Torres del Paine: hipnotizantes

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

DSC_2365

Acho que esse é o adjetivo perfeito para descrever as montanhas em Torres del Paine: Hipnotizantes. Eu não me cansava de admirá-las, igual à menina que ganha a boneca tão desejada e a leva para a cama, acorda no meio da noite, sorri, abraça a boneca e volta a dormir. Como não dormi ao relento, mantive as cortinas do quarto abertas para que a montanha Almirante Neto fosse a última coisa a ser vista e a primeira ao amanhecer, ainda sem sair da cama. Além disso, não resisti e na primeira noite deixei o calor e a segurança do quarto (a região tem pumas) para, entre as duas ou três da madrugada, sentir a montanha, o vale e a escuridão – mas só um pouquinho, porque bicho de cidade se assusta com o nada.

DSC_2385
Caso de amor com a montanha

Se você também gosta de estar em vales, montanhas e lagos, bem-vindo/a a este post! Se você aprecia quase qualquer tipo de viagem, como eu, bem-vindo/a a este post!

Chegamos ao Parque Nacional Torres del Paine dirigindo de El Calafate, na Argentina, viagem esta tema do post De El Calafate a Torres del Paine. Recapitulando: era segunda quinzena de janeiro, quando as temperaturas são amenas no sul da Patagônia e os dias mais longos.

Este relato começa logo após cruzarmos a fronteira. O trecho de 13 quilômetros de rípio (cascalhos) entre a estrada até a Portaria Lago Sarmiento é bem ruim.  Alguns preferem entrar no parque pela Portaria Laguna Amarga. Quem vem de Puerto Natales, mais ao Sul, provavelmente use a Portaria Serrano. As portarias permanecem abertas das 8h30 às 20h30 nessa época do ano. Escolhemos a Sarmiento porque iríamos percorrer a estrada da Portaria Laguna Amarga, que é mais cênica, no final do dia, a caminho do hotel. Sugiro que você imprima um mapa do parque para se localizar e escolher por qual portaria entrará, caso esteja viajando por conta.

portaria sarmiento-2349
A Portaria Sarmiento
DSC_2326

Antes da portaria, você já avista os primeiros guanacos, o Lago Sarmiento e as montanhas com picos nevados. O ingresso nos custou 66 dólares por pessoa (18 mil pesos chilenos), com direito a permanecer no parque por três dias, mas não vimos ninguém conferindo durante o tempo que estivemos lá ou na saída. Você mesmo anota seus dados em um livro, com informações pessoais e origem. Recebe um mapa do parque, com as trilhas e estradas, regulamento e informações básicas da fauna, flora e principais montanhas. Acostumada com sorrisos e saudações de guarda florestais de parques norteamericanos, estranhei a funcionária de poucas palavras e nem esboço de sorriso.

O mapa e os recibos
O mapa e os recibos
IMG_0978

Como nossos planos incluíam um dia de trilha e outros dois dias que, além da visita ao parque, seriam usados para vir de e voltar a El Calafate, aproveitamos a tarde excepcionalmente longa (o sol se põe por volta das 22h no verão) para explorar um trecho do parque.

Com paisagem tão cênica, você faz diversas paradas para fotografar e as horas passam rapidinho. Há alguns pontos com recuo na estrada, mas embora seja proibido parar fora desses pontos, há pouca circulação de veículos e não achamos perigoso, desde que você não pare numa curva, claro.

Dirigimos até o Salto Grande, uma cachoeira não muito impressionante, mas a atração principal foi o vento no meio da trilha: muito forte e surpreendente. Aproveite para fazer fotos divertidas por lá. Dependendo do ângulo, vai parecer que você estava voando mesmo! Também tem uma cafeteria no início da trilha e o catamarã para navegação no Lago Pehoe e para o Acampamento Paine Grande (e a primeira perna do W) parte dali.

20150120_202404
o salto e a selfie

De Salto Grande sai uma trilha fácil de uma hora de duração e quase toda plana para o Mirador Los Cuernos, os picos que competem em beleza com as Torres del Paine que nomeiam o parque. A vista dela pelo caminho é mais bonita do que no próprio mirante, na minha opinião (fotos abaixo). Confira e escolha sua montanha preferida. Eu não consigo decidir!

20150120_185634
Que vento é esse?!
20150120_191330
A vista no meio da trilha para Los Cuernos
20150120_185738

Houve um incêndio em Dezembro de 2011 que atingiu grande área do parque e em janeiro de 2012 o parque ficou fechado. Não só nesta trilha, mas em vários pontos ainda se veem os restos de árvores queimadas. É de partir o coração… Vez ou outra um visitante é expulso do parque por estar fazendo fogueira, o que é terminantemente proibido, em qualquer local ou situação.

