Cannstatter Volksfest, a Oktoberfest de Stuttgart, Alemanha🍺

Apesar do título, o post é em português, pode entrar. A Oktoberfest original é aquela de Munique, mas muitas cidades na Alemanha, Áustria e, como você sabe, Brasil, também têm sua festa da cerveja. Confesso que nunca programei viajar para ir a estas festas, mas o universo conspira e já participamos de 2 delas ‘sem querer’, em Viena e e em Stuttgart, a Cannstatter Volkfest. Em Munique, só curtimos o clima, pois estivemos na cidade aproveitando conexão longa e como era uma segunda-feira não tinha festa – mas fomos ao Hofbräuhaus Beer Hall, a mais famosa cervejaria de Munique, berço da Oktoberfest e a primeira da Baviera, que começou a produzir em 1589.

Stuttgart volkfest oktoberfest

Stuttgart não figurava nos meus planos prioritários, que era fazer a Rota Romântica da Alemanha, mas dei uma ajudinha ao universo depois que soube que estaria acontecendo a Oktoberfest a apenas 150km de Würzburg e resolvi incluí-la no roteiro. Obrigada universo!!!

As festas da cerveja geralmente acontecem em um parque de diversões ou um parque itinerante montado junto às tendas gigantes das cervejarias. A de Viena, por exemplo, fica no Prater, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, construído em 1766.Stuttgart o que fazerA Cannstatter Volkfest de Stuttgart, capital da região de Baden-Württemberg, recebe anualmente mais de 4 milhões de pessoas de todo mundo e em 2017 aconteceu de 22 de setembro a 8 de outubro e a edição de 2018 será de 28 de setembro a 14 de outubro. Como toda Oktoberfest, tem a parada de abertura com a participação de 3.500 membros e festival de fogos de artifício no encerramento. Entre uma coisa e outra, bem, a gente bebe muita cerveja!

Oktoberfest Alemanha oktoberfest Alemanha

Chegamos por volta da hora do almoço (a festa vai das 12h às 23h), depois de termos visitado o Museu da Mercedes-Benz, ali pertinho, e não tivemos problemas para estacionar – acho que todo mundo vai de transporte público para não ter que parar de beber antes de dirigir!. Pagamos apenas €6 (eu fico louca! Em SP num evento assim você morreria com mais de 100!) para as trocentas horas que ficamos na festa e não pagamos entrada do parque. Depois descobri que eles oferecem um serviço de te levar pra casa no seu próprio carro, você paga apenas o taxi de volta para o motorista! Sim, a gente morre de inveja, mas tem mais, vai lendo.

festa cerveja Alemanha

Além do delicioso hotdog, há barraquinhas de café, doces (mas nem provei porque tinha comido em Viena e me lembraram os doces baratos das vendinhas perto de casa) e do tradicional Lebkuchenherzen, bolo de gengibre com formato de coração e decorado com alguma frase. Comprar um é um risco se você não sabe alemão e mesmo pedindo para a vendedora traduzir, a coisa pode ficar feia. Depois da aquisição, uma mulher deu uma risadinha dizendo que mina mensagem era meio dúbia. Resolvi guardar o tal bolo pra evitar problemas, vai que um alemão se interessa por esta morenaça! kkkkk

o que fazer na Alemanha
doces de ‘vendinha’
stuttgart o que fazer
os tradicionais Lebkuchenherzen
Alemanha que cidades visitar
o churras deles

Depois de zanzar e fotografar zilhões de pessoas com os lindos trajes, consegui entrar em uma tenda mesmo sem ter reservado, informando que só queria tirar uma foto – coisa que não consegui fazer em Viena em nenhuma tenda. Viu que simpáticos?

oktoberfest 2018

Stuttgart festas

Para curtir a festa em uma das 9 ou 10 tendas de cervejarias, é preciso de reserva e pagamento antecipados. O custo varia de acordo com a tenda e a localização da mesa, mas para você ter uma ideia custa a partir de €20 por pessoa + 0,80 pela pulseirinha.

Alemanha no outono
Os preços em uma das tendas

O parque tem atrações para todas idades e muitas são bem radicais! Fiquei pensando se a mistura bebida+montanha russa ou qualquer coisa que balance e gire repetidamente é uma ideia inteligente…

Stuttgart volkfest oktoberfest

Apesar de o público ser mais de jovens e de pessoas de meia idade, vi também famílias com crianças, mas o que me admirou foi a valorização da cultura tirolesa: difícil encontrar uma mulher que não estivesse vestindo o Dirndl (corpete e saia com blusa de mangas bufantes e avental) e homens sem o lederhosen, (bermudão de couro com suspensórios), os trajes típicos originários dos trabalhadores do campo e hoje usados nas festas de setembro e outubro na região dos Alpes. Aliás, ficamos em um hotel em Berchtesgaden onde todas as funcionárias se vestiam diariamente ao longo do ano assim. Pena que não falo alemão ou ia querer um job desses! ahaha

Stuttgart volkfest oktoberfest

Sem mesa em tenda, seria estranho ficar apenas rodando por lá, mas então encontramos o paraíso: uma área do parque onde havia um bar giratório, uma espécie de carrossel-cervejódromo, e um biergarten com show ao vivo, sem precisar pagar pelo ingresso. Foi lá que sentamos nossas bundas e ficamos bebendo os canecões de meio litro por horas, sem entender uma palavra do que a banda cantava.

