Sugestões de Viagem mês a mês e feriados

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Encontre aqui sugestões de destinos de viagem mês a mês e relação de feriados nacionais e municipais.

Sugestões de viagem Maragogi

Antigos Calendários: inspiração de viagem

Hoje é prática se desculpar por escrever muito, então escrevi estes dois parágrafos para meu prazer e dos que ainda apreciam as viagens que a leitura proporciona. Não vou me desculpar, não. rsrsrs

Folhinhas. Quase já não existem, substituídas pela praticidade dos calendários digitais, mas como é bom recordar das folhinhas da minha infância, que minha mãe ganhava do comércio local onde abastecíamos a casa, em dezembro ou no início do ano. Uma “folhinha”, bloquinho de 12 folhas com cerca de 45 cm de altura e 30 de largura, unidas por um perfil de lata onde havia um furinho para a gente pendurar num prego atrás da porta da cozinha.

Havia de vários tipos: das que me faziam corar penduradas em oficinas de carros, a reproduções de pinturas, motivos infantis, mas desde aquela época eu gostava daquelas com paisagens que mudavam de acordo com as estações do ano. Dezembro, por exemplo, tinha sempre um vilarejo de janelas amareladas pela luz, valess nevados, o típico cartão de natal importado da Europa. Setembro mostrava um riacho, flores campestres amarelas e lilases bordando seu caminho.

Sugestões de viagem em Janeiro e Fevereiro

Verão, mês de férias escolares e de carnaval, todo mundo quer ir a destinos praia. E há pontos negativos como os altos preços e a lotação, e positivos, como a temperatura da água mais elevada nas regiões Sudeste e Sul. Algumas sugestões no Rio de Janeiro são Angra dos Reis, Paraty, Búzios. No litoral de São Paulo, sugiro Ubatuba, Juqueí e Riviera de São Lourenço.

Os meses mais quentes do Brasil são perfeitos também em regiões de serra, onde as temperaturas são altas mas não incomodam e fica até fresco na sombra. Gramado, Canela, Serra Gaúcha e cânions são alguns lugares para visitar nesta época, também.

E para curtir um pouco de frio em pleno verão, saiba que janeiro e fevereiro são ótimos meses para ir ao Sul da Patagônia sem virar pinguim. Destinos de natureza incrível como El Calafate e Ushuaia na Argentina, e Torres del Paine no Chile.

El calafate Perito Moreno
a geleira Perito Moreno, em El Calafate

Acho essa ideia tão boa que até escrevi Para onde ir em Janeiro: Fuja do calor!

Amazonas e Monte Roraima – Em janeiro começa a temporada seca no norte do Brasil, facilitando a caminhada pelas trilhas até chegar ao topo do monte, a 2.875 metros de altura.

Quando as férias escolares terminam, no final e janeiro ou comecinho de fevereiro, as praias do nordeste ficam mais vazias e é a época que mais gosto para curtir o verão por lá, embora nem sempre isso tenha sido possível. Mas foi fora de temporada que visitamos o Beach Park e Fortaleza, enquanto em pleno janeiro aproveitamos muito os resorts e hotés de Maceió e Maragogi em Alagoas.


Para curtir o Carnaval, não faltam opções pelo Brasil: das festas de rua com marchinhas tradicionais de São Luís do Paraitinga ao frevo e maracatu de Olinda, passando pelos blocos e escolas de samba do Rio e pelo trio elétrico de Salvador, o Carnaval é daquelas coisas que se deve viver ao menos uma vez na vida!

Saiba como é o Carnaval em Ilhabela

ilhabela-praias com estrutura

E você sabia que o Uruguai tem o Carnaval mais longo do mundo?

Feriados nacionais em janeiro e fevereiro

1o – confraternização universal
data móvel entre fev e mar – Carnaval

Aniversários de cidades brasileiras em janeiro e fevereiro

12 jan – Belém (PA)
25 jan – São Paulo (SP)

Sugestões de viagem em Março e Abril

Boa época para ir a Jericoacoara: as chuvas encheram as lagoas e a alta temporada já passou. Os argentinos e uruguaios também já deixaram Santa Catarina, então pode apostar em Florianópolis.

Março também é mês limite para visitar nossa maior maravilha natural, Foz do Iguaçu, pois depois a seca diminui bastante o volume das águas.

Em março ainda temos navios de cruzeiro por aqui e os preços estão mais em conta. Veja Como é um cruzeiro no Brasil. Além disso, após a temporada é possível embarcar num deles rumo à Europa e comprar a passagem apenas de retorno.

Começa a estação seca em Machu Picchu e as temperaturas estão amenas, caindo bastante à noite. Mas se quiser ir em época de festa, escolha junho, quando tem a festa do sol.

machu picchu Sugestões de viagem

A melhor época para destinos onde faz muito calor, como Egito, Marrocos, Turquia, Catar, Emirados Árabes termiando em março. Ainda é inverno, mas as temperaturas sobem rapidamente durante o dia e ainda dá pra curtir as praias do Mar Vermelho, como Orange Bay, em Hurghada.

Em abril as flores dão um espetáculo na Holanda e na festa da cerejeira em todo o Japão. E entre março e abril pode apostar em bom clima em Santiago.

A primavera (abr-mai) é a melhor época para a Rota Romântica da Alemanha e a Alsácia na França, embora a gente tenha ido no final de setembro e adorado as cores do início do outono.

