Buenos Aires em conexão no Aeroparque

O Aeroparque, cujo nome oficial é Jorge Newbery, é o aeroporto de Buenos Aires que fica a curta distância dos principais pontos turísticos da capital argentina. É como o Congonhas em SP ou o Santos Dumont no RJ. Se você já conhece Buenos Aires e tem uma conexão longa lá, vale a pena seguir as dicas deste post para aproveitar o tempo livre e passear por Buenos Aires. Se tem uma conexão curtinha, também tem dicas.
504px-Sol_de_Mayo-Bandera_de_Argentina.svg

PLANEJANDO

O mais sensato ao comprar o aéreo é escolher voos sem conexão, mas quando isso não é possível, tire algum benefício: saia do aeroporto e conheça ou passeie pela cidade de conexão. Maaaas, antes de se animar com esse bônus, faça sua lição de casa para não dar com os burros n’água, ó gajo:

  • confira se há obrigatoriedade de visto de trânsito ou de entrada para o país da conexão;
  • pesquise o tempo médio gasto no trajeto aeroporto-cidade;
  • descubra se há necessidade de passar pela imigração (o que significa perda de tempo) na saída e no retorno ao aeroporto;
  • navegue nos websites oficiais do aeroporto para descobrir se há o serviço de guarda-volumes e seu custo, caso suas malas não sejam despachadas diretamente pela companhia aérea até o destino final.

Feito isso, comece a pesquisa da compra do bilhete aéreo:

  • habilite a opção de voos com conexão e confira os voos de conexão longas. A duração da conexão que valha a pena visitar a cidade vai depender dos fatores citados acima e da cidade. Em Buenos Aires, acima de 5 horas já dá tango.
  • muitas conexões são de madrugada, com o voo seguinte partindo apenas na manhã do próximo dia. Esta opção só é legal para cidades com vida noturna – assim como para viajantes com vida noturna, claro. Os sites de busca e das companhias aéreas trazem um símbolo para isso: (+1) ou  (+2), que quer dizer que você chegará lá um dia depois da data de saída no aeroporto de origem.

504px-Sol_de_Mayo-Bandera_de_Argentina.svg

CONEXÃO EM BUENOS AIRES

PARA QUEM FICA NO AEROPORTO 

Pesca em frente ao Aeroporto
Pesca em frente ao Aeroporto

Se você tem uma conexão de três horas ou menos, talvez não valha a pena sair correndo para aproveitar a cidade, mas ainda dá pra conhecer o entorno sem depender de trânsito. Uma opção é fazer um passeio pela avenida Rafael Obligado Costaneira, que margeia o Rio de la Plata. Não é um rio com águas bonitas aos olhos e passear por ali poderia ser mais agradável. Pelo menos em janeiro de 2015, algumas partes do rio estavam cheias de garrafas PET e o calçamento todo arrebentado. Algumas partes cheiravam a urina. Apesar disso, muita gente pescava e algumas famílias até montavam barraquinhas para que as crianças pudessem dormir por ali. Era um domingão…

varias-0636 Quantos aviões!!! 😍

varias-2238

20150411_220829
Dica do caixa de um quiosque do aeroporto. Aprovado!

O Aeroporto tem um segundo andar moderno e amplo, com painéis de vidro com vista para o Rio Del Plata, corredores largos, boas opções de cafés e quiosques. Aproveite no retorno de sua viagem para gastar seus últimos pesos. O térreo tem uma área modernizada, onde ficam os balcões da TAM e LAN. As demais são escuras e com piso desgastado. No dia em que estivemos lá o banheiro exalava um odor que podia ser sentido do lobby. 

Muito legal quando o city tour começa no avião rsrsrs
Muito legal quando o city tour começa no avião rsrsrs

Buenos Aires dicas de viagem

WIFI NO AEROPARQUE

O Aeroparque oferece 30 minutos de WiFi gratuitamente.

Guarda volumes

Talvez sua bagagem seja enviada diretamente para o destino final, talvez você tenha que despachá-la.  No voo SP-El Calafate, com conexão em Buenos Aires, tivemos que retirá-las na esteira e despachá-las. No trecho El Calafate-Buenos Aires elas seguiram direto para SP, o que foi ótimo pois foi quando aproveitamos a longa conexão.

