São Paulo: roteiro pelo bairro da Luz

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

A avenida Paulista é a favorita entre os turistas, mas a região da estação da Luz em São Paulo brilhou no século 19 e mantém traços daqueles anos prósperos que merecem ser visitados hoje, como o Jardim da Luz, a Estação de trem da Luz, a Sala São Paulo, a Pinacoteca do estado e outros museus, todos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Confira o roteiro pelo bairro da Luz e conheça sua história.

estação da Luz em São Paulo

Não fiz este roteiro de uma vez só, já que moro em São Paulo e estas visitas aconteceram em dias diferentes. A pé, de um ponto a outro, dá apenas 4 quilômetros, mas como há vários museus, acredito que seja necessário dedicar um dia inteiro para conhecer a região. Se você acordar cedo, antes que os museus abram, pode começar o roteiro pelo Jardim da Luz, que abre às 6h, ou conhecer a Estação da Luz. 

Para chegar ao bairro da Luz, a forma mais prática é descer no metrô estação da Luz em São Paulo, uma estação bem movimentada pois é integrada com a linha dos trens urbanos, a CPTM, além das linhas Azul e Amarela do metrô. Na estação Luz, há placas indicativas para a saída para a Pinacoteca e é só atravessar a rua.

Breve histórico da estação da Luz, em São Paulo

As fotos antigas deste post foram digitalizadas a partir do livro Lembranças de São Paulo, que apresenta a cidade através dos séculos por meio de antigos cartões postais, uma forma interessante de voltar ao passado e ver como era linda minha cidade.

estação da Luz em São Paulo

O bairro da Luz surgiu quando Domingo Luís se mudou para a região em 1601 e construiu a Capela Nossa Senhora da Luz. Naquela época só existiam fazendas  e o desenvolvimento urbano chegou apenas no século 19, junto com a rede ferroviária. A foto acima é um recorte de um mapa representando São Paulo em 1877 e podemos ver o Parque da Luz e a primeira estação de trem da Luz, próximo ao terminal de bondes. 

As estradas de ferro romperam o isolamento de São Paulo, ligando-a ao litoral e ao Oeste do estado, transportando imigrantes e riquezas agrícolas e industriais. Hoje, com tanta tecnologia, é fácil se perder e esquecer o que representaram, mas eram tão importantes e inovadores que as pessoas esperavam na plataforma apenas para ver o trem chegar. Por seus saguões desfilaram figuras importantes da sociedade. Virou poema, Estrada de Ferro, pelas mãos de Manuel Bandeira sendo depois musicalisado por Tom Jobim.

No site da Sala São Paulo você encontra a história completa da estação Julio Prestes e sugiro que visite também o Museu da Imigração no bairro da Mooca e o Museu do Café, este em Santos, pois trens, imigração e cultivo do café são peças importantes que fizeram de São Paulo o que ela é hoje.

A decadência da área teve início em 1950 quando as empresas grandes ali instaladas se mudaram para outras áreas da cidade, como a Avenida Paulista, que coincidiu com o declínio ensaiado das ferrovias e o surgimento de transportes mais velozes, como o avião e veículos motorizados.

Segurança na região da Luz

Mais recentemente, nos anos 1990, o terrível problema dos usuários de crack que vagam pela região, vulgarmente apelidados zumbis, degradou de vez a região em torno da Rua Mauá e da Estação Julio Prestes. Quando fui à Sala São Paulo, de carro e à noite, confesso que fiquei bastante impressionada, e pesarosa, claro. Não sei como está atualmente e não encontrei informações a respeito para compartilhar aqui. Há um ano o governo estadual anunciou um projeto de construir uma passagem subterrânea entre a estação da Luz e a Sala São Paulo para que as pessoas tivessem maior segurança mas, como tudo que envolve os dependentes químicos da região, virou uma polêmica e deve ter sido esquecida. Se você tiver notícias, por favor deixe nos comentários.

Mas então, é seguro ir até a região da Luz? 
Bem, eu não deixaria de ir, nem como turista nem como moradora. A vida segue ‘normal’ nas proximidades da Pinacoteca, basta ser cuidadoso. Há uma saída do metrô bem em frente à entrada da Pinacoteca e na própria Estação da Luz, então a circulação na rua é mínima.

