Retrospectiva 2015 e índice dos posts publicados

Sim, meu caro e minha cara, mais um ano chega ao fim e nesta época entre lista de presentes, confraternizações e últimas obrigações do ano é importante encontrar um momento de introspecção para fazer um balanço de como fomos nós durante o ano. Fazer isso pensando nas viagens que tivemos é prazeroso, assim como compartilhar minhas lembranças e dicas aqui no blog. Mas além de take a trip down memory lane, este post é importante porque reúne links da maioria dos posts que publiquei ao longo do ano, que podem servir de inspiração para suas futuras viagens. Sei que a expectativa econômica não é de grandes melhoras para 2016, o que pode dificultar os planos de viajar principalmente ao exterior, mas calma. Algumas viagens que fiz este ano estavam na lista de desejo há pelo menos 20 anos. Espero que você não precise aguardar tanto tempo assim!

2015 foi muito especial considerando viagens pois foi o ano em que mais viajei na minha vida: foram 8 novos destinos internacionais e 6 repetecos. Eu já tinha conhecido mais que 8 destinos em uma só viagem, mas hoje acho mais proveitoso fazer várias viagens de 10 a 15 dias do que permanecer 30 dias viajando. Sabedoria? Não, peso da idade, mesmo. A gente se cansa, fisicamente se o destino for Natureza, fazendo trilhas, por exemplo, e mentalmente se o destino for uma cidade com turistas saindo pelo ladrão, como Veneza ou Praga. Não é o ideal, mas é o que cabe na minha vida.

Alguns dos lugares que meus pés pisaram
Alguns dos lugares que meus pés pisaram

Janeiro
Como eu passei a virada do ano e as primeiras semanas do ano na Riviera de São Lourenço, aproveitei para escrever sobre essa bolha de tranquilidade, segurança e funcionalidade no litoral de SP. Confira clicando aqui.

Riviera: tranquilidade, segurança e funcionalidade
Riviera: tranquilidade, segurança e funcionalidade

Ainda em Janeiro, conhecemos um destino que estava há muito tempo nos meus sonhos: visitar o Sul da Patagônia. Como era um sonho, não precisei de justificativas para ir até lá, mas se você precisar, leia 10 Desculpas para ir ao Sul da Patagônia. Conhecer Torres del Paine, o Parque Nacional no Sul do Chile, um dos lugares mais lindos do mundo na minha opinião, não apenas pelo relevo e dramaticidade de suas montanhas, mas ao isolamento, onde se sentem as forças da Natureza, mas que oferece opções de conforto também. E quando você realiza um sonho, não para de falar nele! Escrevi vários posts sobre TdP: um guia para você planejar sua viagem,  Listei hotéis, refúgios e campings dentro do parque, tentei descrever a emoção de fazer uma perna da trilha W, no post Torres del Paine: Sangue, Suor e Beleza. Depois escrevi o roteiro de dois dias pela parque em Torres del Paine: Hipnotizantes e contei como foi chegar até lá a partir de El Calafate, cruzando a fronteira e comendo poeira, com dicas de postos de combustível neste fim de mundo: clique aqui.

O templo e o Vento
O templo e o Vento

El Calafate é daqueles lugares imperdíveis no Sul da Patagônia principalmente por causa da impressionante geleira Perito Moreno. Dei dicas de hospedagem em El Calafate, contei como foi Caminhar sobre a Geleira e escrevi um guia para você planejar sua viagem até lá em El Calafate, aquela da Perito MorenoMas El Calafate não é só Perito Moreno e neste post tem Dicas do que Fazer por lá.

A Perito Moreno
A Perito Moreno

Maio
4 meses depois e eu já estava surtando, precisando viajar. Nada mal visitar a Europa na primavera e tive o prazer de rever a Itália. Visitamos Veneza, Florença e Roma. Se estiver indo a Veneza, não deixe de ler o Guia para Planejar sua Viagem, sugestões de Como Chegar a Veneza e Dicas de o que não Fazer por lá. Sempre me intriguei com a construção de Veneza e acabei escrevendo um post sobre o assunto: O que Há por Baixo de Veneza? Por fim, não resisti e contei minha historia de amor fugaz em Veneza em Reencontro em Veneza.

canais de Veneza
Um dos cantinhos preferidos em Veneza para fotografar

De todas as atividades que fizemos em Florença, apenas uma foi paga e aproveitei para escrever um post em que relacione 10 Coisas Gratuitas para Fazer em Florença.  Claro que não poderia faltar um Guia para Planejar sua Viagem até lá!

Florença
Arte, Arquitetura e Historia – e lindo por do sol – em Florença

Ainda escrevi muito pouco sobre Roma, mas o Guia para Planejar sua Viagem é um bom começo e também tem dicas de restaurantes e mirantes em Roma Vista do Alto.

O monumento a Vittorio Emanuele
Em Roma, monumento a Vittorio Emanuele, unificador da Itália

Coloquei na mesma viagem uma parada de 3 dias por Paris para descobrir que ela ainda me encanta! Vai para a cidade-luz? Leia o Guia para Planejar sua Viagem e o roteiro que fizemos para inspirar o seu em Uma é pouco, duas é bom, três vezes é demais!

Pont des Arts
A bela das belas: Ponte das Artes

Junho e Julho
Troquei de casa com uma família argentina e ficamos 15 dias em Cerro Catedral, Bariloche. Foi uma surpresa, pois não esperava que fosse um lugar tão lindo. Se você tem preconceito porque é destino de brasileiro classe média, deixa disso. Não vai se arrepender! Minhas impressões estão em Primeiro Encontro com Bariloche – porque tenho certeza que voltarei! E olhe quanta coisa publiquei: listei os preparativos para a viagem, com dicas de compras de artigos para neve, em Passeios e Check List, escrevi mais um Guia para Planejar sua Viagem, desta vez a Bariloche,  relatei nosso Roteiro de 15 dias, o Passeio ao Cerro Tronador, a navegação pelos lagos até Isla Visctoria e Bosque de Arrayanes e Puerto Blest e Los Cantaros e contei sobre a experiência de subir o Cerro Catedral e brincar na neve como criança.

