Nova Iorque: filmes que são um roteiro de viagem

Acho que há muito pouco romance neste blog, então aproveitei a proximidade do Dia dos Namorados no Brasil para pesquisar sobre filmes rodados em Nova Iorque e compartilhar os endereços para você conferir ao vivo quando visitar a Big Apple, pois muitos filmes parecem roteiros de viagem!

central park ponte nova iorque
Bow Bridge, no Central Park, local de inúmeros romances reais e fictícios

Uma vez alguém opinou que os signos do zodíaco são apenas justificativas para nossas falhas de personalidade, do que eu completamente discordo. Informo que sou canceriana e, portanto, essencialmente romântica em tudo: gosto de decoração estilo shabby chic, flores, vida no campo, cidades românticas (quem segue o blog sabe!), historias de amores impossíveis e a-d-o-r-o comédias românticas e suas trilhas sonoras, especialmente as dos anos 1990, meus filmes água-com-açúcar preferidos quando estava nos meus 20s. Então escolhi algumas comédias românticas para falar aqui nesta blogagem coletiva do grupo 8on8, formado por blogueiras de viagem que publicam, neste dia 8 de junho, 8 fotos com o tema cenários. Aposto que teremos ideias bem diferentes! Links para seus blogs no final deste post.

Filmes românticos feitos em Nova Iorque
Casais caminhando entre as árvores do Central Park no Outono, as luzes dos arranha-céus vistas a partir do Brooklyn, encontros no alto do Empire State… Se você pensar, uma cidade grande e agitada como NY não tem cara de romance, mas o cinema tratou disso e a transformou em uma das cidades mais românticas do mundo, ao lado de Paris, Roma, Veneza, Praga…

Organizei o post por filmes, pensando que você pode assisti-los para rever NY ou para um esquenta antes de sua viagem a Manhattan, mas se preferir dicas organizadas por região da cidade, visite a página-índice de Nova Iorque e confira o guia e os roteiros de 6 dias por lá. As fotos/cenas escolhidas são de lugares que visitamos, e fiz a montagem com a minha foto sendo a primeira e a cena do filme está na segunda imagem.

1🎞 Harry e Sally, Feitos um para o Outro (When Harry met Sally…- 1989). Billy Crystal não tem nada de galã, mas eu amo este filme, tenho o CD, tinha o VHS (ai, que velhice!) e sempre que passa na TV e calho de estar assistindo não resisto e vejo só mais uma vez ehehe. Conta a historia de dois jovens que viajam juntos a NYC para começar a universidade, se reencontram anos depois, viram amigos, brigam e, como estes filmes não tem surpresa e não corro o risco de spoilar, ficam juntos no final. Mas o melhor do filme não é a historia em si, mas os diálogos e as situações. Algumas locações em Nova Iorque que aparecem no filme:

  • A cena clássica de Sally (Meg Ryan) imitando um orgasmo escandaloso acontece na Katz Deli (205 East Houston St), e a mesa usada na cena está sinalizada. Não, não fui até lá, mas eu adoraria ter refeito a cena, se tivesse coragem! ahahaha
  • Metropolitan Museum of Art, Templo do Dendur (na ala Sackler)

cenas de filmes em NY

  • Central Park: Loeb Boathouse – um restaurante com vista para o Lago (The Lake), (altura da E75th Street)
  • A casa típica de brownstone onde moram Jess e Marie (casal amigo) fica na 32 W89th St.
  • Central Park perto da Fonte Bethesda. Um dos lugares mais lindos do Central Park (altura da W72th Street).

filmes no Central Park

2🎞 Mensagem para Você (You’ve got mail-1998). Meg Ryan e Tom Hanks são rivais na vida real mas na vida virtual são feitos um para o outro! Não tem locações famosas, como os demais filmes deste post, mas se você for fã e quiser seguir os passos do casal, eis os endereços:

