Atacama: Lagunas Escondidas, inusitado passeio no deserto

Eu já escrevi em verso e prosa e compartilhei fotografias e filmes em redes sociais pra convencer quem ainda não foi ao Deserto do Atacama a ir, e aqui apresento mais um motivo: Lagunas Escondidas, um conjunto de lagoas de sal, mas tanto sal, que seu corpo terá dificuldade de afundar.

Só o fato de haver lagoas em um deserto já é um tanto inusitado, então imagine a experiência de nadar numa lagoa em que não se afunda, numa paisagem deslumbrante! Claro que estando no Atacama você tem que passar por esta experiência, então não se esqueça de colocar na mala roupa própria pra banho e siga as demais dicas.

Atacama Lagunas Escondidas

O que são as Lagunas Escondidas de Baltinache
As 7 Lagunas Escondidas de Baltinache não são as únicas lagoas do Atacama, mas quando estivemos lá, em março/17, a Laguna Cejar estava fechada, então nem precisamos decidir em qual ir, mas pelas fotos que vi, as de Baltinache são bem mais bonitas. O solo pintado de branco devido à cristalização do sal, mesmo material que reveste as lagoas e torna o azul de sua água tão intenso, e o contraste com os tons terrosos do deserto compõem uma paleta que só a natureza poderia ter criado. Quanto ao sal, as Lagunas de Baltinache têm uma concentração cerca de 8 vezes maior que o mar, a profundidade da última lagoa é de 18 metros e a temperatura média da água é 18 graus. Ah, você tem que ir ao Atacama!

Como é o passeio às Lagunas Escondidas e mergulhar nadar/boiar numa lagoa de sal 
Quando fomos, podíamos optar pela manhã ou tarde. Como odeio água fria, imaginei que à tarde a água teria sido um pouco aquecida pelo sol do deserto, o que acho que funcionou, pois só estranhei a temperatura baixa um pouco no início. Hoje o passeio é oferecido com saídas pela manhã e leva o dia todo, então vou contar como foi nossa experiência.

atacama o que fazer
a paisagem mais bonita no caminho

O percurso de uns 60km até lá não é dos mais agradáveis do Atacama, pois é quase todo em estrada de terra a não há paisagens bonitas como nos demais passeios, o que o torna um pouco monótono. Quando a van chega, a primeira impressão também não é a melhor, por causa das instalações. Veja com seus olhos:

estrutura Atacama
foto feita da van, desculpe o tremor

A van nos deixou pertinho da primeira lagoa, que estava bem cheia, então pegamos a sacolinha com o roupão incluso no custo do passeio e caminhamos até a última lagoa. Levamos havaianas na tal sacolinha, mas caminhamos de tênis, porque o sal cristalizado fere um pouco os pés, como constatei no retorno à van, depois do banho, com o corpo branco de sal.

O ideal teria sido vestir o roupão na van, deixar as roupas lá, mas o guia falhou e não nos deu esta dica, então tiramos a roupa ao chegar à lagoa em que entraríamos, deixando o montinho ali do lado, no chão.

Lagunas Escondidas Atacama como é

Até chegar à lagoa em que entraríamos, passamos por outras onde o banho não é permitido, não sei por qual motivo. O contraste do azul com o branco do sal é muito bonito e senti não ter um drone para fazer imagens aéreas, que são lindas!

Atacama lagoas sal

Entrar na lagoa não é difícil, mas exige certo cuidado, pra não raspar a bunda no sal cristalizado nas bordas, então procure um lugar mais liso ou sem protuberâncias laterais abaixo do nível d’água.

lugares para ver ATacama
Quando entrei, instintivamente repeti os movimentos de pernas e braços que fazemos no meio aquático para não afundar e só depois de um tempinho me conscientizei de que nada aquilo era necessário e a gente bóia mesmo que não queira. Achei que nadar de costas é um pouco mais desconfortável do que de barriga pra cima, e logo fiquei tão à vontade que rolou até uma leitura básica: ahahaLagunas Escondidas Atacama agências passeio

Lagunas Escondidas Atacama tem ducha

Logo que saímos da lagoa, fiquei bastante incomodada com o sal no corpo – quer dizer, primeiro achei um barato porque o sal é visível e fiz várias selfies, mas caminhar de volta com aquele sal no corpo foi bem chatinho.

