Beleza Americana: 8 destinos de natureza made in the USA

Neste post você vai encontrar sugestões de 8 destinos de natureza para visitar nos Estados Unidos, testados e aprovados por mim, em 6 diferentes estados americanos. A verdadeira Beleza Americana.

Estados Unidos parques nacionais

Nova Iorque, Miami, Los Angeles e outras cidades grandes continuam sendo as mais procuradas nas viagens de brasileiros aos Estados Unidos, mas na minha opinião o país tem na associação natureza+estrutura sua melhor característica. Lugares pouco tocados pelo homem têm fácil acesso a qualquer um, inclusive pessoas com dificuldade de locomoção. É só conseguir juntar dinheirinho pra pagar 4 vezes mais em tudo (#malditocambio), se você é brasileiro.

Não é só a beleza natural que me leva aos Estados Unidos, porque isso temos muito aqui na América do Sul. Primeiramente, acho que é a língua. Quando falamos uma língua estrangeira sentimos um prazer enorme em estar no país e ser capaz de nos comunicar e compreender não só a língua, mas a cultura. O segundo motivo é menos particular: as facilidades seduzem, seja para guiar por estradas impecáveis e bem sinalizadas, pelo baixo custo do combustível, pela acessibilidade que me impressiona: até trilhas têm alguns trechos para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Também admiro o fato de ver gente aparentemente com poucos rescursos financeiros viajando, pois há opções de acomodação ao alcance de todos, e os RVs, as casas sobre rodas, contribuem para a democratização do turismo. Mais sobre isto no post Alasca: o que fazer e onde ficar em Seward.

Seguem os 8 lugares de beleza natural que visitei nos Estados Unidos, organizados por estado:

Alasca
“Gente, eu tô no Alasca!” eu dizia pra mim mesma repetidas vezes e às vezes pro meu marido. Confesso que não é o destino de natureza mais bonito que já visitei, mas certamente estar no Alasca é ter sensações muito diferentes de todos os outros considerados mais belos. E isso eu vou explicando aos poucos, nos posts que publicarei em breve. Por enquanto, você pode conferir as dicas do Roteiro de 7 dias no Alasca e Planejamento de Viagem (com preços). Dos lugares que conhecemos, destaco dois parques nacionais para figurar nesta lista de 8, o Denali e o Kenai.

O parque Denali leva o nome da montanha mais alta da América do Norte, tem 6 milhões de acres e fica ao Norte de Anchorage, cidade mais populosa do Alasca. Dentro do parque, há apenas uma estrada, por onde só os ônibus do parque circulam. De carro, só poderá percorrer as 15 primeiras milhas do parque, cerca de 24 quilômetros. As paisagens sao deslumbrantes e o passeio se assemelha a um safari, tamanha a quantidade de vida selvagem presente na reserva.

alasca o que fazer
Fotógrafo aproveitando o dia limpo para clicar o monte Denali, antigo McKinley

A península de Kenai é de uma beleza ímpar: geleiras encontram o mar protegido em diversas baías com encostas rochosas, águas línpidas e vegetação exuberante. Aqui e ali lagos pontuados por hidroaviões e rios por salmões. E onde tem salmão, tem urso. Trilhas, geleiras, campings, muitos motorhomes. Vida marinha farta, que você vê a bordo de um dos minicruzeiros que partem da cidade de Seward. Confira o post sobre nossa experiência em um deles no post Alasca: cruzeiro nos fiordes de Kenai 

Alasca seward cruzeiro

Arizona
Este todo mundo já viu ao menos uma imagem uma vez na vida. Eu vi muitas e incluí o Grand Canyon no roteiro de nossa primeira viagem internacional, lá em 1996. Mas como outros destinos de natureza, percebi a diferença enorme entre apenas ver e fotografar e sentir o lugar. Nós fizemos uma boa parte da trilha Bright Angel, que desce até o rio, e só não a terminamos porque fomos no improviso, pois completá-la exige pernoite, licenças, etc. Sentimos o Grand Canyon, cujo pó de cores variadas entrou por nossos poros, roupas, calçados e memória. Ainda bem, porque se dependesse da qualidade da foto analógica…

Tá na hora de voltar e refazer a foto…

Confira as dicas (atualizadas) sobre o Grand Canyon aqui no Mulher Casada Viaja.

Califórnia
 A Califórnia é um estado muito versátil, turisticamente falando: praias, parques de diversão, desertos, montanhas, estações de esqui, vida selvagem, cidades legais para visitar, de todos os tamanhos e para todos os gostos. Dois lugares de natureza que destaco são o meu queridinho Yosemite Park e o região litorânea conhecida como Big Sur.