Sugestões de viagem Alsácia
Kaysersberg, na Alsácia

Feriados Nacionais em março e abril

data móvel – Paixão de Cristo
21 abr – Tiradentes

Aniversários de cidades em março e abril

1 mar – Rio de Janeiro
12 mar – Recife
17 mar- Aracaju
23 mar – Florianópolis
26 mar – Porto Alegre
29 mar – Curitiba e Salvador

8 abr – Cuiabá
13 abr – Fortaleza
21 abr – Brasília

Sugestões de viagem em Maio e Junho

Em maio começa a temporada de cheias das lagoas dos Lençóis Maranhenses, que vai até agosto, quando também é legal visitar Bonito devido às secas.

Um dos destinos mais lindos que conheci, o Deserto do Atacama, também pode ser visitado até maio (depois só a partir de setembro).

atacama-salar-tara

Maio já tem dias quentes na França, aposte nos Jardins de Monet em Giverny. E pela Itália, as multidões ainda não chegaram na Costa Amalfitana ou Cinque Terre.

Em Junho o destaque é para as Festas de São João no Nordeste e Norte do Brasil, embaladas a forró, com o Festival Folclórico de Parintins (Amazonas), de Caruaru e Bumba meu Boi, em São Luís.

Feriados Nacionais em maio e junho

1 mai – Dia do Trabalho
data móvel – Corpus Christi

Aniversários de cidades em maio e junho

20 (sex) – Palmas

Sugestões de viagem em Julho e Agosto

Julho é sinônimo de frio na parte mais ao sul do país, mas já pegamos dias lindos e quentes nas Cidades Históricas de Minas Gerais e em Curitiba.

Sugestões de viagem Curitiba Opera de arame
Pegamos calor num julho em Curitiba

Para curtir o frio no Sudeste, aposte em cidades serranas como Penedo e Petrópolis no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Campos do Jordão e Monte Verde em São Paulo.

Julho e agosto são muito caros e quentes na Europa, mas há roteiros perfeitos para esta época, como a montanhosa Suíça, ou visitar os Alpes alemães ou as Montanhas Dolomitas na Itália. Saiba que é alta temporada por lá e os alpes recebem tantos turistas nesta época quanto no inverno – se não, mais.

Sugestões de viagem Montanhas Dolomitas
Lago de Braies, nas Montanhas Dolomitas


Os campos de lavanda de Provence na França estão em seu auge até meados de julho e visitar os países nórdicos, a Rússia, e Reino Unido é ótimo nesta época para quem não suporta dias cinzentos e frios.

Quer neve? A partir de Agosto ela é mais garantida em Bariloche. Mas o clima é mesmo incerto, e nós pegamos dias lindos e ensolarados num final de junho. Em Ushuaia ela cai mais certamente entre junho e agosto.

E para quem gosta de trilhas, o inverno com clima seco é perfeito para a Serra dos Órgãos, da Mantiqueira e Chapada Diamantina.

Entre meados de Junho e Julho estão as temperaturas mais altas no Alasca – nós fomos na última semana de agosto e pela manhã pegamos temperaturas negativas, lá e nas Montanhas Rochosas Canadenses. Aposte na alta temporada, embora os preços sejam mais altos.

Sugestões de viagem Alasca

Feriados Nacionais em junho e julho

Segura na mão de Deus e vá – trabalhar! Não há feriados nacionais nestes meses. Ótima opção para tirar férias…

Aniversários de cidades em julho e agosto

9 de julho (sáb) – Boa Vista
5 de agosto (Sex) – João Pessoa
16 de agosto (ter) – Teresina
26 de agosto (sex) – Campo Grande

Sugestões de viagem em setembro e outubro

Setembro é quando a transparência das águas fica ainda mais marcante em Fernando de Noronha. Também é boa opção para ir a Bonito. Se você puder emendar o feriado de 7 de setembro é uma boa, pois são destinos para roteiros de 4 dias.

Escolha a Oktoberfest, em Santa Catarina, para muvucar, ou destinos típicos de primavera, como Holambra e Cunha, em São Paulo.

E por falar em Oktoberfest, na Alemanha e na Áustria a festa acontece no final de setembro, apesar do nome e além de Munique, Viena e Stuttgart também têm suas festas.

Sugestões de viagem Stuttgart
os tradicionais Lebkuchenherzen

Feriados Nacionais em setembro e outubro

7 set – Independência do Brasil
12 out – Nossa Sra. Aparecida

Aniversários de cidades em setembro e outubro

8 set – Vitória e São Luís
21 set – Porto Velho
24 set – Manaus e Goiânia

Sugestões de viagem em novembro e dezembro


Gosta de praticar mergulho de flutuação? a partir de novembro é uma boa ir a Angra dos Reis e Ilha Grande, pedaço de paraíso no Sudeste brasileiro.

Antes das férias escolares, aproveite que o Parque Beto Carrero ainda não está em sua lotação máxima e vá até Balneário de Camboriú num final de semana esticado.

O Carnaval começa cedo em Natal, no início de dezembro, com o nome de Carnatal e de quebra você aproveita as praias da capital do Rio Grande do Norte.

As monções asiáticas acabaram e então visitar o Sudeste asiático entre novembro e fevereiro é a melhor escolha. E não faltam destinos maravilhosos: Tailândia, Vietnã, Cingapura, Filipinas.

Feriados Nacionais em novembro e dezembro

2 nov – Finados
15 nov – Proclamação da República
20 nov – Consciência Negra
25 dez – natal

Aniversários de cidades em novembro e dezembro

5 dez – Maceió
12 dez – Belo Horizonte
25 dez – Natal
28 dez – Rio Branco

Espero que depois de tantas sugestões de viagem você tenha encontrado uma pra chamar de sua.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.