San Diego: Roteiro de 3 dias e impressões

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

San Diego La Jolla Cove
La Jolla Cove

Difícil colocar em 3 dias tudo o que há para fazer em San Diego, e claro que não foi possível ver todas as principais atrações da “última” cidade ao sul da Califórnia antes da fronteira com o México. Por isso, além de compartilhar o que efetivamente fizemos, deixo para você uma listinha dos lugares para onde não fomos e assim você monta seu próprio roteiro de acordo com seus inetresses e disponibilidade.

Balboa Park
Uma das áreas mais fotogênicas do Balboa Park

Deixo também minhas impressões da cidade, que mudou muito desde minha primeira visita, assim como eu, assim como o mundo. Em 1996, a Califórnia estava no meu roteiro de 31 dias pelos Estados Unidos e era minha primeira viagem internacional, então é compreensível que tudo fosse novo e fascinante. Vinte anos apuraram meu olhar e ter viajado para tantos outros lugares me deixou mais exigente. Percebi problemas, não me encantei tanto com algumas atrações como há vinte anos.

San Diego continua sendo um destino que agrada a muitas tribos: as crianças encontram animais selvagens, seja nas praias, seja no San Diego Zoo ou Sea World, e as menores se divertem no parque Legoland. As praias e o clima de paquera rolam nas areias e nas muitas opções de atividades noturnas (dá até pra pegar um trem no centro da cidade e curtir uma noitada à mexicana em Tijuana). Famílias têm a opção de inúmeros museus e passeios ao ar livre no Balboa Park e Old Town.

Por outro lado, o número de moradores de ruas me assustou, mas tenho visto isso desde a crise imobiliária de 2008. Para os próximos vinte anos, San Diego se compromete a ser a primeira cidade americana com 100% de energia limpa, um plano ambicioso que tomou fôlego depois dos bons resultados de ações propostas com relação à seca que castiga a Califórnia.

San Diego museus
Museu Aeroespacial, no Balboa Park

Nestes vinte anos, San Diego vem se reinventando: o centro antigo foi revitalizado e transformado em uma região com boa oferta de bares e restaurantes, conhecida como Gaslamp Quarter. São edifícios lindos, que restaurados trouxeram charme ao centro. Fiquei num hotel (veja aqui) que havia sido um banco e manteve suas características no lobby e fachada.

Edifícios novos foram erguidos, como a biblioteca central (330 Park Boulevard), e o USSMidway, antigo porta-aviões, inaugurado como museu. O século 21 também viu a inauguração do estádio-sede do time de baseball local, o San Diego Padres.

Downtown em nada lembra que estamos pertinho do mar e isso é um ponto extra, na minha opinião, pois parece que visitamos dois lugares distintos. Apesar de ser uma cidade grande, a quietude impera e eu que sou de São Paulo achava muito engraçado olhar pela janela e ver as ruas quase desertas às nove da manhã de um dia de semana.

Movimento de veículos fica mesmo nas autoestradas I-5 e I-8 que servem de avenidas para a gente se deslocar de um lado a outro da cidade – mas com rapidez e sem pedágios. Há transporte público fácil para se locomover pelos principais pontos turísticos e do centro é fácil caminhar até o waterfront, onde tem mais atrações.

Imagino que você alugará um carro para rodar por San Diego e Califórnia, então não deixe de ler Dirigindo na Califórnia #1: Pedágios, aluguel de carro, estradas e mais e Dirigindo na Califórnia #2: Sinais e Regras de Trânsito, Combustível, Estacionamento

O que fazer em San Diego
A biblioteca central. Foto divulgação

Aproveito para agradecer o San Diego Tourism Authority, que gentilmente me ofereceu um press pass para que eu pudesse visitar museus, fazer passeios e conhecer atrações para contar aqui e ajudar na sua viagem. Vamos lá?

san diego Gaslamp Quarter
Um dos lindos prédios do Gaslamp Quarter

O que Fazer em San Diego em 3 dias

Listo abaixo o que efetivamente fizemos. Cada dia do roteiro ganhou uma descrição completa nos posts específicos de cada atração, com dicas de transporte e preços de refeições – e muitas fotinhos, claro.

Dia 1 em San Diego
– chegada de carro a partir de Los Angeles. Caso você prefira não dirigir, veja como é a viagem de trem de Los Angeles a San Diego.
– passeio e almoço em La Jolla
– visita ao Cabrillo National Monument em Point Loma
– breve passeio em Old Town
– caminhada noturna e jantar no Gaslamp Quarter

Cabrillo National Monument, em Point Loma
Cabrillo National Monument, em Point Loma

Dia 2 em San Diego
– 
USS Midway Museum, museu dentro de um porta-aviões
– caminhada por Downtown e waterfront
– comprinhas e almoço na região de Seaport
– fim de tarde em Coronado

estátua – imagem que você certamente já viu em algum lugar – Unconditional Surrender, vista da plataforma de lançamentos do USS Midway

Dia 3 em San Diego
Balboa Park, que concentra áresa verdes, jardins e museus. Visitamos o Museu de História Natural, o Espacial e Aéreo, o Museu Automotivo e o respeitado San Diego Zoo.