Mas se, por algum motivo, você precisar deixá-las no guarda volume, procure o balcão de informações da Ala B, no corredor para os balcões de check in da TAM e LAN, a parte mais moderna do Aeroparque. Deixar uma mala grande lá em janeiro/2015 custava 20 pesos.

504px-Sol_de_Mayo-Bandera_de_Argentina.svg
Algumas horas em Buenos Aires

Onde ir vai depender do tipo de atividade que você gosta e do tempo disponível. O taxi que tomamos até Puerto Madero (não exatamente o local mais próximo do Aeroparque, veja no mapa abaixo) custou 90 pesos e levou cerca de 10 ou 15 minutos, não sei ao certo, pois tanto o motorista como o passageiro do gênero masculino ao meu lado discutiam animadamente sobre política, o que me distraiu bastante (rsrsrs). Ah, nuestros hermanos!

mapa BA
Clique para ampliar

Caminhamos um pouco em Puerto Madero, a revitalizada região de porto com lojas e restaurantes que continua bonita e agradável para passear. Almoçamos no Las Lilas e me senti em casa, pois todas as mesas ao nosso redor tinham brasileiros! O couvert é generoso e a carne estava divina. Comemos tanto que só pode ser essa a explicação para termos ficado tão sem energia para passear depois: toda ela foi para a digestão!

varias-1187
Os antigos armazéns hoje são escritórios na valorizada região
varias-1185
O cartão postal: Puente de La Mujer

varias-2579 varias-1184

Tomamos um outro taxi, desta vez para o centro, o que foi um erro. Em nossa primeira visita a Buenos Aires, em 2008, o centro era divertido, com dançarinos de tango e outros artistas, além é claro de vendedores ambulantes. Desta vez dançarinos e artistas se foram, mas o ambulantes continuam por lá e, ainda pior, as pessoas que oferecem câmbio, insistentemente atrás de turistas. Havia também muitos pedintes e as lojas da Calle Florida não tinham grande atração de preços ou produtos. Fomos então para as Gallerias Pacifico e ficamos ainda mais espantados. Lojas de rede internacional, como a Zara, estavam vazias – não tinham pessoas nem a mesma oferta de produtos a que estamos habituados. Quando conversei com um argentino a respeito, ele explicou que no verão a cidade fica vazia. Quanto aos produtos, o problema é obviamente econômico: a política de importação e exportação imposta pelo governo argentino não favorece a entrada de produtos estrangeiros.

Cansados como jiboias que engoliram bois, deixamos de passear nos parques de Palermo e voltamos para o Aeroporto. Afinal, sempre haverá uma conexão em Buenos Aires…

varias-2580
Almoço no Las Lilas

Veja dicas do que fazer em Buenos Aires neste post  _21155447
 

Palermo 3

504px-Sol_de_Mayo-Bandera_de_Argentina.svg

 Wi fi na cidade

wifiCada vez mais comum nas grandes cidades, o WiFi gratuito é um item que passarei a incluir nas dicas Práticas Rápidas aqui no Mulher Casada Viaja.
Recentemente muitos pontos de Buenos Aires contam com WI FI gratuito em espaços públicos. Procure pelo sinal com o símbolo “BA WIFI”.

504px-Sol_de_Mayo-Bandera_de_Argentina.svg
PREÇOS (EM PESOS, EM JANEIRO/2015)

– taxi do Aeroparque a Puerto Madero: 90 pesos

No Aeroparque
– café: 30
– Coca-Cola: 32
– água sem gás: 28
– misto quente: 49

No Restaurante Las Lilas
– couvert: 160
– água: 39
– cerveja Cristal: 50
– 1/2 medalhão: 263
– 1/2 picanha: 248
– batatas à provençal: 107
– arroz branco: 77

E você, tem alguma dica de conexão para compartilhar? Deixe nos comentários!