  • o apartamento onde vive a mocinha não poderia deixar de ser uma brownstone e fica na 328W89th st. O apartamento do mocinho fica na 210 Riverside Dr.
  • Já a livraria infantil (Shop around the Corner) não existe (mas o prédio em que foi filmado fica na 106 W69th St), assim como a rede de livrarias Fox (W 17th St)
  • o casal se encontra para beber ou comer em diversos lugares de NYC: num café com ares europeus, o Cafe Lalo (201 W83rd St), no Ocean Grill (382 Columbus Ave), no Gray’s Papaya (2090 Broadway)
  • Pertinho do Museu de Historia Natural (W78 st entre a Columbus e a Amsterdam Ave), cena de rua com mais brownstones ao fundo.
  • A cena final foi rodada no Riverside Park (91st Garden) – que lugar gostosinho, pena que não sabia disso quando fui a NY!

3 🎞 Encontro e Desencontros do Amor (They Came Together-2014) Assisti a este recentemente e me diverti horrores com as referências a When Harry Met Sally… e You’ve got Mail, então se você não for fã dos dois, não sei se vai curtir. Dois casais se encontram num restaurante (Knickerbocker Bar- 33 University Place) e os personagens de Paul Rudd e Amy Poehler relembram como se conheceram. Escolhi a cena final, no Brooklyn Promenade para ilustrar:

set filmes NY

4 🎞 Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle-1993) Tom Hanks e Meg Ryan de novo fazendo o casal romântico, desta vez vivendo separados por um país continental, unidos por um programa de rádio. Muitos pontos icônicos de Manhattan aparecem neste filme:

  • The Plaza Hotel, que figura em tantos outros filmes em NYC
  • A loja Tiffany & Co (727 5th Avenue), imortalizada no filme Breakfast at Tiffanny’s com Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo), também é visitada pelo casal.
  • Jantar com vista para o Empire State Building iluminado com um coração no Valentine’s Day (dia dos namorados, em fev), no Bar Sixty-Five at Rainbow Room, no Rockfeller Center (5th Avenue entre as ruas 49 e 50)
  • O encontro final se dá no topo do Empire State Building  (350 5th Avenue), no dia dos Namorados.

5 🎞 Como perder um Homem em 10 Dias (How To Lose A Guy in 10 Days, 2003) Matthew McConaughey e Kate Hudson estrelam esta comédia romântica que envolve uma aposta e uma matéria jornalística – e muitos pontos turísticos de Manhattan:

  • Madison Square Garden (8th Avenue and 33rd Street) – arena de esportes e shows
  • Alexander Hamilton US Custom House (Bowling Green). Quando fui a NY pela primeira vez, nem sabia do que se tratava este prédio, mas o reconheci dos filmes. Construído para ser residência oficial do presidente americano, mas nunca ocupado, hoje é o Museu do Índio Americano.
  • Manhattan Bridge
  • Staten Island Ferry (White Hall St) – a balsa que liga a ilha de Manhattan a Staten Island, que acaba sendo um passeio turístico por proporcionar a vista do Sul de NY e da Estátua da Liberdade:

cenas de filme em Nova Iorque

6 🎞 De repente 30 (13 going on 30-2014) é uma comédia no mesmo estilo de Big (Quero ser Grande), quando Jennifer Garner viaja no tempo e se encontra aos 13 anos no corpo e vida de uma mulher de 30.

  • Times SquareTaí um lugar que não curto em NYC, mas parece ser o preferido de todos os turistas, mas claro que passei por lá para ir a lojas de brinquedos com minha filha e ao Hard Rock Cafe, que é um verdadeiro museu!
  • Conservatory Water e o Sheep Meadow no Central Park. Você já deve ter visto em vários filmes: o Conservatory Water é um lago onde miniveleiros motorizados ‘navegam’ por controle remoto, e o Sheep Meadow é um gramado que vira a praia dos novaiorquinos no verão.
  • waterfront do Brooklyn entre as pontes Manhattan e  Brooklyn são um lugar muito legal e romântico para passear
  • Biblioteca Pública de NY (476, 5th Ave) – Suas escadarias também figuram em muitos filmes e eu acho que vale a pena entrar e conhecê-la por dentro – a aproveitar o Bryant Park atrás dela.

filmes em Nova Iorque

Leia sobre nossa visita ao Central Park e à Bilbioteca Pública e outros lugares próximos.

