Sugestões de Destinos em 2016

O que calendário e viagens têm em comum além das datas marcadas com entusiasmo e contadas ansiosamente até que as tão sonhadas férias ou feriados libertadores cheguem? Folhinhas. Acho que já não existem n Brasil, não iguais às da minha infância, quando minha mãe ganhava do comércio local onde abastecíamos a casa, em dezembro ou no início do ano, uma “folhinha”, um bloquinho de 12 folhas com cerca de 45 cm de altura e 30 de largura, unidas por um perfil de lata onde havia um furinho para a gente pendurar no prego. Havia de vários tipos: com fotos de carros, reproduções de pinturas, motivos infantis, mas é claro que eu gostava mais daquelas com paisagens, que mudavam de acordo com as estações do ano. Dezembro, por exemplo, tinha sempre um vilarejo de janelas amareladas pela luz, montanhas nevadas, o típico cartão de natal importado da Europa. Setembro mostrava um riacho, flores campestres amarelas e lilases bordando seu caminho. Na Amazon calendários de parede similares, com uma folha para cada mês do ano, ainda podem ser encontrados, mas não achei aqui no Brasil, numa busca pela Internet.

feriados 2016

Achei um aplicativo de papel de parede que se parece muito com a ideia de Folhinha, mas à velocidade que surgem novas tecnologias e aplicativos, duvido que alguém de 2045 seja capaz de lembrar com tantos detalhes como eram os calendários dos smartphones ou de PCs de 2015. E eles podem ser práticos e não ocupar espaço ou poluir o ambiente, mas não creio que terão espaço na memória afetiva de quem os usa como as folhinhas têm na minha geração e nas passadas.

Eu gosto de ter calendários no escritório e também os compro em viagens, que viram quadrinhos que além de decorativos trazem uma lembrança gostosa.  Não faz isso? Eu faço e ainda compartilho aqui: Lembranças de Viagem na Decoração.

Mas é 2016 o objeto deste post, então listo feriados nacionais e aniversários das capitais brasileiras. Não entraram na lista feriados restritos a um grupo, como do funcionalismo público, por exemplo, nem de feriados restritos a uma cidade ou estado, como o Dia da Consciência Negra. De quebra, fiz uma seleção de destinos bem populares ou que estão na lista de lugares para conhecer antes de morrer aqui na América do Sul. By the way, essa expressão é meio sem sentido, como se desse para conhecer depois de morrer… Então vamo que vamo que cada vida é curta!

Janeiro
Calor, verão, todo mundo quer ir a destinos praia, mas na minha opinião é a maior furada pois tudo é cheio e caro, além de ser insuportavelmente quente. Sugiro que você resista e aproveite para conhecer destinos que ficam frios demais no inverno, como o Sul da Patagônia: El Calafate, El Chalten, Ushuaia, Torres del Paine. Os dias são longos, com por do sol às 22h, a temperatura amena e a paisagem inesquecível. Experiência própria e aprovada! Confira as dicas aqui.

El calafate Perito Moreno
a Perito Moreno, em El Calafate


Monte Roraima
entrou no meu campo de sonhos, então um dia vou! E em janeiro começa a temporada seca, facilitando a caminhada pelas trilhas até chegar ao topo do monte, a 2.875 metros de altura. Quem traz dicas é o Rafael do blog Seu Mochilão.

Feriados Nacionais
Começamos bem: dia 1 cai na sexta, mas imagino que você já tenha programado onde tomar espumante e pular as sete ondinhas.

Aniversários de cidades
12 (ter) – Belém (PA)
25 (seg) – São Paulo (SP)

Fevereiro
Em pleno verão, passado o Carnaval, os preços caem com a volta às aulas. Se você puder aproveitar, curta as praias do Nordeste.

Se o que você quer é curtir o Carnaval, não faltam opções pelo Brasil: das festas de rua com marchinhas tradicionais de São Luís do Paraitinga ao frevo e maracatu de Olinda, passando pelos blocos e escolas de samba do Rio e pelo trio elétrico de Salvador, o Carnaval é daquelas coisas que se devem viver ao menos uma vez na vida!

E você sabia que o Uruguai tem o Carnaval mais longo do mundo? Confira as dicas no blog Brasileiros no Uruguai.

 Feriados Nacionais
9 (ter) – Carnaval

Aniversários de cidades

Março
Boa época para ir a Jericoacoara: as chuvas encheram as lagoas e a alta temporada já passou.
Eu fui em Novembro, mas como era uma emenda de feriado, tudo estava cheio demais. Leia meu relato aqui.

IMG_2044

A invasão dos hermanos argentinos e uruguaios às praias de Florianópolis diminui, mas as águas ainda estão em uma temperatura agradável e os dias são lindos, combinação boa para aproveitar a ilha. Leia o guia da capital de Santa Catarina aqui.

