Viajando de trem, avião, carro, navio…O que importa é o fim ou o meio?

O  fim justifica os meios. Maquiavel que me desculpe, mas os meios de que falo são os de transporte! Ao fim de qualquer viagem, encontramos o destino sonhado, o descanso urgente, o tempo compartilhado todinho com os que você mais ama ou o encontro consigo, mas enquanto não inventam o teletransporte e é preciso usar um meio convencional, o transporte utilizado numa viagem pode interferir diretamente nessa experiência e enriquecê-la. Então nem pense que é só um meio de chegar lá.

Venha comigo, porque hoje é dia 8, dia do mês em que publico 8 fotos com o tema sugerido pelo grupo de blogueiras 8on8 e como você já deve estar imagindo, o tema de julho é transportes. Não se interessa pelo assunto? O texto está cheio de links para você conhecer destinos nas Américas e Europa e eles podem servir de inspiração para sua viagem!

A estação de trem Keleti, em Budapeste

O charmoso
Até uso, mas não curto metrô subterrâneo nas cidades que visito porque não se vê nada delas – embora em Paris ou NY sempre role um artista cantando ou vários dançando e aí você ganha um show. Mas adoro os modernos trams e os bondes que circulam pelo centro das cidades, e se forem um meio de transporte para os locais e turistas, como em Lisboa e Viena, melhor ainda!

o charmoso bonde de Praga

O que te leva para o alto
Não se trata exatamente de um meio de transporte, mas uma apaixonada por montanhas não poderia deixar de incluir os meios de elevação aqui. A primeira vez foi em Jasper, em 1997, no Canadá. Depois só em 2015, quando subimos Cerro Catedral, em Bariloche, mas o mais incrível em que já literalmente subi foi o de Alpe di Siusi, na Itália, que tem mais de 4 quilômetros de comprimento vencidos em 15 minutos, numa elevação de 800 metros! 

O relaxante
Diferente de navios, barcos menores, como escunas, jangadas, catamarãs e até barquinho de pescador promovem momentos de aproximação com o mar ou o rio e o melhor: geralmente são viagens curtas! Acho que o lugar onde mais andei de barco foi em Bariloche!

Barco turístico na região dos Lagos Andinos, na Argentina, parte do Cruce Andino

O mais comum
Carros fazem parte da vida de quem vive em São Paulo, então quase me esqueci deles, o que seria uma injustiça, já que as road trips costumam ser das viagens mais marcantes! Difícil escolher qual foi a que mais gostei! Memórias de estradas entre coqueirais em Alagoas, por ciprestes na Toscana, entre montanhas e lagos no Canadá e nos Alpes italianos são muitas, mas registro aqui a última que fizemos e que é um ícone das road trips: Califórnia.  A foto não é de carro, mas ele estava estacionado no acostamento que tem esta vista:

Pfeifer Beach, na CA-1

Não gosto, não tem jeito!
Acho que nenhum outro meio de transporte revolucionou tanto o deslocamento como os navios, mas não tem jeito, não gosto, não gosto. É muita gente, muito barulho e pouco se aproveita dos destinos por onde passa. Só fiz uma viagem de navio pela costa brasileira (mas já tinha certeza de que não iria gostar muito), mas ainda quero testar cruzeiros fluviais, que imagino serem mais legais.

o gigante Preziosa

Meu preferido
Os pés não permitem percorrer longas distâncias, mas chegam a lugares onde nenhum meio de transporte chegaria. Andar, caminhar, flanar é a melhor forma de conhecer os detalhes de arquitetura, observar pessoas e descobrir coisas novas em cidades ou de chegar a lugares que só quem vai a pé consegue, como o lago aos pés das Torres del Paine.

Alguns dos lugares que meus pés pisaram em 2015

O maravilhoso
Avião – Bendito seja o alemão que inventou a  cerveja Santos Dumont (ou os irmãos Wright) e todos os engenheiros que os sucederam e cada vez mais criam máquinas incríveis, pesadérrimas, cada vez mais velozes que nos levam através de milhares de quilômetros em poucas horas. Sempre penso nisso quando estou em portões de embarque… Afinal, o que seria de uma pessoa que gosta de viajar se não fosse o avião? Tem muita coisa chata sobre aviões, mas todas, todas elas são apagadas quando penso que vou chegar lá aonde queria, em poucas horas.

Gostou da frase? Fiz um post com várias imagens e frases inspiradoras ou engraçadas para quem curte viajar!

O que ainda não provei
Estou guardando minha virgindade balonística para a Turquia. Já estive em lugares onde há passeios de balão, como o Vale do Loire e o Deserto do Atacama, mas quero que a primeira vez seja especial.🤗

Balão no Atacama: achei caro e o trajeto muito curto.

 

Participaram deste 8on8:

Quarto de Viagem, da Flávia Donohoe
Diário de Polly, da Pollyane
Qualquer Latitude, da Yasmim

E você, o que pensa a respeito? Acha que o transporte escolhido interfere diretamente na experiência de viagem? Vem conversar comigo deixando seu comentário abaixo. Abraços!

 

Anúncios

23 comentários sobre “Viajando de trem, avião, carro, navio…O que importa é o fim ou o meio?