Alemanha roteiro

 

E foi lá que aconteceu dessas coisas que a gente conta e parece mentira: vi minha prima Viviane e seu namorado vindo em nossa direção! Eu sabia que eles estariam na Alemanha, mas não exatamente na mesma cidade que a gente e muito menos no mesmo biergarten! Foi o que nos motivou a ficar até o fim da festa. Na mesa atrás da nossa, uma turma onde estava uma brasileira que vive em Stuttgart. Brasileiro brota!

festas Alemanha

Bem, não conheci Stuttgart, mas me diverti muito na Cannstatter Volkfest. Só pensei que o povo fosse mais divertido, acho que ninguém festeja como brasileiro. Mas não vou mostrar vídeo da gente dançando com a galera, não, use sua imaginação!

Se você for a Stuttgart durante a Cannstatter Volkfest, reserve seu hotel com bastante antecedência. Conseguimos uma cortesia com a Secretaria de Turismo de Stuttgart em um bairro afastado (confira o post do Hotel Geno), mas você pode reservar o seu também pelo Booking.com.

Se for beber, não dirija. Mas se for alugar um carro, confira os preços e condições da Rentcars, empresa parceira do blog e que tenho usado para minhas reservas. A vantagem é pagar em reais, parceladamente e ficar livre do IOF.

E não se esqueça: se vai à Europa é obrigatório um seguro viagem e o blog oferece descontos para seus leitores, basta buscar o código promocional do post Receita de Viagem e acessar o link da Mondial Allianz.

Anúncios

18 comentários sobre “Cannstatter Volksfest, a Oktoberfest de Stuttgart, Alemanha🍺

  1. Edson Jr julho 2, 2018 / 9:25 am

    Sabe que a gente ainda não foi em nenhuma Oktoberfest! A vivi não bebe, a Olivinha ainda é muito nova e acabou que sempre desanimamos e escolhemos outra viagem. Legal ler sobre a festa em Stuttgart.

    Curtir

    • Marcia julho 9, 2018 / 4:53 pm

      Quando sua filha crescer um pouco mais, dá pra usar de desculpa o parque de diversões 😉

      Curtido por 1 pessoa

  2. angiesantanna junho 25, 2018 / 9:20 am

    eu morava do ladinho de stuttgart e nao pude ir nessa festa! fiquei moh triste, pois acho muito animada e talvez melhor que a oktoberfes de munique!

    Curtir

  3. Aninha Lima junho 18, 2018 / 9:21 pm

    Tenho muita vontade de ir.. Mas pra quem não gosta de cerveja, como eu, não tem uns drinks opcionais?

    Curtir

    • Marcia junho 18, 2018 / 9:33 pm

      Tem, sim, várias opções. Tem uma foto do cardápio no post, dê uma olhada.

      Curtir

  4. Camila Lisbôa junho 18, 2018 / 12:48 pm

    Vejo essas fotos e a sua experiência em geral e nossa… impossível não comparar com a Oktober brasileira. Que diferença!

    Em Blumenau é uma balada! Fiquei chicada com o ambiente familiar da de Stuttgart! Adorei 🙂

    Curtir

    • Marcia junho 18, 2018 / 12:54 pm

      Não fui à de Blumenau, mas gostaria de ir pra conhecer e até comparar. Tanto em Stuttgart quanto em Viena, ambiente bem tranquilo, as pessoas vão pra se divertir, se encontrar e conversar, tudo muito civilizado.

      Curtir

  5. Michela junho 17, 2018 / 7:59 pm

    Eu não bebo, mas gostei de saber que a festa fica em um parque de diversões, deve ser legal. Também fiquei aqui pensando nos doces, no bolo de gengibre, isto eu iria querer provar, heheheh. Ah, e a rota romântica, ah, esta sim está nos planos. Aproveitaram? Gostaram? Imagino que sim. Mas gostei muito do post e das informações. Beijos.

    Curtir

    • Marcia junho 18, 2018 / 12:50 pm

      Michela, mesmo para quem não vai consumir cerveja é legal, porque é uma festa tradicional tirolesa. E o mais surpreendente é que não tem gente bêbada caindo pelos cantos, nem confusão, um exemplo.
      Sim, a Rota Romântica é recheada de cidades lindas, vale muito a pena. beijos

      Curtir

  6. Patrícia junho 16, 2018 / 2:24 pm

    Impossível não querer conhecer a Oktoberfest depois do seu post.. e esses maravilhosos chopps… Demais! Amei!

    Curtir

    • Marcia junho 18, 2018 / 12:47 pm

      Que bom, Patrícia. Sim, a cerveja é deliciosa. obrigada pela visita.

      Curtir

  7. Vitoria junho 15, 2018 / 11:33 pm

    Que maravilhosoo! Eu adorei esse post! Sonho em poder participar desse evento um dia. Esse copao de choop deu agua na boca.

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:20 pm

      Ahaha, o chop desce como água. Espero que vá um dia, Vitoria, é muito legal participar de festas tradicionais.

      Curtir

  8. Vitor Martins junho 15, 2018 / 1:29 pm

    Ando a anos a adiar esta viagem, este ano não vai escapar!!Adorei o seu artigo, parabens

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:20 pm

      Obrigada, Vitor. É muito lugar pra conhecer, sempre deixamos uma coisa ou outra nos escapar.

      Curtir

  9. Gisele Rocha junho 15, 2018 / 9:31 am

    Realmente, 6 euros para várias horas de estacionamento é um valor muito bom. Aqui no Brasil seria uma nota, mas acho que fazem isso não só para encherem os bolsos, mas para que as pessoas utilizem outros meios de transporte e não congestione a área.
    Mudando de assunto, conseguiu descobrir o que tava escrito no teu bolo?

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:26 pm

      Então, me falaram que era algo como “Estou pronta pra festa”, mas pelo que entendi esta festa poderia significar outra coisa ahaha.

      Curtir

  10. angelicafigueiredo junho 14, 2018 / 5:40 pm

    Que legal! Festa linda, deu para sentir o clima pelas fotos! Gamei nos doces também, espero conseguir conciliar com alguma viagem. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.