Rota Romântica: Augsburg – roteiro e dicas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

augsburg

Cidade ao Sul da Rota Romântica alemã, Augsburg tem um centro histórico lindo e preservado. Confira o que fazer seguindo nosso itinerário de uma tarde por lá.

Augsburg foi a primeira cidade da Rota Romântica que visitamos, embora ela não esteja nem no começo ou final da rota. Como nosso voo tinha destino final Munique, a pouco mais de 80 quilômetros de distância, nosso roteiro começou ali, depois seguiu para o Norte, até Wurzburg, e depois voltamos ao sul da rota, para conhecer Fussen, já nos Alpes.

Leia Rota Romântica: que Cidades Visitar, onde falo sobre as estradas da Rota, sugiro quanto tempo ficar em cada uma, dou opções para quem não vai de carro, entre tantas outras dicas. 

A vida é bela. Para compensar as longas horas sentada na econômica, dormindo e acordando repetidas vezes, dos pés inchados e da pele ressecada, ela, a vida, te gratifica com o novo. Sim, uma viagem inteira, mesmo que seja uma volta ao mundo, vai te apresentar novidades sempre, mas aquelas primeiras horas no primeiro contato beiram o encantamento. Sempre faço um exercício para que meus olhos não se acostumem ao novo, para que eu continue admirada dias ou semanas depois da mesma forma que ao chegar a um outro país. Não sei se me faço entender, não é que eu me canse ou que não veja mais graça, vejo, sim, mas acho que as lembranças que tenho da primeira cidade em cada país são sempre muito especiais.

E Augsburg, embora não seja a mais bonita, a mais charmosa, a mais badalada cidade da Rota Romântica, ganhou pontos por ter sido a primeira. A chegada é agradável aos olhos, mesmo fora do centro histórico: depois de atravessar o rio Lech e passar por uma quarteirão de indústrias, dirigimos por uma alameda com larga faixa de árvores, avistamos um moderno tram circulando, ciclistas voltando do trabalho, aquela coisa europeia…  Viramos à esquerda e depois de passar por um desses prédios baixos erguidos sobre arcos que dão ares de portal a uma cidade, estávamos oficialmente em nossa primeira cidade da Rota Romântica. Já passava das 17h, o verão tinha dado espaço para o outono há apenas uma semana, então tínhamos cerca de 2 horas de luz natural. Fizemos o checkin no Dom Hotel rapidinho e partimos para explorar a pé a Maximilianstraße, rua onde ficam os principais pontos turísticos com casarões importantes da renascença, três fontes, a praça principal com a prefeitura, as igrejas.

Escultura no pátio do hotel

Depois de visitar as outras cidades da rota romântica, achei que Augsburg tem um ar mais refinado, e hoje escrevendo sobre ela me pareceu mais austríaca do que alemã. Ou talvez eu tenha sido influenciada pela informação de que Leopold, o pai do mais famoso Mozart, Wolfgang Amadeus, nasceu ali. Veja as imagens, leia sobre as demais cidades da Rota Romântica e tire suas conclusões.

onde ficar em augsburg
Vista de nossa varanda no Dom Hotel: as torres da Catedral

Augsburg: o que fazer em poucas horas

Este roteiro tem aproximadamente 3 km (ida e volta), desconsiderando os pontos turísticos fora do eixo da Maximilianstraße, como o Museu Maximiliano e o Fuggerei. Sem estes dois, é só seguir uma linha reta, então nem mapinha compartilhei aqui, pois as imagens e a descrição serão suficientes. Comecemos!

Catedral de Augsburg data do século 11, mas a primeira igreja erguida neste local é do século 8. Obviamente, passou por destruições e mudanças de estilos arquitetônicos, mas escapou quase ilesa dos bombardeios da Segunda Guerra. Como a catedral era nossa “vizinha”, imaginei que poderia visitar seu interior no dia seguinte, o que não aconteceu, então se você entrou, deixe nos comentários o que achou.

Descendo poucos metros na Maximilianstraße, avisto dois marcos da cidade, a Torre Perlach e a Prefeitura. Construída no século 10 como uma torre de vigilância, hoje por 2 euros e algum esforço físico você pode subir seus 261 degraus e ver Augsburg 70 metros acima do solo, mas a dica é: evite estar lá nas horas cheias, quando o som do sino chega a incomodar e sua vibração chacoalha até a escada.

