Riviera de São Lourenço, Bertioga, SP

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

riviera1

Viajar: partir de um lugar com destino a outro; deslocar-se.
Seguindo essa definição, posso então escrever sobre um destino que não é exatamente uma viagem, pois vou pra lá com frequência: Riviera de Sao Lourenço, em Bertioga, porta do litoral norte de São Paulo. Trata-se de um condomínio de veraneio, com alamedas largas e parcialmente sombreadas por coqueiros simétricos e de resultado estético californiano. Segurança, limpeza e organização fazem da Riviera um pedacinho de um mundo… digamos… diferente ao qual estamos acostumados, vivendo em uma cidade caótica, poluída, insegura e suja como SP. Lula diria que é reduto da burguesia, mas quem é ele para dizer isso tendo um tríplex no Guarujá!

IMG_0824

Ciclovias, empréstimo de bikes, shopping center, supermercado com apologia à felicidade, quadras de tênis, equitação, esportes aquáticos e campo de golfe em desenvolvimento completam o prazer do seu verão caso você canse do marzão. Eu sempre preferi o relevo e as praias de São Sebastião, município vizinho, mas bastou começar a frequentar a Riviera para perceber que segurança e o sossego ficam acima de qualquer relevo ou cidade praiana mais descolada. E que tal chegar à praia e já encontrar cadeiras, mesinha e guarda sol montados e reservados para você? Ai, que delícia! Alguns edifícios levam carrinho de chopp até as areias, que tal? Na praia ninguém ouve música alta, todos recolhem o lixo, com raras exceções. E embora seja um reduto de endinheirados, à noite todo mundo anda de havaianas e shorts, muito à vontade. É, não foi difícil me render aos prazeres da Riviera…

Nem tudo é perfeito e algumas coisas me incomodam, embora não o suficiente para que eu não retorne. Afinal, não são questões exclusivas da Riviera, e sim presentes em nossa sociedade: 1. Fala sério! derrubar toda essa mata para construir um condomínio de 9 quilômetros quadrados para ser usado apenas nos finais de semana? Ok, por outro lado trouxe emprego pra muita gente da região, é responsável por 50% da arrecadação de impostos do município de Bertioga e o condomínio tem toda uma preocupação social e ambiental.  2.  a dependência de empregadas e babás. Seria uma ótima oportunidade para ficar com os filhos e ensiná-los o valor e o prazer de fazer sua própria refeição ou de arrumar sua própria cama. Mas ensinar requer saber e uma geração inteira de endinheirados prefere perder a privacidade em troca de serviços prestados, mesmo quando poderia abrir mão disso. Deixando a questão social e partindo para a afetiva: que bom ter tempo para curtir os filhos! Qual a necessidade de intermediários? E levar a babá uniformizada para a praia, porque assim todo mundo sabe que aquela pessoa não pertence à sua família. Aquela mesma que cuida de seus filhos e muitas vezes é quem os educa… 3. uma outra coisa: a grande maioria dos prestadores de serviço das lojas, edifícios e casas se locomove de bicicleta. Bem que podiam fazer um bicicletário para esse público, principalmente perto do shopping.

A Riviera começou a ser idealizada em 1979, pouco depois do asfaltamento do trecho que liga Guarujá a Boraceia. É interessante observar as casas construídas nos anos 1980 e as que são erguidas hoje. As primeiras tinham um ar praiano, descompromissado. As atuais chamam à atenção, seja pelo desenho, pelas cores, mas principalmente pelo tamanho. Prato cheio para qualquer sociólogo!

Fora do alto verão, a Riviera é uma calmaria só. Embora muitas pessoas tenham escolhido o condomínio para ser sua primeira casa, a maior parte só desce a serra nas férias e finais de semana.

IMG_0690

Entre o final de dezembro e de janeiro, o condomínio se transforma: tem muita, muita, muita gente, a ponto de o tal supermercado da felicidade funcionar 24 horas para tender a demanda. A Revista Veja SP há anos monta um espaço com shows (assisti Radio Taxi e Double You), cinema, teatro infantil, atividades lúdicas para as crianças, esportivas para os mais velhos. Este ano tivemos rinque de patinação no gelo (fiquei pensando em como conservar aquilo com um calorão que fez neste verão!) e brincadeiras do estilo parque de diversão. No shopping, tem pista de boliche e jogos eletrônicos.

DSC_2207
Show do Double You no Espaço Veja SP

A turma da paquera conta com uma casa noturna na “marginal”, avenida paralela à Rio-Santos, já fora da Riviera, e uma choperia, mas os luais que acontecem na praia também atraem alguns. Este ano, cedendo à moda foodie, tivemos espaço Food Truck também na Marginal, além de outro no Espaço Veja SP.

