Torres del Paine: Hotéis, Campings e Refúgios

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Muitos parques nacionais possuem estrutura para quem os visita apenas por um dia, mas também oferecem hospedagem para quem fica mais, para todos os gostos e bolsos. Embora muita gente opte por se hospedar em Puerto Natales, Torres del Paine tem várias opções de hospedagem, da barraca ao hotel de luxo. E é este o tema do presente post, que encerra os relatos e as dicas sobre nossa viagem à Patagônia Argentina e Chilena em janeiro/15. No final desta publicação, links para os demais posts sobre esta viagem à Patagônia argentina e chilena.

Hotéis em Torres del Paine

Hotel Lago Grey
Este hotel fica no final da estrada do Parque, ou seja, é o último ponto a que se pode chegar estando sobre rodas. O Lago Grey é formado pelo degelo do glaciar Grey e dali há uma trilha que te aproxima dos icebergs espalhados pelo lago. Visitamos o Hotel Grey para sondar se ainda haveria disponibilidade do passeio de barco que nos levaria até o glaciar. Como não tínhamos reservas, ficamos literalmente a ver navios… De qualquer forma, também é uma opção para uma refeição.

O Hotel Lago Grey
O Hotel Lago Grey
O restaurante do Hotel com vista para o Lago e o Glaciar Grey
O restaurante do Hotel com vista para o Lago e o Glaciar Grey
IMG_0940
Vista a partir do deck do restaurante

Hosteria Pehoe – Visitamos este hotel por causa de sua localização: não é todo dia que se caminha sobre numa ponte construída sobre um lago verde esmeralda de um dos parque nacionais mais bonitos do mundo, com vista para montanhas fantásticas. Além disso, aproveitamos para almoçar em seu restaurante, aberto ao público. Falamos um pouco sobre isso no post Torres del Paine: Hipnotizantes.

Ponte sobre o Lago Pehoe até o hotel
Ponte sobre o Lago Pehoe até o hotel
pehoe mirador-0961
Vista a partir do mirante do hotel
pehoe hotel-0968
Bloco do hotel e a ponte sobre o Lago Pehoe
IMG_0953
O restaurante do Lago Pehoe

Tierra Patagonia Hotel & Spa
Hotel Explora Patagonia
Hosteria Tyndall
Rio Serrano Hotel e Spa
Patagonia Camp
– Hosteria Lago del Toro
– Hotel Cabanas del Paine
– Hosteria Mirador del Payne

-Hotel  Las Torres
Como foi o hotel onde nos hospedamos, tenho mais informações e fiz um review bem completo:

Geral – O Las Torres tem uma boa estrutura, bar, restaurante, spa, horta orgânica, estábulo. Além do lobby com sala de convivência e bar, cada bloco de oito quartos tem uma sala de estar aconchegante com vista para a montanha. Em cada bloco, há oito apartamentos no térreo e oito no andar superior. Os que têm vista para a montanha são mais caros, mas acordar e ver o sol refletindo um laranja de outro mundo na montanha pode valer a pena.

Cada bloco é unido por um corredor. O do último, é ao ar livre
Cada bloco é unido por um corredor. O do último, é ao ar livre
a cada bloco, uma saleta com vista
a cada bloco, uma saleta com vista

Quarto – Ficamos no 55, no último bloco, e por isso mais novo. Os equipamentos do banheiro são muito bons e têm janela – algo que a maioria dos hotéis não tem. Há um hall com um closet grande, onde fica o cofre. Os quartos são confortáveis e espaçosos, com cama, travesseiros e roupa de cama e banho de muito boa qualidade. Em dia quente, que não é muito comum por lá, os quartos ficam um forno (só tem aquecimento, não há ventilador ou ar condicionado) e muitos hóspedes deixavam a porta do quarto aberta numa tentativa de melhorar. As janelas têm vidro duplo contra o frio e a abertura é bem pequena, não contribuindo para que o ar fresco entre quando necessário. Com toda preocupação ambiental local, não entendi porque a caldeira estava a todo vapor no início da noite de um dia quente. Não tem TV no quarto (mas quem quer saber disso?), mas tem wi-fi, embora lento. Alguns quartos têm janelas menores e outros têm grandes painéis de vidro com hidromassagem dentro do quarto.

quarto duplo
quarto duplo
entrada da recepção
entrada da recepção
Cada bloco tem 8 apartamentos
um dos blocos
sala do lobby
sala do lobby
o Las Torres tem uma sala com uma espécie de museu da Patagônia
o Las Torres tem uma sala com uma espécie de museu da Patagônia

Las Torres horses-2467

DSC_2478

Passeios oferecidos pelo Las Torres – Não contratamos nenhum passeio, mas muitos hóspedes o fizeram, uma boa alternativa para quem está sem carro, seja passeio de van, seja a cavalo.

