As Cores das Cidades e Lugares pelo Mundo

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas te convido a parar agora e responder: quando você pensa em uma cidade, alguma cor vem à sua mente? Você concorda que o cinza lembra Londres e que o azul lembra os telhados de Santorini sobre o branco Omo das fachadas? Venha comigo nesta viagem pelas cores das cidades e lugares pelo mundo e faça também sua lista. Vou adorar saber dela, então deixe nos comentários.

Tons Terrosos em Roma

Fico aqui pensando se a associação que fazemos de uma cidade a uma cor tem a ver com a experiência que tivemos nela. Paris, por exemplo, é de um tom meio amarelado-cinzento, mas para mim sua cor sempre será rosa. Explico: minha primeira e inesquecível e perfeita viagem a Paris aconteceu num Abril, início de primavera, quando as cerejeiras estão em flor. Londres é cinzenta, mas caixas de correio, cabines telefônicas e ônibus, todos vermelhos, são ícones tão marcantes que esta é a cor que lhe atribuo.

O tema cores foi o escolhido neste mês entre as blogueiras do Projeto Fotográfico 8on8, cujos links você encontrará no final desta publicação.

As cidades cujos nomes estão sublinhados são links clicáveis que levam a posts aqui do blog, então aproveite pois podem servir de inspiração para suas próprias aventuras.

Azul traz recordações de…
Azul do mar caribenho, como a primeira que vi, em Cancun, ou aquele que você não tem certeza se é azul ou verde, como em Key West. Algumas cidades têm um azul óbvio, como Chefchaouen, a Cidade Azul de Marrocos para onde ainda quero ir, ou Jodhpur, na Índia. Mas sem dúvida alguma o azul mais incrível que meus olhos tiveram o prazer de avistar foi do lago Peyto, nas Montanhas Rochosas Canadenses. Ou teria sido o azul na geleira Perito Moreno?

Lago Peyto, no Oeste Canadense

Tons Terrosos são a cara de…
Casas de brownstone nas cidades do Nordeste americano (Nova Iorque, Boston), as charmosas construções de Amsterdã, ou cidades inteiras do Norte da África e Oriente médio, os tons terrosos só estão presentes nas paredes e muros de casas e fortalezas graças à matéria-prima: terra. E terra e areia são onipresentes no deserto do Atacama.

lojas e farmácia no Deserto do Atacama
Deserto do Atacama, Chile

Cinza me lembra…
Quem ama montanhas como eu, não poderia deixar a cor cinza de fora de uma seleção como esta, representada pelas formações magníficas de Torres del Paine (Chile), as montanhas alpinas de Berchesgaden (Alemanha) e as Rochosas no Canadá, mas certamente a região das Dolomitas na Itália são minha última e duradoura paixão.♥

onde ficar nas Dolomitas Funes
Val di Funes, Dolomitas, Itália

Branco remete a…
Ainda não risquei da minha must see list as casinhas brancas da Puglia (Itália) ou da Andaluzia (Espanha), então o branco me leva à primeira vez em que vi neve, em Bariloche (Argentina).

roupa de neve onde comprar alugar
Bariloche, Argentina

Dourado me leva para…
Dourado do por do sol foi a primeira coisa que você lembrou se teve a chance de parar e pensar antes de ler este parágrafo, aposto! Mas escolhi o dourado obra humana, presente em palácios e templos de fé, como a Sinagoga de Praga, a barroca de São Francisco em Salvador, e a basílica San Marco em Veneza, mas tem uma lindinha, também de pastilhas douradas, a S. Maria Trastevere em Roma, que é de doer o coração. E o melhor, não tem multidões de turistas e você se sente num templo de verdade.

Roma igreja Trastevere
Santa Maria in Trastevere, Roma, Itália

Vermelho me transporta a…
Vermelho me transporta aos campos da Europa na primavera forrados de papoulas – ou qualquer cantinho, pois já vi crescerem até em terra acumulada em calhas. Mas o vermelho também remete aos celeiros no interior dos Estados Unidos e Canadá, e no outono o contraste com os campos amarelos só os torna mais aparecidos. Este é de algum lugar entre Los Angeles e o Parque Nacional Yosemite, na Califórnia.

Califórnia no Outono

Verde. Necessário verde…
Várias lembranças vêm à mente ao pensar no verde, como nossa linda Mata atlântica, os campos  primaveris em Alpe di Siusi, nos Alpes italianos, ou o verde do Emerald Lake nas Montanhas Rochosas Canadenses, mas o verde onipresente de Machu Picchu foi eleito para representar a cor aqui não só pelo impacto que causa ao olhar ao redor do alto da cidade inca, mas pela importância que teve para que a cidade permanecesse escondida por séculos.

Machu Picchu guarda volumes lockers Peru
Machu Picchu, Peru

Tudo Junto e Misturado
Cinque Terre e Burano na Itália, Valparaíso no Chile, Copenhague na Dinamarca, Bo-Kaap na Cidade do Cabo, La Boca em Buenos Aires. A lista de cidades ou bairros multicoloridos é grande, mas deixo aqui uma verde-amarelo, o Pelourinho em Salvador.

salvador Pelourinho
Salvador, Brasil

Confira agora as cores segundo o olhar das demais blogueiras do 8on8 que participaram este mês:

Planeje sua viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Apaixonada por este arco-iris lindo que você desfilou neste texto!!! Estou ainda encantada com as imagens! Muito amor por seu [8 on 8]!

    Assim como você, sempre que penso em uma cidade, eu também a associo a cores. Cada uma delas para mim tem uma tonalidade predominante, que a enche de personalidade! Estou tão deliciada com este texto que estou desejando ver de perto algumas (muitas) dessas cores! bjs

  2. Têm lugares que realmente uma cor predomina seja na paisagem ou na nossa lembrança, adorei ler e descobrir o que cada cor traz na sua memória, confesso que adoro lugares coloridos esse tudo junto e misturado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.