Lagoa que nao afunda sal Atacama
Não há sal que tanto dure!
deserto Atacama Chile lagoas
retornando
lagunas escondidas Atacama
o sal gruda tanto em sua pele quanto a beleza do Atacama em sua alma

Está gostando das dicas? Que tal então fazer uma pesquisa de preços com os parceiros do blog?  Você pode alugar seu carro no Rentcars.com e reservar hotel no Booking.com. Os preços são iguais se você reservar diretamente com eles e você ainda faz um gesto legal de contribuir com a manutenção do blog, porque recebemos uma pequena comissão.

Mas, as conveniências que a agência FlaviaBia preparara para seus clientes logo amenizaram o incômodo: água doce para nos lavar e um coquetel à beira da primeira lagoa, num horário em que todo mundo já tinha partido quando pude, então, brincar de gente phyna, eleganty e sincerra:

Lagunas Escondidas Atacama roupão

 

Leia os demais posts sobre o Atacama e também sobre outros lugares que já visitamos no lindo Chile.

Estrutura no local
Os banheiros são limpos e arrumadinhos e a ducha fica na entrada, um pouco longe da lagoa, principalmente se você optar por entrar na útlima, como nós.

Não há nenhum tipo de comércio, mas na primeira lagoa há algumas mesas para picnic.

Atacama melhores passeios

O que Levar para as Lagunas Escondidas

  • roupa de banho
  • óculos de sol
  • toalha ou roupão, caso sua agência não ofereça como parte do pacote ou você vá por conta
  • água potável e um lanche, se não estiver incluso no passeio da agência ou se você for por conta
  • elástico para prender os cabelos, boné/chapéu, tênis, havaianas
  • protetor solar (só pode passar no rosto para entrar na lagoa
  • se quiser, leve sabonete para a ducha
  • uma mochila para carregar as coisas e ter as mãos livres para fotografar
  • verifique a temperatura na época em que for e vista-se de acordo

Cuidados

  • não tente mergulhar, pois a alta concentração de sal machucará seus olhos – e acho que você não vai conseguir
  • tome cuidado com sua pele nas semanas antes da viagem: entrar com uma ferida ou arranhão em água com tanto sal não vai ser lá agradável
  • não use biquines ou maiôs com peças de metal para evitar que enferrugem
  • cuidado com os eletrônicos, pau de selfie, etc.
  • cabelo e sal não combinam. Ninguém vai usar touquinha, mas prenda os cabelos.

Agências fazem passeios Atacama

Quanto custa o passeio às Lagunas Escondidas
A entrada no local é paga à parte (não tenho certeza, mas assim como o Vale da Lua, talvez as Lagunas Escondidas sejam administradas pela comunidade local), custa 5 mil pesos chilenos (R$27) e só dinheiro em espécie é aceito.

Quando escrevi este post o valor informado no site era de 90mil pesos chilenos (R$485), mas consulte o valor diretamente na agência FlaviaBia, que hoje inclui café da manhã, almoço e transporte e, além das lagoas, uma caminhada por Vallecito, onde fica um ônibus abandonado que lembrará cenas de filmes como Into the Wild ou Madmax. 

Escondidas

Agência que nos levou
Este passeio foi cortesia da agência FlaviaBia Expediciones, mas a avaliação que fiz dele e dos serviços prestados é, como sempre, imparcial, mantendo o compromisso de respeito e transparência com os leitores do Mulher Casada Viaja.

Como nos outros passeios com a FlaviaBia, tivemos um coquetel caprichado incluso e estes roupões no meio do deserto são um luxo ahaha! A van estava limpa e sem problemas mecânicos (sim, vimos vans quebradas de outras agências), mas diferente dos demais passeios, neste tivemos o azar de ter um guia inexperiente, que pouco falou sobre o lugar e que deixou de nos orientar quanto a deixar as roupas na van e ir de roupa de banho com o roupão, já que não estava frio. Foi meio incômodo ter que carregar tudo na volta, uma vez que não quisemos nos vestir pois ainda teríamos a opção de entrar na primeira lagoa e também porque estávamos cobertos de sal. Se soubesse disso, teria levado a mochila que deixei na van, para ter as mãos livres para fotografar. Não estragou a experiência, mas teria sido legal ter algumas informações sobre o lugar, que acabei tendo que pesquisar para escrever aqui.

Além do profissionalismo e capricho, o legal desta agência é que os grupos são sempre pequenos e formados por brasileiros e a gente acaba fazendo amizades facilmente.

