Onde Comer no Deserto do Atacama

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Confira minhas sugestões – e de outros blogueiros – de onde comer no Deserto do Atacama. Acho que por como se trata de um deserto, há muitas dúvidas sobre como é a vida do turista por lá, e neste post falo especificamente sobre como são os restaurantes, o que servem, compartilho os preços.

Atacama restaurantes
A salada Caeser do Tierra, na Caracoles

Como são os restaurantes em San Pedro do Atacama

Quando você anda de dia pelas ruas da cidade de San Pedro do Atacama, se você é do tipo que adora uma cidade grande e tudo o que ela pode proporcionar, talvez fique preocupado no primeiro momento, pois as casas são baixas, portas e janelas pequenas e o contraste do sempre presente sol com o interior sombreado, mal se enxerga o que rola dentro de lojas e restaurantes. À noite, a cidade se transforma: todo mundo está de volta dos passeios e as ruas ficam lotadas e com o escuro da noite dá pra enxergar o interior de lojas e restaurantes. É uma sensação muito engraçada e tive a impressão de que a alternância entre noite e o dia faz de San Pedro dois lugares diferentes.

onde comer no deserto do Atacama

Alguns restaurantes são bem decorados, outros bem simples. Nem sempre o serviço é bom. Às vezes é bom de dia, quando o movimento é menor e à noite deixa a desejar, como foi o caso do Tierra, para onde voltamos numa noite depois de um almoço legal, pra nunca mais.

Cantores e violeiros se apresentam em alguns restaurantes, em troca de um troco. Cantam e tocam um pouco e partem para outro. Não vi um lugar com música ao vivo direto.

onde comer no deserto do Atacama

Quanto aos sabores, não teve nenhuma refeição que deixasse lembranças inesquecíveis, mas talvez eu não tenha escolhido pratos bons. Na verdade, acho difícil avaliar um restaurante por apenas um prato. É como rotular uma pessoa por ter batido um papo de meia hora… De positivo, a surpresa por ter legumes e verduras frescos estando no meio do deserto.

O serviço não está incluso no total da conta, mas eles cobram os 10% e perguntam se podem incluir no pagamento em cartão, se for o caso.

De sobremesa, você vai encontrar doces parecidos com os nossos, como o tiramissu e o petit gateau, mas experimente o chileno Tres Leches e você vai se lembrar do pudim de leite condensado, mas com uma textura de bolo. Há sorveterias espalhadas pela cidade, caso você prefira.

A seguir, você pode ter uma ideia dos preços e pratos servidos em alguns dos restaurantes de San Pedro. Os valores são para pratos individuais, mas alguns, como o lomo a lo pobre, podem ser compartilhados, se você não costuma comer um boi. Clique nas imagens para ampliá-las.

preço comida no Atacama

Onde Comer no Deserto do Atacama

Nossa primeira refeição foi no Cafe Adobe e pedimos um prato comum no Chile, uma espécie de bife a cavalo, mas com filé mignon, chamado lomo a lo pobre. Se preferir frango, fica pollo a lo pobre. Achei o prato gigante e poderia muito bem ter servido nos dois.

onde comer no deserto do Atacama
A informalidade do Adobe se repete em todos os restaurantes

Comemos uma pizza no El Charrua, um lugar pequeno e simples, indicado por uma moradora local. O serviço era bem lento devido à demanda – eles faziam a pizza ali e entregavam também no restaurante em frente – e esperamos por 40 minutos. A simpática atendente nos ofereceu refrigerantes gratuitos como desculpa pela longa espera. Quer saber? Adoro lugares bem decorados, mas atendimento humanizado ainda é a melhor coisa! Não é pela coca, é pela simpatia e humildade. A pizza não era das melhores, mas matou a fome.

tipo de comida no Atacama
onde fazer refeições no Atacama
a pizza do El Charrua, na Tocopilla

Apesar do pó onipresente em San Pedro, o Blanco teve coragem de pintar seu interior de branco e ter um ambiente rústico-chique – e a cara de pau de servir cerveja a temperatura ambiente. Como eu disse, no Tierra o serviço deixou a desejar. A pizza que pedi tinha a massa dura feito pedra (juro, fazia barulho quando eu batia a borda no prato!) e tive que trocar por um prato rápido, afinal, meu marido já estava comendo o dele. Veja mais abaixo o endereço dos restaurantes.

Atacama à noite o que fazer
o clima do Blanco

Leia sobre como chegar a San Pedro, onde se hospedar, como evitar o soroche, e sobre os passeios que fizemos na página-índice Atacama

dicas de restaurantes no Atacama

Preços médios nos restaurantes do Atacama

A agência onde fechamos nossos passeios pelo deserto, a FlaviaBia Expediciones, nos ofereceu uma lista de restaurantes, e eu de bom grado aceitei, já que raramente pesquiso sobre onde comer nos lugares que visito. Veja abaixo.
A conversão no momento em que escrevi este post era 1.000 pesos = R$ 5,00.