Yosemite tem um clima delicioso (afinal, gente de montanha só pode ser boa gente!),  o tipo de lugar para onde eu voltaria again and again. Trilhas de vários níveis, animais selvagens, mas são as paisagens que mais encantam. Escrevi três posts sobre o parque, fruto das duas vezes em que estivemos lá: o Yosemite Park, guia para sua viagem, o Roteiro de 2 dias em Yosemite e Yosemite, o melhor motivo pra ir à Califórnia

El Captain, uma das montanhas de Yosemite

Big Sur
Taí um lugar que apenas vi, infelizmente não vivi, porque não pegamos nenhuma trilhazinha (o parque estava fechado devido a incêndios), mas é uma road trip das mais famosas e bem bonita, a que vai de São Francisco a Los Angeles pela CA-1, estrada rente a desfiladeiros, com vistas lindas do mar. Ainda não escrevi a respeito, mas procure por atualizações na página Califórnia, onde tem dicas bem legais do Estado Dourado.

Pfeifer Beach, na CA-1

Flórida
Com mar no jardim da frente, pântanos no quintal, e dentro de casa os parques de diversão mais famosos do mundo, a Flórida é o estado mais visitado pelos brasileiros, mas meu destaque vai pro mar, aquele tom que só o Caribe pode entregar aqui nas Américas. Percorremos a HW-1 até Key West, a icônica rodovia sobre pontes ligando as ilhas. Confesso que achei Key West mais com cara de interior do que litorânea, e compartilhei minhas impressões positivas no post Key West, Flórida, USA. Simples assim.

key west isla morada
Isla Morada, uma das keys

Montana
Montana faz fronteira com Alberta, no Canadá, e tem montanhas e lagos muito bonitos, também, principalmente no Glacier National Park, que visitamos há um mês. O parque estava bem castigado pelos incêndios florestais deste último verão, mas a natureza é tão maravilhosa que proporciona aprendizado e beleza até nos campos onde tudo parece morto. Aprendi que desde os anos 1960 os incêndios não são combatidos, apenas controlados, pois fazem parte do ecossistema, e são necessários para a renovação daquele tipo de floresta. Por isso, a foto que escolhi não é de um dos lagos, ou dos picos lindos do parque, nem dos glaciares que dão nome a ele, mas de uma floresta que ressurge das cinzas, colorida pelo outono que se aproximava.

Ainda não tive tempo de escrever sobre o Glacier, mas se você chegou aqui depois desta publicação, confira atualizações na página Montana.

Glacier park montana

Nova Iorque
Conheci as Niagara Falls do lado canadense, num bate-volta a partir de Toronto, mas como estamos falando de Estados Unidos, cabe aqui porque no lado americano também tem uma cidade chamada Niagara Falls. Fizemos o passeio de barco, que na minha opinião é imperdível. 

Niagara Falls

Além destes, há muitos outros lugares, geralmente sob a proteção de parques nacionais ou estaduais, que ainda não visitei, mas é claro que estão na lista da esperança. Você conhece algum outro? Deixe nos comentários a sua sugestão, ela pode ajudar outros viajantes.

Este post faz parte da blogagem coletiva do 8on8, quando todo dia 8 nosso grupo publica um post com 8 fotos sobre um tema diferente, sempre trazendo dicas legais pra você. Confira as escolhas dos demais blogueiros sobre o tema Natureza.

Turistando.in: A beleza do Vale do Colca, no Peru, em 8 fotos 

Let’s Fly Away: O espetacular nascer do sol na Amazônia 

Quarto de viagem – As belezas naturais da Irlanda do Norte

O Berço do Mundo: [8 on 8] As grutas de Mira d’Aire

Viajando em 3…2…1: Paisagens para amar o verão da Alemanha

Espiando pelo Mundo: A natureza na África do Sul

Blog convidado do mês: De Mochila e Caneca: A beleza do Atacama em 8 imagens

 

Anúncios

12 comentários sobre “Beleza Americana: 8 destinos de natureza made in the USA

  1. Gabriela Torrezani outubro 16, 2018 / 12:39 pm

    Que lindas paisagens!! Já era doida pra visitar o Alasca e Big Sur, agora acabei de colocar os outros na lista… espetáculo da natureza 😀

    Curtir

  2. Diego Cabraitz Arena outubro 15, 2018 / 9:32 pm

    Acompanhei sua viagem do Alasca. Que paisagens eim!!! Acho que de toda essa lista é o lugar que mais gostaria de conhecer!