Curtindo com a filhota
Curtindo com a filhota

Mas a grande atração é mesmo a praia. E a Riviera é uma praia família. E tudo funciona muito bem quando há regras e elas são seguidas. Não é permitido jogo de bola entre as 9h e 17h e isso garante sossego e segurança (eu nunca vi uma partida de futebol sem palavrões ou sem alguma confusão), mas é claro que uma rodinha pra bater bola sempre rola e no módulo 6 sempre vejo uma rede de tênis armada. O tradicional frescobol na areia molhada é de praxe e permitido. Há diversas tendas de escolas de surfe espalhadas ao longo da praia e no canto leste há aluguel de jet ski e passeios de banana boat. Salva-vidas equipados com jet ski estão a postos em diversos pontos. Em janeiro é instalada uma antena para que o sinal dos celulares cheguem à praia também. Câmeras de segurança estão instaladas em alguns pontos da areia.

Não se trata de uma praia particular, embora haja um muro de pedras – chocante isso! – construído sobre a areia no início do condomínio, separando São Lourenço de Indaiá, a praia vizinha, pois havia projeto de construção de uma marina naquele ponto do condomínio. O acesso ao condomínio é vigiado, mas não controlado, então muita gente vem para passar o dia, embora ônibus e vans de excursão sejam proibidos. Talvez para desestimular a frequência de quem não é do condomínio, não há duchas ou banheiros ou bares/barracas como se vê em outras praias. Antes eu via isso como preconceito, mas hoje entendo que quem mantém a Riviera limpa, organizada e segura é quem contribui financeiramente pagando o condomínio e por isso não vai querer vê-lo transformado numa baldúria.

IMG_0670

Percebi muita gente de fora neste verão. Não vou ser hipócrita: o comportamento desses visitantes é diferente e eles preferem ficar em determinados pontos da praia, não se “misturando”, talvez por se sentirem mais à vontade. Adivinha se não me veio à cabeça Ultraje a Rigor: “Agora, nois vamo invadir sua praia!”. Duas meninas montaram uma caixa de som e se divertiam dançando ao som de pagode. Outros jogavam futebol nas areias em horário não permitido. Não, eles não eram da Riviera.

Após as 17h a maioria dos edifícios já retirou as tendas, cadeiras e guarda-sóis da areia e o visual da praia se transforma. Muitos jogam futebol, surfistas aproveitam as ondas e muitos correm ou caminham, enquanto outros passeiam de bicicleta.

slideImg1
A Califórnia é aqui!

O Reveillon na Riviera
Sempre procuro fugir de multidões, então visitava a Riviera fora de feriados, mas nesta virada de 2014 para 2015 quis viver a experiência de pular as sete ondinas e assistir aos fogos com os pés na areia branca, fofa e fina. E apesar da multidão que cobria as areias, não me senti incomodada (e olhe que isso é bem fácil de acontecer, pois adoro um lugar isolado). As ruas não tinham mais espaço para estacionar e terrenos ainda sem construção tiveram suas calçadas tomadas por carros.

DSC_2114
Bronzeado + branco: tudo de bom!

O Restaurante Maremonti, a casa noturna Pucci e o Hotel Amarílis ofereceram festas e baladas no Reveillon. Muitos condomínios também organizaram festas e assim foi o meu. Um buffet e DJ foram contratados e os condôminos que optaram por participar desceram ao salão de festas. Às 23h30, todos começaram a se dirigir à praia para assistir à queima de fogos. Levei um susto quando vi a praia lotada, pois nem de dia costuma ser assim. Meia-noite, beijos e abraços, brindes, fogos, sete ondas, voltamos para a festa no condomínio.

DSC_2163

No dia seguinte estava curiosa para saber se a praia estaria suja. Impressionante! Claro que não fui logo cedo, mas à tarde a praia não tinha uma garrafa ou copo ou seja lá o que for. A maré trouxe algumas rosas brancas e encontramos também uma imagem de um santo católico. E só. Parabéns à manutenção!

Práticas Rápidas
Localização:
município de Bertioga, estado de São Paulo, Brasil

8428866823_d748de847e_b

Como Chegar
A cidade de Sao Paulo fica no planalto, então para descer ao litoral é preciso dirigir entre o que restou da bela Mata Atlântica. Como a Riviera fica próxima ao final da serra de Mogi das Cruzes (SP 098), esta é a melhor opção para muita gente. Pegue a saída para ela na Rod. Ayrton Senna da Silva (SP 070).  Outras preferem a Imigrantes ou a Anchieta. A Imigrantes (SP 160) é uma obra fantástica e na região da serra o percurso acontece quase todo em túneis. Se quiser uma vista e a experiência de dirigir em curvas (e cheirar fluido de freio), vá pela Anchieta (BR 050). Em ambos os casos, você continua na BR 101. Caso você já esteja no litoral, como em São Sebastião ou Santos, municípios vizinhos, use a Rio-Santos. (SP 055).

De ônibus, a viação Ultra leva de SP, no terminal Jabaquara, a Bertioga e de Bertioga à Riviera. A Pássaro Marrom parte da Rodoviária Tietê, em SP e do Aeroporto de Guarulhos. A Breda parte de Mogi das Cruzes.

Heliponto na praia de Indaiá, a 3 km da Riviera.