Salve o pin abaixo no Pinterest – crie uma conta caso ainda não tenha – para você consultar quando estiver planejando sua viagem ao Deserto do Atacama. Te juro, é muito lindo! Abraços

Anúncios

20 comentários sobre “Atacama: Lagunas Escondidas, inusitado passeio no deserto

  1. Débora Resende março 20, 2018 / 6:19 pm

    Adorei as fotos, principalmente a que está no seu momento de leitura! hahaha Que sonho conhecer o Atacama!

    Curtir

    • Marcia março 21, 2018 / 8:23 pm

      Peguei a revista empresado no hotel e ‘coloquei o blog na capa’. Tosquíssimo!

      Curtir

  2. MARCIO VITAL VALENÇA março 20, 2018 / 5:16 pm

    Sem dúvida um dos destinos mais bonitos do mundo! Parabéns pela matéria. Muito completa.

    Curtir

  3. alexandrajoia março 20, 2018 / 4:11 pm

    Seu post veio na hora certa. Irei para o Atacama em 1 mês! Aproveitei e li os outros referente ao destino. Adorei todas as dicas. Obrigada.

    Curtir

    • Marcia março 21, 2018 / 8:22 pm

      Ah, que bom, espero que goste tanto quanto gostei.

      Curtir

  4. Marianne Rangel março 20, 2018 / 1:00 pm

    Lugar dos sonhos!!!! Quero muito conhecer o Atacama! Estou tentando ir ainda esse ano! Amei esse passeio e as fotos!

    Curtir

    • Marcia março 21, 2018 / 8:21 pm

      Vai ser inesquecível, você vai ver, Marianne. Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

  5. Lulu Freitas março 20, 2018 / 10:53 am

    O Atacama está na minha lista! Cada post que leio mais vontade eu tenho de ir. Deve realmente ser bem diferente essa sensação de boiar e depois de sal no corpo. Adorei o post super detalhado.

    Curtir

    • Marcia março 21, 2018 / 8:24 pm

      Foi assim que resolvi ir: li tanto a respeito e vi tantas imagens do Atacama que não resisti.

      Curtir

  6. Analuiza março 19, 2018 / 7:15 pm

    Quando eu estive no Atacama tudo era tão roots que não tinha nada disso!!! Que beleza de passeio!! Desconfio que deva voltar tão logo seja possível! 🙂

    Curtir

    • Marcia março 20, 2018 / 7:11 am

      Olha, ainda tem opções roots, como subir os vulcões, que a própria agência providencia – e certamente aí não rola coquetel.

      Curtir

  7. Ruthia março 19, 2018 / 6:51 pm

    Pensei que boiar sem esforço só no Mar Morto. Que interessante.
    Fiquei aqui imaginando vc, Márcia, com touquinha de banho a boiar na lagoa, haha. Daria uma foto fantástica! Se um dia visitar a região, vou levar uma.
    O cocktail no final do passeio deu um charme também. Viram o pôr-do-sol por lá?
    Beijinho

    Curtir

    • Marcia março 20, 2018 / 7:12 am

      Ruthia, touquinha e patinho amarelo, puxa como não pensei nisso! ahahaha O por do sol não rolou, saímos antes. bjs

      Curtir

  8. Mariana Bueno março 19, 2018 / 11:42 am

    Cada vez que vejo fotos e/ou leio sobre esses lugares, fico com mais vontade de conhecer. Que demais essa flutuação na lagoa!!!

    Curtir

    • Marcia março 20, 2018 / 7:14 am

      Foi assim comigo – vi tantas fotos que tive que ir, o Atacama é deslumbrante.

      Curtir

  9. brunabarbosa277065278 março 19, 2018 / 11:37 am

    Esse passeio é mesmo uma delícia! Não sei com você, mas eu tive que caprichar muito no banho pra conseguir tirar todo o sal do corpo depois…

    Curtir

    • Marcia março 20, 2018 / 7:14 am

      Verdade, nem lembrava disso, mas o banho foi bem longo mesmo.

      Curtir

  10. Gaia Vani março 19, 2018 / 11:15 am

    O Atacama está na minha lista de viagem faz tempo! Deve ser uma região lindíssima! Em 2016 fui ao Norte da Argentina, em Jujuy e Salta. Uma boa dica é combinar estes dois destinos em uma viagem só.

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.