Cannstatter Volksfest, a Oktoberfest de Stuttgart, Alemanha

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

alemanha stuttgart

Apesar do título, o post é em português, pode entrar. Saiba como é o clima da Oktoberfest de Stuttgart, Alemanha, e aproveite as dicas para planejar participar desta grande festa.

A Oktoberfest original é aquela de Munique, mas muitas cidades na Alemanha, como Stuttgart, Áustria e, como você sabe, Brasil, também têm sua festa da cerveja. Confesso que nunca programei viajar para ir a estas festas, mas o universo conspira e já participamos de 2 delas ‘sem querer’, em Viena e e em Stuttgart. Em Munique, só curtimos o clima, pois estivemos na cidade aproveitando conexão longa numa segunda-feira, quando não há festa – mas fomos ao Hofbräuhaus Beer Hall, a mais famosa cervejaria de Munique, berço da Oktoberfest e a primeira da Baviera, que começou a produzir em 1589!

Stuttgart não figurava no roteiro desta viagem à Alemanha, mas depois que soube desta Oktoberfest a apenas 150 km de Würzburg, uma das cidades que visitamos na Rota Romântica da Alemanha, resolvi incluí-la – e valeu muito a pena!

As festas da cerveja geralmente acontecem em um parque de diversões ou um parque itinerante montado junto às tendas gigantes das cervejarias. A de Viena, por exemplo, fica no Prater, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, construído em 1766. Clique no link acima que conto como foi.

A Oktoberfest de Stuttgart

A Cannstatter Volkfest de Stuttgart recebe anualmente mais de 4 milhões de pessoas de todo mundo, e quando estivesmos lá em 2017 aconteceu de 22 de setembro a 8 de outubro. Como toda Oktoberfest, tem a parada de abertura com a participação de 3.500 membros e festival de fogos de artifício no encerramento. Entre uma coisa e outra, bem, a gente bebe muita cerveja!

Oktoberfest de Stuttgart

Chegamos por volta da hora do almoço (a festa vai das 12h às 23h ou meia noite às sextas e sábados), depois de termos visitado o Museu da Mercedes-Benz, ali pertinho, e não tivemos problemas para estacionar – acho que todo mundo vai de transporte público para não ter que parar de beber antes de dirigir!. Pagamos apenas €6 (eu fico louca! Em SP num evento assim você morreria com mais de 100!) para as trocentas horas que ficamos na festa e não pagamos entrada do parque. Depois descobri que eles oferecem um serviço de te levar pra casa no seu próprio carro, você paga apenas o taxi de volta para o motorista! Sim, a gente morre de inveja, mas tem mais, vai lendo.

O parque tem atrações para todas idades e muitas são bem radicais! Fiquei pensando se a mistura bebida+montanha russa ou qualquer coisa que balance e gire repetidamente é uma ideia inteligente…

Apesar de o público ser mais de jovens e de pessoas de meia idade, vi também famílias com crianças, mas o que me admirou foi a valorização da cultura tirolesa: difícil encontrar uma mulher que não estivesse vestindo o Dirndl (corpete e saia com blusa de mangas bufantes e avental) e homens sem o lederhosen, (bermudão de couro com suspensórios), os trajes típicos originários dos trabalhadores do campo e hoje usados nas festas de setembro e outubro na região dos Alpes. Aliás, ficamos em um hotel em Berchtesgaden onde todas as funcionárias se vestiam diariamente ao longo do ano assim. Pena que não falo alemão ou ia querer um job desses! ahaha

alemanha stuttgart

Depois de zanzar e fotografar zilhões de pessoas com os lindos trajes, consegui entrar em uma tenda mesmo sem ter reservado, informando que só queria tirar uma foto – coisa que não consegui fazer em Viena em nenhuma tenda. Viu, que simpáticos?

Sem mesa em tenda, seria estranho ficar apenas rodando por lá, mas então encontramos o paraíso: uma área do parque onde havia um bar giratório, uma espécie de carrossel-cervejódromo, e um biergarten com show ao vivo, sem precisar pagar pelo ingresso. Foi lá que sentamos nossas bundas e ficamos bebendo dos canecões de meio litro por horas, sem entender uma palavra do que a banda cantava.

Oktoberfest de Stuttgart

E foi lá que aconteceu dessas coisas que a gente conta e parece mentira: vi minha prima Viviane e seu namorado vindo em nossa direção! Eu sabia que eles estariam na Alemanha, mas não exatamente na mesma cidade que a gente e muito menos no mesmo biergarten! Foi o que nos motivou a ficar até o fim da festa. Na mesa atrás da nossa, uma turma onde estava uma brasileira que vive em Stuttgart. Brasileiro brota!

Oktoberfest de Stuttgart

O que Comer na Oktoberfest

Além do delicioso hotdog, há barraquinhas de café, doces (mas nem provei porque tinha comido em Viena e me lembraram os doces baratos das vendinhas perto de casa) e do tradicional Lebkuchenherzen, bolo de gengibre com formato de coração e decorado com alguma frase. Comprar um é um risco se você não sabe alemão e mesmo pedindo para a vendedora traduzir, a coisa pode ficar feia. Depois da aquisição, uma mulher deu uma risadinha dizendo que minha mensagem era meio dúbia. Resolvi guardar o tal bolo pra evitar problemas, vai que um alemão se interessa por esta morenaça! kkkkk

Oktoberfest de Stuttgart

Se for beber, não dirija. Mas se for alugar um carro, confira os preços e condições da Rentcars, empresa parceira do blog e que tenho usado para minhas reservas. A vantagem é pagar em reais, parceladamente e ficar livre do IOF

Onde ficar em Stuttgart

Se você for à Alemanha e Stuttgart durante a Cannstatter Volkfest, reserve seu hotel com bastante antecedência. Conseguimos uma cortesia com a Secretaria de Turismo de Stuttgart a 14km da festa (confira o post do Hotel Geno), mas apenas 5km do aeroporto. Você pode reservar o seu hotel pelo Booking.com.

