Roma: surpresas na Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires

A combinação Roma e igreja não é exatamente uma surpresa, mas foi o que senti ao ver pela primeira vez a Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, e conto aqui o porquê de esta ser uma igreja especial, que não pode faltar no seu roteiro – principalmente se você gosta de religião ciência.

A primeira surpresa está na cara, ou melhor, na fachada da Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, e foi por isso mesmo que quis conhecê-la, afinal, como assim uma igreja em Roma com tijolos aparentes, parede parcialmente demolida, sem mármore ou colunas, mesmo sendo uma basílica?

As enormes portas de bronze também me causaram estranhamento, e confesso que um certo desconforto, não sei porquê. Pesquisando, descobri que se trata da cena da Anunciação, com o anjo conversando com virgem Maria. A porta da esquerda (não tenho a foto) retrata a ressurreição de Cristo. Estas portas são de 2006, quando as originais de madeiras foram retiradas. Além disso, nas primeiras décadas do século 20 a fachada sofreu enorme transformação.

Roma igrejas

Entretanto, quando entramos, percebemos uma igreja dentro dos padrões: afrescos, cúpula magnífica, capelas, muito mármore, anjos e colunas…

Mas não se engane achando que esta é uma igreja como todas as outras! Em 1582 foi instituído o calendário gregoriano e o então papa Clemente XI mandou que fosse contruída dentro da basílica uma linha do meridiano, uma espécie de relógio solar, para provar o quanto o calendário era correto, já que países protestantes não o aceitaram a princípio.

No brasão de Clemnte XI há um furo (foto abaixo) por onde passa a luz do sol diretamente para o meridiano, apontando a data da Páscoa, que estava a cada ano se distanciando mais e mais do equinócio da primavera (no hemisfério Norte, claro), por causa do calendário anterior usado, o Juliano.

Achou demais, né? Mas não é só isso. A basílica foi construída em 1561 nas antigas Termas de Diocleciano, precisamente sobre o frigidarium, a piscina de água fria do complexo, com projeto de ninguém menos que Michelangelo!

Uma porta nos fundos da igreja, à esquerda, leva a uma espécie de museu, com informações sobre a construção e restauração da basílica e depois disso há uma porta para este pequeno pátio:

A Santa Maria dos Anjos e dos Mártires fica na Piazza della Repubblica, pertinho do metro Repubblica, um lugar bem legal para se hospedar, e foi onde fiquei em minha segunda vez em Roma. Confira no post Onde Ficar em Roma a melhor região para você se hospedar e sugestões de alguns hoteis. Para dicas gerais (e bem legais) sobre Roma, leia o Guia de Roma que publiquei aqui no Mulher Casada Viaja. Quer mais dicas da bota? Tenho um monte, confira na página-índice Itália.

Se você leu o post, for a Roma e visitar a Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, não terá a mesma surpresa que eu, por outro lado chegará lá mais instruído e preparado para a visita. Boa Roma pra você!

E se vai viajar pela Itália, já deve saber que igrejas são verdadeiros museus e terá que incluir ao menos uma em cada cidade que visitar. A Luciana do blog Let’s Fly Away listou 8 igrejas na Itália Imperdíveis, confira.

Anúncios

15 comentários sobre “Roma: surpresas na Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires

  1. Mariana Antunes outubro 7, 2018 / 9:24 pm

    As igrejas são fantásticas…adoro visitá-las…a arquitetura e a história são gratas surpresas. Parabéns pelo relato!

    Curtido por 1 pessoa

  2. De boa na trip outubro 6, 2018 / 10:10 am

    Sempre fico encantada e bastante impressionada com a beleza e a riqueza de detalhes das catedrais. Logo procuro quando chego a algum lugar. E esta deve ter sido uma grata surpresa mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Lulu Freitas outubro 5, 2018 / 5:50 pm

    Também achei essa igreja surpreendente, exatamente pelo contraste do seu exterior com o interior. Não estava nos meus planos conhecer, foi meio por acaso e, no final foi uma excelente surpresa. Ótimo recordar pelo seu post.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Débora Resende outubro 5, 2018 / 5:38 pm

    Que demais! A Basílica é lindíssima e cheia de história! Amo lugares assim e adorei conhecer um pouco sobre o local!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Fabíola Moura outubro 5, 2018 / 11:50 am

    Muito curiosa a fachada e as portas de bronze, bem fora do comum. Mas a parte de dentro é ainda mais interessante e cheia de descobertas. Muito bom saber dessa dica diferente em Roma.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gabriela Torrezani outubro 5, 2018 / 10:23 am

    Post que chegou em boa hora, vou pra Roma mês que vem! Essa igreja não estava nos meus planos iniciais mais depois de ver suas fotos estou reconsiderando… 😀

    Curtir

  7. Edson Amorina Jr outubro 5, 2018 / 9:41 am

    Nós gostamos muito de ter visitado Roma e suas igrejas, essa da porta com o anjo fazendo a anunciação com parte dos corpos só , eu achei lindo 🙂

    Curtir

    • Marcia outubro 6, 2018 / 9:30 pm

      É linda, sim, mas sei lá, foi uma sensação estranha a que tive, Fiquei até curiosa pra saber se tem algo por trás da historia delas…

      Curtir

  8. Rui Barbosa Batista outubro 5, 2018 / 8:17 am

    Verdadeiras obras de arte… não sou religioso, mas visito todas as igrejas, mesquitas… são das melhores lições de história…

    Curtir

    • Marcia outubro 6, 2018 / 9:30 pm

      Concordo. Por uotro lado, observar as pessoas de fé também é algo lindo e que sempre faço.

      Curtir

  9. carlaalexmota outubro 5, 2018 / 6:06 am

    Cada igreja em Roma é uma surpresa. AS igrejas são autenticos museus e uma das coisas obrigatórias a fazer na cidade. Adorei.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Luciane outubro 4, 2018 / 6:20 pm

    Quando estive em Roma não entrei na basílica, por conta disso adorei saber dos detalhes e relembrar minha viagem.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Paulo outubro 4, 2018 / 12:35 pm

    Legal, visitei essa Basílica em 2016, tive a mesma curiosidade, achei a fachada diferente e quis conhecer o interior, me surpreendi, mas na época não tinha o conhecimento o qual estou tendo agora lendo sua postagem. Valeu!!!

    Curtir

    • Marcia outubro 4, 2018 / 3:06 pm

      Às vezes me pergunto se ler sobre um destino, planejar tudo não chega a ser spoiler (ese for, estou sendo a chata rsrs). Foi tão bom descobrir isso tudo durante a visita, se tivesse lido antes, estragaria a surpresa. Obrigada pela visita e comentário, Paulo.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.