Painted Ladies e outras Casas Vitorianas de São Francisco. Uma vai te dar calafrios

       Quem vai a São Francisco, Califórnia, em geral inclui uma visita à Alamo Square, um dos cartões postais da cidade, com as casas vitorianas conhecidas como Painted Ladies em primeiro plano e o skyline de San Fran ao fundo. É um quadro bonito, mas vamos entender um pouco sobre este estilo de construção?

sao francisco painted ladies
as mais famosas Painted Ladies, na Alamo Square

As blogueiras do 8on8 escolheram o tema Arquitetura para a blogagem coletiva deste mês, e embora eu tenha considerado art nouveau, que adoro pela estética e contexto sócio-cultural,  decidi falar especificamente sobre as casas vitorianas de São Francisco, porque elas ainda não figuravam aqui no blog – e porque estava curiosa para saber mais a respeito. Confira a abordagem das demais blogueiras sobre o tema arquitetura neste mês nos links ao final deste post.

sao francisco painted ladies

O termo Vitoriana/o não chega a ser um estilo arquitetônico, mas um estilo que em geral designa construções feitas durante o reinado da Rainha Vitória (1837–1901) e que possuem diversas ramificações, de acordo com o país, a região e os aspectos culturais locais – e até mesmo numa mesma cidade há estilos diferentes, como acontece em São Francisco. As casas construídas até 1860 possuem linhas retas e poucos adornos e eu nem sabia que eram vitorianas até pesquisar para escrever este post. Não tenho uma foto para ilustrar, mas você já deve ter visto várias nos ‘filmes de cowboy’.

Com a chegada da linha férrea ao Oeste por volta de 1870, chegaram também os maquinários movidos a vapor e as casas passaram a contar com mais detalhes decorativos. Quanto às cores, originalmente eram brancas ou cinza, numa tentativa de imitar revestimento com pedras. Foi somente nos anos 1970 que um grupo de artistas residentes na Steiner St, perto da Alamo Square, pintaram suas casas com cores vibrantes, trazendo a São Francisco a primeira Painted Lady. Aliás, vale a pena caminhar pelas ruas do bairro Alamo Square é imperdível para admirar as casas vitorianas.

Sao francisco casas alamo square

Uma característica das casas de São Francisco são as baywindows e as de que mais gosto são as de vidro inteiriço e arredondado, um charme só. Muitas casas sofreram alterações para receber garagem que acomodasse os carros, como na foto acima.

sao francisco arquitetura vitoriana

Estima-se que 48 mil casas em estilo Vitoriano foram construídas em São Francisco entre 1849 e 1915 (após a morte da rainha, 1906, este estilo passou a ser chamado Edwardian, nome de seu filho que subiu ao trono) e uma grande parte delas foi destruída pelo terremoto histórico de 1906. Há atualmente 13 mil casas vitorianas em São Francisco.

sao francisco painted ladies

As casas vitorianas traziam todas as conveniências da época, como gás encanado, água corrente e eletricidade.

sao francisco painted ladies

This house freaks me out!
Na esquina da Scott com a Fulton fica a casa (fotos abaixo) conhecida como Westerfeld e quando a vi imediatamente a musiquinha da família Adams tocou em minha cabeça, mas eu não sabia nada sobre ela. Quando pesquisei para escrever o post, descobri que muita coisa rolou entre suas inúmeras paredes.

sao francisco-casa familia adams

Foi construída por um imigrante alemão, o Wesferfeld que nomeia a casa, em 1889 e em 1928 russos a compraram e a transformaram em um clube noturno chamado “Olhos Negros”. Na década de 1940 foi convertida em um condomínio de 14 apartamentos e nos anos de flower power virou uma comunidade hippie. Nesta mesma época, um dos residentes era o cineasta underground Kenneth Anger cujos filmes frequentemente abordavam o satanismo e ela foi cenário de alguns de seus trabalhos. A casa era frequentada por Anton LaVey,  fundador da Igreja de Satanás (gente, isso existe?!). Chegou a ser um B&B (eu, hein, tô fora). Diz-se que havia um pentagrama no piso de sua torre e que ali aconteciam rituais de magia negra.

Apesar dessa fama tétrica toda – ou talvez por causa dela, em 1986 Jim Siegel, um grande fã da série Família Adams, comprou a casa por USD750 mil. Pediu a monges budistas que a abençoassem (eu pediria bençãos a todas as religiões!) e começou a reformá-la e redecorá-la no estilo vitoriano. Em 2017 já valia US$3,5 milhões, como tantas outras painted ladies. Ele mesmo fala sobre o processo em vídeo no YouTube e mostra a casa por dentro.

sao francisco painted ladies

Museu da Casa Vitoriana – Haas-Lilienthal House
Se você quiser entrar em uma casa mobiliada como na era vitoriana, visite a casa-museu Haas-Lilienthal. Construída em 1886, escapou do terremoto de 1906 e depois de ser usada pela família por quase um século foi reconhecida como um dos 34 Tesouros Nacionais dos Estados Unidos.