Depois da trilha, quase ao escurecer, dirigimos até o Hotel Las Torres. A estrada do parque é de rípio mas fora a poeira não é ruim. Há sinalização indicativa dos lagos e para alguns pontos do parque.

20150120_181142
De rípio, as estradas do parque são melhores do que as estradas de terra do Brasil
DSC_2382
Chegando a Las Torres

O hotel fica aos pés do Monte Almirante  Neto, de 2.670 metros, no início da trilha que leva ao Lago e à vista das Torres del Paine. Além do Hotel, nesta área estão o EcoCamp e os Refúgios Las Torres Norte e Central. Mais abaixo, link para um super post com indicação de hotéis, campings, refúgios.

Fiz minha reserva pelo Booking.com, com quem o Mulher Casada Viaja tem parceria e que sempre uso para reservar os hotéis. O blog ganha uma pequena comissão, que ajuda os custos com sua manutenção no WordPress. Não custa nada a mais pra você!

Vale onde fica o Hotel Las Torres Patagonia
Vale onde fica o Hotel Las Torres Patagonia

Feito o check in, estávamos ávidos por um banho para tirar o pó, e por um prato quente, mas como o restaurante do hotel fecha às 22h e era mais longe do nosso quarto do que o bar (não daria tempo), ficamos por lá, que além de bebidas tem saladas e comidinhas. Pedi um pisco sour e fomos de salada e empanadas. O bar parecia uma Torre de Babel (adoro!), com gente falando idiomas diversos, trilheiros cobertos de pó e uma vista maravilhosa da montanha.

Você pode ser feliz em qualquer lugar, mas se for em TdP, melhor!
Você pode ser feliz em qualquer lugar, mas se for em TdP, melhor!
DSC_2393
O lobby do hotel com o bar ao fundo

No dia seguinte fizemos a trilha para a base das Torres del Paine, que nos tomou o dia todo e que mereceu um post só pra ele. O link está no final deste post.

A galera descansando à beira do lago
O que vi no final da trilha

Depois da trilha e de um bom banho, nos arrastamos (literalmente! eu mal conseguia caminhar) até o restaurante do hotel e quando soube que o serviço era de buffet me arrependi de não ter ido ao bar. Don’t get me wrong, a comida era boa, mas eu tive que levantar e caminhar até o buffet ao menos três vezes para fazer a refeição completa. As articulações das minhas pernas rangiam, meus pés choravam e eu não via a hora de aquela refeição acabar, eu voltar para o quarto e finalmente repousar. E eu que achava que o Grand Canyon é que tinha sido cansativo! Mas então eu tinha 20 anos a menos!

IMG_0812
No meio da trilha

No terceiro dia em TdP fizemos o check out perto das 10 horas, quando o hotel já estava vazio, pois todos saem cedo para as trilhas, passeios a cavalo ou tours oferecidos pelo hotel. Demos graças por ser um dia em que ficaríamos a maior parte do tempo sentados no carro, pois havíamos exigido demais de nossos preguiçosos músculos.

Deixando Las Torres
Deixando Las Torres

O dia estava nublado e bem escuro e eu não cansava de pensar “Que sorte tivemos em escolher o dia anterior para a trilha. Não havia uma nuvem no céu!”. Pois é, elas resolveram se reunir no the day after.

IMG_0935
Vários ângulos das montanhas vão passando pela janela do carro
DSC_2486-2
vista do Lago Pehoe
IMG_0893
Viajar é… pular pra foto depois de 10 horas de trilha

A partir daí, a estrada  corre rente ao Rio Paine, que tem um tom lindo de azul. Então entendi. Paine significa azul e as Torres foram nomeadas em uma justa homenagem.

IMG_0915
O lindo rio Paine=Azul

Dirigimos até o final da estrada, no Lago Grey (sorry ladies, nada a ver com Christian Grey), com algumas paradas, claro. Lá existe um passeio de barco pelo Lago que na alta temporada parte quatro vezes ao dia, então programe-se porque nessa época não conseguirá se não comprar antecipadamente. Foi o que aconteceu conosco…

O restaurante do Hotel com vista para o Lago e o Glaciar Grey
O restaurante do Hotel Lago Grey com vista para o Lago e o Glaciar Grey
O glaciar Grey
O glaciar Grey
Torres del Paine

No caminho de volta, a estrada corre paralela ao Rio Grey e se despede para seguir rumo ao Leste. Quem volta para Puerto Natales, pega a direita na bifurcação, onde fica a administração do parque, uma base de informações, terminal de ônibus e apoio para emergências ou incêndios.

