Estrasburgo: Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan

Estrasburgo é tão lindinha que eu só queria bater pernas por suas ruas, atravessar pontes sobre canais e observar a rica arquitetura produzida ao longo dos séculos, mas a chuva do final de tarde me convenceu a entrar no Palácio Rohan e escolhemos visitar o Museu de Artes Decorativas instalado no térreo. Que bom pra mim que conheci um pouco mais da historia de Estrasburgo e pra você, porque agora dou detalhes desta visita e você decide se vai espontaneamente ou estimulado por uma eventual chuva. Estrasburgo Palácio Rohan

Além da chuva, outra oportunidade me trouxe de volta a Estrasburgo, desta vez para participar da Museum Week 2018, evento mundial em que centenas (milhares?) de instituições ao redor do mundo compartilharão durante 7 dias a #MuseumWeek para divulgar conteúdo cultural. Alguns blogueiros da RBBV, a Rede Brasileira dos Blogs de Viagem do qual o Mulher Casada Viaja faz parte, estão participando com uma Blogagem Coletiva, o que significa que neste mesmo dia 23 todos publicaram sobre algum museu visitado, espalhando dicas de viagem para você. Confira no final deste post os blogs participantes.

O Palácio Rohan
Construído entre 1732 e 1742 segundo projeto do principal arquiteto real, Robert de Cotte, para o príncipe-arcebispo de Estrasburgo Armand-Gaston, que segundo os tweets da época era filho ilegítimo do rei Sol com Anne de Rohan-Chabot, 0 Palácio de Rohan é Monumento Histórico Francês e obra prima da arquitetura barroca francesa e desde 1889 sede do Museu de Belas Artes. Em 1913 recebeu o Museu Arqueológico e o de Artes Decorativas em 1924.

Nossos governantes (imperadores, reis e mais recentemente presidentes) têm sido grandes viajantes, passando temporadas em diferentes castelos ou promovendo encontros para selar tratos. O Palácio Rohan recebeu alguns nomes bem conhecidos nossos: Luís XV, Maria Antonieta e Napoleão, e mais recentemente Fançois Mitterrand, Margaret Thatcher e até Barack Obana – e hoje pode receber você que tiver a sorte de conhecer Estrasburgo, a capital da Alsácia.

Leia também: Dicas e Roteiro de 3 Dias pela Alsácia e sua Rota do Vinho

Alsácia museus
O Paláci Rohan visto da Torre da Catedral

Coleção do Museu
A exposição se divide em dois setores: objetos, tapeçarias, mobiliário do século 18 expostos nos apartamentos reais e a coleção de de arte decorativa francesa do período de 1681 a meados do século 19. A visita começa pelos salões barrocos e acabei me demorando um bocado ali, pois não sabia que haveria tanto para ver. Não foi difícil ter a sensação de estar em Versailles, mas com uma vantagem: não havia uma multidão impedindo a observação dos ricos detalhes em cada cantinho.

Estrasburgo Palácio Rohan

Durante a Revolução Francesa, grande parte do mobiliário original foi vendido e detalhes decorativos destruídos durante a Guerra Franco-Prussiana, em 1870. Depois do bombardeio em agosto de 1944 um trabalho de restauro e busca por objetos remanescentes se iniciou, e ao longo dos anos novas peças vêm sendo confeccionadas com a aparência das originais.

Estrasburgo museus

O século 18 é considerado a era dourada na historia do artesanato de Estrasburgo, com destaque para a cerâmica fina, trabalhos têxteis, arte em metal e os ourives da cidade eram respeitados por toda Europa.

Estrasburgo museu Palácio Rohan

O dossel vermelho da cama real é uma cópia de 1989 da cama exposta no Castelo d’Aay-le-Rideau, no Vale do Loire. E por falar nisso, leia nossas dicas e roteiro pelo Loire e seus Castelos .

Estrasburgo pontos turísticos
O leito real

Além de livros, esculturas e tapeçarias, na biblioteca você encontrará cópias dos retratos dos reis Luís XIV e XV feitas em 1950, cujos originais se encontram em Versailles. A tapeçaria retrata a vida do imperador Constantino, criada a partir de obras de Rubens.

Estrasburgo Palácio Rohan
Bustos na biblioteca
Estrasburgo palácio
A biblioteca

Abaixo, os aposentos decorados para Napoleão Bonaparte, cuja esposa passou vários meses no Palácio Rohan.

Estrasburgo viagem

Já no segundo setor do museu, uma das salas de que mais gostei foi a dos relógios, uma exposição fantástica de relógios astronômicos e peças relacionadas, inclusive do primeiro relógio astronômico instalado na catedral de Estrasburgo.

Alsácia o que fazer

Estrasburgo dicas
trabalho delicado na capa destes cadernos

Infelizmente o museu estava fechando e fomos enxotados, com as luzes se apagando e o funcionário na nossa cola, não teve jeito, tivemos que sair sem ver boa parte da coleção do setor de objetos.

Vale a pena a visita? ôpa, muito, mesmo que você já tenha caminhado por salões de vários outros palácios, uma viagem no tempo assim é tudo de bom. Ou talvez você não se interesse muito por este tipo de museu, mas eu acho fascinante poder espiar como eram a mobília e objetos de época, pois aprendemos Historia na escola, mas muito pouco sobre a rotina nos séculos passados, seja de cidadãos comuns, seja de nobres. Se você também curte saber detalhes do dia a dia em outros séculos, sugiro o livro Paris no Tempo do Rei Sol, de Jacques Wilhelm, e outros títulos da Coleção Vida Cotidiana, que detalha os mais corriqueiros afazeres de várias épocas históricas.