Quando visito regiões com alto índice de batedores de carteira, levo na bolsa apenas um cartão bancário de débito e um documento de identificação e o mínimo de dinheiro vivo. Não usei minha câmera fotográfica e fiz fotos com o celular, rapidamente e com um olho no peixe, outro no gato. Também é tranquilo circular na Avenida Tiradentes, se você esticar até o Museu de Arte Sacra. Quanto à Estação Julio Prestes-Sala São Paulo, volto a dizer que não sei como anda a situação atualmente.

O que fazer nos arredores da estação da Luz em São Paulo

Jardim da Luz

Primeiro jardim público da cidade, o Jardim da Luz fica na Praça da Luz (Metrô Luz), tem 113 km² e  foi aberto ao público em 1825, mas segundo o site Sao Paulo in Foco, começou como o primeiro Jardim Botânico da cidade, antes de 1800, e somente na década de 1870 as pessoas passaram a frequentá-lo. Leia aqui.

Além das árvores e plantas, o parque tem várias esculturas, mas caso não vá passear pelo Parque da Luz, aproveite a possibilidade de sair em um dos terraços da Pinacoteca para apreciar algumas das obras.

estação da luz em são paulo
uma das obras do Parque da Luz: Carregadora de Perfume, de Victor Brecheret

Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa

estação da luz em são paulo
Estação da Luz em 1911

Em 1867 surgia a primeira estação da Luz, um prédio simples e bem diferente do que vemos ainda hoje. A imponente estação da Luz na forma atual, aberta ao público em 1901, é uma réplica da estação de Sydney, e todo material, de plantas a pregos, veio da Inglaterra.

Em 1946 houve um incêndio e reconstruir a estação levou longos 5 anos. Mais recentemente, em 2016, o Museu da Língua Portuguesa, instalado na estação, sofreu um incêndio que manteve a entrada principal fechada por 7 meses e o Museu continuava fechado quando a visitei, em maio de 2018, mas já podíamos ver os resultados da restauração: a pintura externa estava sendo realizada, mas os tijolos da plataforma e o saguão estavam em sua melhor forma, um prazer para os olhos!

estação da Luz em São Paulo
A Torre do Relógio da  Estação da Luz em junho/18

Estação Julio Prestes e Sala São Paulo

O edifício onde hoje fica a Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes (Metrô Luz) foi projetado por Christiano Stockler das Neves e construído entre 1925 e 1938 para ser a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, batizada com o nome do presidente do Brasil Julio Prestes. Assim como a estação da Luz, possui uma torre de relógio imponente, de 75 metros de altura.

A Sala São Paulo é a melhor sala de concertos da América Latina e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, instalada no antigo saguão com pé direito de 24 metros da Estação Julio Prestes desde 1999, depois de uma reforma de 18 meses.

Eu a visitei durante um espetáculo, mas há também a opção de agendar uma visita guiada por e-mail (visita@osesp.art.br) ou do telefone (11 3367-9573-das 10h30 às 17h30) ao custo de R$5,00 e duração de 50 minutos.

estação da luz em são paulo
A Sala São Paulo

Estação Pinacoteca: Memorial da Resistência de São Paulo

Em 2004 o conjunto de armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana foi reformado e passou a abrigar exposições temporárias. No térreo está o Memorial da Resistência de SP, instituição que objetiva preservar a memória da resistência à repressão política do Brasil, no mesmo lugar onde funcionou o Deops/SP (Departamento de Ordem Política e Social) de 1940 a 1983.

roteiro São Paulo 2 dias

Confira outros pontos turísticos do centro de São Paulo:

 Pontos Turísticos no Centro de São Paulo

 Dia de Chuva em São Paulo: visita ao Teatro Municipal

Mosteiro de São Bento em São Paulo

 Mercado Municipal de São Paulo pelos olhos de uma paulistana

Um dia no Museu Catavento de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Também instalado na região da estação da Luz, o museu de Arte conta com acervo da produção brasileira do século 19 em diante, e de exposições temporárias internacionais. A Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade e tem sede num lindo edifício de tijolos desenhado por Ramos de Azevedo para ser o Liceu de Artes e Ofícios. No final do século 20 recebeu uma ampla reforma e hoje chama tanto a atenção quanto seu acervo, com a mistura de vetal, vidros e tijolos e banhado por luz natural em vários ambientes. 

