Roma: surpresas na Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Bahnos termais Roma

A combinação Roma e igreja não é exatamente uma surpresa, mas foi o que senti ao ver pela primeira vez a Basílica Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, e conto aqui o porquê de esta ser uma igreja especial, que não pode faltar no seu roteiro – principalmente se você gosta de religião ciência.

A primeira surpresa está na cara, ou melhor, na fachada da Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, e foi por isso mesmo que quis conhecê-la, afinal, como assim uma igreja em Roma com tijolos aparentes, parede parcialmente demolida, sem mármore ou colunas, mesmo sendo uma basílica?

Roma blog viagem

As enormes portas de bronze também me causaram estranhamento, e confesso que um certo desconforto, não sei porquê. Pesquisando, descobri que se trata da cena da Anunciação, com o anjo conversando com virgem Maria. A porta da esquerda (não tenho a foto) retrata a ressurreição de Cristo. Estas portas são de 2006, quando as originais de madeiras foram retiradas. Além disso, nas primeiras décadas do século 20 a fachada sofreu enorme transformação.

Roma igrejas

Entretanto, quando entramos, percebemos uma igreja dentro dos padrões: afrescos, cúpula magnífica, capelas, muito mármore, anjos e colunas…

Mas não se engane achando que esta é uma igreja como todas as outras! Em 1582 foi instituído o calendário gregoriano e o então papa Clemente XI mandou que fosse construída dentro da basílica uma linha do meridiano, uma espécie de relógio solar, para provar o quanto o calendário era correto, já que países protestantes não o aceitaram a princípio.

Uma coisa meio Indiana Jones, no brasão de Clemente XI há um furo (foto abaixo) por onde passa a luz do sol diretamente para o meridiano, apontando a data da Páscoa, que estava a cada ano se distanciando mais e mais do equinócio da primavera (no hemisfério Norte, claro), por causa do calendário anterior usado, o Juliano.

Achou demais, né? Mas não é só isso. A basílica foi construída em 1561 nas antigas Termas de Diocleciano, precisamente sobre o frigidarium, a piscina de água fria do complexo, com projeto de ninguém menos que Michelangelo!

Uma porta nos fundos da igreja, à esquerda, leva a uma espécie de museu, com informações sobre a construção e restauração da basílica e depois disso há uma porta para este pequeno pátio:

A Santa Maria dos Anjos e dos Mártires fica na Piazza della Repubblica, pertinho do metro Repubblica, um lugar bem legal para se hospedar, e foi onde fiquei em minha segunda vez em Roma.

Confira no post Onde Ficar em Roma a melhor região para você se hospedar e sugestões de alguns hotéis. Para dicas gerais (e bem legais) sobre Roma, leia o Guia de Roma que publiquei aqui no Mulher Casada Viaja. Quer mais dicas da bota? Tenho um monte, confira na página-índice Itália.

Se você leu o post, for a Roma e visitar a Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, não terá a mesma surpresa que eu, por outro lado chegará lá mais instruído e preparado para a visita. Boa Roma pra você!

E se vai viajar pela Itália, já deve saber que igrejas são verdadeiros museus e terá que incluir ao menos uma em cada cidade que visitar. Confira minhas sugestões em 8 igrejas para conhecer por seu valor histórico ou artístico e as do Let’s Fly Away 8 igrejas na Itália Imperdíveis.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

18 respostas

  1. Olá! Gostei muito da postagem. Encontrei por acaso esta Basílica e amei. Tem uns quadros – acho que são três – muito lindos, num estilo que eu nunca tinha visto. Voltei depois de 2 anos, para admirar novamente o local. Não vi esta porta para o pátio. Quem sabe volto mais uma vez…

  2. Olá tudo bem?? Sou do Brasil estive em dezembro nessa igreja linda…mas minha pergunta é..tem uma parte de uma cabeça estátua sobre uma pedra eu não entendi oque significa…e já olhei na reportagem da igreja não consigo saber oque é ?? Ou oque representa essa estátua.?? Um abraço obrigada

  3. Também achei essa igreja surpreendente, exatamente pelo contraste do seu exterior com o interior. Não estava nos meus planos conhecer, foi meio por acaso e, no final foi uma excelente surpresa. Ótimo recordar pelo seu post.

  4. Nós gostamos muito de ter visitado Roma e suas igrejas, essa da porta com o anjo fazendo a anunciação com parte dos corpos só , eu achei lindo 🙂

  5. Legal, visitei essa Basílica em 2016, tive a mesma curiosidade, achei a fachada diferente e quis conhecer o interior, me surpreendi, mas na época não tinha o conhecimento o qual estou tendo agora lendo sua postagem. Valeu!!!

    1. Às vezes me pergunto se ler sobre um destino, planejar tudo não chega a ser spoiler (ese for, estou sendo a chata rsrs). Foi tão bom descobrir isso tudo durante a visita, se tivesse lido antes, estragaria a surpresa. Obrigada pela visita e comentário, Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.