10 Coisas Gratuitas para Fazer em Florença

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Há 10 coisas gratuitas para fazer em Florença sem gastar seus euro$$$

Florença está para Arte assim como Roma está para História e Veneza para romance. Não que falte cada um desses elementos nessas encantadoras cidades italianas, claro. Mas Florença foi o berço do Renascimento e então governada pela família Médici, grandes mecenas (lembram-se das aulas de História?) que patrocinaram entre tantos artistas o grande Michelangelo. Muitas obras estão na magnífica Galleria degli Uffizi, mas o Impressionante Davi te aguarda no museu Accademia. Museus e algumas igrejas não são gratuitos, mas a maioria das atrações é, então aproveite e boa Florença para você!

Ponte Vecchio. Não há muitas dessas ainda em pé na Europa, ou seja, pontes que sustentam – ou ostentam – construções. É a mais antiga das seis outras pontes de Florença e originalmente ela tinha cinco arcos (hoje são três). Dá encantamento ver as joalheiras ao longo da ponte, com suas espessas “janelas” de madeira com trancas e cadeados. Essas joalherias estão lá desde o século 15, quando substituíram as peixarias e açougues devido ao mau cheiro. Atravesse-a, fotografe-se com ela ao fundo, a partir das pontes vizinhas. Fotografe-a duplicada sobre as águas do Arno. De dia e de noite, mas sobretudo no por-do-sol.

A Piazza dela Signoria, construída no século 13 no lugar de torres de famílias poderosas e até de uma igreja, abriga importantes edifícios medievais, como a Loggia dela Signoria e o Palazzo degli Uffizi. Entre 1400 e 1500, era local de festividades e torneios, mas desde o século 16 é o museu a céu aberto que se vê hoje, com esculturas de bronze e mármore, a fonte Ammannati, uma cópia do Davi de Michelangelo. Sabe quando você encontra um amigo antigo e não quer que o encontro acabe? Eu me senti assim ali na praça.

varias-0404
517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Loggia del Mercato Nuovo e o Porcellino  – me parece um javali, não um leitão!
O espaço que abriga a feira que hoje vende produtos variados (bolsas de couro, mulheres!) existe desde o século 16, onde se comercializavam seda e outros objetos preciosos, veja só. Mas o pessoal visita a feira principalmente por causa da fonte do porcellino. Claro, muitas cidades guardam uma superstição que convida o visitante a tocar numa escultura para trazer-lhe boa sorte e Florença tem a sua tradição: esfregue o nariz do javali e volte a Florença! Se você achar uma bobagem, faça assim mesmo, pela tradição.

Florença
E não é que eu voltei a Florença?
517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Piazzale Michelangelo é mais que uma praça, é um mirante e ponto de encontro, uma festa no pôr do sol, pois fica no alto da colina e traz uma vista linda da cidade. Uma réplica do Davi está lá, observando-a.

Florença
517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Mercados. Comprinhas para o corpo e a alma. OK, não é exatamente de graça, mas pode ser se você resistir e só usar os sentidos. O mais famoso: Mercato San Lorenzo (Piazza S. Lorenzo até Via Ariento) – artigos de couro, suvenires, alimentos.

517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Tours a pé, um com ênfase no Renascimento, outro nos Médice. Saídas diárias em frente à Basílica Santa Maria Novella. Mais informações aqui 

Leia também:
Florença: guia para planejar sua viagem
Florença: Jardim Boboli e Palazzo Pitti
Quanto Custa uma Viagem à Toscana
Bate-voltas a Partir de Florença ou Siena
Diringindo na Itália

517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Praças. Cada praça guarda esculturas, arquitetura, gente circulando. Não é uma atração das boas?

517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Cansou do agito de turistas e filas? O verde é sempre relaxante! Florença tem parques e jardins gratuitos como o Parco delle Cascine às margens do Rio Arno e só a 2 km da ponte Vecchio.

517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

A Catedral (Duomo) Santa Maria Del Fiori começou a ser erguida no final do século 13 é a terceira maior igreja do mundo (atrás apenas da São Pedro de Roma e da São Paulo de Londres), mas era a maior do mundo quando sua construção chegou ao fim, no século XV. Além da grandiosidade métrica, a arquitetônica e artística também merecem destaque.

IMG_0449
517dcfa31ef15a15fc7a2f2bf7a084b5

Basílica Santa Maria Novella. Embora carregue o nome de nova (novella), a construção desta igreja também teve início no século 13. Sua fachada é ricamente trabalhada em mármore, como a catedral, mas não deixe de dar a volta nela para ver os tijolos aparentes, assim como do campanário.

Santa_Maria_Novella_florenc

Gostou das dicas? Então acompanhe-me em cada viagem seguindo o blog. É fácil e rápido e grátis, como as atrações que listei: basta preencher o formulário com seu nome e e-mail.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Que maravilha isso tudo! Em um bate e volta de Roma de trem para Florença, tem como conseguir um guia de turismo aí que fale Português, para nos guiar para locais de importância turísticas dessa linda cidade? Obrigada!

    1. Oi, Vera Lúcia, eu não tenho nenhum pra te indicar, mas você pode:
      -comprar um tour em site de reservas, como o GetyourGuide https://www.getyourguide.pt/florenca-l32/florenca-excursao-a-pe-e-visita-guiada-a-uffizi-t8961/?partner_id=Q78D654
      – contratar um guia particular, que numa busca no Google você pode encontrar.
      – ler a respeito de pontos turísticos e históricos antes de ir e ao chegar lá é só curtir a experiência ao vivo. Veja o que publiquei sobre Florença: https://mulhercasadaviaja.com/destinos/europa/italia-2/florenca/ Abraços e boa viagem pra você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.