Receita de Viagem ūüďĚ

A receita para planejar uma viagem perrengue-free ainda não inventaram, mas é só ter ingredientes de boa qualidade e o modo de preparo, e acrescentar um segredo da vovó ou de uma amiga (ou de uma blogueira), que certamente é o que vai dar o gostinho especial!

Procurei organizar aqui uma lista do que voc√™ precisa para come√ßar o planejamento de sua viagem, mas n√£o se esque√ßa que cada prato¬†destino tem suas peculiaridades, ent√£o leia¬†os posts de cada cidade aqui no blog, t√°? ¬†√Č s√≥ ir no menu em “destinos”, que est√° organizado por Continentes. Voltando, arregace as mangas,¬†coloque o avental e siga minha receita. N√£o posso dizer que seja a de¬†melhor sabor, mas nunca desandou!¬†Agora, se voc√™ acha que √© muito trabalho, tem como comprar um prato congelado no supermercado (pacote de viagem), mas voc√™ sabe, o sabor n√£o √© o mesmo de um prato feito por voc√™!

viagem planejamento

1. Leia várias receitas sobre viagem

Se voc√™ n√£o sabe que √© poss√≠vel combinar¬†camar√£o com coentro, como vai chegar a comer um prato como esse? Por isso √© legal ler¬†publica√ß√Ķes sobre turismo, sempre. Foi assim que eu me apaixonei por viagens: descobrindo que h√° mais lugares para conhecer do que dias para viver! Claro que dava uma invejinha dos jornalistas que eram pagos para viajar e escrever, mas em vez de invejar, corri atr√°s dos meus sonhos e comecei a¬†viajar tamb√©m. Ent√£o siga o blog cadastrando-se gratuitamente para receber os posts novos em seu email.¬†Na¬†p√°gina do¬†Facebook¬†compartilho dicas e informa√ß√Ķes do mundo das viagens, ent√£o √© legal voc√™ segui-la e favorit√°-la (sen√£o n√£o recebe as atualiza√ß√Ķes).¬†Outra forma de receber dicas e conhecer lugares √© atrav√©s de imagens e para isso o Mulher Casada Viaja tem um perfil por l√° tamb√©m, clique aqui e comece a segui-lo.

2. Escolha a receita o destino

Ainda na d√ļvida? Leve em considera√ß√£o quem vai com voc√™: √© uma viagem rom√Ęntica, de aventura, em fam√≠lia com crian√ßas pequenas ou com adolescentes… tudo isso deveria influenciar na escolha. Vai sozinha? Visite f√≥runs de viajantes para saber se o destino √© amig√°vel para mulheres viajando sozinhas. Pa√≠ses latinos e √°rabes costumam ser mais complicados do que os europeus,¬†em geral. Considere ainda o pr√≥ximo item.

3. Separe os ingredientes Pesquise sobre o destino na época de sua viagem

Рcultura em geral para evitar foras, não só na época de suas férias, mas sempre;
– clima, para¬†n√£o entrar numa fria. O Caribe, por exemplo, tem risco de furac√Ķes a partir de outubro e √© quando as promo√ß√Ķes est√£o bombando. Na √Āsia h√° o per√≠odo das mon√ß√Ķes, quando a chuva pode atrapalhar seus passeios;
–¬†festivais, campeonatos esportivos, shows, feiras de neg√≥cios podem fazer a cidade lotar e consequentemente aumentar o custo da viagem. Por outro lado, √© muito legal assistir a um show de sua banda. Seja como for, vale a pesquisa;
Рtemporada e horas de sol Рvocê aproveita mais o dia na primavera e no verão. No inverno os dias são bem curtos. Dependendo do destino, vai ser uma furada. Resorts de esqui, por exemplo, viram cidades fantasma fora da temporada de inverno;
– sa√ļde: pesquise epidemias nos pa√≠ses a visitar e necessidade de vacina√ß√£o.
–¬†quest√Ķes pol√≠ticas. J√° pensou encarar guerra civil ou onda de atentados terroristas nas suas f√©rias sem ter voca√ß√£o para rep√≥rter da CNN? O governo brit√Ęnico disponibiliza¬†este website com uma lista de 225 pa√≠ses ou territ√≥rios, atualizada frequentemente, que podemos consultar para saber se h√° risco envolvido na escolha de determinado destino.

4. Modo de Fazer

Bilhete Aéreo

Escolhido o prato principal destino e sabendo¬†de quanto tempo voc√™ precisar√° para ter o atrevimento (rsrsrs) de dizer que o conhece, √© hora de comprar as passagens a√©reas. Existem v√°rios sites de busca que listam op√ß√Ķes de voos e voc√™ pode usar essas ferramentas para encontrar a melhor op√ß√£o: Skyscanner, Kayak, Voopter s√£o algumas. Este item √© o mais trabalhoso, na minha opini√£o, pois envolve a escolha da companhia a√©rea, hor√°rio de voo, de assento e principalmente paci√™ncia. N√£o tenho como dar todos os detalhes aqui, apenas algumas dicas:

‚úą fique ligado nas promo√ß√Ķes das companhia a√©reas assinando a newsletter delas. Sites como Melhores Destinos, Passagens Imperd√≠veis tamb√©m merecem sua inscri√ß√£o.