Feriados Nacionais
25 (sex) – Paixão de Cristo

Aniversários de cidades
1 (ter) – Rio de Janeiro
12 (sáb) – Recife
17 (qui) – Aracaju
23 (qua) – Florianópolis
26 (sáb) – Porto Alegre
29 (ter) – Curitiba e Salvador

Abril
Começa a estação seca em Machu Picchu e as temperaturas estão amenas, caindo bastante à noite. Vários posts sobre minha visita a Cusco e Lima, também, podem ser encontrados aqui no blog.

IMG_2677

Praia e Cultura? Cartagena, na Colômbia, é boa pedida. O blog Bora lá Comigo traz as dicas.

Feriados Nacionais
21 (qui) – Tiradentes

Aniversários de cidades
8 (sex) – Cuiabá
13 (qua) – Fortaleza
21 (qui) – Brasília

Maio
Feriadão dia 26, que tal conhecer nossa Amazônia antes que acabe? Quem dá as dicas é um leitor do blog Viaje na Viagem, com várias sugestões.

Feriados Nacionais
1 (Dom) – Dia do Trabalho
26 (qui) – Corpus Christi

Aniversários de cidades
20 (sex) – Palmas

Junho
Parece Carnaval, mas é Festa de São João e no Nordeste e Norte do Brasil o bicho pega com as festa juninas embaladas a forró, como Festival Folclórico de Parintins (Amazonas), de Caruaru e Bumba meu Boi, em São Luís.

Agora, se você quer fugir da bagunça, no Sudeste e Sul do Brasil começa a temporada de frio (será?) e é uma boa opção subir as serras e curtir a fase da engorda. E quem quiser pode pegar trilha para queimar as calorias nos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

itaimbezinho

Julho
Temperaturas amenas e redução do volume das águas pedem uma visita às Cataratas do Iguaçu. Há alguns anos visitei as Cidades Históricas em um Julho lindo, quente e ensolarado. Também já fiz de SP a Gramado de carro nesta época, passando por Curitiba e cidades serranas catarinenses. Tivemos a sorte de pegar dias claros e de temperatura agradáveis apesar de ser inverno.

Curitiba Opera de arame

Ceará é sempre quente e ainda dá pra curtir praia mesmo no inverno. Também é ótima opção para os Lençóis Maranhenses. Quem tem dicas é a Silvia, do Matraqueando.

Junho, Julho e Agosto
Feriados Nacionais
Segura na mão de Deus e vá – trabalhar! Não há feriados nacionais nestes três meses. Ótima opção para tirar férias…

Aniversários de cidades
9 de julho (sáb) – Boa Vista
5 de agosto (Sex) – João Pessoa
16 de agosto (ter) – Teresina
26 de agosto (sex) – Campo Grande

Agosto
Quer neve? A partir de Agosto ela é mais garantida em Bariloche. Escrevi, inclusive sobre o belíssimo Cruce Andino. Lá você encontra links para outros posts sobre a região dos lagos andinos.

Cerro Catedral

Setembro
Segundo o Rafael do blog 360 Meridianos, setembro é quando a transparência das águas fica ainda mais marcante em Fernando de Noronha. Também é boa opção para ir a Bonito. Se você puder emendar o feriado de 7 de setembro é uma boa, pois normalmente se ficam poucos dias nesses destinos.

Feriados Nacionais
7 (qua) – Independência do Brasil

Aniversários de cidades
8 (qui) – Vitória e São Luís
21 (qua) – Porti Velho

Outubro
A Oktoberfest, em Santa Catarina, para muvucar, ou o Atacama para se isolar. Dicas do Atacama vêm do blog Vambora, enquanto eu ainda não for, e da Oktoberfest do website oficial.

Blumenau Oktoberfest
Se é outro líquido que te interessa, Alter do Chão tem em outubro sua melhor época. O blog Aventuras pela Amazônia traz as dicas.

Feriados Nacionais
12 (qua) – Nossa Sra. Aparecida

Aniversários de cidades
24 (seg) – Manaus e Goiânia

Novembro
Gosta de praticar mergulho de flutuação? a partir de novembro é uma boa ir a Angra dos Reis e Ilha Grande, pedaço de paraíso no Sudeste brasileiro.

Feriados Nacionais
2 (qua) – Finados
15 (ter) – Proclamação da República

Aniversários de cidades

 
Dezembro

O Carnaval começa cedo em Natal, no início de dezembro, com o nome de Carnatal e de quebra você aproveita as praias da capital do Rio Grande do Norte.

Mirante Pipa Natal

E se você acha que Bariloche é legal só no inverno, errou. Argentinos e europeus vão até os Andes especialmente no verão para fazer trilhas e passear nos lagos e em dezembro acontece o Cruce Andino Moutain Bike.

Feriados Nacionais
25 (dom) – Natal

Aniversários de cidades
5 (seg) – Maceió
12 (seg) – Belo Horizonte
25 (dom) – Natal
28 (qua) – Rio Branco

Ah, se desse para conhecer um destino por mês, né? Bons planos para você!

2 comentários sobre “Sugestões de Destinos em 2016

  1. Guta | Blog Vambora! dezembro 29, 2015 / 11:19 am

    Obrigada por compartilhar as dicas do Vambora! Marcia!
    Feliz ano novo e muitas viagens incríveis em 2016!

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s