o que fazer em São Paulo

Minha última visita à Pinacoteca é recente, quando aproveitei para ver a exposição de Hilma af Klint (em cartaz até 16 de julho/18). Quando publiquei este post ainda não havia escrito um inteirinho sobre a Pinacoteca, então procure atualizações na página São Paulo, please.

museus de São Paulo

Aproveite para almoçar no restaurante da Pinacoteca, com vista para o Parque da Luz:

A Pinacoteca funciona das 10h às 17h30 (fecha às terças-feiras). Entrada: R$ 6

Pina Contemporânea

Está prometida para 2019 a inauguração de um anexo da Pinacoteca, a Pina Contemporânea, que como indica o nome abrigará mais de 3 mil obras de arte contemporânea, parte do acervo da Pinacoteca mas que são expostas esporadicamente, apenas. O prédio fica a 50 metros do edifício da Pina Luz (Pinacoteca), onde funcionava o Grupo Escolar Prudente de Moraes.

Museu de Arte Sacra

Confesso que não é meu tipo de museu preferido, mas ajuda a compor a história de São Paulo e na minha opinião o presépio napolitano em exposição permanente já vale a visita. Leia sobre ele em Museu de Arte Sacra e seus Presépios. Fica na Av. Tiradentes, 676 (metrô Tiradentes).

Museus SP

Não deixe de incluir no seu roteiro por Sampa um dia na região da estação da luz em São Paulo e, tendo pouco tempo, visite ao menos a Pinacoteca.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

15 respostas

  1. Olá Marcia, sou de Aracaju e estive em São Paulo em Outubro de 2019, a Estação da Luz estava marcada como imperdível em meu Roteiro de SP pois sou fascinado por torres com relógios. Infelizmente não trago boas notícias a respeito do cuidado por parte da ADM Pública e tbm da população. Meu passeio do dia seria o Museu do Crime da AIESP e entornos da Estação da Luz mas assim que chego sou basicamente rodeado de prostitutas e aí começa minha sensação de insegurança. Quando decidi sair um pouco pra tentar uma foto que saísse a torre da estação sou surpreendido pelo entorno com toneladas de lixo e fezes por todos os cantos, como se não bastasse também tinha uma pequena multidão de usuários de drogas catando lixo ou que seguiam as pessoas pra pedir moeda. Consegui minha foto, fui dar uma passeada pelo jardim/Parque da Luz: mesma coisa. Indo em direção à Pinacoteca já decepcionado me deparo com uma fila imensa(dia grátis) bem em meio a outra multidão de “Zumbis”. Segui em direção à Estação Júlio Prestes para a Sala São Paulo e foi bem pior, tinham bem mais deles seguindo a gente. Nem cheguei a caminhar muito do lado de fora, voltei pra dentro da estação e me mandei pro Butantã.
    Espero que um dia isso mude, não é nada agradável um lugar tão lindo numa situação tão defasada dessas

    1. Oi, Rollenbergue, ai, que triste isso, né? Você tem toda razão em ficar decepcionado, eu que vivo aqui também fico muito frustrada quando passeio pelo centro. A cidade mais rica do país é um retrato do Brasil: muita riqueza, muita pobreza – e nenhuma preocupação com o turismo.
      Obrigada por deixar seu relato, acho que eu tive mais sorte que você quando estive pela região da Luz.

  2. Ah cada vez que descubro mais um pedacinho dessa São Paulo cultural, mais eu me apaixono! Essa mistura da modernidade e do mais antigo me encanta na cidade, e a arquitetura da Luz é uma das que acho mais bonitas na cidade!

  3. Que delícia! Adoro Sampa e seus cantinhos, a região da Luz conheço muito pouco, vou tentar explorá-la da próxima vez que visitar a cidade. Abs

  4. Ai esses lugares lindos!!! Adoro a estação da luz e a Pinacoteca é um dos meus museus favoritos em São Paulo. Do seu roteiro eu não conheço o Memorial da Resistência, preciso pegar um dia e ir até lá conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.