Como viajaríamos a El Calafate, na Argentina, pegamos a esquerda, avistamos o Rio Paine mais uma vez e chegamos ao Lago Pehoe.

Pode-se dizer que o Lago Pehoe é o centro do Parque. Pehoe significa “escondido” e se pronuncia “pay-oh-way” (agora sei). Este lago também é navegável, embora o catamarã parta de Salto Grande e não de onde ficam a ponte sobre suas águas verdes, Hotel e Restaurante homônimos. Aproveitamos para almoçar lá e subir uma pequena trilha até o alto de um morro para fotografar as montanhas de um outro ângulo.

IMG_0949
Lago Pehoe, hotel e restaurante homônimos

Eu recomendo parar ali para uma refeição, pois o Lago é lindo, a vista das montanhas impossível de definir e ainda tem uma colina com vista de 360 graus do entorno, de onde tirei a foto em que dou um saltinho, mais abaixo.

O restaurante é aconchegante e oferece menu completo, ou seja, há duas opções de entrada, de prato principal de de sobremesa, bebidas à parte, ao custo de 18.900 pesos (34 dólares). Não foi a melhor comida que já comi, mas foi uma das melhores vistas, com certeza!

IMG_0953
IMG_0956

Se gostar de cerveja, peça a Austral, que é produzida na região e tem rótulo com a vista do restaurante!

Cerveja com rórulo da paisagem. Só aqui!!!
Cerveja com rótulo da paisagem local. Só aqui!!!

Fome saciada, subimos uma colina para o mirador, vista point, mirante que fica ali no terreno do hotel. Depois do Lago Pehoe, nos restou fazer o caminho de volta até a Portaria Lago Sarmiento e finalmente a El Calafate. Leia sobre o percurso El Calafate-TdP em .

Se não tivesse tanto mundo para conhecer, eu já estaria planejando voltar e fazer a trilha do Vale do Francês. Afinal, minhas pernas já nem doem mais!

Última dica: para quem gosta desse tipo de viagem, sugiro a ainda mais bela Icefields Parkway, estrada que liga os parques Jasper e Banff, nas Montanhas Rochosas canadenses. Escrevi sobre ela sem tantos detalhes, pois fomos no século passado, em 1997. Clique aqui: Icefields Parkway: “A” estrada nas Rochosas Canadenses

Para saber mais, leia também os posts clicando em seus títulos:

TdP: Hotéis, Campings e Refúgios: links para todos os tipos de hospedagem em TdP

De El Calafate a Torres del Paine: dicas de combustível, fronteira, aluguel de carro

TdP: Sangue, Suor e Beleza: vai encarar a trilha de 8 – ou 10 horas, no meu caso 

Dicas que faltaram nos posts anteriores você encontra aqui: Torres del Paine: Dicas práticas

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

15 respostas

  1. Sou Portuguesa e encontrei este blog ao pesquisar sobre a Patagonia e El Calafate… adorei tudo!!! obrigada 🙂
    Eu e o meu marido partimos de Lisboa para Buenos Aires no dia 15 de Fevereiro, ficamos 1 noite em Buenos Aires e no dia 16 voamos para El Calafate, ficamos 16 e 17 em El Calafate e no dia 18 partimos para Torres del Paine, Chile vamos ficar só uma noite e regressamos a El Calafate onde ficamos mais uma noite e regressamos a Buenos Aires no dia 20… estava a pensar fazer o mini treking no Perito Moreno e visitar El Chalten não sei se teremos tempo para isso, vamos ficar em El Calafate 1 tarde (dia que chegamos) e 1 dia inteiro e no dia que abalamos ficamos uma manha… o que acha? será que temos tempo? nós ja temos carro alugado (fizemos on line)… mais alguma sugestão para visitarmos nos arredores de El Calafate caso haja tempo?
    Depois de regressar a Buenos Aires vamos ficar com familiares até dia 29 de Fevereiro e vamos visitar cidades nas proximidades de Buenos Aires como La Plata e penssamos ir tambem ao Uruguai (que é a pouco tempo de barco de Buenos Aires)… estou muito ansiosa por esta viajem espero que corra tudo bem já que é uma das viajem da Nossa Vida.
    Obrigada pelas dicas, beijo grande

    1. Olá, Silvia, bem-vinda ao blog! Você tem motivos de sobra para estar ansiosa, é uma viagem linda e inesquecível. Hoje faz exatamente um ano que estivemos lá. Eu comprei o passeio para o minitrekking e entrada e transporte para o Los Glaciares em uma das muitas agências de El Calafate. Se você já alugou carro, entre em contato com uma agência para saber como adquirir o passeio e verifique os horários, para saber se em meio dia é possível, pois para El Chalten reserve o dia completo. Neste post tem várias sugestões do que fazer em Calafate http://mulhercasadaviaja.com/2015/02/10/el-calafate-o-que-fazer-por-la/
      Um dia completo em TdP é suficiente para rodar pelo parque e conhecer os lagos e até fazer a trilha curtinha de Salto Grande, que também fizemos no dia em que chegamos, e que seguindo proporciona uma vista linda de Los Cuernos. Se quiser navegar pelo lago Grey, reserve com antecedência por causa do horário. Espero que goste tanto quanto eu. Abraços!

