Roteiro em Donauwörth, na Rota Romântica Alemã

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Willkommen! Aqui relato o segundo dia na Rota Romântica alemã quando visitamos Donauwörth (pronuncia-se como ‘donauvârt’)o Castelo de Harburg e Dinkelsbühl, no final de setembro. Havíamos chegado à  Rota no dia anterior, dirigindo de Munique, a Augsburg, onde passamos a noite, e nos dias seguintes visitamos Rothenburg ob der Tauber e Wurzburg. A parte mais ao Sul da Rota Romântica, Fussen e Schwangau, conhecemos no retorno da Alsácia e da região de Baden-Württemberg. Encontre aqui nosso roteiro em Donauwörth.

Alemanha cidades para visitar Donauwörth

Caso você não saiba do que se trata a Rota Romântica ou queira informações sobre quais cidades visitar por lá, onde dormir, enfim, dicas a respeito, leia Rota Romântica Alemã: que Cidades Visitar e outras Dicas. Mas deixo aqui um mapinha para você se situar geograficamente – e aprender os nomes dos países que fazem fronteira com a Alemanha, em Italiano, ehehe:

 

Breve histórico de Donauwörth

Esta cidade não estava nos nossos planos, mas sua vista a partir da estrada nos convidou a pegar a saída. Não que eu soubesse que ela deve ser incluída na Rota, mas com tantas cidades e tão poucos dias, é preciso fazer escolhas. Que bom optamos por entrar em Donauwörth, uma jóia na junção do Danúbio com o Wörnitz, que por esta característica foi fundada por pescadores no século 1 e carrega momentos históricos importantes, como um confronto violento entre católicos e protestantes no início do século 17, à beira da Guerra dos Trinta Anos. Suas colinas sobre o Danúbio também viram sangue derramado durante a Guerra de Sucessão Espanhola, conhecida como a Batalha de Schellenberg, de 1704. Durante a Segunda Guerra Mundial, a exemplo de outras cidades alemãs, teve quase todos os edifícios destruídos por bombardeios.

O que fazer em Donauwörth

Este mapinha oficial da cidade contém os pontos turísticos principais. Numerei os lugares que conhecemos para você se situar e usar em sua visita:

o que fazer em Donauwörth

Deixamos o carro no estacionamento (leia mais abaixo) e atravessamos uma das pontes sobre o rio Wörnitz, afluente do Danúbio, pois estávamos na ilha Ried (1), ponto de fundação da cidade. A ponte que se vê nas fotos abaixo leva ao único portão remanescente da muralha original da cidade, Rieder Tor (4), que passou por várias transformações ao longo dos séculos e hoje abriga a Casa da Historia de Donauwörth.

dicas da Alemanha Donauwörth

Do outro lado da simpática ponte, era dia de feira. As barracas eram apenas as de frutas, legumes e flores. Para peixes, embutidos e frango assado, havia furgões, que utilizavam uma fonte de energia instalada na praça. Tudo limpo e sem odor.

o que fazer na Rota Romântica

De carro na Rota Romântica

Seguindo em direção ao centro, você verá um prédio amarelado que se destaca, com floreiras nas janelas e um relógio. Trata-se da Prefeitura, ou Rathaus (7).

roteiro Alemanha

Viramos à esquerda e estamos na rua principal da cidade, a Reichsstraße (8), a que abre este post. O comércio é moderado, mas todo ele para moradores – acredite: não consegui achar uma  única loja que vendesse os batidos souvenirs, como ímã de geladeira ou canecas. 

rotiero Rota Romântica
outono na Alemanha

Ao final da Reichsstraße , você verá a Fonte Imperial da cidade (15). O prédio branco ao fundo é Fuggerhaus (16), uma das propriedades do patriarca dos Fuggers, mais conhecidos dos turistas em Augsburg por causa do trabalho social. Hoje pertence à prefeitura.

o que fazer no Sul da Alemanha

Nossa última parada foi a igreja gótica de Nossa Senhora – Gotisches Liebfrauenmünster (14), do século 15. 

Cidades históricas Alemanha

Onde estacionar em Donauwörth

No centro histórico pode-se entrar de carro, mas não estacionar, então siga as placas direcionando a um dos muitos estacionamentos públicos. Escolhemos o P3. O serviço é de autoatendimento e não há opção para selecionar outra língua – e não sei nadica de nada de alemão. Pensávamos que tínhamos que pagar na saída, mas quando voltamos soubemos que funciona como um parquímetro, ou seja, você marca o tempo que vai usar e paga antecipadamente. Acabamos tirando outro bilhete e pagamos, mas como não há qualquer controle, não houve problema. Pagnado mico na Alemanha!

Donauworth Rota Romântica
O estacionamento P3

Como você pode ver, não visitamos todos os pontos turísticos, mas se você tiver mais tempo, curta a cidade. De qualquer forma, a Rota Romântica tem muitas cidadezinhas parecidas, cada uma com seu encanto, e dá pra passar rapidinho por algumas delas, como foi aqui.

Onde ficar em Donauwörth

Caso você vá chegar mais no final da tarde e precise de um travesseiro – ou se tiver se apaixonado pelo clima interiorano da cidade, confira as opções de hotéis no site do Booking.com. E se decidir reservar, faça através deste link, pois assim, sem gastar nada a mais, estará contribuindo para a manutenção do blog no ar, pois temos uma parceria com o Booking e recebemos uma pequena comissão. Não vai pagar minhas viagens, mas vai ser um estímulo para continuar escrevendo gratuitamente as dicas para facilitar sua viagem. Danke!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. A cada post que eu leio sobre essa Rota Romântica na Alemanha mais vontade eu tenho de conhecer esse lugar lindo. Adorei o post, as dicas e as fotos maravilhosas!

  2. Que rota linda! Eu adoro cidades assim.. Com esse charme de arquitetura, fontes e igrejas. Suas fotos estão lindas! Uma inspiração para conhecer!

  3. Não conhecia essa Rota, cada lugar mais lindo que o outro. Quero muito fazer uma trip na Alemanha e esses posts irão me ajudar muito. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.