Ms é claro que aprender in loco, viajando, é muito mais interessante e marcante. Por exemplo: eu sempre achei que lareiras eram responsáveis por manter castelos e palácios aquecidos no rígido inverno europeu e achava estranho quando não as via acesas em filmes retratando período do século 18 em diante. E foi, antes do advento do pai-google, viajando que descobri as salamandras, como esta da imagem abaixo, parte integrante do apartamento do bispo-príncipe – que não é o cara da foto.

Estrasburgo palácio Rohan

Horário de Funcionamento do Palácio Rohan
Funciona diariamente das 10h às 18h, exceto às terças-feiras.

Ingressos
Compre seu bilhete na bilheteria do museu (€6,50).
Se tiver mais tempo em Estrasburgo, faça as contas e economize ao comprar o Strasbourg Pass (€21,50), o cartão de descontos que inclui visita gratuita a 1 museu (inclusive do Palácio Rohan), passeio de barco pelos canais, visita à plataforma e Relógio Astronômico da Catedral de Estrasburgo, além de desconto de 50% num segundo museu, num áudio guide pelo centro histórico e outras atrações. Pode ser adquirido no Office de Tourisme, em frente à magnífica Catedral de Estrasburgo. Como gosto muito de perambular pelas ruas, raramente compro o passe, mas ele nos foi oferecido pelo Office de Tourisme de Strasbourg.

strasbourg pass

Outros blogs que participaram desta Blogagem Coletiva

Anúncios

26 comentários sobre “Estrasburgo: Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan

  1. Ludmila Ravazi Schiozer abril 30, 2018 / 9:07 pm

    Marcia, adoro museus que apenas o prédio já valem a visita. Eles têm muita história para contar né! Preciso conhecer essa região da França, só conheço Paris! Obrigada por compartilhar!

    Curtir

    • Marcia maio 2, 2018 / 1:24 am

      Ludmila, eu adorei Strasbourg. Se tiver chance, não deixe de ir.

      Curtir

  2. Juliana Moreti abril 27, 2018 / 11:01 pm

    Màrcia….. eu tbm jà fui enxotada de muito museu e palàcio
    hahahahaha
    Perco a hora quando estou dentro!
    Gostei muito da biblioteca… seja dos mòveis quanto dos quadros e da decoração dos quartos!

    Curtir

  3. viagensinvisiveis abril 26, 2018 / 11:16 pm

    Que museu mais lindo! Adoro essas miudezas da arte decorativa.

    Curtido por 1 pessoa

  4. denisebuerj abril 25, 2018 / 8:38 am

    Obrigada por compartilhar sua experiência neste local tão encantador! Abraços!

    Curtir

  5. Luciana abril 24, 2018 / 12:11 pm

    Que museu liiiiindo!! Como você sou apaixonada por esse tipo de museu. Amei a sua escolha e já estou sonhando em conhecê-lo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. buenasdicas abril 23, 2018 / 4:28 pm

    Uau, que lindo palácio! Adoro esses museus e lugares que mostram como as pessoas viviam nos séculos passados, com móveis preservados.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ums Uzi Por Aí abril 23, 2018 / 4:19 pm

    Já caminhei por vários salões neste estilo, mas ainda assim achei esse lindo pelas suas fotos. Parabéns pelos cliques. Espero ir no próximo inverno.

    Curtido por 1 pessoa

    • Marcia abril 24, 2018 / 4:22 pm

      Tão bom quando podemos fotografar o interior de palácios – e tão raro ser possível. Aproveitei!

      Curtir

  8. Ana Carolina Santos abril 23, 2018 / 3:47 pm

    Adorei o Museu! Confesso que acho estes ambientes antigos e requintados maravilhosos! Pena que tiveram que sair.. mas fica como motivo para voltar!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Emilia Brito abril 23, 2018 / 3:03 pm

    Adorei o jeito descontraído que apresentou o Museu! Deu muito vontade de conhece-lo, e confesso que me fez recordar do Victoria & Albert Museum, em Londres.

    Curtir

    • Marcia abril 24, 2018 / 4:25 pm

      Ando sonhando voltar a Londres para conhecer um monte de museus e parques que não visitei.

      Curtir

  10. ferscafi abril 23, 2018 / 3:00 pm

    Que lindoooo!!! Não conhecia esse museu, mas com certeza já entrou na lista aqui!! Estou mesmo querendo ir pra Alsácia (mas sem a chuva q vc pegou, por favor hahaha)

    Curtir

    • Marcia abril 24, 2018 / 4:23 pm

      Não adianta, né? chuva e viagem não combinam.

      Curtir

  11. polianacardozo abril 23, 2018 / 2:23 pm

    Márcia que lindeza de museu, de post e… de cidade. Ando com muita vontade de visitar o interior da França. deveria ir logo matar essa vontade. Abraços e obrigada por compartilhar.
    O único museu de artes decorativas que conheço é o de Buenos Aires, que merece muito também. Mas esse de Estrasburgo está arrasador.

    Curtir

    • Marcia abril 24, 2018 / 4:24 pm

      Poliana, achei Estrasburgo tão linda e charmosa que deu vontade de ir aprender francês lá – e olhe que nem quero aprender francês ahahaha

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.