Quando acontece a Oktoberfest

A Cannstatter Volkfest acontece entre o final de setembro e o início de outubro. Em 2020 e 2021 seria entre 25/24 de setembro e 11/10 de outubro, mas a pandemia impediu mais esta festa.

Como chegar à Oktoberfest de Stuttgart

Stuttgart fica na região Baden-Württemberg, a oeste da Baviera, no Sul da Alemanha. O aeroporto mais próximo é o de Stuttgart, a 25 km (30 a 40 min). Saindo do aeroporto, há um trem direto para a Volkfest, o S2 ou S3, é só descer na estação “Flughafen/Messe“

De transporte público, voce pode tomar o trem de superfície U11 (desce na parada Cannstatter Wasen) ou o ônibus 56 (desce na parada Bad Cannstatt).

O endereço do local do festival é Mercedesstraße 50.

Quanto custa ir à Oktoberfest de Stuttgart

Não é cobrado ingresso para entrar no festival, apenas para as atrações, comes e bebes. As quartas-feiras têm edições especiais para famílias, com redução de preços.

Para curtir a festa em uma das 9 ou 10 tendas de cervejarias, é preciso de reserva e pagamento antecipados. O valor varia de acordo com a tenda e a localização da mesa, mas para você ter uma ideia custa a partir de €20 por pessoa + 0,80 pela pulseirinha. Dê uma olhada no custo de bebidas alcoólicas ou não:

Outras dicas da Alemanha e Stuttgart

  • Para entrar na maior parte dos países da Europa é obrigatório portar um seguro viagem. Lembre-se de que muitos cartões de crédito oferecem este benefício,m as trabalham no sistema de reembolso. Você precisa ter um caixa caso algo ocorra e depois esperar meses até rever o valor. Pese o custo-benefício dando uma olhada nas muitas opções da Seguros Promo, com desconto para leitores do blog, basta incluir o código mulherviaja5.
  • A festa aconteça das 11h à meia noite de sexta e sábado e das 12h às 23h nos demais dias.
  • não é permitido entrar com mochilas ou malas, mas um serviço de guarda-volumes perto do posto policial cobra ente 2 ou 3 euros por mochila/mala ou outro item grande.
  • pessoas com mobilidade reduzida têm garantia de vaga de carro com acesso fácil à entrada.
  • é permitido fumar dentro das tendas e no biergarten onde ficamos.
  • visite o site oficial da Cannstatter Volkfest para mais informações.
  • Veja dicas de todos os lugares que visitamos em Stuttgart e na Alemanha.

Bem, não conheci Stuttgart além do Museu da Mercedes, da Oktoberfest e do que vi pela janela do carro, mas me diverti muito na Cannstatter Volkfest. Só pensei que o povo fosse mais divertido, acho que ninguém festeja como brasileiro. Mas não vou mostrar vídeo da gente dançando com a galera, não, use sua imaginação!

Quem esteve na Alemanha, em Stuttgart, em outra época e traz dicas é o blog Vamos Viajar pra Onde agora? Aliás, quem curte viajar mal voltou e já está se fazendo esta pergunta, né?

E se é louco por cerveja e quer saber mais sobre a origem da Oktoberfest, leia o post Oktoberfest em Munique: Guia Completo 2019 do blog No Mundo da Paula.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

18 respostas

  1. Sabe que a gente ainda não foi em nenhuma Oktoberfest! A vivi não bebe, a Olivinha ainda é muito nova e acabou que sempre desanimamos e escolhemos outra viagem. Legal ler sobre a festa em Stuttgart.

  2. Vejo essas fotos e a sua experiência em geral e nossa… impossível não comparar com a Oktober brasileira. Que diferença!

    Em Blumenau é uma balada! Fiquei chicada com o ambiente familiar da de Stuttgart! Adorei 🙂

    1. Não fui à de Blumenau, mas gostaria de ir pra conhecer e até comparar. Tanto em Stuttgart quanto em Viena, ambiente bem tranquilo, as pessoas vão pra se divertir, se encontrar e conversar, tudo muito civilizado.

  3. Eu não bebo, mas gostei de saber que a festa fica em um parque de diversões, deve ser legal. Também fiquei aqui pensando nos doces, no bolo de gengibre, isto eu iria querer provar, heheheh. Ah, e a rota romântica, ah, esta sim está nos planos. Aproveitaram? Gostaram? Imagino que sim. Mas gostei muito do post e das informações. Beijos.

    1. Michela, mesmo para quem não vai consumir cerveja é legal, porque é uma festa tradicional tirolesa. E o mais surpreendente é que não tem gente bêbada caindo pelos cantos, nem confusão, um exemplo.
      Sim, a Rota Romântica é recheada de cidades lindas, vale muito a pena. beijos

  4. Realmente, 6 euros para várias horas de estacionamento é um valor muito bom. Aqui no Brasil seria uma nota, mas acho que fazem isso não só para encherem os bolsos, mas para que as pessoas utilizem outros meios de transporte e não congestione a área.
    Mudando de assunto, conseguiu descobrir o que tava escrito no teu bolo?

  5. Que legal! Festa linda, deu para sentir o clima pelas fotos! Gamei nos doces também, espero conseguir conciliar com alguma viagem. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.