Funes? Nas Montanhas Dolomitas!

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Funes Montanhas Dolomitas

Eu nunca tinha ouvido falar em Val di Funes, nas Montanhas Dolomitas, cujo cartão postal e incansavelmente instagramável igrejinha San Giovanni contribuiu para que Funes entrasse no roteiro de muita gente pelas belíssimas Montanhas Dolomitas. Saiba aqui como chegar, onde comer e outras dicas práticas, mas principalmente, inspire-se no meu relato. E vá, o melhor adjetivo para definir as Dolomitas é divino.

Val di Funes: um sonho realizado

Esse sonho não é meu, tomei emprestado! Durante o planejamento de minha primeira (claro que tive que voltar e espero poder voltar quantas vezes puder) viagem às Dolomitas, em 2016, li vários posts, a maioria em Inglês, pois os blogs brasileiros que encontrei a respeito, além de escassos, traziam poucas informações práticas. Entretanto, de um deles eu gostei por causa da história: a viajante havia visto uma imagem das Dolomitas no Google, mas não sabia onde ficava especificamente aquela igrejinha no vale verde emoldurado por picos de agulha esbranquiçados pela neve. Até que um dia seu marido traz a informação de que se tratava de Val di Funes, onde eles registram a própria foto no mesmo ponto da imagem típica de calendário. Se você quiser, leia o roteiro e o relato deles no blog Felipe o Pequeno Viajante.  

Val di Funes no meu roteiro

E Funes entrou na minha rota também, e gulosa que sou, quis passar a noite aos pés daquelas montanhas, na pousada Sass Rigais, com a vista da foto que abre este post.

Como tomei o sonho emprestado, achei que o céu azul viesse junto, sqn! Funes foi a parada final de nosso segundo dia nas Dolomitas, quando dirigimos desde o Lago Misurina sob chuva e frio de final de primavera. Frustrante, pois não conseguimos fazer muitas paradas por causa da chuva e deixamos de subir por teleférico a alguns picos com vistas espetaculares em dias claros. 

Esperando a chuva melhorar pra sair do carro, em frente à pousada

Apesar da curta distância entre o Lago Misurina e a região Val di Funes – cerca de 130 km com alguns desvios, uns voluntários, outros nem tanto (sim, erramos algumas entradas e nos perdemos feio), o cansaço por dirigir em estradas sempre sinuosas e estreitas e a chuva constante geraram uma tensão que só acabou quando deitei na cama e dormi.

No dia seguinte, como criança que espera o dia do aniversário pra abrir o presente, puxei a cortina do quarto e vi o céu azul. Agarrei a câmera, saí pelo corredor de meias e abri uma janelinha. Um pouco de luz brilhou não só sobre as montanhas, mas em mim. Que privilégio ter esta como a primeira visão do dia! Fiz a foto dos meus pés com as montanhas ao fundo (adoro selfeet!), peguei umas frutas secas e fui passear no meu parque de diversões.

Funes Montanhas Dolomitas
Pension Sass Rigais, as montanhas no quintal da pousada

As trilhas estão praticamente no quintal da pousada, mas como há muitos pinheiros, quase não se veem as montanhas. São bem sinalizadas e cuidadas e têm canaletas de madeira para escoamento da água, evitando erosão. Fiz apenas o trecho dentro da floresta, pois não haveria tempo para mais nada.

Mesmo curto, o passeio foi prazeroso. A luz do sol evaporava a umidade deixada pelo dia anterior e dava pra ver a fumacinha saindo dos gramados e cercas. O frio da manhã deixou meus dedos quase congelados, e depois disso aprendi a sempre andar com um par de luvas no Alpes, mesmo no verão.

Os trilheiros e bikers só começaram a chegar quando eu voltava para a pousada para o café da manhã. Depois disso, posamos para uma foto e seguimos para Alpe di Siusi, um lugar tão lindo que parece o paraíso na Terra.

Funes Montanhas Dolomitas
Quintal da Pension Sass Rigais

Para ajudar no seu plano de viagem, leia os posts sobre as Montanhas Dolomitas e cidades próximas, como Bolzano e Trento

Funes Montanhas Dolomitas

O que fazer em Val di Funes

Fotografar a igreja San Giovanni, em Santa Madalena

Quem tem pouco tempo, acaba apenas avistando e fotografando a Igrejinha San Giovanni a Ranui, em Santa Madalena. Construída em estilo barroco em 1744, tem em seu interior (que não consegui visitar em nenhuma das vezes) pinturas do século 18, mas é seu exterior que atrai as pequenas multidões.