7 🎞 Hitch o conselheiro amoroso (Hitch-2005) é vivido por Will Smith, que  presta assessoria para homens que não sabem como conquistar uma mulher até que Eva Mendes entra na historia. Outro filme que parece um roteiro turístico por NYC, confira:

  • Hook & Ladder Co. (14 North Moore st) – Prédio bonitinho que pertencia ao corpo de bombeiros e aparece também nas duas versões de Ghostbusters.
  • Escadarias do Metropolitan Museum (5th Ave com a East 82nd St). O Met é o maior museu de Nova Iorque e não deve ficar de fora do seu roteiro. Arte, historia, moda, arquitetura, um pouco de tudo.
  • Ellis Island, onde os imigrantes eram recebidos e hoje abriga o Museu da Imigração.
  • A famosa escultura do touro da Wall Street (Charging Bull)
A tradição pede que se toquem as bolas do touro, mas nem todos querem fazer isso, como Álvaro
  • de novo,  o Alexander Hamilton Custom House (Battery Place com Broadway)
  • Columbia University (Broadway com a 116th St)
  • City Hall Park (Broadway e Park Row South) praça onde fica a prefeitura
  • Tisch Children’s Zoo (Central Park) O pequeno zoológico dentro do Central Park que na animação Madagascar é casa do trio atrapalhado.
filmes no Central Park Nova Iorque
Esta foi sem querer, mas fotografei a Julia (de costas) no mesmo ângulo do fime!

8 🎞 Amizade Colorida (Friends with Benefits-2011) Mila Kunis encena uma head-hunter convencendo Justin Timberlake a se mudar para NY, apresentando-lhe diversas coisas legais para se fazer lá. O filme é um roteiro por NY, com cenas em

  • Grand Central Terminal – a estação de trem com mais plataformas do mundo é também muito bonita e merece uma visita. Você já deve tê-la visto em dezenas de filmes
  •  Rockfeller Center (45 Rockefeller Plaza) – outro ponto presente em vários filmes, onde no inverno há uma pista de patinação e uma tradicional árvore de natal e durante o ano todo recebe turistas para apreciar NY do alto, no observatório no 70º  andar
  • Fulton Ferry Pier (Brooklyn) – waterfront perto da ponte do Brooklyn
  • Central Park, de novo perto da fonte Bethesa
  • Battery Park – parque na ponta sul de Manhattan, perto de onde sai a balsa para Staten Island
  • Times Square – outro ponto que aparece em muitos filmes, principalmente na virada do ano.
locação de filmes em Nova Iorque
Minha filha, Julia, feliz na Times Square, assim como Mila Junis e Justin Timberlake

E você, lembra de algum filme com lugares turísticos em NY?

Agradeço ao site On The Set of New York por facilitar minha busca pelas cenas dos filmes que escolhi.
Blogs que participaram desta Blogagem Coletiva:

 

Anúncios

14 comentários sobre “Nova Iorque: filmes que são um roteiro de viagem

  1. quartodeviagem junho 19, 2018 / 6:46 am

    detalhadíssimo como sempre! Nova Iorque é desses lugares que sonhamos e idealizamos por conta de vários filmes, da sua lista posso dizer que todos os do Tom Hanks já me fizeram querer conhecer essa cidade, e como Nova Iorque é sempre bem-vinda já irei voltar à cidade em novembro e vou prestar bem mais atenção aos cenários. Beijos

    Curtir

  2. Camila Lisbôa junho 13, 2018 / 12:47 pm

    Que lista! ❤ Adoro esses filminhos comedia romantica! Hitch é espetacular e confesso que já vi esse filme do Justin uns par de vezes hahahah

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:29 pm

      São duas gerações de filmes, e embora eu prefira os mais antigos tenho que admitir que assistir ao Justin faz melhor pros olhos do que assistir ao Billy Chrystal.