Anúncios

32 comentários sobre “Buenos Aires em conexão no Aeroparque

  1. Angela 15 de agosto de 2015 / 13:19

    Olá!
    O meu voo chega ao Ezeiza às 23:45 hs e o voo para El Calafate só sai às 5:45 hs do aeroparque. Como não estamos dispostos a pagar hotel para ficar umas poucas horinhas, o que você aconselharia? Tem alguma coisa perto do aeroparque pra se fazer nesse horário, tipo de meia noite às 2 ou 3 hs? Desde já agradeço.

    Curtir

  2. André Fonseca 10 de setembro de 2015 / 23:11

    Márcia,
    Muitos lugares que leio falam que o aeroparque não tem guarda-volumes, no seu post você colocou que usou, é isso mesmo? ou seja, tem guarda volume para duas malas grandes no aeroparque? É fácil achar disponibilidade?

    Vou ter uma escala com 7 horas e acho que vai dar para aproveitar um pouquinho BA, né!?!

    Muito Obrigado desde já.

    Curtir

    • mulhercasadaviaja 10 de setembro de 2015 / 23:51

      Oi André. Eu não usei porque consegui fazer o check in, mas enquanto aguardava dar o horário do check in fui até o balcão e confirmei que há sim guarda volumes, só pra colocar a informação no blog. Nossa, 7 horas vai dar pra fazer muita coisa! Aproveite!

      Curtir

  3. Laura Kajitani 25 de setembro de 2015 / 11:11

    Olá Marcia, adorei as dicas/fotos postadas no seu blog. Meu voo chega no aeroporto de Ezeiza às 20:50hs e o voo para Trelew sai do Aeroparque às 5:00hs. Será que vale a pena reservar uma diária de hotel em BA para descansar por algumas horas? O que voce faria?
    Grata

    Curtir

    • mulhercasadaviaja 25 de setembro de 2015 / 11:24

      Oi, Laura,
      Se você puder ficar em um hotel, acho que vale a pena, assim você chega bem disposta no destino no dia seguinte. Escolha um hotel perto de onde poderá curtir um pouco de Buenos Aires, para jantar, por exemplo. Eu sugiro a região de Palermo, já que você vai ter que se deslocar mesmo de um aeroporto para outro. Dê uma olhada no Booking.com para reservar: http://goo.gl/79bQ9I. Depois volta pro blog e me conta sobre este lugar, que eu não conheço.
      Abraços, Márcia

      Curtir

  4. Nani ferri 16 de fevereiro de 2016 / 11:13

    Olá Marcia, vamos para argentina em abril/2016 e tenho uma conexão longa em BA, chegamos no aeroparque as 21h10 e saimos no outro dia as 9h25, vc acha que obrigatoriamente deveriamos pernoitar em algum lugar? sabe se ali perto tem hotel para pernoite? O que acha? Por favor me ajude rsrsrs, é minha primeira viajem pra fora, to meio perdida heheh

    Curtir

    • mulhercasadaviaja 17 de fevereiro de 2016 / 15:23

      Oi, Nani. Primeira viagem internacional, que gostoso! Mas não se preocupe, Argentina é um país latino, com muito em comum com o Brasil, então o impacto não será tão grande. Quanto ao planejamento, a primeira dica é: voos com conexões que varam a noite podem ser mais baratas, mas no fim a gente perde tempo e, caso queira conforto, dinheiro em uma estadia de hotel. Eu ficaria num hotel, pois nunca dormi em bancos de aeroporto. Eu não conheço hotéis ali, mas faça sua pesquisa pelo Booking, e escolha a região de Palermo, que é agradável e pertinho do aeroporto: http://www.booking.com/index.html?aid=816445
      Outra coisa: seu voo seguinte sai do Aeroparque, também? Porque as vezes chega-se em um aeroporto e a conexão parte de outro.
      Boa viagem pra vc!

