Roupa de neve ou para temperaturas negativas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Vai encarar temperaturas negativas pela primeira vez e não sabe por onde começar as compras de roupas especiais de neve – ou gelo? Veja as dicas que reuni e que ajudarão nas compras e na hora de fazer as malas

roupa de neve onde comprar alugar
com roupa apropriada, dá pra deitar e rolar na neve com conforto

Se você vai enfrentar temperaturas negativas, saiba que nem todas as roupas de inverno que usamos no Sudeste do Brasil, por exemplo, são eficientes para suportar o frio de temperaturas negativas. A quantidade/qualidade de roupa que você precisará para se sentir aquecido ou aquecida depende da temperatura média corporal de cada um, então neste post eu coloquei uma média para temperaturas de até 2 graus negativos, que foi o que enfrentamos no inverno mais quente que o usual de 2015 em Bariloche. Mas há quem sinta muuuito frio. Outro dia esta foto rolou no FB e eu a achei tão verdadeira que resolvi compartilhar aqui, mesmo não tendo localizado a autora, para pedir permissão (o site parece estar fora do ar e não achei a página do FB):

onde comprar roupa de neve
Não é

Antes de sair comprando roupas e acessórios, veja com familiares e amigos se eles podem emprestar casacos, botas e outros itens que você não usará com frequência. Não é fácil comprar botas, casacos e outras peças que ficarão guardadas no armário até a próxima viagem a um lugar frio, dá dó do dinheiro gasto. A solução é… viajar para lugares frios mais vezes! ?

Falando sério, eu já listei minha busca por roupas apropriadas para neve no post Bariloche: passeios e check list e agora volto ao assunto com novas dicas.

Preciso comprar roupas especiais para o frio?

Você não precisa comprar calças especiais. Leve as mais quentes que tiver ou mesmo um jeans mais grosso, mas precisará usar uma térmica por baixo, como primeira camada, uma legging bem grossa.
Se você for para um destino onde neva muito ou onde neva pouco mas você for subir montanha para brincar na neve ou esquiar, precisará de calças impermeáveis. Em geral elas são forradas e aguentam bem o frio, permitindo que a gente se sente diretamente na neve sem congelar ou sentir a umidade. Você pode alugá-las ou comprá-las. Leia o post mencionado acima.

roupas e calçados para neve
Eu com minhas roupas para neve

Casacos de lã são ótimos para usar à noite, quando for jantar ou não ficar exposto ao vento, neve ou chuva por muito tempo. Do contrário você precisará de uma jaqueta corta-vento e impermeável. Além disso, use uma malha ou fleece por debaixo da jaqueta ou do casaco.

Os calçados (tênis, botas) que usamos no Brasil só são indicados para temperaturas baixas nas seguintes situações:
1. se não estiver nevando ou geando, porque nesse caso você precisará de calçados mais altos e com solado especial para evitar quedas em camadas de gelo mega escorregadias, além de que a umidade não será isolada e você vai ficar com os pés gelados, causando um desconforto imenso.
2. Se você vestir 2 meias térmicas, próprias para temperaturas baixas.

Aproveite uma viagem ao hemisfério norte para comrpar ao menos um par de botas forradas de pelo, que manterão seus pés quentinhos em temperaturas baixas. Eu as uso mesmo em temperaturas próximas dos 10°C, porque turista é um ser que anda muito pela rua e precisa estar protegido.

Se você vai fincar os pés na neve acumulada, cuja altura ultrapassa a altura da sola de seu calçado, possivelmente seus pés ficarão úmidos se o calçado não for adequado. Aí é que entram as botas de neve, que são seladas entre o solado e a parte que cobre o peito do pé e calcanhar para que a umidade fique do lado de fora.

Dica esperta: eu aluguei uma bota de borracha própria para neve porque ia caminhar na neve fofa. Só que em alguns pontos a altura da neve acumulada chegava próximo a meus joelhos, ultrapassando a barra das botas. Resultado: entrou neve dentro da bota e fiquei com os dois pares de meias térmicas molhados. Tive que tirá-las para não congelar. Então a dica é: ao alugar a bota, verifique se os canos são rígidos ou maleáveis. Se forem maleáveis, use um par desses elásticos comuns para deixar os canos lacrados em sua panturrilha.

botas para neve
meia+saco plástico+botinha de feltro e só então a bota de neve

Sua bota do Brasil pode ser usada quando não está chovendo ou  nevando ou quando você for ficar em ambientes internos. Eu usei no Canadá e fiquei preocupada com o quanto meus pés ficaram frios só pelo tempo de contato com o gelo acumulado enquanto vazia meu simpático boneco de neve. Sério, foi preocupante.

botas para neve
Fincando os pés na neve com botas comuns: bad idea!