Spa – tem diversos programas, que vão de lua mel (135 mil pesos) a Cura do Montanhista (75 mil pesos), com sauna, massagem e jacuzzi. Não, eu não fiz a cura do montanhista, mas bem que precisava!

Serviço: Check in e out foram rápidos e uma das atendentes tinha bom Inglês. No restaurante o pessoal era bem atencioso e me surpreendi com o fato de alguns deles serem poliglotas. Limpeza OK. As amenities não foram repostas após a primeira noite e eu precisei solicitar (haja hidratante num clima seco como aquele!).

Localização: para quem não vai fazer as trilhas completas de TdP (a O e a W), ficar nos Las Torres é uma boa opção para quem, como nós, fizemos somente a última perna da trilha W, cuja cabeceira é vizinha ao hotel. Leia nossa saga em TdP: Sangue, Suor e Beleza 

Refeições – O café da manhã e o jantar são na modalidade buffet e bem variados. O bar é uma ótima opção para se alimentar, pois o restaurante é bem caro. Pode-se escolher regime all inclusive, mas como não foi minha opção não sei se incluía todas as refeições – e será que vale a pena quando você vai passar boa parte do dia pelo parque? Tanto o bar como o restaurante têm grandes painéis de vidro para trazer a paisagem para dentro.

O bar do Las Torres
O bar do Las Torres

Como reservar hotel em Torres del Paine
Quem já acompanha o blog há algum tempo sabe que eu sempre fiz reservas pelo Booking.com. Por isso tive a segurança de firmar parceria com eles e, para fazer sua reserva, basta clicar neste link para o Booking. Fazendo isso, você não paga nada a mais, não perde nada e ainda ajuda com os custos de manutenção do blog pois recebo uma pequena comissão. Se você gostou das dicas, não custa nada. Gracias.

Camping
Há dois tipos de camping no Parque: os pagos e administrados pelos refúgios e os gratuitos, administrados pela CONAF, o órgão regulador dos parques nacionais chilenos.

Campings da Conaf
Guardas
– Italiano
– Britânico
– Torres

Os acampamentos pagos (em média USD 15) ficam nos refúgios, listados abaixo. Alugam equipamento completo: barraca, colchão, sacos de dormir.

Refúgios
Quando ouvi sobre refúgio pela primeira vez, imaginei uma cabana de madeira no meio de uma trilha, como as que vi em filmes sobre o Everest, com direito a neve e muito frio (rsrsrs), e pensei que fossem refúgios, ou seja, você entra lá em caso de uma tempestade. Essa era minha ideia até que visitei um em TdP e, sim, ele era no meio de uma trilha, era bem rústico, mas é como um albergue e nem todos são tão rústicos. O Grey, por exemplo, tem sofás de couro em amplo salão com grandes painéis de vidro. Em geral, os refúgios são cabanas com quartos e banheiros compartilhados. Têm uma sala de convivência um restaurante e vendem gêneros de primeira necessidade, além de alugar equipamentos como saco de dormir e barraca.

Visitamos o Chileno, que fica no meio da trilha para a base das Torres del Paine. O local é lindo, à beira do rio e com vista das montanhas.

 A vista da sala do Refúgio Chileno
A vista da sala do Refúgio Chileno

IMG_0803 IMG_0802 IMG_0807 IMG_0798

IMG_0806

Campings e Refúgios em Torres del Paine
– Chileno
– Los Perros
– Los Cuernos
– Camping Serón
– Paine Grande
– Grey
– Dickson

Como reservar camping e refúgios em Torres del Paine
A única empresa que encontrei que faz reservas para áreas de camping e refúgios foi a Fantastico Sur

Posts Relacionados (clique sobre o título e leia mais)

Comece seu planejamento por aqui: Torres del Paine: Dicas práticas

De El Calafate a Torres del Paine: dicas de combustível, fronteira, aluguel de carro

Vai encarar a trilha de 8 – ou 10 horas, no meu caso, leia TdP: Sangue, Suor e Beleza 

O que há para fazer lá: Torres del Paine: hipnotizantes 

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

20 respostas

  1. Márcia, parabéns mesmo pelas informações. Show. Vou TDP em Dezembro próximo. Pretendo ficar 4 diárias lá. Pergunto: cabe dividir em duas hospedagens geograficamente em 2 hotéis distantes? O combustível partindo de Puerto Natales suporta ida e volta nestas condições? Grato.