      Curtir

  5. Rafaella 24 de abril de 2016 / 13:55

    Olá! Adorei as dicas e o blog. Viajo para Mendonza em lua-de-mel no dia 8 de maio deste ano. Iremos fazer uma conexão em BA, chegando às 20h50 no Aeroporto Buenos Aires Ministro Pistarini Ezeiza (EZE) e saindo com destino à MDZ às 06h da manhã do dia seguinte do Aeroparque. Eu e o meu noivo gostaríamos muito de conhecer uma casa de tango nesse meio tempo. Essas casas são abertas aos domingos? O que você indica? Outro detalhe é que queremos um ponto de apoio para tomar banho. Talvez um hostel ou pousada simples próximo ao aeroparque. Pode nos ajudar com isso? Agradeço desde já!

    Curtir

  6. mulhercasadaviaja 28 de abril de 2016 / 18:27

    Oi, Rafaella, que bom que as dicas estão sendo úteis para você! E parabéns, falta pouco para o grande dia! Eu só fui a uma casa de show, bem turistona, meio Broadway (rsrsrs) chamada Señor Tango. Eu gostei da experiência. Pode ser um show longo, mas a gente vai jantando e nem percebe. Lembro de ter lido que há apresentações mais autênticas de tango no Café Tortoni, mas eu só fui lá para tomar um vinho e não assisti.
    Quanto a hospedagem, dê uma olhada no Booking: http://www.booking.com/index.html?aid=816445 e selecione pelos filtros preço e localização.
    Que seja uma lua de mel inesquecível!

    Curtir

  7. Ximena Lorena Sepulveda Farfan 25 de maio de 2016 / 19:33

    Oi Marcia…estou indo para o Brasil e faço conexão em BA de 9:50 a 15:35 ou seja umas 5hs “brutas” kkkk e vou sozinha, o que acha que vale a pena fazer contando o horário q tenho q entrar na sala de embarque? É a primeira vez q faço conexão se tiver alguma dica de ouro me passe, porfa

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 30 de maio de 2016 / 20:01

      Oi, Ximena, olha, depende do que você aprecia mais. Eu gosto de passear em parques, mas há quem prefira usar as horas pra visitar um museu ou mesmo fazer compras. O que fazer também dependerá se você já esteve em BA antes ou não. Veja as sugestões de o que fazer (https://mulhercasadaviaja.com/2014/05/20/buenos-aires/) e escolha um ou dois programas. Mas não vale ficar no aeroporto, não! Dica de ouro? cuidado com taxistas: muitos passam a perna nos turistas, trocando a nota de dólar que você deu por uma falsa e dizendo que a sua era falsa, ou inventam uma historia de que algum membro da família está às portas da morte, pedindo uma doação… e por aí vai. Veja quanto custa o taxi do aeroporto até onde pretende ir para saber se está sendo explorada ou não. Dê uma olhada neste post: https://mulhercasadaviaja.com/2015/06/09/quanto-custara-sua-viagem/
      Abraços e boa viagem!

      Curtir

  8. Alyne Berger 15 de junho de 2016 / 14:55

    Oi Marcia, irei para minha lua de mel em Santiago e propositalmente escolhi uma longa conexão no Aeroparque para conhecer um pouquinho de Buenos Aires. Chegaremos às 17h e o nosso voo para Santiago será no outro dia às 9h45, qual restaurante próximo você nos indicaria? Vou buscar um hotel pelo bookingo próximo para passarmos a noite também, como você mencionou em um dos comentários. Muito obrigada!

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 17 de junho de 2016 / 8:10

      Oi, Alyne, desculpe demorar a responder, mas estava em um giro pela Itália e fiquei sem conexão algumas vezes. Não gosto de indicar restaurantes – a não ser que seja clássicos, como parte da historia da cidade – porque não sou especialista no assunto. Nas viagens escolho o restaurante pela localização (se tem uma vista legal, mesinhas na calçada, essas coisas) e pelo cardápio. Tenho certeza que você acertará na escolha se usar essas dicas. D[a uma olhada neste blog escrito por quem vive lá: http://www.mibsasquerido.com.ar/BuenosAires44.htmhttp://www.mibsasquerido.com.ar/BuenosAires44.htm
      Boa viagem, boa lua de mel, mas acima de tudo, bom casamento!

