Curitiba: o que fazer à noite – 7 bares legais

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

curitiba noite restaurantes bares
um dos divertidos painéis no Garden HamBargueria: “Desculpe-me pelo que eu disse quando estava com fome”

A capital do Paraná pode ser conhecida como a cidade verde do Brasil, com muitos parques, ou seja, atividades diurnas, mas aqui você vai descobrir o que fazer à noite em Curitiba, uma selação de bares e restaurantes e espaços para eventos, testados por mim.

Estive em Curitiba numa ocasião mais que especial, o encontro organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem da qual o Mulher Casada Viaja faz parte. Por causa da e apesar da programação intensa, consegui curtir alguns dos muitos bares e restaurantes da cidade, e deixo aqui uma seleção para agitar sua noite em Curitiba.

curitiba que fazer

Tour de Boteco

Duas horas depois de desembarcar no aeroporto, já estava no primeiro programa noturno, o Tour de Boteco, criado pela simpática Carol Moreno há 3 anos, uma ideia super legal que permite conhecer 4 bares de Curitiba em uma noite, sempre com petiscos inclusos e bebidas pagas à parte.

São 7 roteiros por diferentes bairros, alternados a cada semana: São Francisco, Centro Histórico, Centro, Mercês, Batel, Itupava e Centro Civico. Ou seja, você pode se inscrever em vários tours e conhecer o melhor da noite de Curitiba! Para que se formem grupos é preciso ter um número de participantes entre 8 e 15. As inscrições podem ser feitas pelo link do parágrafo anterior e a Carol vai te explicar tudo, fique tranquilo.

Minha experiência
Eu fiz um tour pelo centro histórico e não conhecia ninguém do grupo pessoalmente, apenas ‘de nome’ através da blogosfera, então talvez minha experiência seja parecida com a de quem busca o tour para fazer amigos. A cada bar, procurei me sentar perto de pessoas diferentes para conhecer a turma toda. Sugiro que você coma só um pouco em cada bar, do contrário no final do tour já não conseguirá desfrutar das porções ahaha. E quanto aos drinks, beba com moderação, não custa reforçar. Recebemos uma comanda para pagar as bebidas à parte em cada bar visitado. Provei algumas cervejas locais, como a Ogre, mas também drinks tradicionais como o Cosmopolitan. Entre comer, fotografar, conversar, e beber, achei bem corrido, mas o legal é que depois do quarto bar você pode ficar ou combinar de esticar no bar preferido com o pessoal, e o Tour de Boteco terá cumprido seu papel social!

Bares que visitamos no tour Comida de Boteco


A noite começou no Armazém Califórnia (Rua Saldanha Marinho, 68), bar e restaurante libanês aberto em 2006, mas que traz no currículo armazém e frutaria fundados pelo pai do atual proprietário, a partir de 1965.
A entrada foi uma porção de pastas (babaganouche, homus, coalhada seca), tabule, um queijo libanês e pão pita seguida por uma de kibes e esfirras de carne. Gostei da apresentação dos pratos e da decoração do ambiente, bem acolhedora. Achei a comida deliciosa, talvez a melhor do tour.

curitiba bares restaurantes

Poucos metros depois já estávamos no Alchemia Bar (Rua Jaime Reis, 40), que nos brindou com hambúrguer de joelho de porco com geléia de abacaxi, uma delícia! Em noites secas é possível curtir o visual do Largo da Ordem em uma das mesas do deck que fica na frente do bar. Na noite em que fomos um músico se apresentava e como de costume o som estava um pouco alto, dificultando a conversa, e este foi o único ponto negativo do tour, na minha opinião.

hambúrguer de joelho de porco com geléia de abacaxi
Curitiba bares restaurantes

O terceiro bar, o Garden (Av. Jaime Reis, 22 – Largo da Ordem)já estava bem agitado por ser mais tarde, e uma galera animada se reunia no jardim que fica nos fundos, um espaço delicioso em noites quentes e secas. Apesar do peixinho empanado estar saboroso e do bolinho de provolone tentador, derretendo na boca, eu já tinha comido tanto que acabou sobrando na cestinha! 

Fechamos a noite de quarta-feira, 31 de outubro, no bar mais tradicional de Curitiba, o Bar do Alemão (R. Dr. Claudino dos Santos, 63), muito conhecido pelo Submarino, um chopp servido com um canequinho de Steinhaeger dentro, que podemos trazer para casa como souvenir. O bar é enorme, com vários ambientes que comportam 800 pessoas sentadas! Há mesas quadradas tradicionais de bar e outras grandes com bancos, no melhor estilo biergarten da Baviera. As porções inclusas eram de fritas e salsichas alemãs, mas a casa tem um cardápio vasto de pratos doces e salgados da culinária alemã, assim como os demais bares, dentro de suas especialidades.

o famoso Submarino, no bar do Alemão

Aliás, já leu os posts sobre a Oktoberfest
e cidades alemãs que visitamos?
Encontre os vários posts pela página-índice Alemanha.

Outro motivo para participar do Tour de Boteco, principalmente nos roteiros pelo centro, é que em um grupo você se sente mais seguro para caminhar pelas ruas da região, que à noite ficam meio desertas, como todo centro de cidade grande.

Curitiba noite
o centro histórico de Curitiba, o Largo da Ordem, iluminado, onde foi nosso tour

Outros Bares e Restaurantes em Curitiba

Nas noites seguintes, eu que sou comportada fiz apenas os programas inclusos na programação da RBBV e a noite de abertura foi num lugar muito lindo, que me surpreendeu pelo tamanho, o maior Hard Rock Cafe  (R. Buenos Aires, 50, Batel) da América Latina. O prédio tem 3 andares, os dois primeiros abertos ao público em geral e o terceiro para eventos, onde os blogueiros foram recebidos.  Segue a linha da franquia, decorado com objetos do mundo do rock, como discos de ouro, guitarras e roupas (claro que fui conferir o terninho do Beatle Lennon) e pelo que vi, o cardápio é também igual.