Os cachecóis de lã que usamos aqui são suficientes para manter seu pescoço quentinho e isso é importante para evitar problemas de garganta.

Já os gorros ou toucas que temos não dão muito conta do recado por dois motivos: o vento gélido penetra pelos buraquinhos da malha de tricô. Por isso em regiões com inverno rigoroso você encontra gorros forrados com um fleece. Não se esqueça de verificar se elas cobrem bem as orelhas. Outra questão é a impermeabilidade. Se você ficar na chuva ou na neve, use o gorro da sua jaqueta impermeável por cima do gorro de lã. Uma dica é comprar uma touca de soft e usar por baixo do gorro de lã mais bonitinho ou que você já tenha.

aluguel de roupa e neve
Para as crianças, há jardineiras, que evitam o gelo entrar no vão entre a jaqueta e as calças

Meias térmicas são essenciais. Não adianta usar duas da convencional. São comercializadas em lojas especializadas em roupas para neve ou esportes de montanha e fazem toda a diferença. Eu só percebi o quanto esquentam quando cheguei em SP vestindo um par e comecei a sentir um calor danado nos pés! E olhe que era inverno aqui.

As luvas que usamos no Brasil servem se você não ficar exposto ao frio por muito tempo ou se não for brincar na neve ou praticar esportes de neve. Eu fiquei quase uma hora esperando por um ônibus em ponto coberto, com luvas de lã comum, e minhas mãos ficaram muito geladas. Da mesma forma que existem gorros de lã forrados, existem luvas. As luvas de couro são boas por serem impermeáveis, mas não aguentam tanto o frio. Para manipular neve ou esquiar, você precisará das luvas especiais, que são bem grossas e impermeáveis.

Não se esqueça de óculos de sol para subir a montanha nas estações de esqui e de protetor labial. Hidratantes também são importantes, já que regiões montanhosas costumam ter clima seco.

COMO SE VESTIR NO INVERNO CONGELANTE

O segredo de estar preparado/a para o frio é vestir-se em camadas. Além de te manter aquecido/a, é mais fácil para aguentar as mudanças bruscas de temperatura quando saímos de um ambiente interno e entramos em ambientes com calefação.

cmadas de roupas para o frio
Foto da Quechua

Primeira camada

A roupa íntima é a mesma que usamos, claro, mas o que é a segunda pele? São camisetas e calças térmicas com tecido especialmente desenvolvido para suportar temperaturas negativas. É como uma leggings, mas de fleece. Há modelos para ambos os sexos.
Segunda camada
Como explica a foto acima, pode ser uma malha quentinha de lã ou cashmere que você tem em casa, mas as de fleece esquentam bem e são leves e finas.

Terceira camada
Os mais eficientes são as forradas com pena de ganso. O tecido é de nylon ripstop, o mesmo utilizado nos balões de ar quente, o que dá maior durabilidade. O mais legal é que são extremamente leves. O menos legal é que são extremamente caros. A impermeabilidade além de te proteger da umidade, te protege do vento frio.

Já reservou seu hotel? Eu sempre usei o Booking.com para fazer as minhas reservas. Gosto porque leio as avaliações de hóspedes, escolho a localização pelo mapinha local que eles disponibilizam em cada página, vejo as fotos do quarto e do hotel, e muitas vezes dá pra escolher se quero pagar lá, em moeda local, ou antecipadamente. Se você reservar clicando no link acima, o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a pagar a taxa de manutenção, sem que você pague a mais por isso. E é uma forma simpática de retribuir todas as dicas legais.  