San Diego Zoo
Ju alimentando as girafas

Leia as demais publicações sobre a Califórnia 

Atrações em San Diego ou por perto

Petco Park

Que tal assistir a uma partida de baseball, de preferência num jogo com os donos da casa, Los Padres? Infelizmente não teria jogo nos dias em que estivemos em San Diego, então dê uma olhada no site oficial e confira a agenda para ver se você consegue viver esta experiência.

Legoland

Parque que agrada principalmente as crianças pequenas (e Sheldon Cooper) e fica a 56 km do centro, num bate-volta possível e simples. Mais informações no site oficial.

Maritime Museum of San Diego

Localizado na orla, na Harbor Drive, o que permite que  seu acervo esteja sobre as águas: são 11 navios, balsas e barcos e alguns deles ainda podem navegar e você pode ser o passageiro! Confira as exposições permanentes e temporárias no site oficial do Museu Marítimo de San Diego.

Sea World

Eu nunca quis mexer neste vespeiro porque acho que para se declarar a favor ou contra atrações como esta – ou mesmo zoológicos, seria preciso mais que um post – ou um livro. Nós visitamos o Sea World Orlando em 2014, quando o número  de visitantes já havia despencado devido ao polêmico documentário Blackfish, ao qual assisti só em 2015. Trata da forma como as orcas são capturadas, de sua vida social antes e depois e do relacionamento com seus tratadores, especificamente sobre a morte de uma delas, em 2010, e ataque a tantos outros. A repercussão do documentário foi tamanha que o SeaWorld cancelou os shows com orcas em novembro de 2015. Está disponível na Netflix. O outro lado da moeda diz que o SeaWorld já resgatou e tratou de mais de 28.000 animais em perigo. Leia, informe-se e julgue por si mesmo. Para informações sobre o Sea World, clique aqui.

Wild Animal Park ou San Diego Zoo Safari Park

Então, a polêmica continua aqui? Qual a diferença entre ir ao SeaWorld e ao Wild Animal Park? Sem pesquisar muito, eu diria que só pelo Wild Animal Park estar associado ao San Diego Zoo já significa que existe todo um trabalho de pesquisa para manutenção das espécies, readaptação de animais que sofreram contrabando, etc., etc. Trata-se de um parque com várias opções de safari para ver animais africanos e pássaros. Também fica perto de San Diego, a 50 quilômetros. Mais informações aqui. 

Onde Ficar em San Diego

San Diego tem atrações espalhadas e a região em que você se hospedar trará experiências muito diferentes, fato acentuado pelas diferenças entre elas. No post San Diego: onde ficar e review de hotel, eu listo as regiões de La Jolla, Coronado, Ocean Beach, Old Town e Downtown, explicando as características de cada uma e sugerindo hotéis.

E você, já esteve em San Diego? Achou que 3 dias em San Diego seriam demais? Compartilhe suas dicas.

Planeje sua Viagem Aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Eu acho interessante a ideia de voltar em alguns lugares para ver as mudanças. Não ligo nem um pouco de repetir destinos de viagem.. inclusive, alguns já repeti várias vezes
    Quanto a San Diego, tenho vontade de conhecer.. parece ser um lugar bem agradável. Só pularia mesmo a visita ao sea world!
    Abraços!

  2. Eu li recentemente em algum lugar (um blog ou rede social suponho) alguém falando que não voltava aos lugares que ele amou para não se frustrar. Tenho pensando nisso e está um pouco de acordo com suas considerações a respeito de suas visitas a San Diego (escreva mais desses textos – adoro).
    Não tenho (tinha quando jovem) vontade de visitar San Diego, mas depois que Nova York me surpreendeu e me encantou, já não torço o nariz para nenhuma cidade. Bom, um pouquinho, talvez! rsrs bj

    1. Analuiza, olha, já fui de torcer nariz pra alguns destinos, como Bariloche e Cancún, e acabei adorando. Mas entendo que a gente tenha prioridades, com tantos lugares para conhecer.

  3. Adorei seu roteiro, mas principalmente amei a sua preocupação com os leitores, para que possam deixar a viagem mais completa. Ajudou muito!!!

  4. Os seus posts são sempre muito completos. O Balboa Park foi o ponto que mais interesse me despertou, mas aposto que o meu filho ia vibrar se conseguissemos assistir a um jogo de basebal.
    Quanto aos parques, o ideal seria podermos conhecer os animais nos seus habitats naturais, né? Num mundo ideal seria assim

    1. Obrigada, Ruthia, temos que nos esforçar, afinal, se vamos colocar algo no ar, que tenha uma ou mais destas características: que seja útil, informativo, divertido, belo.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.