Funes Montanhas Dolomitas igreja

Em 2016, era possível se aproximar dela, não havia cercas (quer dizer, havia, mas era um convite a pular) ou cobrança de taxa, que hoje é feita a 4 euros.

Por outro lado, na nossa visita de 2019 haviam construído uma cerca de madeira alta, mas também uma plataforma para que as pessoas pudessem fotografar um dos pontos mais registrados das Dolomitas. Há dois estacionamentos – o P1 é o mais próximo.

seguir os passos da blogueira que vos fala, vale a pena!

Depois de fotografar a igreja, suba a ladeirinha à direita, do outro lado da rua (veja mapa abaixo), e vá tomar uma cerveja ou matar sua fome na Zanser Schwaigede, cabana-restaurante vizinha da pousada Sass Rigais. Como fica dentro da área do parque, dependendo da época do ano e do horário haverá cobrança do estacionamento, de 5 euros.

fazer trilhas a pé ou em bike

Para quem vai passar a noite na região e tem tempo e disposição, pode fazer uma das trilhas mais bonitas das Dolomitas, a Adolf Munkel. Numerada 6, 35 e 28, trata-se de uma trilha circular de dificuldade intermediária, com 9 km. Para mais detalhes, leia o ótimo site Outdoor Active. Mas é claro que há trilhas mais curtas, de 50 minutos, como comprova a foto abaixo:

trilhas nas Dolomitas

Como Chegar a Funes, nas Dolomitas

Val di Funes ou Villnöss tem apenas 80 quilômetros quadrados e é formado por vilarejos alpinos: San Pietro, Tiso, San Valentino, San Giacomo, Santa Madalena e Colle. E se você estiver achando o local a cara da Áustria ou da Suíça, há um motivo: além de ficar nos Alpes, a região conhecida como Sul do Tirol não pertencia à Itália até o final da Primeira Guerra Mundial e lá se fala, além do italiano, alemão e ladino.

A cidade grande mais próxima é Bolzano, servida por trem da Trenitalia.

O ideal é alugar um carro para chegar a Funes e rodar pelas Montanhas Dolomitas. Confira os preços e condições da RentCars.

A autoestrada 22 é o modo mais rápido de chegar a Funes a partir de Bolzano, mas se você tiver tempo, use as estradas secundárias (de iniciais SS), pois só assim terá a ideia do que é dirigir em paisagens estonteantes.

Para te ajudar, escrevi Dirigindo na Itália, com várias dicas práticas, e Roadtrip na Itália: a Grande Estrada das Dolomitas, onde aponto as principais paradas e atrações desta histórica estrada.

Caso viaje de transporte público, confira o mapa da rede de transporte coletivo que serve a região, caso voce esteja sem carro:

val-di-funes

Onde Ficar para Conhecer Val di Funes

Em 2016 viajei com uma amiga e ficamos na Pension Sass Rigais, nos limites do Parco Naturale Puez Odle, local protegido pela Unesco, numa rua sem saída, porque é o mais perto que se consegue chegar das montanhas Furchetta, estas belezinhas que fazem parte das Montanhas Dolomitas.

A pousada era administrada por um casal e seus dois filhos pequenos. Achei tudo muito limpo e organizado, principalmente os banheiros, que davam a impressão que eu estava dormindo na casa da vó: tapetinhos artesanais, cortina floral na janela, vasinho na pia… O quarto era simples, com um lavatório apenas, então usamos um dos 4 banheiros compartilhados no corredor. Sair do banheiro vestindo pijamas pra ir dormir também deu a impressão de estar na casa da avó do século 20.

O café da manhã e o jantar estavam inclusos em nossa estadia e era típico italiano: uma entrada composta por salada e 2 pedaços de pizza, uma carne com ares gourmet (não aguentei comer, muita comida!) e uma sobremesa.

O aquecedor central estava desligado e descobrir o motivo foi uma aventura, pois fora a proprietária que falava inglês, os demais só falavam alemão. Bem, era primavera, não se ligam aquecedores, mas o edredom era tão quente e o isolamento térmico tão bem feito que não sentimos frio. O café da manhã era bem servido e duas coisas me chamaram à atenção no restaurante: o fato de terem orquídeas nas janelas e cortinas – eles se cansam da vista?

