RV (Motorhome) ou carro+hotel no Alasca? comparativo de custos

Se você também sonha em alugar um RV (motorhome), seja no Alasca ou em outro lugar, este post traz um comparativo de custos entre alugar carro e ficar em hotel ou alugar um motorhome, com várias informações úteis para quem nunca alugou um – pra mim, esta pesquisa foi educativa!

Alasca aluguel RV motorhome
foto de Tim Gouw

Há anos deixei de fazer listas de o que fazer antes de morrer, ou antes dos 40 ou 50 anos. Listas são ótimos impulsionadores, mas podem ser também estupidamente inúteis quando a vida mostra toda sua imprevisibilidade e como uma onda forte te joga para um lado oposto ou diferente daquele que você desejava ir – quando não te afoga, te faz mais forte. Mas desejos são alimentos para a alma e diante de nossa viagem ao Alasca (destino em minha única lista, a bucket list de lugares para conhecer) resolvi orçar os custos de alugar um RV, ou como dizemos no Brasil, motorhome, porque era uma vontade antiga do então jovem casal de 30 anos atrás, que sonhava rodar pela América do Sul numa casa sobre rodas. E este post é o resultado desta pesquisa.

Foto de Eugene Quek

Custo carro+hotel ou RV (motorhome) no Alasca

Cálculo para o período de 7 diárias, retirando e devolvendo em Anchorage, com a Cruise America. Pesquisa realizada em janeiro/18

Carro + hotel

                    Total: R$5.450

RV (Motorhome)

  • RV compacto (para 3 pessoas): USD 1,275 + USD 175,
    referente às milhas rodadas (500 milhas inclusas)
  • milhas excedidas: USD 0.35/milha. Calculei que rodaríamos cerca de 730 milhas, de Anchorage ao Denali e retorno. De Anchorage a Seward e retorno. Total extra de USD 80

Total: 1,530 x 3,40 (médio do câmbio em abril/18) = R$5.200

alugar motorhome RV ou carro
Foto de Rob Hayman

Antes de bater o martelo, leia informações importantes sobre o que não foi incluído no cálculo do RV:

Itens que ficaram de fora no cálculo
Não entraram nos custos de nenhuma das duas categorias comparadas:

  • as despesas com combustível. Estima-se que o RV gaste 15 galões por milha, enquanto um Corolla faz 30, ou seja, você gastaria o dobro com o RV.
  • custos de refeições. A economia co o RV é grande, uma vez que você pode fazer compras e preparar refeições rápidas no microondas ou fogão (não tem forno).
  • custo de camping para o RVs. A estrutura de um camping é necessária para repor energia e água e liberar o rejeito de esgoto – e pelo que li o banheiro do RV compacto é horrível para banho, então as pessoas acabam tomando banho no camping. O funcionário da Cruise America me informou que os valores variam muito: de US 15 a USD200, mas fiquei imaginando o que um camping oferece por USD200/noite! Algum palpite? ahaha
  • aluguel dos kits de cozinha e pessoal do RV. Na Cruise America eles cobram $100 (!) pelo kit de cozinha (pratos, copos, panelas, etc) e $ 55 pelo pessoal por pessoa (lençol, travesseiro, toalhas, cobertor) ou seja, uma família de 3 gastaria USD$265 só com os kits. Fiz as contas brevemente e vi que compensa dar um pulo no Walmart e comprar esses itens.
  • Pode haver custo com o gerador do RV, embora eles garantam que não seja necessário, que só vai ser cobrado se você usá-lo: USD 3,50/hora. Atenção se você vai usar o motorhome no Canadá: lá é proibido o uso de geradores em RVs.

Informo que não havia diferença significativa de custo entre o RV para 3 e o para 5, então considere alugar um maior, para ter mais conforto, mas considere que o maior exigirá uma habilidade diferente no momento de guiar, pois o RV para 3 nada mais é do que uma pickup Ford. Os demais são veículos longos e imagino que seja como guiar um caminhão. Abaixo, configuração do RV usado para fazer o comparativo:

aluguel motorhome Alasca

Conclusão: alugar RV ou não
Sou a favor de se realizar sonhos. Se é o seu rodar num RV, alugue ao menos uma vez na vida, mesmo que seja mais caro do que a duplinha carro+hotel, afinal, são experiências completamente diferentes. Mas lembre-se que nos nossos sonhos não vemos pepinos ou perrengues, então leia bastante antes de se decidir. O TripAdvisor tem algumas avaliações legais (e outras nem tanto) de quem alugou e contou.