IMG_0779

Onde Ficar
Os valores dependem muito do imóvel e da localização. Um apartamento novo e bem mobiliado, com ar condicionado em todos os ambientes e área de lazer a uma quadra da praia fica em torno de R$ 1.200/diária, com espaço para 7 ou 8 pessoas.  Há também os villagios, pequenos condomínios de casas, com portaria, que ficam mais em conta, a partir de R$ 4.000 a semana para o mesmo número.

Não canso da vista de montanhas
Não canso da vista de montanhas, mesmo no litoral

Além da opção de alugar um imóvel diretamente com um proprietário ou através das imobiliárias locais, você pode se hospedar em imóveis desenvolvidos para este fim:
– Amarilis Flat Service ( móodulo 20) (13) 3316 8121
– Travel Inn Boulevard Riviera Flat. (módulo 6) (13) 3319 6000
– Sabel Residence Service (módulo. 30)
(13) 3316 1424
– Ilha da Madeira Resort (módulo 2) (13) 3316 5006

Como circular por lá
A maioria se locomove a pé, mas como o condomínio tem as dimensões de uma cidade pequena, carros e bicicletas são usados para distâncias maiores. Se você não tem sua magrela, cadastre-se e use uma dos vários pontos de empréstimo.
Há 5 linhas de ônibus circulares, com intervalos que variam de 16 a 1h25 minutos.

A ciclovia e pista de caminhada
A ciclovia e pista de caminhada

Compras
Nas areias você pode encontrar chapéus, saídas de praia, biquínis, bijus. Ambulantes oferecem piscininha inflável, bolas, pipas, DVDs piratas, redes, toalhas, tatoos e tererês.

Há carrinhos licenciados que vendem açaí, água de coco, sorvete, milho e Trailers que vendem pastel, porções e bebidas.

O shopping local tem 50 lojas: revistaria, livraria, lojas de surfe, artigos para casa, decoração, brinquedos, calçados, óculos de sol, bijus, eletrodomésticos, etc.

Na Marginal, há lojas de decoração e imobiliárias, além do supermercado.

IMG_0810
A entrada, na Rodovia Rio-Santos

O que Comer e Beber por lá
Sinto falta de uma oferta maior de restaurantes, do tipo que oferece peixinho fresco, sabe? Em vez disso, só há um restaurante italiano, que dizem ser bem carinho (por isso nunca fui) e outros dois dentro de hotéis (Funchal, no Resort Ilha da Madeira, no módulo 2 e o Areté, no Hotel Amarilis Flat, no módulo 30). O shopping tem pizzarias, hamburguerias, fast food, sorveterias… No verão 2014-2015, food truck no espaço Veja SP e na Marginal de Serviços.

Preços (alimentos na praia no verão 2015 – em reais)

milho debulhado na hora: 6
Água de coco: 7
Sorvete Kibom, Nestlé ou Rochinha (famoso no litoral Norte): de 5 a 8
Porcão de peixe frito: 60
Cerveja em lata: 5
Garrafinha de água: 5
Pastel de carne ou queijo: 8
Açaí completo (com frutas, leite em pó e leite condensado): 10 a 15

IMG_0684

O que Fazer

  • caminhar à beira-mar. Não há um calçadão, então faça isso durante o dia pois à noite não conseguirá ver nada porque só há iluminação dos prédios pé na areia. Se não quiser pisar na areia, em um nível um pouco acima do da areia há um passeio gramado com coqueiros muito prazeroso.
  • tomar aulas de surf
  • passear de caiaque no canto esquerdo da praia, onde o mar é calminho.
  • pegar trilha ou fazer um passeio de barco pelo Rio Itapanhaú, passando pelo manguezal, clique aqui.
  • alugar um barco ou uma lancha em Bertioga
  • levar as crianças para brincar no playground do shopping, ponto de encontro da garotada
  • se for em janeiro, visitar o Espaço Veja SP, brincar na pista de patinação, ambos em frente ao shopping. Em frente ao módulo 5, aulas de corrida, alongamento e pilates.
  • bater perna no shopping, que em janeiro funciona até 0h
  • curtir a balada da Pucci
  • conhecer a nova choperia SP-55 Bar.

Onde alugar imóveis para temporada

Há inúmeras imobiliárias na Riviera, mas você pode ser como eu e preferir fazer tudo por conta: use o Airbnb (expliquei sobre este site neste post e neste) e confira fotos, descrição do imóvel, preços, avaliação de quem já se hospedou, tudo muito mais prático do que usar o serviço de um corretor.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Já estive em Riviera algumas vezes quando era criança, lembro-me de ser uma praia meio exclusiva, só que não lembro de muitos detalhes.
    Em uma praia tão organizada e familiar, deve ser estranho realmente ver carinhas novas, ainda mais quando elas vão para causar! haha!
    Amei as dicas, deu vontade de reviver a infância e lembrar os lugares que passei! 🙂

  2. Bom dia…..Estou querendo passar o feriado de 15 de Novembro em Riviera……Você poderia me dizer um pouco sobre o clima de lá?Moro tão longe da praia que não gostaria de pegar dias muito frio ou chuvoso….Bjos e obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.