      Curtir

  9. Ana Guimaraes 8 de julho de 2016 / 9:26

    Márcia, tudo bem?
    Meu voou chega às 13:40 em Buenos Aires e as 19:40 embarco para o Chile, as 3 horas de antecedência e as 3 horas que restam para um passeio curto, tenho medo de sair até para comer alguma coisa, tem que passar pela imigração? O que vc me indicaria fazer? Estarei sozinha o que ainda me desanima! Bjao

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 8 de julho de 2016 / 10:52

      Oi, Ana. Não desanime! Estar sozinha dá mais chances de ver coisas, pessoas e lugares de uma maneira só sua, mais intensamente. Você não diz se seu voo chegará e partirá do Aeroparque (ou do Ezeiza, mais longe do centro), então imagino que seja do Aeroparque. No embarque no Brasil, pergunte se suas malas seguirão direto para o Chile ou se você precisará esperar pelo check in do voo para o Chile para enviá-las. Se precisar fazer isso, vai lhe sobrar menos tempo. Se não der pra passear no Centro, Puerto Madero ou Palermo, dê uma voltinha no entorno do aeroporto, veja o rio da Prata (embora eu tenha achado o lugar bem sujinho e mal cuidado) e fique no segundo andar do aeroporto, que é moderno e tranquilo em comparação à bagunça do térreo). Para se locomover, procure um balcão de remis no aeroporto ou tome um taxi na avenida, evitando pegar os taxis dos pontos que são mais para turistas e costumam dar golpes como cobrar em dólar ou alterar o taxímetro. Mas vá sem medo, quem mora numa cidade grande no Brasil está preparado pra quase tudo! abraços e boa viagem!

      Curtir

  10. Marisa 4 de agosto de 2016 / 19:17

    Olá Marcia! Gostaria de saber se o guarda-volumes do Aeroparque tem horário, pois chegarei lá às 00:30 e meu marido gostaria de ir até Puerto Madero, pois nosso vôo sai de Ezeiza as 6:30. Outra dúvida é que fui procurar os horários do Tienda Lion e vi que não tem serviço 24 horas, nem pra onibus e nem para Remis. Tenho medo de tomar taxi de rua na madrugada. Você teria alguma sugestão? Obrigada!

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 4 de agosto de 2016 / 23:10

      Oi, Marisa. Não tenho essa informação, mas de madrugada quase tudo fecha nos aeroportos. O site do Aeroparque(aa2000.com.ar) está fora do ar, mas o número do telefone é 54 11 5480 6111.
      Quanto aos taxis, têm estas outras empresas Transfer Express (Tel +54 11 5811 1986 / 800 444 4872) e Trans Air (Tel +54 11 4776 2229). Esta empresa presta serviço de transfer: http://www.airporttransfersbuenosaires.com/pt/index.htm
      Deixo claro que não utilizei nenhum deles para saber se são bons ou não, mas eu costumo arriscar e aí descobrir. Se vc fizer o mesmo, volte aqui e conta pra gente. Boa sorte!

      Curtir

  11. victoriacanuto 3 de novembro de 2016 / 11:11

    Oi, Márcia! Vou fazer uma conexão em Buenos Aires chegando 8:35 no Aeroparque e meu vôo para Nova York é apenas 23:50, no aeroporto Ezeiza. Ou seja, ficarei bastante tempo na cidade e queria saber sua opinião sobre um possível roteiro nessas horas de conexão.

    Quero chegar no Ezeiza entre 19:00 e 20:00 para pegar o vôo com tranquilidade.

    Pode me dar um help com este roteiro e com a forma de transporte para chegar no Ezeiza?

    Obrigada!