‚úą Compare o pre√ßo do bilhete por dia: costuma haver diferen√ßa de valor significativo. Para ir, domingos, ter√ßas a quintas-feiras costuma ter valores mais baixos do que segundas, sextas e s√°bados. Muitas companhias a√©reas e mesmo alguns sites¬†disponibilizam essa ferramenta que mostra a diferen√ßa de valores dentro da semana ou mesmo do m√™s.

‚úąComprar com anteced√™ncia de um m√™s para voos nacionais e de tr√™s meses para internacionais costuma ser um bom recurso para a baixa temporada, mas aumente a anteced√™ncia¬†se for viajar na alta (segunda quinzena de dezembro, janeiro, julho e feriados ou datas festivas). Mas tenho visto tantas promo√ß√Ķes de voos para a semana seguinte que fico na d√ļvida se essa m√°xima ainda valha. Se voc√™ for um felizardo que pode se dar ao luxo de resolver viajar assim, uma semana antes, ¬†aproveite. Nesse caso, a dica √© deixar roteiros prontos para agarrar as promo√ß√Ķes de √ļltima hora.

‚úąPara deslocamentos internos em um pa√≠s, compare pre√ßos entre trem, √īnibus e companhias a√©reas lowcost. E lembre-se que as lowcost t√™m restri√ß√£o de bagagem e voc√™ paga excesso acima de 15 kg de mala¬†despachada. Poltronas n√£o reclinam e n√£o √© servido nenhum tipo de lanche. Duas lowcost: Easyjet e Ryanair. Aqui no blog tem dicas de como comprar bilhete de trem e outras dicas para n√≥s brasileiros que temos trens de viagem como desconhecidos.

‚úą Bilhetes ida e volta para o mesmo aeroporto s√£o mais baratos do que se voc√™ escolher chegar a um pa√≠s ou continente¬†por uma e voltar por outra cidade. Mas a√≠ √© preciso fazer a rela√ß√£o custo-benef√≠cio: vale pegar todo o caminho de volta s√≥ para ir ao aeroporto?¬†Se dinheiro n√£o for problema ou se as dist√Ęncias a serem percorridas s√£o longas demais para vencer por trem ou √īnibus (esta √© uma quest√£o particular, mas acho que acima de 4 horas num trem j√° √© demais e um voo cai melhor), compre seu bilhete escolhendo a op√ß√£o multicities, destinos m√ļltiplos, ou algo assim, n√£o existe um padr√£o nos websites das companhias a√©reas. Leia mais sobre emiss√£o de bilhetes aqui.

‚úą Bilhetes promocionais costumam ter 1 ou 2 conex√Ķes. Evite¬†conex√Ķes:
Рlongas mas não o suficiente para você deixar o aeroporto e conhecer a cidade. O tempo varia de acordo com o destino. Seis horas de conexão em NY não é suficiente para aproveitar uma ida à cidade, mas em Munique, por exemplo dá. Leia mais aqui;
Рcurtas demais, quando um atraso no primeiro voo significa correria e estresse. Lembre-se que alguns aeroportos, principalmente os hubs, são enormes e só para se deslocar de um terminal ao outro é preciso andar, tomar trem, andar e isso leva um bocado de tempo. Considere que a imigração é feita na cidade de chegada do país (ou da CE) e isso também toma tempo, principalmente nos Estados Unidos;
Рna mesma cidade, mas em aeroportos diferentes: você tem que sair de mala e cuia até o aeroporto de seu próximo destino e os custos com transporte são por sua conta;
Рna madrugada: ninguém merece passar a noite em aeroportos! Mas tem aeroporto que está preparado para isso, então não é tão ruim assim (leia aqui).

‚úą Se a cidade para onde voc√™ quer ir tem tarifas muito caras, experimente voos que ficam a at√© 200 quil√īmetros de dist√Ęncia e fa√ßa-os via terrestre. Miami em vez de Orlando e Fort Lauderdale em vez de Miami s√£o¬†exemplos cl√°ssicos.

Fique atento!
ūüö© bilhete a√©reo √© intransfer√≠vel, ent√£o confira duas, tr√™s vezes antes da compra. Se o nome estiver em desacordo com¬†o da¬†identidade ou passaporte pode¬†haver impedimento de embarque.
ūüö©¬†Os bilhetes promocionais costumam ter regras r√≠gidas de reembolso e remarca√ß√£o, n√£o sendo reembols√°veis em caso de cancelamento¬†por¬†parte do comprador e mudar datas tamb√©m vai dar uma multa consider√°vel.