      Curtir

  3. Lulu Freitas junho 12, 2018 / 4:22 pm

    NY é um cenário lindo para o cinema e você fez uma seleção que mostra ângulos lindos da Grande Maçã. Você perguntou se eu lembro de outros filmes… bem, só de tiro, luta e monstros detonando a cidade! hahaha Nada romântico. Mas eu sou virginiana… hahaha

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:30 pm

      Mas é inevitável pensar em aliens e super heróis, Luciana, não tem nada a ver com você ser virginiana – eu acho!

      Curtir

  4. Angela Castanhel junho 12, 2018 / 12:43 pm

    Agora me explica uma coisinha… como que uma canceriana, dona de um blog, tem pouca coisa romântica escrita? Mas como assim? hahaha Vamos explorar mais esse seu lado! Um lado que eu admiro muito e que falta muito dele em mim (sou de sagitário, coração gelado). Brincadeiras a parte, amei o jeito que você abordou esse tema! Eu ainda irei conhecer NY, me aguarde! Bjosss

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 3:10 pm

      Oi, Angela, explico, sim rsrsrs. O nome do blog surgiu quando eu sonhava que iria fazer viagens sozinha durante meu ano sabático – o que só aconteceu uma vez.
      Acho que faltam posts ‘românticos’ porque espero que as dicas sirvam para todos, não só para casais.
      Sagitariano tem coração gelado? Nossa, tive um amigo na adolescência super romântico e sensível – mas sei que sagitário é o signo das viagens! ahaha

      Curtir

  5. Ruthia junho 11, 2018 / 6:55 pm

    Ah Márcia, e não é que vi todos os filmes da sua lista? Parece que também sou uma água açucarada irremediável… Espero um dia acrescentar todos esse clichês romãnticos à minha vida, encontro no Empire State Building, passeio no Central Park, ah e essa biblioteca que pode não ser a escolha mais óbvia para namorar mas que eu adoraria explorar!
    Beijinho

    P.S. fiquei aqui a imaginá-la a imitar a cena da Meg Ryan…

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 2:59 pm

      ahaha, só fiquei na vontade, jamais passaria por uma situação dessas.

      Olha, até barraca de pastel de feira é romântico quando a gente está apaixonada, então na biblioteca rolaria uma cena entre murmúrios e livros. rsrs

      Curtir

  6. Pollyane Martins junho 11, 2018 / 4:02 am

    Nova Iorque é uma tela de cinema a céu aberto! Quando fui, ficava lembrando de cenas e filmes o tempo todo – pena que não tive a sorte de cruzar com ninguém famoso ou acompanhar uma gravação. Adorei viajar no tempo e em Nova Iorque com vc! Deu até vontade de assistir de novo a alguns filmes e, claro, voltar a NY! Beijo grande

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 2:56 pm

      Aproveite o dia dos Namorados do Brasil, Polly, e assista!

      Curtir

  7. Juliana Moreti junho 10, 2018 / 6:06 pm

    Imagino que deva te sido bem dìficil selecionar apenas 8 filmes… 8 cenas para NY! Lembro-me que quando fui, fiz questão de ir para Times Square e imitar o YATAAA da série Heroes
    hehehehe
    Quis tbm sentar nas escadarias do prédio da Carrie Bradshaw….

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 2:55 pm

      Foi duro, sim, Juliana, mas quem disse que eu gosto de fácil? rsrsrs
      Então, tem até tour para visitar cenas de séries em NY, mas nunca fiz isso não. Agora, nas escadas das brownstone houses tem que sentar, mesmo, seja da Carrie ou não.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.