Depois desta pesquisa, eu desisti de alugar, não só pelo valor bem mais alto do RV, mas principalmente pela logística. Chegaremos e partiremos no Domingo, dia em que a locadora não abre (e de sábado abre só até as 13h) e isso atrasaria nosso roteiro, e mais: teríamos que pagar por uma semana, mesmo usando 5 dias. Mas ainda está nos meus planos alugar um, quem sabe pra rodar pela Nova Zelândia…um dia…

Confira os preços e as condições da Rentcars, site de busca e reservas com as melhores locadoras pelo mundo que eu sempre uso nas minhas viagens. O melhor é poder escolher uma tarifa paga em reais e parceladamente, ficando livre do IOF que pagaríamos no cartão de crédito na hora da retirada do carro ou ao fazer o câmbio e pagar em dinheiro. E se você reservar pelo link acima, contribuirá com a manutenção do blog no ar, pois recebo uma pequena comissão. Uma forma de retribuir pelas informações gratuitas e de contribuir para manter o blog no ar, ajudando mais pessoas a viajar melhor.

E aqui no Brasil?
Se você se animar a colocar a casa “nas costas”, siga as dicas do blog Nas Estradas do Planeta. Neste post eles falam como equiparam uma Frontier para ser uma campervan. 

Anúncios

33 comentários sobre “RV (Motorhome) ou carro+hotel no Alasca? comparativo de custos

  1. Roberta Lan 20 de maio de 2018 / 5:38 pm

    Os meus sogros tinham um (aqui na Holanda é bem comum, principalmente pra quem tem crianças ou é mais velho), aí até valia a pena pra pegar emprestado… mas pra alugar, prefiro o conforto do hotel, rs XD

    Curtir

    • Marcia 18 de setembro de 2018 / 12:00 pm

      Oi, Roberta, desculpe, só vi seu comentário agora. Engraçado, né, não associo RV com Europa, talvez porque não tenha visto muitos, na verdade nem me lembro de ter visto nos países que visitei.

      Curtir

  2. angiesantanna 12 de maio de 2018 / 6:21 pm

    eita, vou ficar no carro mesmo! tem a facilidade de estacionar em qualquer lugar tambem ne.
    la na NZ tem varias vanzinhas pequenas e sao acessiveis, principalmente se vc faz o trecho contrario ao da galera

    Curtir

    • Marcia 12 de maio de 2018 / 8:19 pm

      Verdade, mas sonho é sonho e pretendi realizá-lo na NZ. O trecho contrário é Sul a Norte?

      Curtir

    • tiuipa 7 de dezembro de 2018 / 10:04 am

      Viagei com RV grande (5 pessoas) nos EUA e não há o MENOR problema com vaga para estacionar. Eles são totalmente preparados para receber carros grandes.

      Curtir

  3. Eloah Cristina 9 de maio de 2018 / 9:41 am

    Que viagem magnifica. Não é sempre que leio matérias sobre o Alasca, mas confesso que você me despertou vontade de conhecer =)

    Curtir

    • Marcia 10 de maio de 2018 / 12:37 am

      Pois é, Eloah, bem pouca gente vai pra lá – vai acompanhando!

      Curtir

  4. Deisy Rodrigues 8 de maio de 2018 / 1:43 am

    Eu não tenho nem carta de motorista, então realmente não está nos meus planos hahahaha, mas quem sabe no futuro, a gente nunca sabe, contudo achei muito interessante sua comparação de preços, tomara que você ainda faça uma road trip com o motorhome. Agora que kit caro, melhor correr pro Walmart certeza.

    Curtir

    • Marcia 10 de maio de 2018 / 12:36 am

      O duro de correr pro Walmart é que a gente acaba pegando mais um monte de coisas ahaha

      Curtir

  5. Edson Jr 7 de maio de 2018 / 4:47 am

    Nós temos bastante vontade de fazer uma viagem do RV pela islândia, deve ser bem legal. Seu post já ajudou bastante no entendimento dos custos.

    Curtir

    • Marcia 10 de maio de 2018 / 12:35 am

      Vão voltar para a Islândia, Edson? Olha, nao sei se na Europa os custos são outros…

      Curtido por 1 pessoa

      • Edson Jr 10 de maio de 2018 / 12:27 pm

        Queremos voltar sim, para dar a volta completa, nós ficamos na região sudoeste (maravilhosa).

