Por onde meus pés andaram em 2016

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Não foi um ano fácil. Os resultados da crise política e econômica se escancararam e trouxeram grandes mudanças de comportamento na vida dos brasileiros. Muita gente cortou ou simplificou os destinos de viagem – e esses são os privilegiados, porque muitos fecharam seu pequeno negócio, perderam o emprego ou tiveram que aceitar fazer o trabalho de um colega demitido recebendo o mesmo salário e esticando a jornada.

imagem que circulou nas redes sociais
imagem que circulou nas redes sociais

Também senti diferenças em dois pontos: como professora de Português para estrangeiros, vi a diminuição da chegada de alunos de pós graduação por aqui (meu público alvo), afinal, o Brasil já não está com a bola toda que Lula vendeu ao exterior. Ou seja, minha renda caiu. Como blogueira de viagem, percebi que imagens compartilhadas que falavam sobre a dificuldade de viajar ganhavam mais likes do que imagens de destinos turísticos e o blog teve menos acesso agora em novembro e dezembro (quando as pessoas planejam as féras de verão e Carnaval) do que em anos anteriores.

Eu não consegui manter a mesma média de viagens de outros anos, mas apesar de tudo consegui fazer duas viagens internacionais: fui à Itália pela terceira vez e aos Estados Unidos pela… (parei de contar), escolhendo a Califórnia, desta vez.

Faço aqui então um post fotográfico como parte da blogagem coletiva do Bloggers Out and About, grupo do qual faço parte.

Itália, em junho

Não foi fácil esperar por esta viagem. Primeiro porque a anterior tinha sido em dezembro de 2015 e depois porque o intervalo parecia infinito: eu havia comprado o bilhete (promocional, meio por impulso) para março, mas adiei porque ainda estaria muito frio e nevado nas montanhas e porque tive fortes dores nas pernas que se foram como surgiram.

Milão


Milão não está entre minhas cidades preferidas da Itália, mas em geral é por onde chego e volto ao Brasil, então já passei algumas noites por lá e tenho dicas de o que fazer em Milão e de bate-volta ao lago Como.

patio do Castello Sforzesco e as papoulas vermelhas
Patio do Castello Sforzesco e as papoulas vermelhas

Siena


Siena é muito visitada em bate-voltas, mas duas noites por lá permitiram que eu conhecesse lugares que não havia visto em minha primeira visita relâmpago. Difícil foi escolher uma só imagem de lá, pois tenho fotos lindas.

vista privilegiada!
vista privilegiada!
Toscana Pienza

Cidades pequenas da Toscana

Toscana estrada de ciprestes

As cidadezinhas medievais e os campos toscanos estão nos planos e sonhos de muita gente e fui atestar o porquê. No caminho de Siena a Montepulciano, uma parada para fotografar a primeira estradinha de ciprestes (foto acima).

Visitar as vinícolas, percorrer as estradas sinuosas, comer bem. Adoro observar o desenho dos tijolos remendando as paredes e imaginar onde e como eram as janelas e portas originais…

Toscana Montepulciano

Na página-índice outras Cidades Toscanas você encontrará o que fazer em cidades como Pienza, San Quirico d’Orcia, Montalcino e Montepulciano, além de roteiros pela Toscana, sugestões de bate-voltas de Florença ou Siena e filmes gravados nesta simpática região da Itália.

Torre, em San Quirino d'Órcia
Torre, em San Quirino d’Órcia e a nona


O Valle d’Órcia, que engloba Montalcino, Pienza, Casteglione d’Orcia e San Quirino d’Orcia personifica a imagem toscana de estradinhas ladeadas por ciprestes, fenos e estábulos de pedra, campos arados e considero um presente ter encontrado, bem por acaso, um de seus cartões postais, a Capela de Vitaleta:

toscana Vale d'Órcia
a casa do meu "vizinho"
a casa do meu “vizinho”


Depois de visitar Montepulciano, Pienza e San Quirico d’Orcia, tudo em um dia só (as cidades são bem pequenas), era dia de conhecer Montalcino e fomos presenteadas, minha colega de viagem e eu, por uma paisagem única: a cidade acima das nuvens!

toscana Montalcino

De Montalcino, seguimos para San Gimignano, e no caminho paramos em Colle di Val d’Elsa, uma cidade não tão bonita, mas autêntica, sem muita maquiagem e com poucos turistas.