  2. Olá, tudo bem?
    Planejo ir a TdP de carro desde SP, e gostaria de saber se alguns dos campings dentro do parque possuem estacionamento ou algum lugar para deixar o carro, ou se é melhor ficar em Puerto Natales msm e fazer a viagem de duas horas até o parque todos os dias…
    Obrigado, ótimo post

    1. Que aventura, Fernando! Eu acho muito puxado fazer bate volta todo dia, sem contar que passar a noite emTdP é uma experiência muito legal, principalmente para quem é de SP e não está acostumado à escuridão. Não me lembro de estacionamentos, mas deve ter, sim. Entre em contato com uma das agências que fazem as reservas (Vertice Patagonia e Fantastico Sur (links no post) e pergunte pra garantir.
      Obrigada pela visita!

  3. Oi, Cintia, que noiva legal, passando a lua de mel em TdP!

    Você está viajando a partir de El Calafate ou Puerto Natales? Se for de PN, fica mais perto e você não precisará se preocupar com combustível. Se o ponto de partida for El Calafate, se você for direto pela 40, sem fazer o caminho mais longo como fizemos, pq num trecho a estrada era de rípio e nos aconselharam fazer pelo asfalto, mas aumenta uns 100 km a viagem. Então indo direto você já economiza essa distância que é menor do que a distância do hotel Serrano. Mas fique sempre de olho no marcador de combustível, anote na ida quanto gastaram até o hotel para reservar a mesma quantidade para o retorno.

    Na época eu não conhecia este site, que dá a quilometragem, gastos, etc. e te ajuda muito em road trips. Dá uma olhada: https://goo.gl/Mgdy9r

    Abraços e bom planejamento!

  4. Oi, Marcia!
    Estou adorando ler suas dicas!
    Queria como você, me hospedar no Hotel Las Torres, mas percebi que as tarifas do Hotel Serrano são mais em conta e parece oferecer as mesmas facilidades e conforto… Contudo, vi que dá quase uma hora de diferença entre um hotel e outro (O Serrano fica mais ao sul). Você acha que, se formos de carro, a questão do combustível pode ser um problema? Pois se vc voltou já na reserva estando mais perto fiquei imaginando eu estando ainda mais longe…
    Você sabe se o Serrano é um hotel legal, ou acha que vale a pena pagar a diferença e se hospedar no Las Torres? Ajude uma noiva organizando a lua de mel! rs 🙂
    Cintia

  5. olá Márcia, tudo bem?!! “Conheci” você pelo Facebook, onde me recomendaste visitar esta pagina…que por sinal, é muito legal!

    umas duvidas por favor…esse refugio chileno precisa reservar antecipadamente? e pra acampar não precisa pagar nada não, né?

    outra coisa: você conhece Refugio Torre Central – Fantástico Sur ???? eu quero ir ate a base das torres e vejo que precisa dormir uma noite dentro do parque, né ( q q vc acha?)? esse refugio ta relativamente barato e me parece ser bem legal!…só não sei se é “próximo” a trilha para a base.

    segue o link do refugio:

    https://www.booking.com/hotel/cl/refugio-torre-central-fantastico-sur.pt-br.html?aid=816445;sid=c1cc804399806438dd2db1a8fe6098bc;checkin=2017-04-12;checkout=2017-04-13;ucfs=1;highlighted_blocks=69714001_93214971_0_0_0;all_sr_blocks=69714001_93214971_0_0_0;room1=A;hpos=10;dest_type=region;dest_id=5468;srfid=72f84c711dcacfce88fe05ae6acc13b319aef1c3X10;highlight_room=#map_closed

    valeu Marcia!