FAZENDO A MALA DE INVERNO
Com a alta do dólar, eu não tinha esperanças de encontrar bons preços no inverno 2015 em Bariloche, então levei tudo de casa para não usar aquela desculpa “minha roupa está suja, vou comprar novas”. Então procurei me garantir e agora sei que exagerei em alguns itens:
– segunda camada: não precisava ter levado tanta malha (segunda camada). Eu separei 8 peças para 15 dias, too many!
– casaco: mesmo os moradores locais não têm um monte de casacos, usam o mesmo praticamente todos os dias, variando os acessórios. Eu vesti um de lã para ir e ainda levei um na mala, uma bobagem, só um é suficiente, para sair à noite pra jantar, se não estiver nevando, claro. A jaqueta corta vento vermelha com fleece acabou sendo a mais usada mesmo – e a que me mantinha mais aquecida e seca. Se você acompanhar as fotos dos posts de Bariloche, vai notar que estou sempre com ela! – e do Atacama e outros destinos no Chile ou nos Alpes italianos.

Também não sou a favor de perder tempo lavando roupa, a não ser que eu esteja num apartamento que tenha máquina que faça o trabalho enquanto eu tomo banho, por exemplo. Hotéis sempre cobram caro para fazer esse serviço e eu não sabia como seria lá em Bariloche, por isso levei tanta roupa.

do que senti falta: mais meias. Acabei não usando as meias-calças de fio grosso então as meias foram super solicitadas. Uma só calça de fleece, primeira camada, além da meia calça, foi pouco, eu deveria ter levado ao menos duas.
o que levei demais: segunda camada. Apesar de ter levado uma montanha de malhas, só usei 3 ou 4, em 15 dias.

mala de inverno

Depois que a fiz foto acima, lembrei que não tinha colocado as calças (1 jeans, 1 lãzinha, 2 leggings grossas e 1 veludo) e acrescentei mais uma touca e mais um cachecol.

Com tanta roupa, como fazer tudo caber na mala? Pode não ser novidade para muita gente, mas é um truque que não pode ser guardado em segredo! Spread the word: sacos fechados a vácuo. A marca mais famosa é Ordene. Ela vem com um lacre igual ao ziploc de embalagens de cozinha, e uma válvula. Coloque tudo dentro de um saco (ou dois, dependendo do tamanho dele), mas é importante que ele seja acomodado dentro da mala antes de você usar o aspirador para sugar o ar de dentro dele (pela válvula), pois assim o saco toma a forma da mala e você não perde centímetros preciosos. Além disso, depois de sugado ele vai estar tão rígido que você não conseguirá manipulá-lo.

ONDE COMPRAR ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
Se você vai a um país com custo de vida acessível, deixe para comprar lá. Bariloche pode ter a moeda desvalorizada em relação ao real, mas achei tudo lá muito caro no inverno de 2015. Selecionei algumas lojas para você pesquisar online:

  • Fiero Shop 
  • BeneVento 
  • Decatllon
  • The North Face
  • Timberland
Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Marcia!! estou de viajem marcada para Punta Arenas-Chille em dezembro, eu e minhas duas filhas não tenho noção do que levar ja que é nossa primeira viajem fora do brasil. Eu seguindo esta sua dica a cima sera o suficiente?

    1. Oi, Fabiane, será quase verão, e vi que as máximas para dezembro em Punta Arenas ficam em 15 graus, acho que não precisará de tantas roupas assim, e tudo depende de quantos dias ficará e o que vai fazer. Se fizer passeios de barco, com certeza precisará de touca, luvas, casaco quebravento e legging térmica. Se você for a Torres del Paine, confira nossas dicas: https://mulhercasadaviaja.com/category/americas/chile/torres-del-paine/

  2. Marcia!! Você acha que com 1500 pesos dá para passar tranquilo 4 dias em bariloche? As roupas para alugar lá, são mais ou menos quantos reais? Obrigada amo td que você posta!

    1. Oi, Taís, que fofa, obrigada. Nossa, dinheiro é sempre muito complicado porque depende de tantos fatores: onde se come, os passeios q vai fazer, o transporte escolhido, então faça suas contas tendo como referência aproximada estes posts: Neste tem preços de alimentos e passeios https://mulhercasadaviaja.com/2015/06/18/sao-paulo-de-bariloche/ e neste preços em Cerro Catedral e aluguel de roupas de neve https://mulhercasadaviaja.com/2015/08/05/cerro-catedral-um-templo-para-brincar-em-bariloche/. Não se esqueça de ver a taxa de conversão atual da moeda, porque escrevi estes posts em 2015. beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.