O museu oferece tours em 3 dias da semana. Às quartas e sábados, o primeiro tour é às 12h e o último às 14h30. Aos Domingos, os tours vão das 11h às 15h30.  Fica na Franklin Street, 2007. Mais informações aqui. Ingressos a US10.

Mais dicas de São Francisco e da Califórnia
O blog está cheio de dicas para quem vai ao estado californiano, é só ir ao índice da Califórnia e escolher o que precisa ou quer ler. Te espero lá!

Blogs participantes desta blogagem coletiva

Let’s Fly Away – Passeio de barco em Chicago – arquitetura e muito mais
Turistando.in – As mais lindas pontes da Europa que atravessei 
Quarto de viagem – A incrível arquitetura da Grand Central station em NYC 
O Berço do Mundo – O maravilhoso Mosteiro da Batalha
Viajando em 3..2..1.. Castelos na Alemanha 
Espiando pelo Mundo – O homem e suas obras extraordinárias construções pelo mundo 

 

Anúncios

12 comentários sobre “Painted Ladies e outras Casas Vitorianas de São Francisco. Uma vai te dar calafrios

  1. quartodeviagem agosto 10, 2018 / 8:06 am

    elas são lindas mesmo, eu só lembro das várias séries gravadas em São Francisco como Full house e Charmed. Não conheço SF, mas quero ir, quem sabe o ano que vem! Eu adoro a arquitetura dessas casas, são espetaculares! Beijos

    Curtir

    • Marcia agosto 10, 2018 / 9:41 am

      Séries e filmes, Flávia, sem contar a animação Big Hero, em que tem a San Fransokyo! Vá, sim, é uma cidade muito charmosa.

      Curtir

  2. Juliana Moreti agosto 10, 2018 / 12:11 am

    Que casinhas deliciosas, Màrcia!
    Baywindows é meu sonho!!!!
    Quanto a tal casa da Famìlia Adams, foi a que eu mais gostei…. Mas com toda aquela historia, nao me hospedaria nela nao
    hahahahahaha

    Curtir

    • Marcia agosto 10, 2018 / 9:42 am

      Jura? As cores são muito sóbrias, prefiro as de tons pastel. bjs

      Curtir

  3. Analuiza Carvalho agosto 9, 2018 / 8:24 am

    Marcia! Que amor estas painted ladies! Eu adoraria morar numa destas lindas casinhas em deliciosos estilos vitorianos (adoro!)?! Certeza absoluta! Ah, se eu tivesse alguns milhões em minha conta bancária! Sabia que meu sonho arquitetônico sempre foi uma baywindow?! Acho tão charmosa uma casa com este adorno!

    Eu também apelaria para todos os santos para dar uma boa benzida na casa da família Adams… eu hein?! Seguro morreu foi de velho! Lindo seu [8 on 8] – cheio de história e romantismo do jeito que eu gosto! 🙂

    Curtir

    • Marcia agosto 10, 2018 / 9:44 am

      As ‘casinhas’ enganam, são bem grandes. Eu adoraria ter um B&B numa delas – e com um banco pra leitura numa bay window!

      Curtir

  4. Ruthia agosto 8, 2018 / 6:58 pm

    Eu também pediria a proteção de todos os santos e todas as fés, hahaha. Não vai lá só com uma bênção budista. Mas, brincadeiras e assombrações à parte, ela também é linda.
    Mas claro que o meu lado luminoso prefere mil vezes essas painted ladies (só o nome já é charmoso) de tons claros. Parecem mesmo lindas senhoras.
    Adorei o seu olhar nesse nosso 8 on 8.
    Beijinho

    Curtir

    • Marcia agosto 10, 2018 / 9:46 am

      Pena que só podíamos ter 8 fotos, são tantas casas com detalhes diferentes e interessantes. Uma parou nos anos 1970 e tinha até uma kombi/perua VW com símbolo da paz e flores pintados estacionada na frente!

      Curtir

  5. Lulu Freitas agosto 8, 2018 / 4:50 pm

    Amei o post!!!! São Francisco é tão agradável e essas casinhas muito fofas. Definitivamente a “casa da Família Adams” é de dar medo. Ainda mais depois de conhecer a sua história. Uma ótima escolha para o tema e linda dica de viagem!

    Curtir

    • Marcia agosto 10, 2018 / 9:47 am

      Engraçado como eu senti um negócio estranho olhando pra casa, e só depois pra escrever este post descobri o porquê!

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.