        Curtido por 1 pessoa

  6. Adriana 5 de maio de 2018 / 9:24 am

    Que legal, adorei seu post explicadinho. Realmente, se for um sonho, encare o RV sabendo que pode pagar mais pelos já citados perrengues e surpresas na hora de ficar em campings. Muito legal

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pedro Henriques 4 de maio de 2018 / 5:41 pm

    Aqui está um bom artigo que nos pode ajudar a decidir o modo de viagem por uma aventura no Alaska. Fazer a roadtrip numa autocaravana nesse estado deve ser top, eu optaria por meio!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Luciana 4 de maio de 2018 / 3:20 pm

    Está aí um ideia que nunca tinha tido. Deve ser muito interessante viajar assim. como você bem falou a logística não é simples, mas sonhos são para serem realizados (se possível, claro… rsrs).

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ana 4 de maio de 2018 / 10:31 am

    Ainda bem que não tenho o sonho de rodar de RV… Férias para mim são sinônimo de conforto. Quero cansar meu esqueleto em museus, galerias e longas caminhadas pelas cidades, não cozinhando ou outras coisas afins como liberar o rejeito de esgoto… Se tivesse este sonho estava enrascada, pois achei carinho alugar um RV. 🙂

    De qualquer modo achei este comparativo excelente, pois às vezes a gente deixa de lado algumas pesquisas e termina passando perrengue que podia ser evitado né? Como avaliar por exemplo o tamanho do RV em busca de conforto e esquecer de pensar na logística de guiar.

    Você sabe que está realizando um dos meus sonhos mais antigos né?! o Alasca. Quero acompanhar de pertinho para seguir seus passos um dia. 🙂

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 1:02 pm

      Oi Ana, eu também não me animei muito com a ideia de todas as obrigações que um RV exigem, mas acho que combina com destinos de natureza, em que a gente não tem museus, galerias e longas caminhadas pelas cidades, como as Rochosas Canadenses, o Alasca, parques do Oeste norte-americano e, como eu disse, Nova Zelândia.

      Curtir

  10. Gaia Vani 4 de maio de 2018 / 8:32 am

    Márcia, adorei seu post comparativo! Eu e minha família sonhamos em rodar os parques dos EUA de motorhome, mas achávamos que seria muito caro. Seu post acabou de me mostrar que não.

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 12:59 pm

      Gaia, lembre-se que os custos não incluem o gasto com combustível, que pode exceder o dobro que o gasto com um carro, e outras despesas. Mas sonho é sonho, go for it!

      Curtir

  11. Ana Morize 3 de maio de 2018 / 5:18 pm

    Apesar desse nunca ter sido o meu sonho, confesso que me deu uma vontade enorme de fazer uma viagem assim. Sair da zona de conforto é sempre bom. Vou tentar!

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 12:55 pm

      Sempre foi meu sonho, mas às vezes precisamos amadurecer e fazer escolhas. Não vai ser desta vez…

      Curtir

  12. Katarina Holanda 3 de maio de 2018 / 1:30 pm

    Que demais, Marcia! Eu vejo relatos de viagem com motorhome e fico com muita vontade de experimentar, mas confesso que nunca tinha procurado comparar assim, muito legal.

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 12:53 pm

      Quando a gente pensa em alugar um, precisa colocar na ponta do lápis, não tem jeito.

      Curtir

  13. brunabarbosa277065278 3 de maio de 2018 / 1:14 pm

    Super legal a pesquisa. Na Namíbia também estudamos alugar um, mas sairia bem mais caro, principalmente combustível. Nosso carro comum fazia 15kms por litro, já o RV fazia 5…

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 12:52 pm

      O RV consome bem mais combustível, e dependendo do lugar o combustível sendo caro não dá mesmo.

      Curtir

  14. quartodeviagem 2 de maio de 2018 / 8:01 am

    Que viagem incrível Marcia, eu ja li varias coisas sobre o Alasca e tenho muita vontade de conhecer, e deve ser ótimo viajar num motorhome assim!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Gisele Rocha 2 de maio de 2018 / 12:19 am

    Quando morei nos Estados Unidos, botamos no papel todos os custos e vimos que carro+camping/motel/airbnb ficaria bem mais barato. Mas se fosse uma viagem curta, certamente optaríamos por um RV, que é o sonho de qualquer viajante.

    Ainda não fui ao Alasca, vou olhar umas dicas aqui.

    Curtir

    • Marcia 5 de maio de 2018 / 12:51 pm

      Pois é, Gisele, achei bem carinho, mas não é o único ponto a se levar em consideração, mas pesou muito neste momento. Fica pra próxima.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.