Munique: Englischer Garten, o Ibira deles

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

O Englischer Garten, ou  Jardim Inglês, é o parque urbano de Munique, o Ibirapuera deles. Quando fizemos nossa primeira conexão em Munique, em 2015, não tivemos tempo de visitá-lo, mas nesta viagem de 2017 à Alemanha, ele foi prioridade! Venha conhecê-lo através de meus olhos e saber o que há pra ver e fazer.

Munique parque Jardim Inglês

Localizado a 10 minutos a pé da Marienplatz, o marco zero de Munique, o Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos da Europa (3,5 km²). Refúgio de tranquilidade, espaço para prática de esportes, reunião de amigos nos animados biergartens (cervejarias ao ar livre, tão tradicionais na Alemanha), e até para surfar!

E uma das atrações turísticas de Munique. Eu, pelo menos, procuro conhecer os parques urbanos das cidades que visito, porque além do passeio é uma boa chance de observar os locais e seus hábitos. Tipo naturalismo (leia no final).

Leia sobre alguns dos parques urbanos que visitamos, como o Central Park de Nova Iorque, o Vondelpark de Amsterdã, o Stanley Park, de Vancouver, o Golden Gate Park de São Francisco, o Palermo em Buenos Aires, e o VolksGarten em Viena.

Não tínhamos muito tempo em Munique, então comemos algo rápido na Viktualienmarkt, uma praça do centro com bancas de frutas, flores e outros produtos, e alguns balcões para comer um Weisswurst, a linguiça branquela típica da Baviera (gente, pra mim não desce!), ou talvez apenas um pretzel, e depois caminhamos para o Englischer Garten.

comida típica Munique
Devorando o Baby da Silvasauro! kkkk

Leia o post Roteiro de Munique e Dicas para uma Conexão Longa. Também dei o passo a passo de como comprar o bilhete de trem para ir do aeroporto ao centro de Munique, além de contar sobre os serviços disponíveis no aeroporto de Munique.

O QUE VER E FAZER NO JARDIM INGLÊS DE MUNIQUE

Para mim, basta passear, mas há alguns pontos interessantes para ver, que marquei em vermelho na parte mais ao Sul do parque (a imagem está deitada, para fácil visualização, então o Norte é à esquerda, tá?). Se você tiver mais tempo, continue explorando a porção mais ao norte, porque ainda tem muito chão!

English Garden Munique
clique para ampliar o mapa do Sul do Englisch Garten
  • Memorial Muro de Berlim, um pedaço autêntico do muro que dividiu Berlim e simbolicamente o mundo capitalista do socialista. Fica no lado Oeste do parque, perto do Consulado Americano (na imagem acima, na parte inferior do mapa).
  • Surfistas pegando onda no rio (Eisbachwelle) que passa pela cidade de Munique, essa eu nunca tinha visto! A correnteza forte e um desnível nesta altura do rio Isar produzem ondas apreciadas por surfistas profissionais e experientes, porque a quantidade de pedras ali pode ser fatal e muitos já sofreram lesões graves.
surfe em Munique
  • Biergartens. Eu já tinha lido muito sobre biergartens, mas viver é aprender, e só senti o que é um biergarten nesta viagem à Alemanha, quando ‘tropecei’ em um a cada cidade que visitávamos. Em Munique tem muitos, e no Englischer Garten, você encontrará 3:
    – o que fica perto da Torre Chinesa, com impressionantes 7 mil lugares, foi o único que conhecemos, mas o tempo chuvoso atrapalhou os planos de tomar uma última cerveja no melhor estilo alemão…
    – o que fica em frente ao lago artificial Kleinhesselohe
    – Mini-Hofbrauhaus, ao Norte do parque.
  • Monopteros é um templo em estilo grego e um excelente mirante do parque e do horizonte de Munique. No inverno, as crianças aproveitam o desnível do terreno para brincar de trenó.
Munique roteiro itinerário
Monopteros à distância
Munique pontos turísticos
O skyline de Munique visto do Monopteros
Munique dicas e roteiro
  • A Torre Chinesa é talvez a mais famosa construção do Englischer Garten, construída em 1789, mesmo ano do parque, uma réplica do pagode de Majolica em Pequim. Ela já foi reconstruída devido a incêndios e o período pós segunda Guerra Mundial foi sua última reconstrução. No mês de dezembro é nesta área que é montado o Mercado de Natal do parque, e ali pertinho também fica, desde 1913, o tradicional carrossel.

Aproveite para usar o banheiro ali, foi o único que encontramos quando já estávamos quase usando um cantinho pra regar. Estava bem limpo, como todos os que usamos na Alemanha. Uma caixinha é esperada.

cervejaria em Munique
a Torre Chinesa e parte do biergarten
  • Casa de Chá Japonesa, onde sempre no terceiro domingo de julho acontece o Japanfest.
  • Trilhas para caminhada ou ciclistas não faltam: são 78 quilômetros delas.

Englischer Garten, a praia de Munique

No verão, o parque vira uma praia: próximo ao rio Isar e aos canais, as pessoas se esticam para absorver o sol, de biquini e tudo – ou nada, já que a nudez para banhos de sol é legalizada em uma área do Englisher Garten, entre a Casa de Chá Japonesa, perto do consulado americano.

Acompanhe esta viagem pela Alemanha, Áustria e França (Alsácia).

Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo 8on8, quando blogueiros publicam no dia 8 de cada mês um post om 8 imagens de um tema escolhido em conjunto. E como neste mês o tema foi ‘parques’, muita coisa diferente pode acontecer, vamos conferir o que compartilharam:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

19 respostas

  1. Que charme de lugar, fiquei encantada tb! Ainda bem que dessa vez vc conseguiu encaixar em seu roteiro! Eu sempre via os surfistas no rio, mas não fazia ideia que ficava num parque tão legal 😀 Obrigada pelas dicas. Beijo grande

  2. Que delícia são esses parques alemães. Morro de inveja!
    Me diverti com os surfistas pegando onda no Eisbachwelle! Agora… o Tiergarten é mais comportado que o Englischer Garten. Não encontrei nenhum biergarten ali! E apesar de toda beleza do parque de Berlim, esse de Munique me pareceu bem mais bonito!

    1. Quando eu conhecer o de Berlim te conto o que acho. Quanto a ser comportado, não se esqueça que você ficou em Berlim no inverno, duvido que houvesse banhos de sol como se veio ao mundo.

  3. oi Marcia… perambulei por ai em um fim de tarde num verão onde passei alguns dia pela região. Estava meio vazio, mas como você mesma disse, o gostoso é mesmo caminhar. Fizemos isso,meio sem rumo, depois de termos feito o “circuito dos nacional-socialistas” – então nada como descansar a mente e a alma em um lugar bonito e relaxante como o jardim inglês, não?! 🙂 bj

    1. Jair, o biscoito engraçado é um pão super tradicional da Alemanha, o pretzel. Aqui no Brasil a gente tem, mas textura e sabores beeem diferentes dos de lá. Abraços e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.