Toscana San Gimignano
Toscana Colle di Val d'Elsa
a bem preservada fortaleza de Val d’Elsa

A noite seguinte foi em Siena, e depois seguimos para Veneza, que nos recebeu sob muita chuva! Era minha terceira vez na cidade, que sempre tem algo novo para ver e fazer, como assistir a um concerto na igreja San Vidal:

veneza concerto em igreja

Depois de revisitar Veneza alugamos um carro e dirigimos em direção aos Alpes, para conhecer as Montanhas Dolomitas, cadeia de montanhas com picos lindos, pastos de altitude e lagos.

Se for alugar carro na Itália, não perca as dicas para dirigir na Itália e mais algumas neste post.


A primeira parada foi Cortina d’Ampezzo, cidade-resort de esqui, onde não importa a direção, tem uma montanha linda para se ver:



O Centrinho de Cortina

Passamos a noite no Lago Misurina, mas antes subimos até o Rifugio Auronzo:

Trilha próxima ao Rifugio Auronzo
Trilha próxima ao Rifugio Auronzo
O Lago Misurina, a 15 km de Cortina
O Lago Misurina, a 15 km de Cortina

O dia seguinte foi de chuva, muita chuva, o que  nos impediu de subir a picos e aproveitar as paisagens, mas conseguimos uma primeira parada em Passo Falzarego e Passo Giau sem nos molharmos, avistando muitas vaquinhas pelo caminho.

Passo Giau
Passo Giau

A região de Val Gardena é linda, mas infelizmente vimos pouco pelo parabrisa molhado do carro.

O restaurante onde almoçamos, a caminho de Funes
O restaurante onde almoçamos, a caminho de Funes

Passamos a noite em Val di Funes, um lugar isolado, de estradinhas sinuosas e casinhas alpinas. Mas valeu acordar com esta vista:

Da varandinha da Pensão Sass Rigais, eu vi o céu azul
Da varandinha da Pensão Sass Rigais, eu vi o céu azul


Assim como em Val d’Orcia, as Dolomitas também têm sua igrejinha cartão postal:

Val di Funes, nas Dolomitas
Val di Funes, nas Dolomitas

E chegamos ao nosso destino final das Dolomitas: Alpe di Siusi, o maior planalto europeu de altitude:

Alpe di Siusi
Alpe di Siusi

Ainda na região Trentino Alto-Ágide, conhecemos Trento, aquela do concílio… Descobri uma cidade linda, com vista para as montanhas e uma piazza escantadora!

trento Itália
Não tem como não se apaixonar pelas praças italianas…

Carro devolvido, tomamos um trem para Verona, antes de nosso retorno a Milão.

verona
Piazza delle erbe, Verona


E como sempre tem um chorinho, o voo de retorno tinha uma conexão longa em Lisboa, quando aproveitamos para passear pela cidade:

O Rio Tejo visto do Elevador Santa Justa
O Rio Tejo visto do Elevador Santa Justa

Califórnia, EUA, em Setembro

A expectativa também era grande: eu e o maridão visitaríamos as mesmas cidades aonde fomos há 20 anos, em nossa primeira viagem internacional, mas desta vez levaríamos a filhota junto!

Começamos pelo Sul da Califórnia e ficamos 3 dias em San Diego.

BAlboa Park san Diego

Uma noite em Anaheim para ir à Disneyland e depois Los Angeles...

