Toscana: quando ver girassóis, papoulas, colheita de azeitonas e uvas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Campo de papoulas no interior da França

Não, isso aqui não é Globo Rural, mas apreciar os campos da Toscana enquanto você se desloca de uma cidade medieval a outra complementa o prazer de comer e beber bem e estar na mais querida região da Itália. Saber o que você encontrará nos campos durante sua viagem à Toscana pode lhe poupar frustrações – ou contribuir para que você se programe para ir no período aproximado da floração ou da colheita de alguns produtos típicos da região, como azeitonas e uvas, ou para fotografar os campos de girassóis ou papoulas. Irrelevante para uns, fundamental para outros. Fotos lindas para quem se rende e entra nos campos. Afinal, nem só dos onipresentes ciprestes vivem as estradinhas sinuosas que serpenteiam as colinas.

Antes de mais nada, lembre-se de que apesar de toda tecnologia aplicada à agricultura, a floração e colheita podem variar dependendo do clima: se choveu muito ou pouco ou se o inverno terminou mais cedo ou não, mas em geral, as datas apresentadas aqui são as mais próximas da média.

Quando encontrar campos de girassóis na Toscana

Símbolo do verão toscano, os girassóis vivem na Toscana desde o século 18, levados à Europa por exploradores da América. Em 1716 registrou-se a patente da extração de óleo de suas sementes e hoje os girassóis têm esta como sua função principal, apesar de nós turistas nem ligarmos para isso!
Programe-se para ir entre junho e julho, mas fui ao Sul da Alemanha no final de Setembro e estavam em flor.

Estrada Rota Romântica
No Sul da Alemanha, ainda estavam em flor no início do outono de 2017

O ideal é alugar um carro e guiar pelas estradas secundárias, pois não é possível parar nas autoestradas. Se estiver de trem ou ônibus, contente-se em ver pela janela e, se quiser fotografar, regule a câmera em alta velocidade (recurso cujo símbolo é um homenzinho correndo) e aproxime-a o máximo que puder do vidro. Nunca use flash para evitar ainda mais reflexos.

Você vai adorar as dicas do post Dirigindo na Itália, com informações de estradas, estacionamentos, aluguel de carro, e combustível.

Temos feito nossas reservas de carro para o Brasil e exterior pelo site Rentcars.com, com quem mantemos uma parceria. Isso significa que se você fizer a reserva pelo link acima, o blog recebe uma pequena comissão deles – e o melhor: você não paga nada a mais por isso. A vantagem é, principalmente em viagens internacionais, é pagar em reais e parcelar no cartão de crédito, ficando livre do IOF e da flutuação cambial.

Quando ver papoulas vermelhas na Toscana

Assim como os girassóis, as papoulas não são exclusividade dos campos toscanos. As papoulas vermelhas crescem naturalmente na Europa Ocidental, mesmo em condições de solo prejudicado. Nas guerras napoleônicas no início do século 19, cresciam em meio aos corpos de soldados mortos, assim como na Primeira Guerra Mundial, e acabaram virando símbolo para homenagear os heróis de guerra.

papoulas torre de londres

No centenário desta guerra, em 2014, a Torre de Londres foi decorada com  900 mil papoulas cerâmicas para marcar a data (foto acima).
Acredita-se que sejam provenientes do Egito, onde os ciclos de plantação e cheias do Nilo propiciam seu crescimento. Na Toscana ocorre o mesmo: elas crescem espontaneamente na primavera antes que os grão sejam plantados. A região do Vale d’Orcia é a melhor para encontrá-las.

Toscana quando ir

Também tenho dicas de Florença e Siena e de outras cidades da Toscana

Feno, menos nobre, mas não menos fotogênico

Esta também tive a chance de ver, no início de julho, também da janela do ônibus. Repare no reflexo do vidro, à direita da foto. Campos e campos com rolos de feno dourados que brilhavam com a luz do sol. Às vezes um campo desses era vizinho de um campo de girassóis, banquete para os olhos!

Campos da Toscana quando florescem
parece pintura de Van Gogh!

Quando ver a colheita de uvas na Toscana

Muitos festivais marcam o período de colheita da uva, no final de setembro e durante Outubro e a região de Chianti tem o festival mundialmente famoso.

uva na Toscana
Parreira em Assis, na entrada de uma casa (!), em julho 2013
Toscana onde ficar
Plantação em agriturismo onde me hospedei, em junho 2016

Quando ver a colheita de azeitonas na Toscana

Muita gente vai à Toscana, passa por oliveiras e não tem a menor ideia de que são aquelas as árvores responsáveis pela nossa azeitona em conserva. A produção de azeite na Toscana é tão importante quanto a de vinho, desde os tempos etruscos, e as colinas, campos e clima da Umbria e Toscana permitem uma produção de qualidade com pouca acidez. Se você quer participar da colheita, hospede-se em um agroturismo (pousada em uma fazenda) no final de outubro ou início de Novembro ou procure excursões em agências de Florença que te levarão para a colheita seguida de degustação.

colheita azeitona

Se você gostou deste post, talvez queira ler outros em que as estações provocam mudanças que fazem desses destinos tão especiais:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.