Cerro Catedral
Passando frio gostoso em Cerro Catedral

Aproveitei a proximidade com a fronteira chilena e fiz um passeio lindo chamado Cruce Andino, que te leva entre montanhas e lagos para a cidade de Puerto Varas, onde me hospedei no Cabana del Lago, cuja avaliação também está publicada.

Osorno: vulcão adormecido em Puerto Varas
Osorno: vulcão adormecido em Puerto Varas

Outubro
Mais três destinos que estavam pendentes devido aos anos de semear e plantar: Viena, Budapeste e Praga e neste ano de colheita consegui conhecer. Ainda estou escrevendo sobre os dois últimos, mas os posts principais sobre a capital da Áustria já estão no ar e você já pode ler os 3 posts com o roteiro de 3 dias e o Guia para Planejar sua Viagem. Budapeste me encantou tanto que a comparei com outra paixão: Paris, e tentei entender o porquê enquanto racionalizava no post Budapeste ou Paris: qual é a mais Bonita?

O Parlamento Húngaro
O Parlamento Húngaro e o Danúbio

De quebra (sempre tem um bônus!), aproveitamos a conexão do voo da Lufthansa e passamos uma tarde em Munique, porque não dava para perder um pedacinho da Oktoberfest! A visita rendeu dois posts cheios de dicas práticas: Roteiro de 4 horas em Munique e Dicas para uma Conexão Longa e Do Aeroporto ao Centro de Munique.

Muitos se vestem a caráter
Muitos se vestem a caráter para curtir a Oktoberfest

Dezembro
Esta não estava na lista mas, como minha sogra precisava de alguém para acompanhá-la até Florianópolis, fiz um esforço danado (rsrsrs) e fui curtir uma semana na ilha catarinense, em companhia da minha cunhada que mora lá há 8 anos. Comecei e terminei o ano em areias e mares! O primeiro post já está pronto: Guia para Planejar sua Viagem a Floripa.

Florianópolis Floripa
Além dos posts escritos sobre os destinos visitados em 2015, escrevi outros como o Roupas de Neve ou para Temperaturas Negativas, com dicas de o que levar na mala e onde comprar roupas de frio ou montanhismo. E como a crise econômica apertou, postei 58 Maneiras de Economizar para Viajar, sobre os benefícios trazidos pelos cartões de crédito  e sobre alternativas de hospedagem, como o AirBnB: dá para confiar? E no meio do planejamento surgem dúvidas como “quanto gastarei em alimentação, transporte…”, então compartilhei dois sites que trazem custos de diversos destinos pelo mundo. Assim fica mais fácil saber se dá para encarar uma viagem ou não.

Glacier Point, mas pode chamar de "lugar mais Bonito do Mundo"
Glacier Point, mas pode chamar de “lugar mais Bonito do Mundo”

Fiz uma viagem no tempo e escrevi sobre o Parque Nacional Yosemite, afirmando ser o melhor motivo para ir à Cailfórnia. O Outono chegou e relembrei um bate volta de 2014 ao interior de Nova Iorque, a partir de Manhattan: Minnewaska, um parque especialmente lindo em outubro, quando as folhas das árvores ficam em tons de ouro, laranja e cobre. Também entrou no blog Toronto, com dicas de uma amiga que mora lá e links para um blog canadense de outro morador da cidade.

outono em NY

Pertinho de casa, depois da restauração do Museu da Imigração, em SP, voltei a visitá-lo em data muito especial: a festa do Imigrante. Confira e anote na sua agenda porque em 2016 a festa rola novamente! Também fomos ao Museu do Futebol, mas este post vai ficar para 2016.

Nas gavetas, cartas, registros, documentos do Museu
Nas gavetas, cartas, registros, documentos do Museu da Imigração

Na categoria batendo papo, no mês do meu aniversário fiz uma análise de o que viajar representa pra mim, tentando entender essa necessidade e descobri que existe uma explicação/teoria científica. Leia em Viajar é Preciso. Na mesma categoria escrevi sobre Turismo e as Igrejas depois de pesquisar sobre templos que adquiriram novas funções devido à inatividade. E por falar nisso, errou no presente de Natal para quem adora viajar? Corra no post Sua Paixão por Viajar Expressa na Rua, na Chuva, na Fazenda e veja sugestões para presentear seu ou sua companheiro/a de viagem.  Também na linha objetos que remetem à decoração, leia Lembranças de Viagem na Decoração.

Viajar é preciso!
Viajar é preciso!


Obrigada por acompanhar o Mulher Casada Viaja durante 2015. Eu sigo alguns blogs e sinto uma proximidade com seus autores que espero estar estabelecendo por aqui também. Tem sido gratificante saber que as dicas têm ajudado as pessoas e que o blog e a página do FB servem também como uma volta ao passado, um momento de prazer àqueles que não estão planejando viajar, mas já pisaram nos mesmos destinos.
Em 2016 continuarei com os objetivos de compartilhar dicas e emoções para ajudar no planejamento de suas viagens e inspirar outras e já comecei com um post com dicas das melhores épocas para destinos na América do Sul, em Sugestões de Destinos em 2016.

🎆 Que tenhamos todos uma boa viagem em 2016! 🎆

Anúncios

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s