A partir de 8.000 pesos

Adobe, La Casona, Blanco, La Estaka, Las Delicias del Carmem (todos na Caracoles)
Baltinache, Bedito Desierto (Rua Domingo Atienza)
Ckunna (Rua Tocopila)

A partir de 5.000 pesos

Pica del indio, Sol Inti, Café Aloza, Charuna, Barros Cafe, Barros Bar, Burger Garden (Rua Tocopilla)
Rincon san Pedrino, Mal de Puna (Rua Licancabur)
Roots Cafe (Rua Toconao)

Economia nas refeições no Atacama

Você encontra vários mercadinhos na cidade e se estiver hospedado num lugar com cozinha pode fazer sua própria refeição para economizar. Os mercadinhos também ajudam para comprar uma fruta ou um snack para levar nos passeios.
A Angie do Apure Guria, que faz viagens estilo mochilão, tem dicas bem econômicas, passe lá pra ver se for seu estilo.

E durante os passeio, onde Comer no Deserto do Atacama?

Quando você contrata uma boa agência, não tem que se preocupar onde comer no desrto do Atacama. Muitos passeios levam o dia todo, então verfique com a agência que contratar para os passeios se há algum lanche incluso, porque não há lojinhas no deserto, não!

A maior parte dos hotéis prepara um box, um café da manhã para viagem, caso seu passeio saia de San Pedro antes do horário em que o café da manhã é servido. Não se esqueça de levar uma sacolinha plástica para colocar todo o lixo e levar de volta a San Pedro, onde pode ser descartado.

Nós fomos com a FlaviaBia, que incluía no custo total refeições nos passeios. O Salar de Tara e Lagunas Altiplânicas, passeios que levam o dia todo, incluíram café da manhã e almoço. E dá só uma olhada no café da manhã e na paisagem do café:

onde comer no deserto do Atacama
o capricho em forma de café da manhã!
onde comer no deserto do Atacama

Quando o passeio era à tarde, como foi o Vale da Lua e da Morte, e o Lagunas Escondidas, era servido um coquetel. Dá uma olhada eu brincando de rycca phina:

onde comer no deserto do Atacama
A vida pode ser boa no deserto!
onde comer no deserto do Atacama
O coquetel esperando o por do sol no Vale da Morte

Outra blogueira que esteve no Atacama e escreveu sobre restaurantes por lá foi a Viviane do Vivi na Viagem. Prove as dicas dela também. E confira quais são as comidas e bebidas típicas do Chile do Caminhos me Levem.

E você, já esteve no Atacama? Deixe seu comentário para ajudar outras pessoas que estão planejando a viagem. e se você estiver indo e tiver dúvidas, participe também e buen provecho!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

33 respostas

  1. Vocês do Bloggers out and About tem que parar de postar sobre o Deserto do Atacama, porque euzinha estou morrendo de vontade e cada post atiça ainda mais minha curiosidade haiusdhuai. Acabei de comentar num blog que Santiago tá cada vez mais na lista das futuras viagens, será que rola conhecer o Deserto do Atacam também?
    Beijinhos

  2. Sabe que eu também não lembro de ter comido nada incrível em San Pedro? Também fui nessa pizzaria e – acho que – no Adobe. Sobre esse café da manhã ao ar livre, só uma palavra define: arrasou! Que vista maravilhosa hein, mulher. A vida pode ser incrível até mesmo no deserto! hahaha

  3. Estive em San Pedro de Atacama o ano passado e adorei simplesmente! Mas de facto não me lembro de ter comido particularmente bem, não houve nenhuma refeição que marcasse. Só me lembro que serviam muita batata frita a acompanhar as comidas e já estava farta, haha! Os preços também não são nada acessíveis, mas adorei tanto a experiência no Atacama que nem importa!

  4. Eu só comi uma vez fora em SPA mas eu lembro que eu tinha gostado.. e tb lembro que eu vivi de empanadas o resto do meu tempo por lá hahah
    E ter um café da manhã com essa vista maravilhosa, nada mal, né? <3

  5. O Atacama é incrível e comer por lá também é gostoso. Fui em todos esses que você comentou e adorei, apenas o Café Adobe que achei mais fraco. Ainda recomendo o Baltinache.

  6. comemos uma pizza nesse mesmo lugar que vc indicou ahueahe a nossa tb n tava boa, muito cara pelo o que oferecem mas era a unica opção ainda aberta…tinhamos feito o tour astronomico e ficamos morrendo de fome aheuahe

  7. Nossa adorei! Pensei que os preços fossem mais baixos, mesmo nos restaurantes… Mas mesmo assim acho que pelo menos um dia temos que conhecer um restaurante local. Amei o café da manhã.. A cara da riqueza mesmo rs.. 🙂 Parabéns pelo post!

  8. ótimo post, ajuda muito quem está no Atacama e não sabe onde comer. nós adoramos comer nas barraquinhas, que ficam próximas ao campo de futebol… bem mais baratas que os restaurantes da Caracoles e tudo estava gostoso. 🙂

  9. Essa paisagem do café da manhã tá mesmo UAU, hein? Que isso! A comida nem precisa ser tão boa! haha Adorei o post, cheio de dicas legais para quem estiver viajando para a região. Ainda não conheço, mas está na ~longa~ lista! =D Beijo grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.