Ao lado da Perlach fica o prédio da prefeitura de Augsburg e em frente a Rathausplatz, praça que me lembrou Siena porque em ambas as pessoas se sentam no chão para ver a vida passar. Amo muito tudo isso!

Rathausplatz, a praça da Prefeitura

Na minha listinha de o que fazer em Augsburg além de passear pela cidade, estava visitar o interior da Prefeitura. Construído no início do século 17, foi o primeiro edifício do mundo a ter 6 andares e está protegido pela Convenção de Haia em caso de conflito armado. Logo após a segunda Guerra, o edifício passou por reconstrução e teve sua fachada restaurada como a original, mas o interior simplificado. Somente na década de 1980 o Salão Dourado voltou a ter o esplendor que apresentava séculos antes, com afrescos no teto, detalhes em dourado e pórticos imponentes. Infelizmente chegamos tarde e não pudemos visitar, mas se você vai, programe-se. Veja no site oficial da prefeitura de Augsburg os horários.

A fonte Augustus

Augsburg, que leva este nome por ter sido fundada pelos filhos do imperador romano Augustus. E a fonte em homenagem a esse imperador é a primeira das 3 fontes da Maximilianstraße. Cada uma simboliza as três principais classes de pessoas da sociedade de Augsburg. A de Augustus homenageia os homens bravos e guerreiros. A segunda fonte, Mercúrio, é bem mais simples e simboliza os mercadores e comerciantes. Fica pertinho da Weberhaus, edifício que você vai reconhecer facilmente pelas pinturas na fachada feitas em 1959 (ou porque eu fotografei e postei aqui ehehe).

No quarteirão seguinte fica o Palácio dos Fuggers, família influente e próspera de Augsburg que construiu o primeiro conjunto de casas sociais do mundo, em 1516. Fuggerei é considerada uma cidade dentro da cidade: são 67 casas de dois andares, compreendendo 147 apartamentos. Tem sua própria igreja, fontes, muros e portões, que ainda hoje são fechados às 22h pelo vigia noturno. O aluguel anual de um apartamento hoje equivale a 1 euro. Para os turistas, há um bunker usado na Segunda Guerra e um apartamento mobiliado, que virou museu. Fica na Jakoberstraße 26, a poucos quarteirões da Maximilianstraße.

A última fonte da Maximilianstraße, a de Hércules, é a mais impessionante das três e homenageia os artistas e artesãos de Augsburg (malandrinhos, esses escultores!). Instalada em 1602, a escultura de bronze mostra Hércules matando Hydra, e abaixo estão as deusas do tempo e do destino. Os anjos com gansos eram populares na época (vi vários nesta viagem à Alemanha).  As esculturas originais das três fontes estão expostas no Museu Maximiliano.

Em frente à fonte Hércules está o Palácio Schaezler (casa branca ao fundo da foto acima), de 1765 , que hoje abriga a mais importante coleção de pinturas barrocas da Alemanha, mas os turistas ficam boquiabertos mesmo é com o salão de baile barroco, cheio de detalhes em dourados, espelhos e lustres de cristal.

No final da Maximilianstraße, duas igrejas anexas, curiosamente uma católica e outra protestante, St. Ulrich e St. Afra. Só visitamos a menor, onde o coral ensaiava, mas li que a maior é deslumbrante.

Achei-a bem diferente de todas as igrejas que eu havia visitado: nas laterais, os bancos onde se sentam os fiéis eram cercados e têm portas para entrar.  A decoração também me surpeendeu, com pinturas em quadros em vez de estátuas ou afrescos e rico trabalho de gesso.

Encontre na página-índice da Alemanha todos os posts sobre esta viagem à Europa, que além da Baviera incluiu a região de Baden-Wurttemberg – com direito a Oktoberfest em Stuttgart – a Alsácia, na França, e um pouco da Áustria

Fizemos o caminho de volta, jantamos na Praça da Prefeitura e fomos para o hotel descansar. No dia seguinte, visitamos outras 3 cidades da Rota Romântica: Harburg, Donauworth, e Dinkelsbuhl, e nos seguintes as cidades de Rothenburg-ob-der-Tauber e Wurzburg. Depois de um desvio a Stuttgart e à Alsácia, voltamos à rota e conhecemos Fussen e Schwangau e os castelos.

