Cartão SIM (chip) no exterior

Estamos cada vez mais dependentes da Internet, não é? Seja na busca de informações ou para nos comunicar, é difícil desconectar. Mas quando viajamos esta deixa de ser apenas uma questão de querer estar conectado e passa a ser uma necessidade: a Internet é uma grande aliada para encontrar um caminho ou meio de transporte, um restaurante legal ou para nos comunicarmos com a família que ficou em casa.

Em algumas cidades, dá até pra contar com wifi local, liberado em muitos pontos turísticos e aí você aproveita pra descansar numa praça ou restaurante enquanto faz tudo o que tem que fazer online. Mas está longe de ser uma situação ideal ou possível em muitos casos, como nas minhas últimas duas viagens, por exemplo, quando rodei por várias estradas por longas horas e ter informação ao alcance dos dedos fez muita diferença. Além disso, ter uma linha de telefone local vai facilitar sua vida turística em muitos aspectos e vale o investimento principalmente numa situação de apuro. Já teve que acionar seu seguro viagem numa emergência? Sim, elas acontecem nas férias também.

travel-mobile telefone no exterior

Chegar a outro país e já ter conexão e um número de telefone local, então, é tudo de bom! Testei o serviço da Travel Mobile, empresa que comercializa cartões SIM (ou chips, como chamamos no Brasil) e planos pré-pagos com validade de 30 dias e compartilho aqui as dicas. Gostei tanto que o blog firmou parceria com eles e você pode comprar o seu cartão clicando aqui, pagando o mesmo que pagaria no site na Travel Mobile, mas estará contribuindo para a manutenção do blog. Ou você acha que o WordPress, que hospeda o Mulher Casada Viaja, não cobra sua taxinha, hein?

O que é um cartão SIM ou chip?
O SIM (ou chip como dizemos no Brasil) é primeiramente um cartão de telefonia: ou seja, você terá um número de telefone local com um pacote de dados que lhe permitirá, além de fazer ligações ilimitadas dentro do país por onde está viajando (e internacionais limitadas), conexão móvel com a Internet para ler seus emails, enviar MSN, postar aquela foto numa segundona enquanto seus amigos estão trabalhando…😂 sem depender de wifi livre aqui e ali.

Por que comprar um cartão ainda no Brasil
Se você pesquisar bem sobre o seu destino de férias, vai ver que tem muuuuuita coisa pra fazer e perder tempo numa loja de celular para comprar um chip/cartão SIM não deve estar na sua lista de prioridades, certo? A gente desperdiça minutos preciosos que podiam estar sendo usados para qualquer outra coisa deliciosa como ficar parado numa praça ou parque observando as pessoas, ou fotografar, ou provar a bebida local, sério, qualquer coisa que não ficar parado numa fila esperando ser atendido. Além disso, se você não fala a língua local terá grandes chances de não entender as opções disponíveis de pacote e isso sempre traz uma sensação ruim pra mim, que gosto de entender tudo tintim por tintim. Estes dois motivos já são suficientes para decidir comprar o cartão ainda no Brasil, na minha opinião, mas tem mais um: ter uma linha para telefonar numa emergência. É, porque pode acontecer de você ter um acidente ou adoecer ou mesmo ter tido algum problema familiar ou do trabalho para resolver.

Porque escolhi a Travel Mobile
Pra começar, porque não sou nada boa com essas informações de 1 GB, 2 GB, 5 GB… e assim que você entra no site da Travel Mobile já é recebida/o pelo Rogério, que fica online pra responder suas dúvidas e dá todo suporte do começo ao fim do processo e quer ter um feedback também depois da viagem. Além disso, eles oferecem planos para Estados Unidos, Europa, Canadá, Ásia, Caribe e América Latina. A página inicial do site deles traz as opções de maneira clara e fácil e todo o processo acontece sem que você precise sair de casa. Ah, e se você já tiver viajado, dá pra receber o chip em um desses países, também.

celular com número americano
A Travel Mobile envia o chip para qualquer um desses países


Quanto custa um chip internacional/cartão SIM
Todos os planos têm validade de 30 dias e não é isso que determinará o valor, mas sim o pacote de dados. Então a pergunta é: você é o tipo de pessoa que usa 1 GB ou 5 GB? Gente, isso me parece pergunta de outro mundo, mas eu descobri com o pessoal da Travel Mobile que a operadora aqui do Brasil, aquela que você tem no seu celular ou smartphone pode te dizer quanto você costuma consumir em GB e com essa informação você escolhe o plano ideal para você.  