Em 2019, quando voltei às Dolomitas com meu marido, soube que a pousada havia fechado, que pena para eles e para nós. Nesta viagem de 2019 visitamos Val di Funes no final de uma tarde, apenas, pois montamos base em Ortisei, ali pertinho, com restaurantes e comércio e fácil acesso a Alpe di Siusi, uma experiência bem diferente, mas igualmente prazerosa. Ficamos no B&B Villa Angelino, maravilhoso! Mas tem várias sugestões de hospedagem em Ortisei.

Se preferir ficar em Val di Funes confira as pousadas e apartamentos em Val di Funes no site que uso para fazer minhas reservas, o Booking.com.

Vale a pena ir a Val di Funes?

Bem, as Dolomitas têm paisagens de tirar o fôlego, assim como este cantinho, mas é um caminho grandinho para apenas tirar uma foto de uma igrejinha com um fundo deslumbrante. Leia os demais posts sobre as Montanhas Dolomitas e se tiver pouco tempo faça suas escolhas. om planejamento!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. Márcia, que lugar incrível este vale de Funes nas Montanhas Dolomitas. Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas depois deste post fiquei louca pra conhecer! Obrigada por compartilhar estas dicas

  2. Que lugar lindo, eu já tinha essa região na cabeça depois de almoçar em um restaurante tirolez em Bento Gonçalves, agora vendo estas fotos de Funes me apaixonei por Dolomitas.

  3. Ah Márcia, vou emprestar seu sonho, pode? Que delícia de post, me senti viajando com vc por essas paisagens lindas de Funes! Relatos detalhados assim são ótimos pra quem está planejando a viagem e tambem para quem está só no sonho ?

  4. Que lindo lugar!!! Me apaixonando pela região lendo os seus posts. Funes sem dúvida é um lugar que vale uma parada. Que privilégio poder acordar com as Dolomitas tão pertinho… Você chegou a fazer alguma trilha, mesmo que curtinha?

  5. Oi Márcia, tudo bem? Adoro ler sobre as Dolomitas no seu blog. Estou indo lá em abril. Será que você sabe me dizer se existe lugar para estacionar carros nas igrejinhas de Santa Magdalena e também na igrejinha de San Giovanni in Ranui? É sempre bom pesquisar sobre esses detalhes. Já me aconteceu de chegar num destino lindo e não conseguir estacionar. Obrigada se puder me ajudar. Beijo.

    1. Oi, Marina, que delícia! Estive lá novamente em junho passado. Tem um bolsão grande, mas mais adiante tem um recuo tipo acostamento onde paramos. E agora tem uma plataforma para pedestres, para fotografar o cartão postal. Em abril deve estar bem tranquilo pra estacionar, não se preocupe.

  6. Olá. Boa tarde. Estou montando meu roteiro na Itália E li seus relatos sobre as dolomitas e como sempre, para montar um roteiro quanto mais eu leio mais perdida eu fico com tantos lugares legais para conhecer ?, e tô querendo passar 2 dias nessa região.
    Será q tu pode me ajudar?? quero sair de Padua e pensei em ir parando nos lagos da estrada e não parar em Cortina e ir direto pros lagos de bobbiaco e braies, aí dormir em val di Funes, mas vi q tu foi em Alpe di Siusi devo passar lá também? Aí no outro dia vou para Tentro, Verona e Sirmione o q tu acha?

    1. Não se preocupe, acontece com todo mundo: quanto mais a gente se informa, mais aprende que tem muita coisa pra ver e fazer. Você parece estar privilegiando os lagos, coisa que eu não fiz, mas é uma questão de escolhas. Eu acho que nos Alpes o melhor a fazer é subir as montanhas, seja pela vista, seja para caminhar perto dos picos, por trilhas fáceis e acessíveis. Não dá pra fazer Pádua-lagos-Funes e Siusi no mesmo dia, você terá que fazer escolhas. Acho que já percebeu que amei Alpe di Siusi.
      Vou pra lá de novo em junho e ficarei em Ortisei e Cortina, 2 noites cada. Aprendi que Ortisei é estratégico porque posso pegar o cable car para Alpe di Siusi e para Seceda. Se o dia estiver de sol, passo por Funes a caminho de Cortina.
      Trento, Verona e Sirmione também é loucura em 1 dia, você não vai curtir nenhum dos lugares.
      Não sei que tipo de turismo você gosta de fazer, mas eu já viajei conhecendo muita coisa num mesmo dia e achei frustrante. Talvez não seja pra você…
      Boas escolhas!

  7. Marcia, estou rindo pois sua história se repetiu comigo. Ninguém nos contou que o céu azul não vinha junto, e pelo contrário, vinha acompanhado de muita chuva. Infelizmente era nosso último dia por lá e não conseguimos ver a tão desejada paisagem “dos sonhos”. Estou terminando meu relato e postando no meu blog, http://www.travel2beer.com – dá uma olhada depois! Abraços.