      1. Obrigada pelas dicas, vou segui-las e quando voltar vou dar “feedback”… so mais uma coisinha, qual o melhor sitio para fazer cambio? no aeroporto ou nas casas de cambio? alguem nos disse que há muita moeda falsa circulando por lá… obrigada mais uma vez

        1. As taxas em aeroportos costumam ser mais altas. Quando dizem sobre notas falsas provavelmente significa câmbio paralelo, ao que o novo presidente está tentando por fim. Troque tranquilamente em casas de câmbio. Cartões são aceitos em todo comércio, também. Volte para deixar suas impressões, sim! Boa viagem!

  2. Primeiramente: seu blog é incrível!! 😀

    Vou fazer o Circuito W durante o Reveillon 15/16 (os fogos de artifício serão trocados por estrelas cadentes haha).

    Já que você alugou carro, queria tirar uma dúvida:
    Onde você acha o melhor lugar para comprar roupas de trekking? Tenho de ski, mas acho muito pesado para lá, principalmente nessa época do ano. Queria só uma calça e jaqueta impermeáveis e um fleece. Segunda pele já tenho.

    Vou passar por Punta Arenas, El Calafate e Puerto Natales. Qual opção seria melhor para comprar?

    Grande beijo e sucesso nas próximas aventuras!!

  3. Mulhercasadaviaja!!!! Demais!!! Adorei esse blog!!
    Estou de partida marcada para Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine para o próximo dia 13. A grande estrela da viagem é o circuito completo by trekking do parque… isso mesmo, não será o W….
    Como parceiro, conto com o maridão!! Já tínhamos feito várias buscas sobre os preços dos campings e refúgios e descobrimos aqui a maioria das respostas. Muito obrigada!

    Tenho uma outra dúvida que talvez vc possa me ajudar.. Como estamos planejando uns 10 dias caminhando, vamos levar muitos alimentos daqui.. comidas liofilizadas e coisas do tipo. Sei sobre as restrições a respeito da entrada de alimentos no Chile e gostaria de saber se vc tem algo a comentar sobre isso. Até onde eu sei, alimentos não perecíveis podem entrar. É isso mesmo? Estou com vontade de levar castanhas e frutas secas desde o Brasil e não consegui muitas informações a respeito disso…

    Grande abraço e que sigam as viagens!!
    Marília

    1. Oi, Marília, me leva junto!!!! Tô aqui morrendo de saudade de uma montanha… Olha, alimentos industrializados e lacrados entram numa boa. Procure as embalagens que descrevam o produto e a origem, etc., caso alguém encrespe, em vez dessas de potinhos plásticos que são vendidas a granel, ou seja, não informam a procedência. Se eu tiver mais informações te aviso.
      Obrigada pelo feedback e boa viagem!

      1. Bora!!!! Estou respirando Torres del Paine não vejo hora de chegar lá!!!
        Acabei de ver outros posts aqui sobre El Chalten e Ushuaia… lugares que também estarei passando.Podes ter certeza que serviu para dar mais uma instigada na vontade de ir!!!

        Já fiz muitos trekkings mas esse, será o mais longo..sem dúvida. Se algum dia precisares de dicas sobre esse tipo de planejamento,conte comigo!!!

        Obrigada pelo retorno e vou checar o blog que vc indicou.
        Abs

      1. Ah menina!!! Não tenho como deixar de te dar os parabéns (mais uma vez)!! Acabei de ler o blog que vc indicou e encontrei os teus comentários lá.. muito grata e surpresa com a tua dedicação em realmente informar, da melhor forma possível, aqueles que entram em contato contigo.
        Minha forma de agradecimento será de te passar o relato do trekking completo (“O”) de TDP e sobre El Chaltén. Escreverei com muito carinho!!
        Desde que comecei as buscas sobre informações na internet, senti a vontade de escrever sobre isso com a finalidade de facilitar a vida de quem esteja com o mesmo propósito…. mas não tenho um blog e nem pretendo criar um. Por isso, assim que eu voltar, entramos em contato!!
        Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.