Como eu tinha que postar fotinhos nas redes sociais, usar a rede para escolher estradas de acordo com o trânsito e até achar onde comer entre uma cidade e outra, a Travel Mobile me ofereceu o plano de 5GB. Fiquei conectada durante os 15 dias de viagem na Califórnia e acho que sobrou GB. Mas eu sempre tomava o cuidado de desligar os aplicativos que não estava usando para economizar e essa também foi uma dica que eles passaram, olha que legal.

Importante: se você consumir mais GB do que comprou, pode fazer a recarga on line.

Em setembro, o plano de 2 GB estava entre USD 40 e USD 50, dependendo da operadora (Lyca ou Red Pocket). Ah, além do custo com o plano, você vai gastar USD 20 com o chip/cartão SIM.

Como comprar um chip/SIM card internacional

1. Acesse o site da Travel Mobile
2. Clique em CRIAR CONTA, no box vermelho e insira seu nome e e-mail. Abra sua caixa de mensagem do e-mail e clique no link que eles enviaram. Caso você já tenha uma conta, faça o log in.
3. Escolha o país para onde vai, a operadora, modelo do chip e quantidade.
4. Pague com cartão de crédito.

Você receberá o chip/cartão SIM pelo correio com o folheto onde tem todas as instruções para configurar no seu celular o acesso à Internet.

Mas o site traz tudo explicadinho, e como eu disse, o Rogério tá sempre online para tirar suas dúvidas.

Como habilitar o telefone
O número de telefone não funciona no Brasil, então você terá que esperar chegar no país para o qual comprou o cartão SIM ou chip para seguir as etapas que vêm descritas no folheto em Português enviado junto com seu cartão. Olha, se até eu consegui, garanto que você consegue! 

Cartões e respectivos manuais de instalação
Cartões e respectivos manuais de instalação

O chip internacional funciona bem?
Tanto o cartão da Red Pocket quanto o da Lyca funcionaram em todos os pontos onde havia sinal disponível, ou seja, só não conseguimos conexão em áreas em que realmente não há conexão alguma, como algumas partes da região de Big Sur e o Parque Nacional Yosemite, ambos na Califórnia. 

O que fazer com o chip depois?
Se você viaja bastante, vale a pena guardar o chip para usar em uma outra viagem. Após os 30 dias de validade, como em todo plano de pré-pago, o chip muda para o status de suspenso e fica assim por até 14 dias, então se nenhuma recarga for feita o chip muda para o status de expirado e é cancelado pela operadora.

Para chips comprados para uso na Europa, alguns têm validade de 6 meses a 1 ano, mesmo sem as recargas mensais necessárias no caso dos Estados Unidos.

Posso dar meu chip para outra pessoa usar?
Que me explicou foi o próprio Rogério:
“É possível sim, mas a compra dos créditos vai ocorrer na conta em que o chip foi cadastrado e desde que o chip esteja disponível para receber as recargas, ou seja, dentro dos prazos previstos explicados acima.

Durante os 30 dias ela pode usar o pacote de dados disponível ou fazer uma recarga adicional, após os 30 dias o pacote de dados perde a validade e os créditos para as chamadas internacionais ficam disponíveis até que seja feita uma recarga, se fizer a recarga o saldo disponível do mês anterior é somado com a os créditos do mês da recarga.

Exemplo:
Chip ativado com um plano de USD 50,00 (5GB  de dados + USD 5,00 para as chamadas internacionais)
Passados os 30 dias dos USD 5,00 sobrou USD 3,00
Se fizer a recarga de mesmo plano o chip passa a ter 5GB + USD 8,00 de créditos para as chamadas internacionais.”

É isso! Internet facilitando nossa vida cada vez mais.

 

 

Um comentário sobre “Cartão SIM (chip) no exterior

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s