    Curtir

  3. Aline Aguiar outubro 15, 2018 / 8:01 pm

    Realmente com tantos destinos urbanos, acabamos esquecendo os naturais nos EUS. Uma pena, o país tem paisagens maravilhosas!

    Curtir

  4. Angela Castanhel outubro 11, 2018 / 5:11 am

    Sabia que eu ainda não conheço os Estado Unidos? Eu já fui em Niagara Falls mas pelo lado do Canadá, não pelos EUA.

    O que mais me interessou dessa lista de 8 lugares acho que foi a beleza de Montana, parece ser um lugar incrível.

    Sempre conhecer lugares além dos “clássicos” procurados pelo turistas. Você é expert nesse país heim, adoreii.

    Abraços.

    Curtir

    • Marcia outubro 11, 2018 / 1:11 pm

      Só conheci uma pontinha de Montana, mas foi muito ‘divertido’, parece um outro mundo e é preciso exercitar o ‘é outra cultura’ o tempo todo, porque em lojas e restaurantes era só pele de animal, animal empalhado, cabeças penduradas por todo lado. Minha filha sofria e mal conseguia olhar, amaldiçoando os caçadores.

      Curtir

  5. Analuiza Carvalho outubro 10, 2018 / 12:20 pm

    oi Marcia… engraçado que sempre que penso nos Estados Unidos (mesmo já tendo visitado Miami) penso em paisagens urbanas. Talvez pelas minhas recentes estadas no país (NYC e Chicago). Contudo, você me lembrou que o país tem cenários de natureza sensacionais.

    Sua viagem ao Alasca foi a concretização de um sonho meu! Também repetirei incontáveis vezes “Eu estou no Alasca” quando lá chegar um dia. Yosemite e Niagara Falls são clássicos! A Big Sur tenho também muita vontade de fazer. Culpa de antigos filmes e livros né não?! Por falar em antigo, acho mesmo que sou uma pessoa das antigas porque eu amei a foto analógica que ilustra o Grand Canyon!

    Em tempo: minha imagem favorita deste lindo [8 on 8] – Yosemite!

    Uma viagem aos Estados Unidos é mesmo múltipla! bjocas

    Curtir

    • Marcia outubro 11, 2018 / 1:15 pm

      Oi, Ana, com certeza Hollywood nos influenciou muito. Acho Big Sur linda, mas não mais do que tantas outras costas que vemos por aí, não entendo tanto fuss about it.
      ah, Yosemite, me faz suspirar…

      Curtir

  6. Ruthia outubro 9, 2018 / 5:46 pm

    Olha, eu concordo com a Lulu, o Alasca é lindo de morrer. E depois tem aquela coisa que eu adoro, que se chama: menos turistas. Confesso que o meu sonho é mesmo o Yosemite, por causa das sequoias. Um dia quero abraçar uma!

    Curtir

    • Marcia outubro 11, 2018 / 1:19 pm

      Ruthia, verdade, se tem uma coisa que adorei no Alasca foi a ausência de massas de turistas. E acho que até hoje foi o único lugar aonde fomos e não encontramos brasileiros. Nenhunzinho!
      Abraçar uma sequóia é tarefa coletiva, fica ainda mais gostoso. Pena que quando fomos desta última vez a região de Yosemite onde tem mais sequóias estava fechada e a segunda opção tinha bem poucas e todas estavam cercadas, sem poder ganhar um abraço. Compreensível, já que pessoas sem noção acabam escrevendo em seus troncos… Mas quando fui em 1996 abracei, sim!

      Curtir

  7. Lulu Freitas outubro 8, 2018 / 3:27 pm

    O Alasca não é o destino de natureza mais bonito que você visitou… mas está no top 5? Porque as fotos que tenho visto nos seus posts são lindas de morrer! Adorei a seleção de lugares. O Yosemite é incrível, um dos parques que mais gostei de conhecer. E a Big Sur é uma viagem que tenho muita vontade de fazer de novo… deu saudades.

    Curtir

    • Marcia outubro 8, 2018 / 6:12 pm

      Ahaha, acho que está no top 5, sim, mas ainda não pensei sobre isso. O Alasca é muito grande e passei por uma região que não tem nada além de estrada e pinheiros, enquanto o oeste canadense ou os alpes, por exemplo, são paisagens incríveis a todo momento. Acho que isso… Mas o Alasca é lindo, sim, claro.
      Suspeita pra falar sobre Yosemite, adoro!

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.