Acidente de Avião

Introdução

OK, eu sei que se este post por alguma razão improvável chegar aos olhos de radicais, pode ser que seja amaldiçoado, pode ser que esbravejem que “azeliti” odeiam o fato de a classe economicamente inferior da população ter acesso a aeroportos, de estarem viajando de avião, bla-bla-bla e por isso a “burguesia” fica colocando regras de como se comportar no avião. Não estou exagerando: já li vários comentários assim em posts similares. Para engrossar o caldo, teve o caso da professora da PUC de SP que se indignou com a presença de um viajante no aeroporto vestindo camiseta sem mangas, dizendo que lá não era rodoviária. O comentário da professora foi preconceituoso, mas que é horrível encarar certas coisas seja num avião, seja num ônibus ou metrô, certamente é.

Será que estaria tudo bem se não houvesse um dress code em nossas vidas? Você vai trabalhar com a mesma roupa que usa num domingo à tarde, vendo TV, em casa? Ou sai na rua de biquíni porque está calor? O comportamento em espaço coletivo nunca deve ser igual ao comportamento em espaços privados, ainda mais em se tratando de um avião, em que ficamos horas confinados muito perto de completos estranhos. E a viagem dos seus sonhos pode se transformar em um pesadelo.

Este post é sobre um tipo de “acidente” de avião que embora não seja mortal é de matar!

passanger_shaming_M2
Sabe bom senso? Não existe!

O que Vestir

  • Calçados – Cada um tem seu estilo, então por mais desconfortáveis que saltos altos possam parecer para mim, há mulheres que dão um banho de elegância sobre saltos em qualquer situação. Mas não se esqueça que em voos longos seus pés vão inchar, então a dica é usar algo bem confortável, que seja fácil tirar e calçar (mesmo com os pés maiores). Chulé. Pelamor! Nada pior que um vizinho de assento que tira o sapato e promove uma nuvem de fedor no ar viciado do avião. Sim, tem coisa pior, vizinho de assento com perfume em excesso ou com muito odor corporal natural de um maratonista.
247336
Pezinho na mesa de refeição é falta de higiene, amor

Roupas – Entra aqui a questão do dress code. É de bom tom viajar para um destino de praia sem já estar preparado para ela. Na minha opinião, senhores de camiseta machão não só são deselegantes, mas anti-higiênicos. Imagine o momento de passar a bandeja para o comissário de bordo – você no corredor, ele na janela – aqueles pelos todos quase coçando seu nariz! Para voos longos, procure usar roupas confortáveis (leggings ou calças com tecidos elásticos) e que não amassem. Leve sempre uma mantinha tipo pashmina na bagagem de mão. É melhor do que ficar pondo e tirando casaco ou jaquetas, evitando bater cotovelos.

Embarque, bagagem e pouso

  • Os assentos são numerados, mas as pessoas fazem filas enormes para embarcar. Isso talvez porque…

… muita gente exagere na bagagem de mão e se você é um dos últimos a embarcar não consegue espaço no bagageiro. Tem gente que se acha esperta e coloca a bagagem no início do avião, mesmo que seu assento seja mais para trás!

Leia as dicas do que é permitido levar a bordo em Extravio, Violação e Excesso de Bagagem. Da série “Vou viajar, e agora?

  • ainda sobre bagagem de bordo: se você tem sempre algo para pegar na bolsa, deixe-a sob seu assento para não incomodar com o abre e fecha do compartimento de bagagem.
  • comissário de bordo não é halterofilista. Se sua bagagem de mão está muito pesada para que você consiga suportá-la acima de sua cabeça, ela deveria ter sido despachada.
  • o avião pousou, você não vê a hora de sair, mas por favor, continue sentado. Se alguém por algum motivo tiver que usar o corredor, ele estará desobstruído.
  • Enquanto você aguarda a abertura da porta, recolha o lixo que produziu, dobre a mantinha, o fio dos fones de ouvido.
Limpe sua própria sujeira
Limpe sua própria sujeira
  • De todas, acho que esta é que mais me irrita, porque é a última etapa da viagem e porque todo mundo faz: na retirada da bagagem despachada, ficam em cima da esteira, bloqueando a visão de quem não está na fila do gargarejo. Que tal se postar a um metro de distância, deixando um corredor livre e desimpedido para quem vai efetivamente retirar as malas? Aliás, quando as autoridades responsáveis pelos aeroportos vão estipular essa regra?

Crianças

Animais

  • Recentemente a Gol e a Tam autorizaram o embarque de cães e gatos de pequeno porte dentro da cabine. Não sei ainda no que vai dar, mas acho uma coincidência danada isso ter acontecido logo depois que fotos de animais feridos viajando no compartimento de bagagem foram divulgados nas redes sociais. Confira com a companhia aérea as regras e tarifas.

Outros

  • Álcool demais pode fazer você passar mal ou incomodar os outros. Lembre-se de que o efeito do álcool é potencializado em altitude. As características de quem bebe em excesso também.
  • Mantenha a voz em tom médio, assim como seus aparelhos eletrônicos.
  • Se você usa muito o banheiro, escolha um assento de corredor.
  • Observe se seu colega de assento está a fim de bater papo ou não e respeite.
  • Mantenha a cortina da janela fechada em voos noturnos. De manhã a luz não vai afetar quem estiver dormindo.
  • Pode parecer incrível, mas não custa avisar: nada de cortar unhas ou pelos a bordo.
passanger_shaming_M7
Quer cabelos longos, Rapunzel? Guarde-os para você!

Pesquisa realizada em setembro de 2014 e publicada no site http://www.tripit.com aponta os piores comportamentos a bordo, na opinião de passageiros frequentes:

1. passageiros sendo rudes com a tripulação (62%)
2. pais que não tomam atitude quando seus filhos se comportam mal (57%)
3. pessoas que atulham seu próprio assento ou o assento vazio vizinho (51%)
4. passageiros que falam alto no avião (49%)
5. pessoas que ficam à frente da esteira, na hora de retirar a bagagem (44%)
6. gente que reclina o assento sem avisar o passageiro de trás (44%)

airline-passengers

7. pessoas que levam comida com cheiro forte para dentro do avião (44%)
8. passageiros que tomam conta do compartimento de bagagem de mão (43%)
9. aqueles que correm para a frente do avião e ficam esperando outros passageiros na porta de saída (41%)
10. pessoas que bloqueiam o corredor durante o voo (41%)

Muitas fotos deste post foram retiradas de um website chamado passenger shaming. Não sei se rio ou se choro…

Anúncios

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s