  1. Pollyane Martins | www.diariodepolly.com | 8 de julho de 2017 / 13:34

    Amei o seu post, as fotos, as dicas, as piadinhas, tudo! Hehe. Acho que vc se saiu super bem nesse tema, hein? Quanto ao navio, não posso opinar porque ainda não andei, mas já fiz cruzeiro de rio (Nilo) e outro no mar, mas menor (Halong Bay, Vietnã) e adorei a experiência. Talvez seja o caso de vc tentar essas.. Quanto ao balão, faça mesmo, é incrível! Beijo grande e até o próximo 8 on 8 😀

    Curtir

  2. Gisele Rocha 8 de julho de 2017 / 17:37

    De todos esses, acho que os teleféricos são os meus favoritos. Como tenho medo de altura, dentro deles me sinto segura. De balão não tenho coragem, já que uma colega sofreu um acidente horrível na Capadócia anos atrás.

    Curtir

  3. Ruthia Portelinha 8 de julho de 2017 / 19:30

    Eu uso muito os pés mesmo, acho que é a melhor forma de conhecermos uma cidade. Mas dou graças a Deus pelo avião, claro. E também tiro fotos na janela do avião. Por mais que a gente voe, há sempre algo de mágico num monstro de muitas toneladas rasgar os céus….
    Abraço, gostei de conhecer o seu blog

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 10 de julho de 2017 / 10:43

      Oi, Ruthia, que bom mais uma na lista dos fotógeafos de janela. Nada pior do que gente que não se admira com a beleza e quietude que vemos da moldura da janela! Obrigada pela visita, abraços

      Curtir

  4. Camila Lisbôa 8 de julho de 2017 / 20:43

    Sou das suas… uma vez fiz um cruzeiro pela costa brasileira e foi um fiasco! Passei muito mal e não gostei! Pés no chão comigo!

    Curtir

  5. Monique Ribeiro 9 de julho de 2017 / 11:41

    Post super interessante e concordo em vários aspectos. Acho que tb não curtirei cruzeiros em navio e talvez por isso não tenha experimentado ainda e tb sou super fã de explorar um destino a pé, certamente uma das melhorea formas de conhecer algum lugar!

    Curtir

  6. viagenseviagenseviagens 9 de julho de 2017 / 14:44

    Adorei o post!!! Sou muito fã de viagens de carro!!! Temos total liberdade para parar onde e quando quisermos, principalmente quando vemos uma paisagem linda pelo caminho… E teleférico também gosto muito!!! Sou dessas que sobe em qualquer lugar que tenha para subir, rs… Não sou muito fã de barco, navio, lancha, etc. Vou somente quando é extremamente necessário… E a primeira vez que andei de balão foi na Capadócia!!! Amei e você faz muito bem de esperar para estrear por lá… O passeio é realmente incrível!!!

    Curtir

  7. lid costa 10 de julho de 2017 / 7:31

    O meu meio de transporte favorito é a bike (não polui, queima calorias, dá endorfina e é mega divertido etc), seguido por meu pés (mesmas vantagens da bike, porem cansa mais) e depois os trams (pra quando as distâncias são maiores ou a bike não está disponível ou quando o tempo não está favorável. Cuja maior vantagem é poder de fato ver as coisas enquanto me desloco e não pegar o trânsito que o ônibus ou carro pegaria).

    Curtir

    • Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja 10 de julho de 2017 / 10:53

      Olha eu confessando publicamente minha inabilidade sobre 2 rodas. Acho bikes maravilhosas e morro de inveja (da boa) de ver as pessoas fazendo passeios com elas, mas sou um completo desastre. Taí uma das coisas pra melhorar e colocar na bucket list.

      Curtir

  8. Aline Rodrigues 10 de julho de 2017 / 12:02

    Que delícia esse post. Parabéns ❤
    Tem muito meio de transporte que é uma viagem à parte. Uma das minhas experiências mais incríveis foi a travessia entre Tabatinga e Manaus – 4 dias dormindo em uma rede em um barco no Rio Solimões. Outra que que não esqueço foi a experiência de chegar em Machu Picchu com a van até a hidroelétrica. Vomitei horrores! E pra fechar (e não me estender rs), ir de Purmamarca (norte da Argentina) ao Atacama foi impressionante! Cada paisagem…

    Curtir

  9. Mapa na Mão 11 de julho de 2017 / 11:20

    Que post legal! Eu também adoro vários tipos de meios de transporte, inclusive, o navio, heheheh. Adorei fazer cruzeiros. E amo viajar de carro, trem, avião, jegue… desde que seja viajando, tudo vale, rsssss. Beijos.

    Curtir

  10. Simone Hara 13 de julho de 2017 / 17:17

    Sofro pra viajar, com meu medo intenso de avião, mas como AMO viajar, vai com medo mesmo!
    Adorei o texto e me fez relembrar e repassar mentalmente todos os transportes que já usei mundo afora. Não foram poucos!
    Mas o que mais me surpreendeu foi helicóptero: com meu medo de aviões e o quanto fico tensa, fui a duras penas convencida pelo marido a fazer um voo no Grand Canyon… E AMEI! Passado os primeiros dois minutos, relaxei totalmente com o vôo suave (me surpreendeu) e a paisagem magnífica!

    Curtir

  11. Renata Rocha Inforzato 14 de julho de 2017 / 21:19

    Confesso que desses meios, o único que não uso é o carro, porque não dirijo. E morro de vontade de balão, só que pra mim com certeza será no Vale do Loire. Ver aqueles castelos do alto deve ser demais…

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s