Disneyland Califórnia

… e seguimos para o destino que mais me interessava: Yosemite! Confira o roteiro de 2 dias em Yosemite

El Captain
El Captain, em Yosemite

Era hora de voltar ao litoral e curtimos 3 noites na charmosa São Francisco:

São Francisco

De lá, a região de Monterey com seu belo litoral caracterizado por pinheiros, encostas e muita vida marinha:

monterey-california

Pertinho de Monterey, fica a charmosa cidadezinha Carmel e lá o condomínio Pebble Beach, com belas vistas do mar pela estrada chamada 17-mile-Drive, onde fica o famoso Cipreste Solitário:

O cipreste solitário, na 17-mile drive
O cipreste solitário, na 17-mile drive
tem pebbles, mas não é Pebble beach.
tem pebbles, mas não é Pebble beach.


O tempo não favoreceu belas fotos no dia que fizemos a tradicional “descida” da HW-1, estava muito nublado, mas a beleza do lugar não foi ofuscada e para minha felicidade conseguimos parar em todos recuos em acostamento da Big Sur.

Pfeifer Beach, na CA-1
Pfeifer Beach, na CA-1

Como tínhamos feito a região de Carmel no dia anterior, esticamos de uma só vez, de Monterey a Los Angeles, fazendo uma parada para almoçar em Solvang, que fica no lindo vale Santa Inez, pertencente a Santa Bárbara.

a rua principal de Solvang
a rua principal de Solvang


E como viajar é mais do que estar no destino, vi muitas paisagens douradas pelo caminho, fossem dos campos, fossem do por do sol ou das colinas secas, entendendo porque chamam a Califórnia de O Estado Dourado.

campos-dourados-1-2

Para ler dicas sobre estes lugares, visite a página-índice Califórnia



E o que 2017 trará? Como sonhar é o primeiro passo, gostaria de ir à Suíça ou ao Sul da Alemanha no segundo semestre. Se os deuses sorrirem para mim, Marrocos cairia bem.

De certo, tenho o Deserto do Atacama e Santiago do Chile chegando, então vêm dicas quentes em março.

Um bom ano para todos vocês e não se esqueçam: sonhar, planejar, economizar, viajar.
Abraços!
 

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

20 respostas

  1. Cada foto maravilhosa! Que bom que apesar das dificuldades você pode aproveitar os destinos que 2016 ofereceu! Carmel está na minha lista de “Lugares para Visitar antes de Morrer” por causa da minha série de livros favorita: “A Mediadora” (da Meg Cabot) hahaha

  2. Não foi mesmo fácil, mas nesses posts de retrospectiva, a gente acaba lembrando do tanto de experiências boas que as viagens do ano trouxeram, né? Você visitou lugares lindos! Que 2017 seja ainda melhor. 🙂 O Atacama é maravilhoso! Ainda preciso terminar meus posts, de tanta coisa que rendeu.

  3. É 2016 não foi facil para a maioria dos brasileiros devido á todas essas crises. A maioria acabou fazendo essa substituições da meme que você postou! rs O importante é viajar, não importa onde!
    E que viagens maravilhosas pela Italia e pela California! Dois destinos bem diferentes mas igualmente lindos!
    Que em 2017 você tenha ainda mais viagens para contar! E vou esperar pelos posts do Atacama, está nos meus sonhos!

  4. Vi o seu posto, não sei se é assim que se chama. Gostaria de ir para a Riviera de São Lourenço. Sou sozinha e não dirijo. Será que existem grupos que fazem.pacotes?Gostaria de informações

  5. Ai que bateu aquela saudade ao ver as fotografias do Big Sur, fiz essa viagem há uns anos, a highway 1 e foi das melhores road trips de sempre!! Este ano fomos ao Yosimite também e fiquei com pena de só passarmos 2 dias por lá. Facilmente ficaria uma semana 😀 Sou apaixonada pela California e vou todos os anos <3
    Espero que a situação brasileira melhore rapidamente, mas é isso, quando não dá para viajar para fora que seja dentro do país, não se pode é deixar de viajar ^_^
    Viver a Viajar

  6. um feliz ano novo Márcia e que 2017 traga muitas viagens ótimas pra você e sua família.
    As fotos da Itália e dos Estados Unidos são um arraso, deve ser muito mágico percorrer essa região da Califórnia de carro, meu sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.