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 3 de novembro de 2016 / 15:11

      Oi, Victoria, dá pra aproveitar bem essa conexão, mas leve em consideração a bagagem: ela vai ser despachada direto para NY ou você terá que ficar com ela? – e nesse caso usar o guarda volumes do Aeroparque e ter que voltar pra buscá-la antes de ir ao Ezeiza.
      Eu não tenho um roteiro prontinho e ele vai depender do tipo de passeios de que você gosta. Sempre sugiro Porto Madero, bom pra passear e almoçar, e bairro e parque em Palermo.
      Quanto ao transporte, tente Uber: não tão mais barato do que taxis, mas talvez seja mais seguro – taxi em BA é sempre uma surpresa e a gente nunca sabe se vai cair numa roubada. Para evitá-las, não pague com notas altas (eles costumas dar golpes, trocando a real por uma falsa. Use este site pra ter uma ideia do custo do taxi e não ser “sobretaxada” pelo motorista: https://www.taxifarefinder.com/ e aqui tem preço fechado: http://www.taxiezeiza.com.ar/por/tarifas. Boa viagem!

      Curtir

  12. Tassiane Silva 3 de abril de 2017 / 14:40

    Oi Márcia, estou com uma duvida referente o Aeroparque: estou com uma passagem que tem intervalo de tempo de 16h, que daria tranquilamente para passear pela cidade, porém me surgiu uma duvida referente a taxa de reembarque, pois desembarcaríamos e depois embarcaríamos outra vez. Quanto as bagagens onde consigo a informação de a cia aerea despacha direto? A passagem é da Aerolineas AR.

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 3 de abril de 2017 / 17:11

      Oi, Tassiane, Sobre o despacho de malas, sempre vejo onde há guarda volumes just in case, porque não tenho paciência de ligar para a companhia aérea e tentar descobrir antes do check in/despacho de malas no balcão. Quanto à taxa de reembarque, também nunca precisei pagar nada no retorno ao aeroporto, é só a chatice de passar pela segurança novamente. abraços

      Curtir

  13. Alan 17 de maio de 2017 / 0:25

    Olá, queria saber quanto tempo demora para sair em média do aeroporto e da migração, pois eu chego no Aeroparque (saindo do Brasil para Buenos aires) às 16:10 e tenho um voo para Mendoza que sai do Aeroparque às (18:10) queria saber se dá tempo de fazer todo o processo da imigração, pegar a mala e pegar esse outro voo.
    Obrigado e ótimo Post. Obrigado

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 17 de maio de 2017 / 15:29

      Alan, se não houver atraso de voo, é super tranquilo, você tem aí 2 horas de intervalo. Além disso, se comprou os dois voos conjugados, a cia. aérea é responsável se acontecer qualquer atraso.

      Curtir

  14. Alan 17 de maio de 2017 / 0:28

    Outra dúvida Marcia, você já viajou ou tem alguma informação sobre a andes lineas aereas?? comprei a passagem nessa empresa porém não achei muita coisa a respeito, se é confiável, se sai nos horários correto…
    Você tem alguma experiência?
    E na Aerolineas Argentina? você tem algo para comentar? Obrigado

    Curtir

  15. Graciela 17 de maio de 2017 / 16:41

    Boa Tarde!
    Estou indo agora em Julho e meu voo faz conexão em Buenos Aires. Será que ainda tem esse guarda volumes para deixar as malas e dar um passeio? Li em uma outra postagem que não existe mais!

    Curtir

  16. Nathalia Fripp 29 de maio de 2017 / 11:48

    Márcia, bom dia!! Temos uma viagem para Santiago em junho e a conexão em BA é de 3h30min. A gente foi pra BA há 5 anos e gostaríamos de rever. pensamos em ir apenas para a Recoleta, que é mais perto e dar uma volta por ali. Você acha que dá tempo com essa escala curta? Teremos que passar pela imigração para sair do Aeroparque? Obrigada pelas dicas!

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 29 de maio de 2017 / 11:56

      Oi, Nathalia, se eu fosse você, me programava para dar um pulinho na Recoleta, sim, e calcule na hora o tempo que levará nos procesdimentos de imigração e redespacho de malas. Isso é que é chato, ter que esperar o check in do próximo voo, mas com este tempo acredito que dê para passear um pouco, sim. Volte pra nos contar depois, pois muita gente tem essa mesma dúvida. Abraços

      Curtir

  17. Nathalia Fripp 29 de maio de 2017 / 13:11

    Que ótimo! Então vamos tentar! Final do mês eu conto se deu certo! Obrigada! Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s