Curitiba noite restaurantes bares
A fachada do Hard Rock. Foto do André Morato, do blog Meu Destino

Outro lugar bem legal, também no Batel, é o Gards Rooftop (Av. do Batel, 1868), um bar, como diz o nome, parcialmente descoberto, no último andar do chiquérrimo shopping Pátio Batel. Na noite em que estive lá, foi servido um risoto sabroso, espetinhos de carne bovina, cuscuz marroquino e open bar de chopp e moscow mule. De sobremesa, docinhos de colher.

O Gards Rooftop, em foto de Guto Tarasiuk

Agora, um lugar inesquecível, que é aberto ao público em geral apenas durante o dia, mas de que eu não poderia deixar de falar mesmo num post sobre o que fazer à noite em Curitiba é o Ópera Arte (Rua João Gava, 920), localizado nada menos do que no andar abaixo da Ópera de Arame, um dos principais cartões postais de Curitiba! O espaço tem um ambiente bem rústico e mistura lounge, mesas para refeições, e obras de arte, com vista para o lago artificial, as árvores e rochas do Parque das Pedreiras. Servem o tradicional prato típico paranaense, o barreado, lanches e outras comidinhas deliciosas.

Estivemos lá durante a noite, mas um dos destaques do local pode ser conferido durante o dia, também, o projeto Vale da Música, que consiste num placo flutuante de 6X 4 metros onde músicos apresentam diversos estilos musicais, como MPB, choro, world music, clássicos do rock, blues, jazz e até flamenco.

A primeira vez que estive na Ópera de Arame foi de dia!

E se você quer uma segunda opinião a respeito do Tour do Boteco, confira o post Tour Comida de Boteco em Curitiba, da Aline do blog Latitude Infinita. Como moradores da Curitiba, eles também compartilham O que comer em Curitiba: Guia definitivo de comida.

Espero que este post tenha te inspirado a curtir a noite de Curitiba, cidade linda de que eu já gostava e de onde voltei ainda mais apaixonada. E se você já foi a Curitiba, deixe uma dica de um bar ou restaurante legal que conheceu. Abraços!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Que maravilha de programa!! Fiquei com água na boca! Não imaginava que o Tour de Boteco fosse tanta comida!!! Você está certíssima na suas dicas: comer e, principalmente, beber com moderação. Perfeito para que for conhecer Curitiba.

    1. Obrigada, Fábio. Pois é, quem tem trabalho fixo acaba não conseguindo ficar nos dias que antecedem ou sucedem o envento, mas sempre rola algo legal. Tem razão, saudade já deu antes mesmo de acabar o encontro. Obrigada pela visita.

  2. Adorei o conceito do tour de comida de boteco. Que programa giro para fazer amigos. Tenho uma questão. Quem não come carne, não fica com fome?
    Acompanhei o encontro de Curitiba no stories de vários bloggers. Parece que foi divertido e bem proveitoso.Um dia fazemos o nosso encontro do grupinho 8 on 8, que dizes?
    Beijinho

    1. É mesmo uma ideia legal. Quando fazemos a reserva, a organizadora pergunta se alguém tem alergia ou alguma restrição alimentar, procurando atender às necessidades do público.

      Ruthia, vamos começar a sonhar com a ideia, pontapé inicial para a realização deste encontro! beijos

  3. hahaha! Essa frase da hamburgueria é tão real!!! A fome traz um mau humor pesado para algumas pessoas! 😛 Na última vez que fui à CTBA comi na nova rede de fast-food do dono do Madero, a Jeromino, conheçe? Melhor que um Mc e Bobs com certeza era… Mas ainda prefiro essas a hamburguerias menos fast-food! Fiquei com água na boca para experimentar esse de joelho de porco com geléia de abacaxi 😀

    1. Nem preciso dizer que me identifiquei com a frase – e se tivesse uma assim sobre sono, também!
      Fiquei sabendo lá que a rede Madero é de Curitiba, mas não fui a este restaurante, não. Olha, estava muito bom, mas eu já tinha comido tanto (o árabe estava divino também!)…

    1. Vou dar minha opinião pessoal: é um bar enorme, e com isso perde um pouco a pessoalidade tão legal de botecos. Destes que listei, me senti mais acolhida no Armazém Califórnia (e a comida é muito boa, também), mas com certeza o bar do Alemão é ‘obrigatório’ numa passada em Curitiba.

  4. Márcia, sou nova aqui no seu Blog. Gostaria, na verdade de falar de Torres del Paine. Tenho que ir lá no post sobre TDP ou podemos falar aqui mesmo?

  5. Nunca tinha participado de algo parecido com o Tour Comida de Boteco e achei sensacional! E os bares extras que você citou também são incríveis! Foi um prazer te conhecer Márcia, até a próxima! Abraços, Nange Sá

    1. Oi, Nange, eu também nunca tinha feito um tour destes e achei a ideia muito boa, principalmente pelas pessoas que cohnecemos! Espero que o próximo ERBBV seja tão bom como este! beijinhos

    1. Também achei um diferencial, Lilian, ser recebida pelo proprietário que nos contou a historia tão especial do atual Armazém. Tem razaão, cada bar é especial à sua maneira, por isso indico o tour. Abraços e obrigada pela visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.