumas cidades na noite de 31 de dezembro.

Aproveito para desejar um ótimo ano de 2015 para todos que acompanham o mulher casada viaja, com viagem ou sem viagem – mas se for com viagem, melhor!

Sydney-NYE-by-Rob-Chandler
Sidney, Austrália

 

nieuwmarkt-vuurwerk
Amsterdam, Holanda

 

Eyfel-tower
Paris, França
r0_153_3000_1846_w1200_h678_fmax
Londres, Inglaterra
toronto-nye
Toronto, Canadá
new-years-eve_s345x230
Roma, Itália

 

New.years
Washington DC, Estados Unidos
New Year's Eve in Moscow
Moscou, Rússia
3730882830102350
Barcelona, Espanha

 

Tóquio, Japão
Japão
Dubai
Dubai, Emirados Árabes

Quando estava escrevendo este post, levei minha filha ao McDonalds e olha qual era a “toalhinha” da bandeja: informações das tradições do Ano Novo em vários países do mundo, inclusive naqueles que comemoram a data em outros meses.

IMG_0770

No fundo, somos todos iguais: torcemos por um recomeço mágico, ventos que levem o que não nos serve mais e que tragam novas experiências. Bons ventos para você!

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s