    1. Oi, Leonardo, desculpe pela demora na resposta, mas eu estava viajando com conexão limitada. Olha, o chileno foi o único em que entrei e é bem pequeno, então acho prudente reservar com antecedência, sim. O texto dá informação sobre preços: “Camping – Há dois tipos de camping no Parque: os pagos e administrados pelos refúgios e os gratuitos, administrados pela CONAF, o órgão regulador dos parques nacionais chilenos. Campings da Conaf: Guardas, Italiano, Britânico e Torres. Os acampamentos pagos (em média USD 15) ficam nos refúgios, listados abaixo. Alugam equipamento completo: barraca, colchão, sacos de dormir….”.

      O chileno fica no meio da trilha para a base das Torres. Esse Torre Central fica pouco antes do início da trilha – e 1,5 km do hotel onde ficamos. Caso você resolva fazer sua reserva pelo Booking, use este link porque eu sou afiliada a eles e recebo uma pequena comissão: http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=816445&lang=pt-br&sid=5bd27ecc9e6d2780b20e935646ddd168&sb=1&src=index&src_elem=sb&error_url=http%3A%2F%2Fwww.booking.com%2Findex.pt-br.html%3Faid%3D816445%3Bsid%3D5bd27ecc9e6d2780b20e935646ddd168%3Bsb_price_type%3Dtotal%26%3B&ss=Refugio+Torre+Central+-+Fant%C3%A1stico+Sur%2C+Torres+del+Paine%2C+Magallanes%2C+Chile&checkin_monthday=&checkin_month=&checkin_year=&checkout_monthday=&checkout_month=&checkout_year=&room1=A%2CA&no_rooms=1&group_adults=2&group_children=0&ss_raw=torre+central&ac_position=0&ac_langcode=xb&dest_id=697140&dest_type=hotel&search_pageview_id=d6f6a12f1fad01ab&search_selected=true&search_pageview_id=d6f6a12f1fad01ab&ac_suggestion_list_length=5&ac_suggestion_theme_list_length=0

      A trilha para a base das Torres pode ser feita em um só dia (percurso que eu fiz e é incompleto), mas é legal dormir em TdP porque a trilha vai consumir boa parte do dia (o dia todo, no meu caso) e há muitas outras coisas para ver e fazer no parque.

      Depois volta aqui e me conta como foi! Abraços

      1. em minhas pesquisas…apos sua ajuda e de outros pela internet, penso (se possível) chegar o mais cedo possível no parque, fazer o vale do francês….logo apos(no mesmo dia, obvio) dormir no refugio chileno. No dia seguinte, fazer o percurso para a base das torres e retornar para P Natales. . Será possivel???rsrrs que que voce acha?

        e muito abrigado pelas dicas…

  6. Olá Márcia, td bem?? Conheci seu blog e adorei seus relatos! Li o post sobre Torres del Paine, e gostaria de saber sua opinião sobre 2 hotéis… Vi q vc ficou no Las Torres, e nas buscas por hotel encontrei o Hotel Lago Grey q está cm um preço ótimo. Em relação a localização, hospedagem, qual dos dois é melhor? O Hotel Lago Grey fica fora de mão para se deslocar a pé? Não consegui entender muito a localização do Lago Grey…Muito obrigada

    1. Oi, Letícia. Obrigada pelo feedback positivo. Então, o Grey fica no final do parque. Não tem como dizer que é fora de mão, porque lá tudo é isolado, não tem um centrinho com comércio ou restaurante, sabe, é um parque nacional. Dê uma olhada no mapa do parque (tem um neste post http://wp.me/p48GyZ-FF) para ter uma ideia. O Las Torres tem maior infra estrutura, mas eu não me incomodaria de ficar no Grey, embora não tenha entrado nos quartos para ver limpeza, estado do mobiliário, etc. O Grey é legal pela proximidade com o lago e a geleira. O Las Torres fica no início da trilha para a base das Torres del Paine e embora seja estilo rústico é bem aconchegante, mas é carinho, principalmente o restaurante. Quanto a transporte, ficar a pé é bom para quem é andarilho, pois os ônibus circulam em apenas alguns pontos do parque (veja no post Torres del Paine: Dicas práticas
      http://wp.me/p48GyZ-Nz), mas há opção de fechar passeios com os hotéis. A pé, como eu disse, só para andarilhos. O parque é muuuito grande e os pontos principais só são conhecidos sobre rodas. Qualquer dúvida, pode mandar aqui! bom planejamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.