Mesmo que você não esteja percorrendo a Rota Romântica da Alemanha, vale uma visita a Ausgburg se estiver em Munique. Temos dica de bate-voltas de Munique, também!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

47 respostas

  1. ADOREI…. Estou acostumada a buscar dicas para viajar, e fico louca com tantas posturas. Selecionar, buscar me faz ate perder o ritmo a viagem, com medo de perder algo. Encontrei vc. = didática e objetiva, perfeito.
    Estou planejando viagem pela Rota Romantica em junho. quero ver tudo….
    Vou seguir seus passos,
    Em todos blogs a indicação e fazer em ate 3 dias; achei impossível, e vc fala em 6, achei perfeito.
    Se tiver mais orientações, post, por favor.
    Obrigada.
    Maria Lucia

    1. Que delicia esse feedback, obrigada! Eu sempre encaro o planejamento como parte da viagem, a expecttiva é um grande prazer, mas claro que dá trabalho e tmoa um tempo danado!
      Há apenas uma cidade da Rota sobre a qual ainda não escrevi, Dinkelsbuhl. Sobre as demais você pode encontrar na página-índice https://mulhercasadaviaja.com/destinos/europa/alemanha/baviera-e-rota-romantica/
      Dois lugares próximos da Rota que não tive tempo de visitar foram o Castelo de Heidelberg e a cidade Bamberg.
      Qualquer dúvida, pode voltar e perguntar. Bom planejamento pra você!

  2. Olá Márcia! Eu li em algum lugar sobre um selo verde que temos que ter no carro para circular por essa cidade. Vc saberia me informar se as locadoras fornecem esse selo?
    Obrigada

    1. Oi, Mariana, li bastamte a respeito da Rota e não achei nada a respeito de selo. E rodamos por lá sem, também. Será que vc não se refere ao selo pra cruzar a fronteira com a Áustria? Este, sim, é necessário.

      1. Oi Márcia! No site do próprio hostel que reservei que li esse comentário. É um selo que os carros tem, onde eles não poluem o meio ambiente. Segundo a Sixt todos os veículos tem. Obrigada!

          1. Obrigada você! Ontem mesmo comentei com meus pais o quanto seu blog é útil e nos ajudará na nossa viagem. Beijos!

  3. Olá, ótimo post!
    Vou fazer a rota romântica, e ficarei hospedado também no Dom hotel. Esse quarto c/varanda q vc ficou é mai caro? É q no booking para 2 noites tem quarto de 842, 00 e 920,00.
    Obrigado

    1. Oi, Antonio, obrigada pelo feedback, espero que gostem do Dom, é uma graça de hotel e o café da manhã é excelente (não ganho nada, é dica de quem ficou, tá rsrsrs). Ficamos no quarto comfort, que é mais caro que o standard, sim. Qualquer dúvida, pode voltar aqui.

  4. Dá para acreditar que ainda não fui à Alemanha? Até tenho vergonha de admitir isto! Esta Rota Romântica deve ser encantadora e parece uma excelente ideia para percorrer a Alemanha. E Ausburg parece ser super amorosa!

  5. Já posso dizer que conheço razoavelmente a Alemanha, mas esta rota romântica é uma parte que ainda me falta fazer. Achei esta cidade muito engraçada. Gostei da foto da Rathausplatz e da Perlach, muito bonito este edifício.

  6. Márcia, as fotos desse post ficaram muito lindas, parabéns! Sobretudo a da catedral, com os raios do sol saindo das folhas. Gostei também da foto do arco.
    Lendo o seu post, fiquei com vontade de fazer as malas e ir correndo com o marido para Augsburg.

  7. Meu sonhooo fazer esa rota. Desde sempre. Até hoje não sei pq não fui ainda, talvez pq esteja esperando um parceiro por ser romântica, já que geralmente viajo sozinha. 😀
    De qquer forma salvei seus posts para qdo eu for realizar esse sonho! 🙂

  8. Que charme de cidade, compreendo porque ficou rendida. As fontes são impressionantes mas acho a que mais me apaixonou foi mesmo a do pátio do hotel.
    Sabe que adoro sentar-me no chão de uma grande praça e ver, não só a vida, mas as pessoas a passarem…. imaginar as suas histórias, para onde vão. É um fantástico passatempo.
    Beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.