  8. Olá, Márcia!! Estou A-DO-RAN-DO seu blog!! Farei Dolomitas em 40 dias e já li e reli os seus posts umas 5x =)) Vai servir SUPER de base para o meu roteiro!! Só falta o post de Trento!! Você não chegou a fazê-lo?? Muito obrigada!! Grande abraço e PARABENS por todas as narrações, dicas e jeito leve de escrever !

  9. Oi Marcia, estou indo para Itália em Set18 com meu esposo e estava pesquisando algo fora dos agitados pontos turísticos e achei seu post sobre as Dolamitas, que achado!!!
    Alugamos um carro em Veneza, a ideia é ficar 4 dias hospedados em Cortina d’Ampezzo e se deslocar de carro (bate e volta) nos arredores. Você acha possível?
    Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu sonho com a gente! Estou lendo tudo e apaixonada.

    1. Oi, Denise, obrigada pelo comentário. Mais uma apaixonada pelas Dolomitas, que bom!
      Não é um absurdo esta região da Itália não ser mais explorada pelos brazucas? Sim, dá pra fazer muitos bate-voltas maravilhosos, e Cortina é uma das cidades com maior infra estrutura.
      Depois volte pra contar como foi. Setembro deve ser lindo lá, talvez já com algumas cores do outono. Abraços e boa viagem!

  10. Então Marcia, estou no comecinho do planejamento, por enquanto estou pesquisando sobre cada cidade/região para definir quantos dias ficar em cada lugar, mas acredito que ficaremos na Itália uns 15 dias, sei que é pouco tempo para tudo que queremos conhecer, mas é o que temos e não estou querendo deixar nada de fora….rsrsrs.
    Muito obrigada pelas dicas e em breve voltarei com novas dúvidas….rsrsrs, e pode deixar que farei as reservas por aqui!

  11. Olá Marcia, parabéns pelo seu blog, adoreiiiii, não consigo parar de ler!!! Por coincidência descobri Dolomitas pela história dessa mesma viajante e fiquei encantada.
    Estou planejando ir para Itália em set/18, vou eu, meu esposo, meus filhos de 4 e 10 anos e minha irmã, queria algumas dicas, será que poderia me ajudar?
    Minhas dúvidas:
    – qual a melhor sequencia você acha para conhecer: Roma, Toscana, Veneza, Dolomitas e depois Londres.
    – eu pensei nessa sequencia acima, mas tenho dúvidas em relação ao transporte, de Roma para Toscana é melhor pegar trem até Florença e lá alugar um carro?
    – e de Florença até Veneza é melhor ir de trem também e lá alugar novamente um carro para ir para Dolomitas?
    – e para ir de Dolomitas para Londres, preciso voltar para Veneza ou tem alguma outra cidade mais perto que tenha vôo para Londres? Ai, são tantas dúvidas, mas pra começar são essas…rsrsrs. Desde de já muito obrigada!!!

    1. que fofa, Mari, obrigada pelo feedback, ganhei o dia!
      1. acho que sua sequência está bem lógica, não mudaria, não
      2. Vocês estarão em 5, acho que vale a pena ficar com o carro direto em vez de pagar as 5 passagens de trem. Não tem jeito, tem que fazer as contas (simule a compra/o aluguel nos sites da Trenitalia, Italo e Rentcars (se gostar do preço, reserve aqui pelo logo deles no blog, que eu recebo uma comissãozinha, ehehe). Considere que provavelmente no aluguel do carro vão te cobrar taxa pela devolução em outra cidade.
      3. não sei qtos dias vc tem pra fazer isso tudo, mas no caminho entre Florença e Veneza dá pra parar em várias cidades lindas. Se não tiver tempo para outras cidades, melhor ir de trem, pq Veneza de carro é bobagem.
      4. Não sei que pontos vc vai fazer nas Dolomitas. Se for só pertinho de Cortina d’Ampezzo, melhor voltar a Veneza, mesmo. Funes, por exemplo, fica na outra ponta das Dolomitas (a Oeste), e aeroporto ali perto só o de Innsbruck, na Áustria, a 100 km, mas precisa ver se há voos para Londres.
      Bom planejamento e volte pra contar sobre a viagem!

  12. Nossa, Marcia!!! Amei o seu post!!!! Demais mesmo!!! Posso pegar seu sonho emprestado também? Rsss!!!! Parabéns!!!! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.