5. Hospedagem

Este √© outro item com muitas¬†vari√°veis e h√° sempre novidades surgindo. At√© pouco tempo quem viajava escolhia entre um hotel (e suas categorias n√£o padronizadas de estrelas), albergue (hostel) ou camping. Hoje √© muito comum alugar um im√≥vel ou at√© trocar de casa. Ficar em B&B traz proximidade com os anfitri√Ķes e fazer couchsurfing √© de gra√ßa, mas exige um certo grau de aventura.¬†V√°rios posts sobre¬†tipos de hospedagem est√£o aqui no blog.

Quando escolher o tipo de hospedagem, não se esqueça de fazer sua reserva no website que eu sempre usei para minhas viagens, o Booking.com (é verdade, você pode comprovar lendo os posts mais antigos) ao qual o Mulher Casada Viaja é afiliado. Isso significa que você não paga nada mais para fazer a reserva ao clicar no logo do Booking dentro do blog e eu ainda ganho uma comissão. Com tanta dica legal, acho que eu mereço (rsrsrs).

6. Seguro Viagem

Ta√≠ um item que n√£o merece ser riscado para economizar e √© muitas vezes esquecido. O seguro viagem n√£o serve apenas para cobrir um eventual problema de sa√ļde. E voc√™ sabia que o Mulher Casada Viaja √©¬†afiliado √† Mondial e por isso seus leitores t√™m desconto? Mas isso s√≥ vale se voc√™ clicar no logo da Mondial que est√° no blog – ¬†ou¬†clique aqui e voc√™ ser√° direcionado para o site deles. N√£o se esque√ßa de digitar no campo pr√≥prio o c√≥digo¬†promocional:¬†2017AFL.

Confira algumas das vantagens e coberturas do Seguro Mondial:
Рa Mondial é líder no mercado, então consegue oferecer um valor bem atrativo sem perder a qualidade
Рo valor total do seguro pode ser parcelado em até 6 vezes
Рlocalização e seguro de bagagem
Рassistência média, odontológica e fisioterapêutica
Рorientação em caso de roubo ou perda de documentação
Рrepatriação funerária
Рseguro fiança

Aten√ß√£o: para entrar na maioria dos pa√≠ses da Europa voc√™ TEM que ter feito seguro. Essa exig√™ncia refere-se ao Acordo de Schengen, em que 15 pa√≠ses¬†da Comunidade Europeia (B√©lgica, Dinamarca, Alemanha, Finl√Ęndia, Fran√ßa, Gr√©cia, Isl√Ęndia, It√°lia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, √Āustria, Portugal, Espanha e Su√©cia) assinaram tratado que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses pa√≠ses comprovem possuir uma Assist√™ncia a Viagens com valor m√≠nimo de 30.000 euros para garantir assist√™ncia m√©dica por doen√ßa ou acidente.

Outros itens do seu check list

Estes são exemplos dos itens que não estão na receita principal, então faça sua lição de casa e pesquise especificamente sobre a cidade ou país.

ūüĆŹ Passaporte e visto (leia post com dicas de como tirar passaporte e o visto americano, o mais concorrido ever!)

ūüĆŹ aluguel de ve√≠culo ou transporte p√ļblico

ūüĆŹ tipos de mala (tamb√©m tem post a respeito, clique aqui.)

ūüĆŹ conhe√ßa seus deveres e direitos e saiba mais sobre sua bagagem: extravio, excesso, impedimentos. Adivinha? Tem publica√ß√£o aqui.

O cozimento deve ser sempre em forno brando, então prepare-se com meses ou até um ano de antecedência. O rendimento é sempre maior do que o tempo de preparo!

E bon apetit!

An√ļncios

12 coment√°rios sobre “Receita de Viagem ūüďĚ

  1. Mapa na M√£o 13 de maio de 2017 / 19:41

    Ah, que post legal! Sempre é bom incentivar novos viajantes a começar esta arte, a arte de viajar. Eu adorei. Parabéns!

    Curtir

  2. Juliana Moreti (turistando.in) 14 de maio de 2017 / 12:47

    Adorei teu post, Marcia!
    Bem criativo!
    ūüėČ
    Eu adoraria uma receita de perrengue-free! Sou mestre em perrengues…. em uma delas, um bonde quase partiu com meu filho (na √©poca com 1 ano) dentro e eu do lado de fora!
    coisas que hoje eu dou risada (mas que me fez chorar de nervoso)!
    hehehehe

    Curtido por 1 pessoa

  3. Matheus Crespo da Silva 14 de maio de 2017 / 21:34

    Muito divertida e original a ideia do post. Realmente não tem uma receita perfeita né, mas essas dicas aí vão ajudar muito.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Klécia Cassemiro 15 de maio de 2017 / 9:01

    Super dicas!!! E tudo apresentado de forma super inusitada, hehe Realmente n√£o √© receita de bolo, mas d√° pra preparar o b√°sico e contar um pouco com a sorte… Al√©m da disposi√ß√£o e bom humor pra encarar as situa√ß√Ķes que forem aparecendo ūüėÄ N√£o tem nada melhor que viajar!

    Curtido por 1 pessoa

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu coment√°rio ou d√ļvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s